O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

331 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 22 Dez 2021, 17:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É estranho pensar que um brazado que esteja ruim é porque vai passar pouca água, e o de tubo é todo ruim porque passa muita água e tem muita gente comprando este de tubo Chines muito barato usando no Astra também.

acrecentando a info que achei corretisima , mesmo o brazado pasando menos agua seria mais eficiente a troca de calor e muito superior por causa do formato e o espesor das paredes das galerias .

BrunoVct94
Member
Member
Nome Completo: Bruno Antonio
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por BrunoVct94 » 22 Dez 2021, 18:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera tenho um Vectra A e estou com um probleminha ele assim q vira a chave ele tá ligando a ventoinha mesmo com o motor frio e já ate tirei o plugin do da cebolinha de temperatura mais ainda continua alguém pode me dá uma dica doq pode ser

oi pode ser que o rele esteja colado , o rele ele abre e fecha dando contato ou nao se colo e fico em contato vai ligar sempre a ventoinha , ou pode estar em curto deixando pasar corrente direto .
nao se me ocorre outra coisa da uma olhada e comenta.

Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado
Tô tentando verificar todo o chicote pra ver

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 22 Dez 2021, 19:31

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado

puts pode ter alguma coisa encostando na lata ou algo do tipo que fica em contato ,
algo comum em carros qu ja aconteceu comigo foi na lanterna que aonde coloca as lampadas um dos contatos positivo encosto no terroa e o carro fico doido ficaba com painel ligado e coisa do tipo nao custa dar uma olhada . nas luces para ver se tem algo errado .
nao imagino o que poderia ser mais o que comente ja aconteceu em um carro meu .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 22 Dez 2021, 19:35

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Tô tentando verificar todo o chicote pra ver

uma vez deu ruim na eletrica do meu fusca e o que eu fiz para achar o defeito foi tirar um por um os fusiveis para ver cuando deixaba de apresentar o defeito e asim consegui chegar mais facil no problema , por exemplo se ao tirar o fusivel das luces o defeito some vc disminui muito a procura so a uma pequena area
e o que eu faso geralmente coando da algum defeito do tipo eletrico e nao consigo achar o curto .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo

por Almeidão » 22 Dez 2021, 20:29

BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje
BrunoVct94 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera tenho um Vectra A e estou com um probleminha ele assim q vira a chave ele tá ligando a ventoinha mesmo com o motor frio e já ate tirei o plugin do da cebolinha de temperatura mais ainda continua alguém pode me dá uma dica doq pode ser

oi pode ser que o rele esteja colado , o rele ele abre e fecha dando contato ou nao se colo e fico em contato vai ligar sempre a ventoinha , ou pode estar em curto deixando pasar corrente direto .
nao se me ocorre outra coisa da uma olhada e comenta.

Então já troquei o relé e ainda continua com o mesmo problema e agora tá pior pq quando desligo o carro tem vez que o painel fica ligado
Tô tentando verificar todo o chicote pra ver

Seu caso é o cebolão que estragou, uma forma de defesa deste componente é estragar e manter armado a ventoinha. 99% que estragou o cebolão e eu não estou certo mas acho que o seu é aquele MTE 741 e quando é wahler6031-88, os dois são 88/83 e esta marca wahler é muito boa, abre um pouquinho mais tarde que o MTE, mas é super esta marca, eu as vezes nem informo ela porque não conheço o numero correspondente deles para MTE se eu soubesse qual seria o correspondente MTE 763, com certeza indicaria ele também nos casos dos carros que usam o cebolão duplo.

Muito simples e quer ter certeza se é ele o problema? tira a tomada do cebolão se ele parar de funcionar não pode ser problema elétrico, se ele continuar ai sim seria um problema elétrico.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Dez 2021, 20:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É estranho pensar que um brazado que esteja ruim é porque vai passar pouca água, e o de tubo é todo ruim porque passa muita água e tem muita gente comprando este de tubo Chines muito barato usando no Astra também.

acrecentando a info que achei corretisima , mesmo o brazado pasando menos agua seria mais eficiente a troca de calor e muito superior por causa do formato e o espesor das paredes das galerias .

Exatamente Chirola, ele é perfeito e por isto que se tapar 10% ele já terá problemas e não atenderá mais o que o carro precisa e como o pessoal brinca de não usar aditivo ou outro brincam de usar um que fica bonito no reservatório, verdinho, azuzinho, rosinha e esquecem que nem sempre o mais lindo vive mais que o mais feio.
Imagem

Claudemir cm
Member
Member
Nome Completo: Claudemir Citriniti Machado
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Sistema de arrefecimento do vectra

por Claudemir cm » 12 Jan 2022, 21:56

Srs.estou com problema de superaquecimento no sistema de arrefecimento no Vectra 2.0 8V 2011,a temperatura no painel não passa do meio ,porém já por quatro vezes o começou a sair vapor da tampa do reservatório, (ferver),já foram trocadas as seguintes peças: tampa do reservatório do radiador, válvula termostática e sensor de temperatura.Ffzemos alguns teste , deixar o carro ligado,antes do marcador de temperatura chegar no meio a ventoinha ligou, deixei acionar por 5 vezes e funcionou normalmente.
A última vez que deu problema ,o carro estava sem a válvula termostática,no painel a temperatura estava no zero, fiz um trajeto de +/- 25Km em avenida/ cidade, novamente começou a sair vapor na tampa do reservatório.EU SEI QUE ISSO NAO ACONTECE,mas parece que o radiador que está esquentando o líquido.Se alguém poder me ajudar,fico muito grato.Obrigado

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Sistema de arrefecimento do vectra

por chirola » 13 Jan 2022, 02:47

O radiador do vectra entope e estraga facil se não colocar aditivo bom pode ser o seu caso , a temperatura perto dos 90 normal mais deveria baixar ao ligar a ventoinha para uns 85 mais ou menos , radiador se esta ruim só trocando não adianta limpar ele. A tampa pelo que tenho entendido só a original gm da bom as paralelas não duram muito, meu carro na cidade roda com temperatura entre 85 e 90 normal na estrada a velocidade constante acima de 60kmh a temperatura fica entre 82 e 85 o que seria o certo

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 13 Jan 2022, 09:01

Claudemir cm escreveu:Fuente del Mensaje Srs.estou com problema de superaquecimento no sistema de arrefecimento no Vectra 2.0 8V 2011,a temperatura no painel não passa do meio ,porém já por quatro vezes o começou a sair vapor da tampa do reservatório, (ferver),já foram trocadas as seguintes peças: tampa do reservatório do radiador, válvula termostática e sensor de temperatura.Ffzemos alguns teste , deixar o carro ligado,antes do marcador de temperatura chegar no meio a ventoinha ligou, deixei acionar por 5 vezes e funcionou normalmente.
A última vez que deu problema ,o carro estava sem a válvula termostática,no painel a temperatura estava no zero, fiz um trajeto de +/- 25Km em avenida/ cidade, novamente começou a sair vapor na tampa do reservatório.EU SEI QUE ISSO NAO ACONTECE,mas parece que o radiador que está esquentando o líquido.Se alguém poder me ajudar,fico muito grato.Obrigado

Pergunta: qual o grau da válvula termostática? Por ser flex, ideal é a de 87º, mas pode ser usada de 82º também.

Seria bom conectar um scanner pra monitorar a leitura da temperatura. Estranho ocorrer isso e no painel do carro não indicar o excesso. Pensei também na possibilidade da bomba d'água não estar fazendo a água circular.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Jan 2022, 09:10

Se não for a bomba dágua, sem duvida que o problema é no radiador ou no motor com junta queimada. O certo é torcer que seja radiador, fica mais simples acertar trocandio por outro. E sempre avisamos aqui, radiador Brazado e nunca o de tubo, Termostatica do carro gasolina 82º, Flex 87º Se usar a gasolina, eu prefiro usar a MTE 200-82 e o sensor de temperatura eu usaria um MTE também, ele arama as ventoinhas um pouquinho mais cedo que o original.
Outra coisa, radiador entupido nçao quer dizer que não passa agua, ele entope 10% da vazão e já começa os problemas.
Aditivo de péssima procedencia faz isto também, eles criam uma camada de CORAL, no sistema e tapa tudo, sim a unica coisa que conseguir batizar isto é de coral mesmo, por isto muito cuidado ao comprar aditivos que sempre digo dos 100 tem uns 3 bons e eu conheço só um.

Testar a bomba é a coisa mais fácil do mundo, tira a termostatica fora e faça como está no video abaixo e no minuto 6:30 pra frente, ao acelerar sairá agua em abundancia, se não tiver fazendo isto ela está ruim e rodando o rotor e pode também ter uma ideia como está o radiador, se ele tiver ruim irá sair bem pouca agua quando ele estiver desligado e pode voltar agua ali onde está a mangueira se for uma mangueira com muita força.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Claudemir cm
Member
Member
Nome Completo: Claudemir Citriniti Machado
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

por Claudemir cm » 14 Jan 2022, 06:44

Srs.obrigado pela dica, tentarei fazer os testes no final de semana.Qualquer novidade entrarei em contato

331 mensagens