Almeidão escreveu:
Não acho certo mudar de óleo por ter um motor bem usado se é que ele também foi "bem usado", teve seus tratamentos como deveria ser tratado. Não penso e não acredito em folgas por onde passa o óleo para alimentar os tuchos, e também aceito que os tuchos sofrem desgastes, mas como comentei acima é um desgate muito insignificativo em um motor por bem tratado ainda que esteja com 250 mil km. Bem com 300 eu ainda não tive um.
Entendqamos uma coisa, a bomba de óleo vai girar e mandar o óleo mais ggrosso e mais fino do mesmo jeito, óbvio que o grosso que falo é este até 20W50 e ela tem tanta pressão com o óleo frio como com ele quente e ela é mecanica girando junto com o eixo virabrequim, então não tem essa de ela falhar. Ok, podem aceitar que ela pode sofrer desgastes se não cuidarem do óleo e estou considerando que todos são parecidos comigo, tipo troca óleo nO tempo certo quando troca errado é porque trocou antes e se o carro fizer qualquer ruido pare para saber o que fez o ruido e se acender a luz pare para saber porque ela acendeu e não ficar 6 meses andando para depois consetar.
Ainda sobre a bomba, ela é tão potente mesmo na lenta e para isto que tem no cabeçote um retorno para quando estamos em alta ela não estourar nada pra frente e asim retorna o exesso.
Então ao ligar o carro ela empurra o óleo para cima jogando ele entre os balancins, comando e algo mais. Através de um duto ele passa e onde estão os tuchos entra dentro deles expandindo os e o restante passa direto e será depejado para o carter que por sua vez alimenta o eixo, bielas e camisa onde estão os anéis/pistões, neste caso não usa a bomba, o proprio movimento do eixo lubrifica tudo. BOM SABER QUE EM MARCHA LENTA CORRE SE O RISCO DO ÓLEO NÃO LUBRIFICAR PERFEITO AS CAMISAS, motivo pelo qual devemos evitar muito tempo com ele assim.
Falamos de 8 valvulas ok portanto 8 tuchos.
Bem, para quem usa o carro todos os dias, um mais fino não haverá problemas, mas para aquele que sai nos fins de semana, minha opinião é usar mesmo um 20W50. Ou um sintético mais grosso como 15W40, algo assim.
ESTA É MINHA OPINIÃO COMO CONHECEDOR DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR, posso mudar, mas por hora fico com ela e com a GM que informou que meu motor não é aconselhavel usar sintético ou um qualquer que seja mais fino que o manual apresenta. Ok, muitos veem em internet e lógico que tem muita coisa certa. O PROBLEMA É QUE quem escreve para lá somos nós e quando alguem escreve algo errado ninguem vai lá apagar. Eu já achei coisas fantáticas e coisas absurdas, que bom que as certas são commuma porcentagem bem mais alta que as erradas.
Pessoal, só uma opinião, espero não ver voces se levarem por ela
Um abraço
Almeida, destaquei os pontos do teu post que me interessam e só pra ter certeza de uma vez por todas:
Então foi Placebo a leveza no funcionamento do motor que senti ao trocar o 20w50 mineral pelo 15w40 semisintetico e estar cogitando na próxima troca o 10w40 ou até mesmo o 5w40?
Meu carro tem 135milkm "bem rodados" e adição de Militec.
Abraço.