Alez, infelizmente o mercado de carros está assim, mas não é regra, tem que ter paciência e garimpar bem os lugares, aqui no RS é a mesma coisa que aí, porém tem umas lojas e até mesmo concessionárias que sabem valorizar carros diferenciados como o do teu pai, pois eles tem a visão que se pagarem realmente um pouco a mais eles vão fazer uma propaganda boa e venderem por mais ainda, e como loja que são conseguem oferecer financiamento pra alguém que precise comprar dessa forma, coisa que um particular pra particular não pode oferecer, correto ? fica também a questão de eles querer fidelizar o cliente, principalmente nesses tempos com muita concorrência.
Vou te dar um exemplo, pode não ser assim ao pé da letra, mas em junho do ano passado a gente tava com um Astra Elite (o mais top da linha Astra, tinha até 4 air-bags) 2006 com todos opcionais, 2.0 Flex, com apenas 20 mil kms, carro cheirando a zero, era deixar ele dois dias fechado que saia aquele cheirão de couro dos bancos, cheiro de plástico novo e carpete, carro lindo, estepe sem rodar, histórico de manutenção de concessionária, etc..., quando começamos a pensar na troca era aquele mês antes da redução do IPI, tava uma zona o comércio de carros, mas na tabela o Astra estava por volta de uns 28 mil, fui numa lojinha de semi-novos aqui perto de casa e me ofereceram 18 mil, isso mesmo, quase dei na cara do cara pois ele ainda falou que era o máximo que valia aquele carro, e isso que são conceituados e famosos aqui
.png)
fui na concessionária que somos clientes e temos afinidade e nos deram 24 mil condicionado a trocar ele por um Cruze, fui olhar um GT-X em outra cidade do interior aqui do RS, daí passou da tabela fipe, me pagavam 30 mil, porém o GT-X não estava como eu queria, apesar que o meu pagavam mais e o deles era valor de tabela, seria um ótimo negócio. Geralmente lojinhas de interior pagam bem mais, pelo menos aqui.
Voltando na venda, achei o Vectra Elite que estava entrando no negócio na concessionária, mais uma vez ofereci o Astra, como continuavam com a mesma proposta, saí dali e ofereci numa loja de semi-novos bem legal e conceituada mas não em Porto Alegre capital, mas na região metropolitana, coisa de uns 15 Kms daqui, eles somente compravam se quisesse, não era condicionado a outro negócio, o cara me atendeu tri bem, olhou o Astra e se encantou com o carro, disse que só trabalhavam com filé, e realmente ví o estoque deles, só carros diferenciados, daí ele bem honesto me disse, comprando outro carro comigo te dou 29 mil (mil acima pelo estado de conservação), só vendendo te dou 27 mil, topei na hora.
Tem que analisar muito bem todos os lugares, negócio de carro sempre foi assim a vida inteira, nunca mudou, paciência e sorte andam juntas nos negócios.
Sobre a tua pergunta em trocar o Corolla num Cruze, olha, eu ficaria sem dúvida com o Corolla, acho que o de vcs. já é motor 2.0 né ?se sim é motor melhor que o do Cruze, em equipamentos é a mesma coisa, acabamento acho que dá Corolla, e se colocar uma central multimidia da marca Caska que nem vem nos novos Corolla daí fecha todas, o Corolla fica mais top que o Cruze credo, ainda mais um carro novo, bem cuidado e com apenas 14 mil kms, daí é pedir pra perder $$.
Agora se a questão fôr pegar um zero km eu não recomendaria nem um nem outro, pois o Corolla (me desculpe falar) não gosto dele, não é tudo aquilo que falam, é pouco equipado e acho muito antigo em tudo, o Cruze vc. já viu minha opinião, então temos assim:
-Corolla, vai mudar totalmente início do ano que vem, mas acho que vai ficar até mais feio apesar que bem mais equipado, opinião minha;
-Cruze é uma negação, só mudando muitaaaaaa coisa pra valer a pena;
-Civic, carro bem legal, especialmente o último, o top já vem com teto-solar, MID, bancos em couro, enfim, muita coisa, me lembra o Vectra B, motor 2.0 novo que ficou bem bom, suspensão traseira multi-link igual a do Vectra B, acabamento bom, enfim, investiria nele, mas o top com teto.
-Um carro que achei bem interessante e me chamou a atenção, não é tão caro também é o Fluence, dá uma espiada na versão Privilege top de linha, tem tudo, GPS, teto solar, um ótimo motor 2.0 16V, tudo que em o Cruze tais como controle de estabilidade, chave por aproximação e muito mais coisas que o Cruze nem sonha, como porta malas bem maior, faróis com xenon e projetor, muito espaço interno, melhor acabamento, etc...tem ainda a versão GT que é forrada de acessórios mas com câmbio manual de 6 marchas e motor turbo, é claro que é carro de nicho de mercado , mas um motor de 180 cvs não dá pra jogar fora , aqui um Fluence GT tá saindo por 79 mil com desconto, vale muito a pena pois um Cruze saí por 80 mil faltando uma pá de coisa.
-Se tiver sobrando $$ ou mesmo que der um pouco de grana e financiando uma parte (se quiser claro) vale a pena investir um pouco e mudar de categoria vale pensar seriamente num Fusion (agora até tem o de motor 2.5 Flex ) mais barato que saí por volta de uns 92 mil, ou mesmo se enforcar e comprar um Fusion Titanium 2.0 turbo com tração nas 4 rodas por 114 mil, tem ainda a opção de Jetta turbo por 100 paus e até mesmo esticando mais a perna partir pra Passat, Azera, etc...
Saindo hoje de Corolla 2012 eu com certeza ía pra Civic e Fluence , na mesma faixa, ou ainda a última opção, esperar o novo Focus que diz que vai vir pra arrebentar a boca do balão, tá prometendo ser o melhor sedan médio do mercado a nível mundial, vai ter tudooooooo, já soube que aqui terá motor 2.0 16v com quase 180 cvs., vai estacionar sozinho, suspensão traseira multi-link (já tem hoje mas vai ser aprimorada) a melhor suspensão dianteira de todos os carros, a melhor direção elétrica (testes já chegaram a falar que é melhor que uma direção de BMW) e mais um monte de inovação, é esperar uns 3 meses só pra ver.
Abraços
Janderson