por Last_Warrior »
17 Set 2014, 00:28
Parabéns pelo carro! Essa versão é basicamente a estrutura monobloco do meu australiano verde 99, com a traseira, frente e interior reformulados, além da mecânica com motor alloytec de 258cv com câmbio de 5 marchas. Se o meu 3.8 já anda pra caramba, imagina esse aí!
Tudo começou com o primeiro modelo, no caso o meu, com motor Ecotec 3.8 V6 12v de 200cv e câmbio 4 marchas. Em 00 só mudou equipamentos e estética, em 01 acrescentou-se controle de tração, em 2003 mudou dianteira/traseira/interior, mas a mecânica e estrutura são as mesmas.
Aí veio o 2005 a 2007 que é esse aí, onde manteve interior e carroceria, e a novidade foi o motor alloytec V6 3.6 24v com comando e coletor variáveis, e 254cv, câmbio 5 marchas. Esse conjunto deu um belo gás no desempenho e nas vendas também, porque o pessoal já tava cansado do 3.8, apesar de ser um motor robusto e confiável, já tava ultrapassado em termos de desempenho para o que os consumidores exigiam.
Em 2008 veio a nova geração de fato (estruturalmente falando) onde o mesmo ganhou a plataforma Zeta da GM, só que ficou mais pesado e perdeu um pouco de desempenho, manteve o mesmo motor alloytec e câmbio de 5 marchas, porém, motor recalibrado pra 254cv em função de uma distribuição de potência mais linear.
Finalmente, em meados de 2010 surgiu a versão Fittipaldi, com interior claro e o mesmo Alloytec só que com injeção direta, 292cv e câmbio 6 marchas, limitado a 600 unidades. Após essas 600 unidades, ainda vieram alguns como "CD 3.6" com as mesmas características mecânicas do Fittipaldi só que com interior escuro, mas com 292cv e câmbio 6 marchas também. Até a GM parar de importar esse Holden Commodore da austrália, desde 1998 (que é a minha versão, a primeira importada).
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindoOmega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase originalOmega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% originalSuzuki GSXF 750 07/07 Preta