por Alexdh8 »
19 Abr 2022, 08:31
Ola amigos tudo bem! Li as 17 paginas deste topico mas nao cheguei num consenso do que pode ser o problema do meu carro, vamos la...
CD 2001 2.2 16v MT
Peguei esse carro a menos de um mes e ainda nao rodei muito com ele pq de cara ja precisava de algumas correçoes, por ordem foi feito o seguinte:
Troca do comutador e cilindro da chave
troca da valvula termostatica (magneti mareli)
Radiador novo valeo
fluido de arrefecimento
O que acontece é, andei alguns dias para ver como estava o funcionamento e sempre o ponteiro ficava travado ali no meio ou um pouquinho acima da lista bem pouco mesmo. Esse feriado peguei a estrada para dar uma acelerada e testar mais um pouco, porem, mesmo com transito livre sempre ficava ali no meio ou bem pouco acima encostado na lista branca do meio, como dito antes nunca ficou abaixo do meio rodando a 100 km/h. Após uma saida de pedagio dei uma acelerada mais forte e ok, depois de um tempo percebi a temperatura subindo, passou do meio e foi ate a proxima risca antes do ultimo estagio vermelho e a luz da injeçao acendeu. A ventoinha estava no estagio 2, porem logo na sequencia a temperatura voltou pro meio e voltei assim com a temperatura oscilando do meio para cima, nao chegou a ferver nem vaporizar. Em casa troquei o sensor de temperatura (MT 4051) mas mesma coisa, outra coisa, coloquei uma bateria nova Heliar tambem. Desconectei o plug do sensor e liguei o carro e esperava que a ventoinha ligasse de cara mas isso nao ocorreu. Deixei ele funcionando e apenas a ventoinha da frente (ar condicionado) estava ligando, qdo passou do meio desliguei o carro e ai a ventoinha de tras (a do radiador) ligou e ficou ligada.
Agora qdo ligo na marcha lenta ele fica oscilando um pouco. Pela experiencia de voces o que acham? ah um detalhe, desde que comprei esse carro o ar condicionado ja estava desligado e ainda nao parei pra ver isso, mas estou suspeitando que tenha alguma coisa relacionada, principalmente depois de ter desligado o sensor e mesmo assim a ventoinha nao armar logo de cara.
Edit
Fiz um novo teste agora e nao tinha me atendado, novamente a temperatura passou um pouco acima do risco do meio e entrou a ventoinha da frente (ar condicionado) e nao ligou a de tras, desliguei o carro e a ventoinha de tras ligou, coloquei a mao nas mangueiras e a de baixo proxima ao cambio esta fria e a que vem da valvula deveria estar mais quente, portanto ja me acendeu uma luz que seja a bomba ou a propria valvula que travou, porem, a luz da injeçao acesa e a oscilaçao da marcha lenta me deixa com a pulga atras da orelha pq tanto bomba qto VA nao tras esse sintoma.