por Janderson »
01 Mai 2013, 23:15
Felipe, entendo teu ponto de vista, mas discordo em parte, no meu caso eu já comprei muita coisa, mas muita coisa mesmo em concessionária e até mais barato que em lojas que vendem peças paralelas.
Só um exemplo, certa vez arriou a bateria de um Vectra CD 99 que eu tive, olhei em um monte de lugar, queria pôr uma bateria mais forte, uma de 65 Ah , a original era 55 Ah, cheguei a olhar bateria até em super mercado, uma Moura, mas para minha surpresa cotei preço na autorizada Brozauto em Canoas, uma bateria AC Delco série Gold 65 Ah com 2 anos de garantia, com logo GM e tudo mais barato que em super mercado, bateria lacrada e lote novo, as do mercado eu nem sabia a quanto tempo podia estar ali na prateleira, se já tinham caido no chão ou coisa do tipo, pois bem, comprei a taç bateria original, comprei também uma capa de proteção nova já que a original era pequena para a bateria maior, coloquei a bateria nova , fui bem atendido e feito.
Certo dia, depois de muito tempo, girei a chave e o carro rançou, isso num inverno daqueles nossos, coisa de 8º C ou menos, passou mais um dia e fim de bateria, olhei a nota da garantia, já tinha passado quase uma semana do fim, liguei pra Brozauto e me mandaram ir lá, olharam a bateria e eu mesmo ví, tava vazando na parte de baixo dela, já tinha feito um estrago no suporte da bateria que ficou todo corroido, a capinha de nylon (cara por sinal) já tinha ido pro espaço também, tava com uma mega mancha avermelhada do ácido, enfim, pensei , me Fú...pra minha surpresa sem eu questionar nada, me falaram, vamos trocar em garantia, coloca o carro lá no box tal e vamos trocar, fiquei junto e para minha surpresa veio o rapaz com uma bateria nova lacrada, uma capa de bateria nova lacrada e mais um suporte novo, trocaram tudo, assinei a garantia e fim de papo, ganhei ainda uma revisão geral do alternador, sistema elétrico, etc...cafezinho, gente legal, serviço de primeira, etc...o que mais eu vou querer ?
E se eu tivesse comprado a tal bateria no super mercado ou numa lojinha ?, será que ganharia um suporte novo e a capa a bateria ?, ou só trocariam a bateria e mandariam eu pastar ?
Concessionária não é bicho de sete cabeças, tem que saber usar e aproveitar, na Simpala eu compro com 30 % de desconto e faço serviço muito bom lá, já mandei trocar correia dentada e esticador que ficou muito bom o serviço e com garantia desse serviço, posso sair de lá e sentar a bota, se acontecer algo quem se ferra é eles, meu amigo mandou trocar correia de um Corsa 16V daqueles motores importados e foi no mecânico que todo mundo falava bem, pois não é que pulou um dente da correia com ele andando a 120 km/h e detonou todo o motor..., agora me diz se o meca lá arrumou o carro dele, achou outra desculpa, colocou ele como culpado, que forçou o motor , etc....ficou chupando o dedo com um carro bichado na mão.
Último exemplo, nesse mesmo Vectra 99 que tive o escapamento original ainda de fábrica durou 8 anos, na época tava meio apertado, coloquei um paralelo Cofap idêntico ao original, bojudo, etc...tinha até a grafia GM estampada na peça, peça de 1º linha, usei menos de 1 ano e já tava com corrosão, com um ano e meio já tava com miolo solto fazendo barulho, levei na loja, falei que tava na garantia, me alegaram que era a gasolina que colocava, andava pouco etc...queriam cair fora, ameaçei e o máximo que consegui foi eles trocarem por outro e eu ainda pagar 50% da peça nova, pois bem, outro escape, mesmo problema, daí comprei um original na concessionária, paguei mais caro mesmo, mas não vale a incomodação, daí que fui saber, o original GM é sim feito pela Cofap (na época, agora parece que mudou o fornecedor) mas fabricado para a GM com material diferente, é fabricado com aço aluminizado, o paralelo é aço galvanizado, na mão não se nota diferença nenhuma entre os dois, nem mesmo na textura e aparência do material, mas são bem diferentes sim, o original dura 8, 9 até 10 anos, o paralelo dura no máximo dos máximo 3 anos.
Não podemos generalizar, dizer que concessionária é só pra comprar o carro zero, por trás dela tem muitas vezes o apoio da própria fábrica, se algo der errado temos nota, temos garantia, temos como recorrer até mesmo para a GM, em outras ocasiões como uma peça comprada pelo mecânico e colocada numa oficina quem dá a garantia ?, o mecânico?, sei que tem mecânicas altamente conceituadas, meu tio tem no interior uma auto-elétrica que coloca muita concessionária no chinelo, mas como eu disse, não podemos afirmar 100% que não dá para fazer isso ou aquilo, temos que pesquisar e nos informar bem antes de emitir uma opinião.
Por último, tem colegas aqui que já compraram peças na GM com valores muito menores que qualquer loja e até mesmo no Mercado Livre da vida, fica a dica.
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)