O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMudança de Lubrificante: Mineral/Semi-Sintético/Sintético
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

457 mensagens
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: | Mudança de Lubrificante

por Alez » 03 Out 2013, 10:41

Almeidão escreveu:
Não acho certo mudar de óleo por ter um motor bem usado se é que ele também foi "bem usado", teve seus tratamentos como deveria ser tratado. Não penso e não acredito em folgas por onde passa o óleo para alimentar os tuchos, e também aceito que os tuchos sofrem desgastes, mas como comentei acima é um desgate muito insignificativo em um motor por bem tratado ainda que esteja com 250 mil km. Bem com 300 eu ainda não tive um.

Entendqamos uma coisa, a bomba de óleo vai girar e mandar o óleo mais ggrosso e mais fino do mesmo jeito, óbvio que o grosso que falo é este até 20W50 e ela tem tanta pressão com o óleo frio como com ele quente e ela é mecanica girando junto com o eixo virabrequim, então não tem essa de ela falhar. Ok, podem aceitar que ela pode sofrer desgastes se não cuidarem do óleo e estou considerando que todos são parecidos comigo, tipo troca óleo nO tempo certo quando troca errado é porque trocou antes e se o carro fizer qualquer ruido pare para saber o que fez o ruido e se acender a luz pare para saber porque ela acendeu e não ficar 6 meses andando para depois consetar.

Ainda sobre a bomba, ela é tão potente mesmo na lenta e para isto que tem no cabeçote um retorno para quando estamos em alta ela não estourar nada pra frente e asim retorna o exesso.
Então ao ligar o carro ela empurra o óleo para cima jogando ele entre os balancins, comando e algo mais. Através de um duto ele passa e onde estão os tuchos entra dentro deles expandindo os e o restante passa direto e será depejado para o carter que por sua vez alimenta o eixo, bielas e camisa onde estão os anéis/pistões, neste caso não usa a bomba, o proprio movimento do eixo lubrifica tudo. BOM SABER QUE EM MARCHA LENTA CORRE SE O RISCO DO ÓLEO NÃO LUBRIFICAR PERFEITO AS CAMISAS, motivo pelo qual devemos evitar muito tempo com ele assim.

Falamos de 8 valvulas ok portanto 8 tuchos.

Bem, para quem usa o carro todos os dias, um mais fino não haverá problemas, mas para aquele que sai nos fins de semana, minha opinião é usar mesmo um 20W50. Ou um sintético mais grosso como 15W40, algo assim.

ESTA É MINHA OPINIÃO COMO CONHECEDOR DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR, posso mudar, mas por hora fico com ela e com a GM que informou que meu motor não é aconselhavel usar sintético ou um qualquer que seja mais fino que o manual apresenta. Ok, muitos veem em internet e lógico que tem muita coisa certa. O PROBLEMA É QUE quem escreve para lá somos nós e quando alguem escreve algo errado ninguem vai lá apagar. Eu já achei coisas fantáticas e coisas absurdas, que bom que as certas são commuma porcentagem bem mais alta que as erradas.

Pessoal, só uma opinião, espero não ver voces se levarem por ela

Um abraço

Almeida, destaquei os pontos do teu post que me interessam e só pra ter certeza de uma vez por todas:

Então foi Placebo a leveza no funcionamento do motor que senti ao trocar o 20w50 mineral pelo 15w40 semisintetico e estar cogitando na próxima troca o 10w40 ou até mesmo o 5w40?

Meu carro tem 135milkm "bem rodados" e adição de Militec.

Abraço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 03 Out 2013, 11:08

Alez, vai de 15W40 mesmo, o cabeçote do 8V é bem diferende de um com 16V e se o motor estiver muito rodado ou não, não importa se ele estiver bom continuará bom e se estiver ruim, qualquer tipo de óleo só engana, porque motor ruim precisa ser curado. Nunca vi ou li e alguem sobre alterar o óleo porque o motor é velho, a não ser para enganar alguem ao vender. No passado, colocavam se banana, isto mesmo banana na caixa de marcha para enganar um possivel comprador e por uns dias ela elimina o ruido da caixa. E depois?

Uma coisa é certa, qualquer óleo dentro da especificação de uso em um carro, ou seja 5W40, 15W40, 20W50, na hora da troca voce sente que o caro mudou, mas isto se deve pelo óleo que é novo não por ele ser melhor que outro.

E sem contar com o psicológico de alguns kakakkakakka.

Volto a afirmar, sobre a durabilidade de um motor usando um óleo mais fino e/ou mais grosso eu não sei lhe informar, mas se voce usa seu carro todos os dias pode colocar o 5W30 ou mais fino que ele funcionará perfeito sem problemas com tuchos ou qualquer outro ruido. Mas sempre devemos procurao o que está no manual, porque em um motor não só devemos se preocupar com os tuchos, são muitas outras coisas e nem sempre sentir o motor melhor quer dizer que ele esteja melhor.
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 03 Out 2013, 11:13

Almeidão escreveu:Volto a afirmar, sobre a durabilidade de um motor usando um óleo mais fino e/ou mais grosso eu não sei lhe informar, mas se voce usa seu carro todos os dias pode colocar o 5W30 ou mais fino que ele funcionará perfeito sem problemas com tuchos ou qualquer outro ruido. Mas sempre devemos procurao o que está no manual, porque em um motor não só devemos se preocupar com os tuchos, são muitas outras coisas e nem sempre sentir o motor melhor quer dizer que ele esteja melhor.

Tem semana que saio nele todo dia.

Tem semana que não. Todo fim de semana ele roda.

Daí que surgiu a dúvida. Entre o 15W40 ou 10W40 ou até mesmo o 5W40.

Salvo engano o manual considera todos estes.

Agora uma outra dúvida sobre o que disse do óleo sintético não ser o melhor para este motor 8v. Devo adotar o semi-sintético então, ou até mesmo voltar para o mineral?

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Alez » 03 Out 2013, 11:33

Realmente, recorri a leitura do manual é devo adotar o 15W40. Não vou optar pelo 5W30 pois acredito que este carro só rodou com esse óleo nos primeiros 50 mil km. As duas ou três primeiras revisões foram feitas na CSS. Depois do fim da garantia, mecânico de confiança.

Imagem

Agora o manual não faz restrições quanto ao uso de lubrificante sintético. Não encontrei nada sobre isso na seção 13. Acho que vou partir para um bom lubrificante sintético daqui pra frente.

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais

por Bruno Cesário » 03 Out 2013, 13:15

mdemarquinho escreveu:
Fala mano, blz. Perdidão por aqui kkkkkkkkkkkkkk

Acho que faz anos que não logo no Clube do Siena, nem sei se tem mais.

Então, qual o óleo que o manual recomenda usar em sua GT? Derrepente o motor trabalha com um óleo mais grosso, tem que ver, pelo menos GM se dá muito bem com 5w30. Se seu carro comportar o 5w30 (claro que tem que ver sua região se no calor esse óleo atende mas aque sim) seu motor vai rodar muito bem, roda livre, no outro vectra eu usei uma vez um oleo grosso tal porque o mecanico colocou, não aguentei e arranquei fora, o motor na primeira partida liga amarrado, demora mais e o motor mesmo quente fica preso. acho que esse oleo grosso é para motor bem mais rodado ou que rode em situações severas, meu carro eu vendi com 82000 mas só em estradas, o motor estava zero ainda, muito justo.

Mas dá uma olhada no manual e veja se pode ser usado o 5w30, se puder vai fundo, eu daria preferencia para os Sintéticos, possuem mais propriedades de lubrificação, tecnologia mais avançada, eu sempre uso 5w30 com o API SN, acho que é um dos melhores do mercado e não acho caro não, porém acho que são 4,5 né, o seu parece que tem uma caixa d'agua no motor, mas feita pra óleo rs.

Abraço man e o Sieninha deixa saudades hen, pioneiros no Brasil a usar os 3000K no neblina, é nois rs.

Acho que o CDS nem existe mais, eu desde aquela época não acesso, nem o CPT.

Sieninha com 3000k era show mesmo, tenho saudades dele viu. rsrs. Hoje o pessoal usa 3k para aparecer :23:

O manual da GT recomenda o 10w40 Castrol Semi Sintético, e ando com ela mais em estradas, mas o giro dela só fica alto ( automático de 4 marchas é F...).

O Celta na verdade usava o selenia 15w40 semi sintético, mas nele eu estou mais é completando mesmo...e tem sido com este 5w30. Ele está com vazamento no suspiro do motor, aí eu fico completando toda semana, até eu deixar ele parado, e ele é "correria", aí não dá pra deixar parado na oficina.

O Vectra está com 15w40 semi sintético, mas quero usar um mais fino mas tenho medo...vi alguém comentando do 0w40 100% sintético, mas pelo que vi nas lojas é caro pra caramba, cerca de 60 reais o litro, aí não dá. Aí me restam o 10w40 s.s e esse 5w30.
abração ae
:52:

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 03 Out 2013, 14:04

Bruno Cesário escreveu:
mdemarquinho escreveu:
Fala mano, blz. Perdidão por aqui kkkkkkkkkkkkkk

Acho que faz anos que não logo no Clube do Siena, nem sei se tem mais.

Então, qual o óleo que o manual recomenda usar em sua GT? Derrepente o motor trabalha com um óleo mais grosso, tem que ver, pelo menos GM se dá muito bem com 5w30. Se seu carro comportar o 5w30 (claro que tem que ver sua região se no calor esse óleo atende mas aque sim) seu motor vai rodar muito bem, roda livre, no outro vectra eu usei uma vez um oleo grosso tal porque o mecanico colocou, não aguentei e arranquei fora, o motor na primeira partida liga amarrado, demora mais e o motor mesmo quente fica preso. acho que esse oleo grosso é para motor bem mais rodado ou que rode em situações severas, meu carro eu vendi com 82000 mas só em estradas, o motor estava zero ainda, muito justo.

Mas dá uma olhada no manual e veja se pode ser usado o 5w30, se puder vai fundo, eu daria preferencia para os Sintéticos, possuem mais propriedades de lubrificação, tecnologia mais avançada, eu sempre uso 5w30 com o API SN, acho que é um dos melhores do mercado e não acho caro não, porém acho que são 4,5 né, o seu parece que tem uma caixa d'agua no motor, mas feita pra óleo rs.

Abraço man e o Sieninha deixa saudades hen, pioneiros no Brasil a usar os 3000K no neblina, é nois rs.

Acho que o CDS nem existe mais, eu desde aquela época não acesso, nem o CPT.

Sieninha com 3000k era show mesmo, tenho saudades dele viu. rsrs. Hoje o pessoal usa 3k para aparecer :23:

O manual da GT recomenda o 10w40 Castrol Semi Sintético, e ando com ela mais em estradas, mas o giro dela só fica alto ( automático de 4 marchas é F...).

O Celta na verdade usava o selenia 15w40 semi sintético, mas nele eu estou mais é completando mesmo...e tem sido com este 5w30. Ele está com vazamento no suspiro do motor, aí eu fico completando toda semana, até eu deixar ele parado, e ele é "correria", aí não dá pra deixar parado na oficina.

O Vectra está com 15w40 semi sintético, mas quero usar um mais fino mas tenho medo...vi alguém comentando do 0w40 100% sintético, mas pelo que vi nas lojas é caro pra caramba, cerca de 60 reais o litro, aí não dá. Aí me restam o 10w40 s.s e esse 5w30.
abração ae

Quantos KM tem seu vectra e qual o mínimo e máximo que faz de temperatura aí? Pergunto porque se o 5w30 atender oque eu tenho quase certeza que atenda, e se o seu motor não estiver muito rodado, ainda estiver tudo justinho, não tem porque rodar com outro, eu acho que seria a melhor opção, sempre rodei com ele e fica liso o motor.

Putz, dizem que a GT 2.0 manual de 6 marchas é um canhão e economica, agora automática é um desperdício, muito motor pra pouca relação, aí fica assim trabalhando com giro alto.

A sua é a 2.0 ou 1.6 ?

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 03 Out 2013, 14:15

mdemarquinho escreveu:Quantos KM tem seu vectra e qual o mínimo e máximo que faz de temperatura aí? Pergunto porque se o 5w30 atender oque eu tenho quase certeza que atenda, e se o seu motor não estiver muito rodado, ainda estiver tudo justinho, não tem porque rodar com outro, eu acho que seria a melhor opção, sempre rodei com ele e fica liso o motor.

Putz, dizem que a GT 2.0 manual de 6 marchas é um canhão e economica, agora automática é um desperdício, muito motor pra pouca relação, aí fica assim trabalhando com giro alto.

A sua é a 2.0 ou 1.6 ?

O Vectra é um CD 2.2 16v 02 com 80 mil km agora, originais. Como rodo na maioria das vezes em estradas e com giro baixo, a temperatura dele fica mais no azul, e a temperatura/tempo aqui é entre 19 a 28º.

A Grand Tour é a Privilege 2.0 16v automática, 4 marchas :13: Giro só anda alto, ainda bem que o cambio é auto adaptativo,se não ía beber igual v8.
Arrancada deixa o Vectra no chinelo mesmo,quem é até essas Saveiro Cross pra arrancar do lado, mas quando atinge 160km, ela cuuuuuusta a chegar no 200km...no vectra é ruim só pra arrancar, depois dos 70km ele vai bem demais, dá 200 bem mais rápido que a MGT...ambos são de 138cv a gasolina.
Editado pela última vez por Bruno Cesário em 03 Out 2013, 14:34, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Out 2013, 14:26

Alez escreveu:Realmente, recorri a leitura do manual é devo adotar o 15W40. Não vou optar pelo 5W30 pois acredito que este carro só rodou com esse óleo nos primeiros 50 mil km. As duas ou três primeiras revisões foram feitas na CSS. Depois do fim da garantia, mecânico de confiança.

Imagem

Agora o manual não faz restrições quanto ao uso de lubrificante sintético. Não encontrei nada sobre isso na seção 13. Acho que vou partir para um bom lubrificante sintético daqui pra frente.

Não, eu não disse isto. Eu quando tive problemas com o óleo fino que usei, procurei alguem da GM e de confiança e falei com ele sobre isto. Ele na hora rebateu dizendo que a GM não aconselhava na época o uso de óleo sintéco nos motores deles. Bem, meu motor é um 2001 e fazia parte da época que ele informou. Óbvio que sairom outros motores hoje diferentes do meu e podem ter certeza o óleo sintético pode até servir para todos, porem com a granulometria correta de cada motor e podem ter certeza também, usamos e abusamos dele MAS ELE NÃO FOI DESENVOLVIDO PARA MOTORES ANTIGOS. Ou seja é um produto atual hoje, mas quando foi preparado o meu motor era passado.

Se estiver dentro da Granulometria do que estiver no seu manual, ele pode ser sintético, sem problemas.

Mas por mais que tentem me convencer, eu prefiro um bom óleo mineral e trocar óleo e filtro a cada 5 mil km, que colocar um sintético e ir até 7mil. 10 mil? nem a pau eu faria isto.

ISTO NO MEU MOTOR 8V GM 2.0 ano 2001 em um VECTRA 1997.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 04 Out 2013, 00:56

Aqui na cidade o 5W30 mineral é R$ 3,00 mais barato que o 5W30 sintético.

A partir da próxima troca eu irei adotar o sintético mas vou manter a troca com os 5.000Km que o uso severo recomenda. O carro raramente roda mais de 10Km a cada partida. Até o trabalho eu levo 5km, até a faculdade vai 2km, para a casa da namorada da 1km, para o supermercado da uns 900m hehe.

CaioMs
GLS member
GLS member
Nome Completo: Caio Stockmann
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por CaioMs » 04 Out 2013, 02:17

Pedro Josino escreveu:Aqui na cidade o 5W30 mineral é R$ 3,00 mais barato que o 5W30 sintético.

A partir da próxima troca eu irei adotar o sintético mas vou manter a troca com os 5.000Km que o uso severo recomenda. O carro raramente roda mais de 10Km a cada partida. Até o trabalho eu levo 5km, até a faculdade vai 2km, para a casa da namorada da 1km, para o supermercado da uns 900m hehe.

Que beleza hein.. Eu pra poder ir na faculdade gasto 1h30, isso porque eu vou de metrô... :22:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Out 2013, 09:59

Esqueci de complemenar algo, quando disse que não colocaria sintético no meu motor mesmo com a granulometria a qual pede o manual, neste caso não é nada contra o sintético é exatamente pelo preço absurdo que cobram por ele. Bem, ele já foi mais caro e estão baixando. Isto é natural, ganhar o que pode em um lançamento, principalmente a nivel Brasil.

Quando digo que não usaria fino, seja sintético ou não ou seja menor que 15, ai sim seria proteção do meu motor 8V. (confiram o manual para não seguir me)

Outra coisa que ninguem comenta muito seria o óleo de caixa e eu não faz muito tempo tive que comprar 2 litros e comprei original por quase 200 reais.

Não esqueçam que quando voce liga o motor, a caixa está girando junto mesmo estando em ponto morto. Ai sim, agredito que pesa bem o carro se tiverem usando um óleo qualquer.

Sds
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 04 Out 2013, 10:55

Almeidão escreveu:Esqueci de complemenar algo, quando disse que não colocaria sintético no meu motor mesmo com a granulometria a qual pede o manual, neste caso não é nada contra o sintético é exatamente pelo preço absurdo que cobram por ele. Bem, ele já foi mais caro e estão baixando. Isto é natural, ganhar o que pode em um lançamento, principalmente a nivel Brasil.

Quando digo que não usaria fino, seja sintético ou não ou seja menor que 15, ai sim seria proteção do meu motor 8V. (confiram o manual para não seguir me)

Outra coisa que ninguem comenta muito seria o óleo de caixa e eu não faz muito tempo tive que comprar 2 litros e comprei original por quase 200 reais.

Não esqueçam que quando voce liga o motor, a caixa está girando junto mesmo estando em ponto morto. Ai sim, agredito que pesa bem o carro se tiverem usando um óleo qualquer.

Sds

Almeidão, esse óleo de caixa que você diz, é para Manual ou Automática???

Quando eu troquei o óleo do meu automático paguei 23 o litro e foram 9 litros.

Ouvi a um tempo em uma reportagem de como prolongar algumas peças com o uso correto, li que o correto é dar partida com o pedal da embreagem acionado, isso faz com que o motor gire livre e não sobrecarrega o motor de arranque, se isso realmente é verdade não sei mas vou pesquisar com um tempo e posto.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Out 2013, 14:58

Cambio Manual que usa 1,8 litros e lógico voce tem que comprar 2. Se o automático custasse isto, nem me fale, ninguem teria cambio automático klakkakakkak.
O cambio manual não precisa trocar a não ser se algo acontecer e voce perder o óleo. No meu caso, estourou um retentor do semi-eixo e perdi um pouco e como o que tinha nele era original e o original antigo não existe mais tendo mudado para sintético, não achei viável completar. Tirei tudo e coloquei novo.

Eu sempre piso na embreagem para ligar o carro, mas quer saber da verdade, não acho que pára o movimento da caixa. Para parar este movimento, voce teria que ter uma marcha engatada, só que o disco não libera 100% a caixa e com esta marcha engatada a qual a caixa não tem movimento porque voce está pisando na embreagem, ela sofreria uma fricção do disco no platô e esta fricção que é pouca e não movimenta o carro por ser ele pesado certamente movimentaria a caixa estando ela em ponto morto.

POR ISTO SEMPRE VOU BASEADO NOS MEUS CONHECIMENTOS, VEJA UM EXEMPLO.
Levante uma roda dianteira, liga o carro, pisa na embreagem e coloca uma primeira. A roda vai girar mesmo com a embreagem acionada, então ná pratica o disco não libera a caixa 100%. Se voce segurar esta roda, e vai conseguir porque a embreagem está acionada, mas sentirá uma leve força nela e isto não é suficiente para travar a caixa em ponto morto com o pé na embreagem.

O negocio é uma bateria 75Amp de marca boa e é o que tenho hehehheheh

Espero ter entendido.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 04 Out 2013, 17:02

Almeidão escreveu:O negocio é uma bateria 75Amp de marca boa e é o que tenho hehehheheh

x2!

:45:
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 04 Out 2013, 22:56

Esse negócio de pisar na embreagem meu pai quase que me obrigava aos meus 16 anos, quando eu esquecia, me xingava até. kkkkk, e até hoje eu piso nela, mas na verdade não sei o porque ter que pisar, apenas li e vi no SBT que tem que pisar na maldita.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 05 Out 2013, 00:04

Almeidão escreveu:Cambio Manual que usa 1,8 litros e lógico voce tem que comprar 2. Se o automático custasse isto, nem me fale, ninguem teria cambio automático klakkakakkak.
O cambio manual não precisa trocar a não ser se algo acontecer e voce perder o óleo. No meu caso, estourou um retentor do semi-eixo e perdi um pouco e como o que tinha nele era original e o original antigo não existe mais tendo mudado para sintético, não achei viável completar. Tirei tudo e coloquei novo.

Eu sempre piso na embreagem para ligar o carro, mas quer saber da verdade, não acho que pára o movimento da caixa. Para parar este movimento, voce teria que ter uma marcha engatada, só que o disco não libera 100% a caixa e com esta marcha engatada a qual a caixa não tem movimento porque voce está pisando na embreagem, ela sofreria uma fricção do disco no platô e esta fricção que é pouca e não movimenta o carro por ser ele pesado certamente movimentaria a caixa estando ela em ponto morto.

POR ISTO SEMPRE VOU BASEADO NOS MEUS CONHECIMENTOS, VEJA UM EXEMPLO.
Levante uma roda dianteira, liga o carro, pisa na embreagem e coloca uma primeira. A roda vai girar mesmo com a embreagem acionada, então ná pratica o disco não libera a caixa 100%. Se voce segurar esta roda, e vai conseguir porque a embreagem está acionada, mas sentirá uma leve força nela e isto não é suficiente para travar a caixa em ponto morto com o pé na embreagem.

O negocio é uma bateria 75Amp de marca boa e é o que tenho hehehheheh

Espero ter entendido.

Essa recomendação de nunca ser necessário substituir o óleo da caixa de marcha eu acho muito exagero. Uma única vez eu vi a substituição do óleo da caixa de um C4 Hatch com 12mil km e 2 anos de uso e o óleo original é vermelho quase sangue e o mesmo estava bem preto. A caixa estava arranhando muito nas trocas e após a substituição do lubrificante, reduziu quase 90% esse problema.

Porque o automático é necessário a troca e o mecânico não?

Não entendo de mecânica mas na minha ignorância não existe óleo vitalício, todos oxidam com o tempo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Out 2013, 12:17

Se saiu o óleo mais escuro que o vermelho colocado, é normal, se saiu preto, então colocarom óleo errado. O meu é 97, nunca tinha sido feita a troca e eu tirei ele há um ano atrás e estava vermelho. Na caixa manual não tem uma temperatura tão alta para queimar o óleo ao ponto de ele mudar de cor ou perder suas qualidades. Bem, estava preto, óleo errado, cambio ruim. Sem dúvida colocou o certo o cambio ficará melhor e não porque ele é novo e sim porque estava lá um óleo errado. E pelo preço dele original, eu diria que 80% usa o óleo errado caso precisar, e nos postos tem aquele tambor com uma manivela que o cara dá umas voltas e completa e eu até hoje não sei o que tem la dentro. Eles dizem ser óleo de caixa. Bem, existem várias caixas, até de sapato.

Sobre a trocar ou não, ali somente gira as engrenagem dentro do óleo, não tem motivo realmente de ficar trocando porque não há uma temperatura suficiente na caixa que possa queimar o óleo e fazer ele perder suas propriedades, o máximo que ele atinge ali, não é ainda a metade do ólo do motor. Devem acompanhar o nível e completar se necessário for, se estoura retentor do diferencial, este que fica onde entra a homocinética, já vai vazar 1/2 litro na troca. Se deixar o mecanico completar ele vai colocar o do tambor com manivela. CUIDADO!

Cambio automático, já é diferente e é uma bomba que empurra o óleo para ele fazer a mudança. quanto mais pressão for dado, entrará tal marcha, e o mesmo óleo lubrifica a engrenagem e trabalha 90% mais que o cambio manual.

Pisando na embreagem, aliás eu piso é uma segurança que o carro não choque no da frente caso estiver engrenado e houver um esquecimento normal. Eu só mudo de marcha depois que ele funcionou, então sempre funciono ele em primeira com embreagem acionada e não vejo diferença a não ser a segurança.

Sobre costumes dos pais. Eu aprendi a dirigir em uma 1519, carreta e caixa seca. Levei alguns tapas do meu pai porque arranhava as marchas, quem não sabe o que é caixa seca, é o mesmo que passar marcha sem pisar na embreagem e o pior de tudo, ela tem 6 marchas, então levei alguns tapas a mais kakkaka. NO TUNEL DO TEMPO, TINHA EU 14 ANOS.
Dá até para sentir saudades dos tapas kakkakak
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 05 Out 2013, 14:12

Agora eu entendi o porque da diferença da manutenção do câmbio automático e manual.

No caso do C4 o carro foi adquirido 0Km pelo meu tio e continua com ele. Hoje o carro tem 4 anos e 27mil km. Na época que a concessionária efetuou a troca que assistimos, o câmbio arranhava muito a primeira e segunda marcha, talvez ficou escuro exatamente por esse atrito dentro do câmbio, não sei.

Acho que é como acontece as vezes no Vectra quando pisa na embreagem e não espera uns 3 segundos para engatar a ré, ele arranha mesmo. Pelo menos todos os Vectras que tivemos foi assim.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Out 2013, 19:28

Pedro Josino escreveu:Agora eu entendi o porque da diferença da manutenção do câmbio automático e manual.

No caso do C4 o carro foi adquirido 0Km pelo meu tio e continua com ele. Hoje o carro tem 4 anos e 27mil km. Na época que a concessionária efetuou a troca que assistimos, o câmbio arranhava muito a primeira e segunda marcha, talvez ficou escuro exatamente por esse atrito dentro do câmbio, não sei.

Acho que é como acontece as vezes no Vectra quando pisa na embreagem e não espera uns 3 segundos para engatar a ré, ele arranha mesmo. Pelo menos todos os Vectras que tivemos foi assim.

A ré do Vectra e a primeira são marchas complicadas por serem secas, ou seja não são sincronizadas. Algo parecido. Mas o pior defeito do Vectra B sem duvida é o varão e trambulador, Desculpa ai pessoal, mas nunca concordei com esta forma de cambio e nunca concordei com estes troc, troc, troc ao passar marcha são muitas coisas se movendo ao mesmo tempo. E isto faz com que a ré fica ainda pior.
A melhor forma de passar uma ré perfeita é pisar na embreagem é colar uma primeira e imediatamente a ré, aliás faço isto já de costume apesar que o meu é bem perfeito porque como eu disse, não gostei da alavanca e varão e nem troc, troc, por isto coloquei um já com o modelo mais novo e uso hoje cabos de aço. E mesmo assim, não contente com o novo sistema, fiz algumas mudanças kakakkak.
Não é plug and play, é complicado.

Resumindo, concordam então que estão esquecendo do cambio?

Um abraço a todos
Imagem

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Bruno Cesário » 06 Out 2013, 08:19

Ontem dando uma fuçada no motor do Vecão como diz meu avô, olhem o que encontrei dentro da mangueira de suspiro.
O que virou o óleo ( motor com 80 mil km rodados originais, sendo por mim 15 ) não sei qual tipo de óleo usado com o dono anterior, só sei que o carro ficou parado durante anos, e agora está rodando...será que é por isso q ue deu essa "crosta" ?
Mangueiras eu limpei todas, só não consegui limpar aquele cano que desce pro carter eu acho.
Imagem
Imagem
Aqui onde não consegui limpar.
Imagem
Imagem
Não lembro onde vi que isso se dá também ao combustível adulterado.
A TBI não está suja, velas e cabos ok, lenta de 1.0l/h e máxima de 1.3l/h com tudo ligado, por baixo da tampa de valvulas tudo ok, sem borras nem nada, só isso ae. O que faço pra tirar isso ?

457 mensagens