Manutenção, Mecânica & ElétricaAlongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível
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Benchimol
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Benchimol » 22 Jul 2019, 07:49

E ai Alex, troco o cambio?

EduMelo
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por EduMelo » 10 Jul 2020, 02:10

Revivendo um post antigo por aqui. Eu também gostaria de alongar o câmbio do meu Vectra, já que é muito incômodo rodar a 100km/h com o mtor girando alto a praticamente 3000rpm. Porém, no meu caso, se trata de um F23. Existe alguma maneira para alongar a quinta desse câmbio (sem ser extremamente caro ou depender de peças gringas)?

Matheus336
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 18 Set 2020, 17:48

Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?

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chirola
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 19 Set 2020, 11:13

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?


cara o que falo o amigo a cima nao tem muta logica cualquer carro a 100kmh esta beirando os 3mil giros e a 120 fica la perto dos 3500 giros , e tem uma logica bem simples , a faixa de torque e potença dos vectra esta em media entre 2800 e 3200 giros dependendo do motor e é o momento que o motor entrega a maior parte da sua força pelo cual faz menos esforço para manter a velocidade .
é simples menos esforço menos consumo a caixa do 2.0 16v e ridiculamente longa (f18 se nao me engano re pra frente) no meu carro a 120kmj nao chega a 300rpm mais se ficar muito longe da faixa de torque acabara gastando mais ja que para retomadas arrancadas e ultrapasagens teria que acelerar alem do normal .
no manual tem as relaçoes de marcha e diferencial , tem o manual do vectra B na seçao de download

Almeidão
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Almeidão » 20 Set 2020, 16:07

Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.
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Matheus336
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 02 Out 2020, 18:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.



Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por chirola » 03 Out 2020, 01:30

Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.[/quote]

entendeu , o f23 , dizem ser mais fortinho , e agora que entendi acredito que esta certo o que vc esta querendo facer .
continuaria com uma caixa boa para a cidade, e teria uma quinta boa na estrada , teria que funcionar.
geralmente o f23 e procurado para carros mexidos por causa de ser curtinho e fama de ser forte e igual ao cambio pv daos AP
os cambios e engranagens da sapinho son bem conhecidos pela cualidade , e uma vela opcao .

dependendo da potenca tem que ver a embreagem amigao , e nao sei que tipode volante tem os 8v mais seria bom dar uma pesquizada no 16v o volante do motor e bimasa , e dependendo da pancada ele vai criando folga mais rapido do que deveria.
cara cria uma garagem para poder acompanhar o projeto eu acho muito legal .
e poderia compartir com nois info do tipo , tamanho do caracol , bicos , injecao original repro ou programavel ,
vlw

Matheus336
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Matheus336 » 06 Out 2020, 00:18

Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...

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por chirola » 06 Out 2020, 11:21

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...


amigao pergunta e se informa dereitinho para ver se o atuador de embreagem segura a barra de mais de 900lb se nao aguantar tem como adaptar embreagem mecanica do corsa na caixa do vectra ou arrumar um atuador mais forte ,
0,6 bar de preçao deixa o carro agradavel para o dia a dia

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ClaitonVectra
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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 05 Abr 2021, 15:10

Renato_RJ escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia brother! Então cara, se sua caixa de cambio for a F18CR, da certo sim, só tem que tomar cuidado pq tem 2 modelos de 5º marcha para os F18WR (16V) uma mais curta, com relação de 0.74 e uma mais longa com relação de 0.71, a que eu utilizei foi a mais curta, de 0.74, a outra acho que ficaria muito longo...
A quinta original tem relação de 0.89 com 33 dentes na engrenagem.
No final do anuncio do ml que passei tem lá: Mais anuncios desse vendedor, entra em um desses e pergunta por ele se ele tem mais algum kit da quinta marcha do f18wr até 97 (de 32 dentes)
A peça ficou em +/- 220 e a mão de obra ficou em 150, apesar de parecer um serviço simples, deu trabalho para tirar as engrenagens antiga, estavam agarradas...


Olá, você sabe se tem um kit intermediário do do vectra 98 2.2 com cambio F18 entre o kit original de 37x33 dentes CR e o longo 41x29 dentes WR?
O meu eu coloquei a mais longa 41x29 WR, mas o meu carro é no GNV então eu queria experimentar uma intermediária. Já ouvi falar numa. Obrigado

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 09 Abr 2021, 15:24

[quote="Renato_RJ"]Fuente del Mensaje Galera, finalmente peguei o carro e fui a cidade vizinha com o serviço já pronto, oque poderia dizer sobre o alongamento?

Olá, eu estou usando a relação 41 x 29 que é a do F18WR. Quantos dentes tem as suas engrenagens?

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Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por ClaitonVectra » 12 Abr 2021, 14:02

2º A rotação bateu com o previsto, sendo que a calculadora a cima, calcula a velocidade real, nela, a 3000 rpm, aponta para 125km/h e no painel fica bem próximo aos 130km/h.

Bom galera, é isso ae, eu fiquei satisfeito com o serviço, o kit da quinta foi a dos cambios f18wr utilizado nos vectras até 97 e em alguns monzas e kadetts tb, ela contém 32 dentes. a do F18CR contem 33 dentes.

Olá amigo , por favor me confirme se as engrenagens que você usou são as de 32 x 43. Obrigado

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