O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAlongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

49 mensagens
Benchimol
Member
Member
Nome Completo: Artur Benchimol Santos da Silva
Estado: Tocantins
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por Benchimol » 22 Jul 2019, 08:49

E ai Alex, troco o cambio?

EduMelo
Member
Member
Nome Completo: Eduardo Patrício Melo
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Alongar cambio do Vectra B 2.2 / trocar pelo do Vectra A - Economia de combustível

por EduMelo » 10 Jul 2020, 03:10

Revivendo um post antigo por aqui. Eu também gostaria de alongar o câmbio do meu Vectra, já que é muito incômodo rodar a 100km/h com o mtor girando alto a praticamente 3000rpm. Porém, no meu caso, se trata de um F23. Existe alguma maneira para alongar a quinta desse câmbio (sem ser extremamente caro ou depender de peças gringas)?

Matheus336
Member
Member
Nome Completo: Matheus Jasulaitis
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Matheus336 » 18 Set 2020, 18:48

Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 19 Set 2020, 12:13

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, minha dúvida é a mesma do amigo acima... Gostaria de saber se tem como alongar o câmbio F23.
Estou trocando meu F18cr, pelo F23, já comprei o câmbio, os suportes e a alavanca com os cabos, é só tirar um e colocar o outro.
Mas antes gostaria de alongar ele, visto que além da resistência do cambio, um dos motivos que estou trocando é pra aproveitar e colocar um câmbio mais longo, já pesquisei a coroa e pinha do F23 longo, o mais moderno, pra ir de 4.17 de diferencial, para 3.94...
Minha pergunta é, tem alguma engrenagem da quinta marcha mais longa que a 0.81?

cara o que falo o amigo a cima nao tem muta logica cualquer carro a 100kmh esta beirando os 3mil giros e a 120 fica la perto dos 3500 giros , e tem uma logica bem simples , a faixa de torque e potença dos vectra esta em media entre 2800 e 3200 giros dependendo do motor e é o momento que o motor entrega a maior parte da sua força pelo cual faz menos esforço para manter a velocidade .
é simples menos esforço menos consumo a caixa do 2.0 16v e ridiculamente longa (f18 se nao me engano re pra frente) no meu carro a 120kmj nao chega a 300rpm mais se ficar muito longe da faixa de torque acabara gastando mais ja que para retomadas arrancadas e ultrapasagens teria que acelerar alem do normal .
no manual tem as relaçoes de marcha e diferencial , tem o manual do vectra B na seçao de download

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 20 Set 2020, 17:07

Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.
Imagem

Matheus336
Member
Member

por Matheus336 » 02 Out 2020, 19:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para fim de economia só existe uma forma, dirigir com moderação. Cambio muito longo ele bebe muito nas ruas e economiza na velocidade final, já ele curto economiza nas ruas e bebe mais na final, isto muda quando se sabe usar o carro aproveitando o máximo dele seja curto ou longo ele terá a melhor economia nas mãos de quem sabe. Mas fica diferente e muito diferente para os mais longos para quem não sabe usar, no meu carro mudei um pouco isto usando pneus menores, assim tenho um bom cambio longo, e não bebe tanto nas ruas, sendo nas rodovias um pouco mais que 11 km por litro na faixa de 100 a 120 km/h.

Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Out 2020, 02:30

Boa noite,
É que eu não fui muito claro na pergunta, no meu caso não é pela econômica, eu tava pesquisando neste tópico, e acabei perguntando aqui mesmo, mas no caso, estou colocando o F23, pela resistência, o Vectra vai ganhar um caracol nos próximos meses, já ta com escapamento completo em 2,5, motor zero km dos 2011, e a relação original do F23, é realmente muito curta, a 3.000 rpm ele fica na faixa de 108 kmh, e olha que eu uso rodas 17, que já alongam um pouco o câmbio, eu queria saber se alguma outra versão do cambio F23 teria um conjunto mais longo da 5 marcha, mas realmente, pesquisei muito e parece que não tem mesmo, somente coroa e pinhão do mais modernos, que alonga o diferencial para 3.94, já comprei o diferencial, e como não tem original, comprei as engrenagens mais longas pro F23 na sapinho cambios, relação 0.70, em 2600 rpm o motor do Vectra já ta praticamente com torque máximo, anda de boa... 3.000 rpm 108 km/h realmente não dá pra viajar.[/quote]

entendeu , o f23 , dizem ser mais fortinho , e agora que entendi acredito que esta certo o que vc esta querendo facer .
continuaria com uma caixa boa para a cidade, e teria uma quinta boa na estrada , teria que funcionar.
geralmente o f23 e procurado para carros mexidos por causa de ser curtinho e fama de ser forte e igual ao cambio pv daos AP
os cambios e engranagens da sapinho son bem conhecidos pela cualidade , e uma vela opcao .

dependendo da potenca tem que ver a embreagem amigao , e nao sei que tipode volante tem os 8v mais seria bom dar uma pesquizada no 16v o volante do motor e bimasa , e dependendo da pancada ele vai criando folga mais rapido do que deveria.
cara cria uma garagem para poder acompanhar o projeto eu acho muito legal .
e poderia compartir com nois info do tipo , tamanho do caracol , bicos , injecao original repro ou programavel ,
vlw

Matheus336
Member
Member

por Matheus336 » 06 Out 2020, 01:18

Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 06 Out 2020, 12:21

Matheus336 escreveu:Fuente del Mensaje Ah sim, a embreagem ja vai ser uma de 980lbs por em quanto, vou aproveitar a troca do câmbio e já instalar, de começo vai ser um kit básico, turbina 42/63, pouca pressão, pois coloquei o motor flex dos 2011 e é muito taxado, corre risco de quebra se abusar, 0,6 bar... Vou manter a injeção original tbm por enquanto ela vai dar conta... Mas futuramente pretendo forjar o motor, uma ft400 e por aí vai...

amigao pergunta e se informa dereitinho para ver se o atuador de embreagem segura a barra de mais de 900lb se nao aguantar tem como adaptar embreagem mecanica do corsa na caixa do vectra ou arrumar um atuador mais forte ,
0,6 bar de preçao deixa o carro agradavel para o dia a dia

49 mensagens