O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaLaboratorio de produtos de detalhe
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

1054 mensagens
Levinthal
GLS member
GLS member
Nome Completo: João Victor Levinthal
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Laboratorio de produtos de detalhe

por Levinthal » 17 Mar 2014, 18:33

Raphael, com certeza meu carro está contaminado. Em que pese não pegue muitas chuvas, não rode muito, não pegue muito sereno e nem muito sol, já são 3 anos desde a fabricação e retirada da loja. PS: Nunca passei cera.

Estive lendo sobre as clay-bar, e estava super disposto a comprar, mas quando li sobre os riscos que podem causar, já dei um passo pra trás e abandonei a causa. Só de ouvir "riscos" já me tremo todo, rs.

De qualquer forma, o que seria esse lustro que você fala pra tirar esses riscos, quais os produtos e como fazê-lo à mão?

Abs.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 17 Mar 2014, 19:12

Levinthal escreveu:Raphael, com certeza meu carro está contaminado. Em que pese não pegue muitas chuvas, não rode muito, não pegue muito sereno e nem muito sol, já são 3 anos desde a fabricação e retirada da loja. PS: Nunca passei cera.

Estive lendo sobre as clay-bar, e estava super disposto a comprar, mas quando li sobre os riscos que podem causar, já dei um passo pra trás e abandonei a causa. Só de ouvir "riscos" já me tremo todo, rs.

De qualquer forma, o que seria esse lustro que você fala pra tirar esses riscos, quais os produtos e como fazê-lo à mão?

Abs.

Levinthal,

3 anos sem cera, é muita coisa!
Eu passo cera mensalmente, e uma vez por ano faço descontaminação.

Quando digo "lustro", quero dizer um polimento em grau minimo, ou seja, com a menor abrasividade possível.

O processo de polimento pode ser feito com diversos "graus" de abrasividade.
Esse é o grande "segredo" da coisa: saber com qual grau começar.
Não adianta pegar um carro com riscos profundos e só passar uma cera, pois assim o resultado será nulo.
Também não convém pegar um carro com riscos superficiais (swirls) e fazer um polimento com inicio pelo lixamento, pois é desperdiçar produto e camada de verniz.

Não sei qual o estado da sua pintura, mas pelo que percebo, só terá algo bem leve, que talvez sejam provocados somente apos a descontaminação.

O ultimate polish da meguiars é muito bom para trabalhar manualmente, embora seu custo seja um tanto elevado.
Se não quiser gastar tanto, faça o uso do 3 em 1 da lincoln, que dá bom resultado após a descontaminação, por ser um composto polidor bem fino, apropriado para dar o acabamento no polimento..
Com o da lincoln, basta alterar o tipo de pad de agressivo para leve, usando o mesmo composto.

Ademais, compre bons pads para aplicação (os da meguiars são os melhores, na minha opinião).

Se quiser "incrementar", pode aplicar um alto brilho depois do composto (o da 3m é o melhor, na minha opinião) antes da cera.

Por fim, uma boa cera fecha o pacote.

É um processo trabalhoso e que exige paciencia. Se não tiver, nem comece, e peça para alguem que entende do assunto fazer pra ti.

Depois de dar esse "trato", basta manter a caranga bem lavada e encerada mensalmente.
Você mora em um lugar muito quente, e ai não tem cera que resista!
Manter o carro limpo ajuda muito a livrar das contaminações.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 17 Mar 2014, 19:19

O rafael, Maua nao é tão longe assim :2: :38:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 17 Mar 2014, 22:36

Raphael, de fato dou muita atenção ao carro. Lavo toda semana, religiosamente, e não rodo muito (30 mil km em 3 anos) e não paro em local que não seja coberto. Isso ajuda, e muito. Mas como você disse, são 3 anos...

Não tenho dúvidas de que vá ser algo leve, até porque não vejo contaminações (nem com luz), mas de fato elas existem, afinal são 3 anos...

Bom, como quero algo bom, assim como tento em tudo o que procuro pro meu carro, quero que eu mesmo faça, nem que faça em partes e leve uma semana e o carro tenha que ficar parado. Não há maior prazer do que fazermos nós mesmos as coisas.

Li detidamente sua explicação e já comecei a meditar sobre os produtos. Cheguei nessa relação, corrija-me se me equivoquei:

http://www.miromi.com.br/kers-clay-bar- ... a-80g.html

http://www.miromi.com.br/meguiars-ultim ... 473ml.html

http://www.miromi.com.br/3m/auto-brilho ... 500ml.html

http://www.miromi.com.br/meguiars-aplic ... w0004.html

Perguntas:
1) 80 gramas são o suficiente para uma descontaminação completaou melhor comprar logo uma de 160g?
2) São esses aplicadores ou aqueles que variam a abrasividade? Se forem esses últimos, quais compro? Suave, médios ou agressivos?
3) E por último, qual seria a finalidade de cada um? O único que sei é que a claybar é para a descontaminação. E o resto?

Obrigado de verdade pela ajuda.

Abs.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 09:16

Levinthal escreveu:Raphael, de fato dou muita atenção ao carro. Lavo toda semana, religiosamente, e não rodo muito (30 mil km em 3 anos) e não paro em local que não seja coberto. Isso ajuda, e muito. Mas como você disse, são 3 anos...

Não tenho dúvidas de que vá ser algo leve, até porque não vejo contaminações (nem com luz), mas de fato elas existem, afinal são 3 anos...

Bom, como quero algo bom, assim como tento em tudo o que procuro pro meu carro, quero que eu mesmo faça, nem que faça em partes e leve uma semana e o carro tenha que ficar parado. Não há maior prazer do que fazermos nós mesmos as coisas.

Li detidamente sua explicação e já comecei a meditar sobre os produtos. Cheguei nessa relação, corrija-me se me equivoquei:

http://www.miromi.com.br/kers-clay-bar- ... a-80g.html

http://www.miromi.com.br/meguiars-ultim ... 473ml.html

http://www.miromi.com.br/3m/auto-brilho ... 500ml.html

http://www.miromi.com.br/meguiars-aplic ... w0004.html

Perguntas:
1) 80 gramas são o suficiente para uma descontaminação completaou melhor comprar logo uma de 160g?
2) São esses aplicadores ou aqueles que variam a abrasividade? Se forem esses últimos, quais compro? Suave, médios ou agressivos?
3) E por último, qual seria a finalidade de cada um? O único que sei é que a claybar é para a descontaminação. E o resto?

Abs.

Levinthal,

Quando você passa a mão no seu carro, você sente ele áspero?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 18 Mar 2014, 09:23

Sim, Alcir.

Quer dizer, por enquanto não, pois passei a cera líquida de carnaúba da mothers faz 1 semana.

Por quê?

Abs.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 09:35

Levinthal escreveu:Sim, Alcir.

Quer dizer, por enquanto não, pois passei a cera líquida de carnaúba da mothers faz 1 semana.

Por quê?

Abs.

Se ele não está áspero e você não sente na sua mão resíduos sobre o verniz, não precisa fazer descontaminação.

Pelo que vi nas fotos do seu carro é só manter o bichinho bem encerado!
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 18 Mar 2014, 09:47

Levinthal escreveu:
Perguntas:

Abs.

Levinthal,

1) Sim, essa clay é suficiente para isso. Dá e sobra.
Eu gosto da 3m que custa um pouquinho mais caro, mas vem 200g, se não me engano.

2) Sobre os aplicadores, é legal você ter pelo menos dois para cada aplicação (2 para autobrilho e 2 para cera), pois o aplicador costuma saturar antes de terminar o carro todo.
Ai você usa um pra parte de cima (teto até frisos) e outro para parte de baixo (friso até spoilers).

3) Primeiro você lava o carro com muito cuidado, depois descontamina com a clay.
Após descontaminado, você lava ele novamente antes de aplicar qualquer produto, pois a pintura conterá resíduos da descontaminação.

Se for mexer com polimento, você vai precisar de pelo menos:
1) Suporte manual para boinas, como esse aqui: http://www.miromi.com.br/meguiars-supor ... -s3hp.html
2) Boinas do tipo agressiva, média e suave.

Acho que você pode começar somente com autobrilho e cera, pois acho que seu carro deve estar bem conservado de pintura.
Deixe o polimento só para quando notar riscos mais pronunciados, pois vai demandar um investimento mais "pesado".

Eu, particularmente, odeio fazer polimento manual. É muito esforço para pouco resultado.
Polimento tem que ter uma maquina pra dar uma força, e mesmo assim, dá um trabalho bom.

Se mais pra frente você achar que deve fazer um polimento, invista numa maquina orbital e um conjunto legal de boinas que já da pra fazer milagres!

Abs!

Garagens:
Imagem

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda

por Edcezar » 18 Mar 2014, 14:09

Esse suporte pode usar em uma furadeira por ex ?
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk

Levinthal
GLS member
GLS member

por Levinthal » 18 Mar 2014, 14:28

Raphael, obrigado de novo pelas explicações. No caso deixo de lado o ultimate polish da meguiars, e sigo seu procedimento, certo?

As vezes fico pensando se mexo em time que está ganhando. Minha pintura está tão bonita e conservada, não se vê nenhum risco sequer... Tenho tantos cuidados com o carro que ele está super conservado. De fato há contaminação, mas nem de longe são visíveis.

Vai que faço merrrrrcadoria? Já pensou, rs? Preciso ponderar essas coisas. Talvez se eu começar a passar cera desde agora ele se mantenha como está...

Abs.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 14:30

Levinthal escreveu:Talvez se eu começar a passar cera desde agora ele se mantenha como está...

Acho o mais correto...
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 18 Mar 2014, 16:51

Edcezar escreveu:Esse suporte pode usar em uma furadeira por ex ?

Edcezar,

Esse suporte é para aplicação manual.

Furadeira não serve para ser usada como politriz.
Esses suportes de furadeira, são uma verdadeira furada.
Mais estraga a lataria do que melhora.

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 18 Mar 2014, 16:53

rgapski escreveu:
Edcezar escreveu:Esse suporte pode usar em uma furadeira por ex ?

Edcezar,

Esse suporte é para aplicação manual.

Furadeira não serve para ser usada como politriz.
Esses suportes de furadeira, são uma verdadeira furada.
Mais estraga a lataria do que melhora.

Abs!

Faço minha as palavras do Rapha.

Já fiz isso e deu mer...
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Mar 2014, 09:02

Aquisições do final de semana:

Anti-embaçante de Wurth - Muito bom e barato. Como o Cobalt embaça muito os vidros, após a aplicação o resultado foi espetacular.

Limpa pneus Wurth - Uma espuma com silicone que limpa e dá ar de novo aos pneus.

Impermeabilizante Wuth - Esse ficou um pouco caro, pois precisa de duas latas para fazer todos os bancos, ficando ao todo R$ 79,00.

Final Polishing Wurth - Cera liquida, para ser aplicada após a próxima lavagem.

5 panos de microfibra Wurth - O paninho caro! R$ 8,00 cada...

Total da brincadeira R$ 192,30..

Resumindo, acho que virei sócio da Wurth...
Imagem

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda

por Edcezar » 24 Mar 2014, 11:39

Gente,

nos dois proximos finais de semana, preciso dar um trato no meu celta e no gt, já tenho uma boa lista, mas queria algo pros plasticos internos e queria saber qual da megs vcs já usaram e recomendam:

então será:

Lavagem com gold da megs,
Descontaminação, QD e claybar megs,
Glaze da Mothers
Selante da Linconl plc
Collinite 476
Tok final, m34 da megs

Também devo fazer o couro, alguem já usou o limpador e condicionador da Lexol ? è bom ? To achando o da megs muito fraco, tenho de fazer a cada dois meses...

e pro motor, tenho um apc da perol, um wd genérico, e uns pinceis, precisa de mais alguma coisa ? usarei um pulverizador guarany...

Pro teto, usarei o tuff stuff, não está muito sujo, mas não quero que fique preto pra limpar né ???

e pra terminar, vcs sabem o nome daquele produto que o pessoal jogam nas caixas de rodas no lava rápdio ? estou usando oleo diesel diluido 1/2 com agua, mas o cheiro ainda continua forte, o resultado é bom, mas acho meio zuado...

Isso vai render, fazer tudo no braço...

:13:

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 24 Mar 2014, 11:58

Edcezar escreveu:Gente,

nos dois proximos finais de semana, preciso dar um trato no meu celta e no gt, já tenho uma boa lista, mas queria algo pros plasticos internos e queria saber qual da megs vcs já usaram e recomendam:

então será:

Glaze da Mothers
Selante da Linconl plc
Collinite 476
Tok final, m34 da megs

Também devo fazer o couro, alguem já usou o limpador e condicionador da Lexol ? è bom ? To achando o da megs muito fraco, tenho de fazer a cada dois meses...

e pro motor, tenho um apc da perol, um wd genérico, e uns pinceis, precisa de mais alguma coisa ? usarei um pulverizador guarany...

Pro teto, usarei o tuff stuff, não está muito sujo, mas não quero que fique preto pra limpar né ???

e pra terminar, vcs sabem o nome daquele produto que o pessoal jogam nas caixas de rodas no lava rápdio ? estou usando oleo diesel diluido 1/2 com agua, mas o cheiro ainda continua forte, o resultado é bom, mas acho meio zuado...

Edcezar,

Ta no caminho certo...
Só acho que vai haver desperdício de produto.
Após a descontaminação, o Glaze e a Collinite já farão um belo trabalho. Se quiser dar um plus, após a descontaminação, pode aplicar um polidor de baixa abrasividade antes de vir com o glaze e cera.

PLC e o Tok Final, pode dispensar... Até porque, o PLC quando aplicado à mão não dá resultado.
E tok final após encerar não melhora em nada.

No couro, lexol vai muito bem.
Se quiser algo no mesmo nível, pode ir de mothers que também apresenta bons resultados.

O APC da perol é um pouco fraco. Se o motor não estiver muito sujo, ele dá conta.
Se a coisa estiver feia, ai precisa de algo mais forte. Gosto do limpa motor da autoshine. Esse limpa bem (é bem forte) e custa barato (R$ 10 / 500ml).
Antes de lavar, aplique o WD em todos os conectores. Ele repele a água e protege contra oxidação.

Pro teto, tuff stuff é campeão! Pode usar sem medo, pois ele limpa bem e não agride o tecido.
Lembre-se de espirrar o produto e deixar agir até a espuma desfazer.
Não use escovas, apenas um pano de microfibra umedecido.
A cada passada de pano, lave-o em um balde apenas com agua, pois o TuffStuff tira muita sujeira!

Nas caixas de roda, nada de diesel! O diesel resseca borrachas...
Para deixar a caixa de roda novinha, retire a roda e lave bem com o limpa motor, usando pinceis e escovas.
Depois que estiver tudo limpo, aplique silicone em spray. Pode ser de qualquer marca.
O silicone ajuda a dar aquela aparência de novo, e por ser um micro-óleo e desmoldante, vai reter as sujeiras e facilitar a retirada na próxima lavagem.

Abs!

Garagens:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 24 Mar 2014, 12:02

Alcir Andreoni escreveu:Aquisições do final de semana:

Anti-embaçante de Wurth - Muito bom e barato. Como o Cobalt embaça muito os vidros, após a aplicação o resultado foi espetacular.

Limpa pneus Wurth - Uma espuma com silicone que limpa e dá ar de novo aos pneus.

Impermeabilizante Wuth - Esse ficou um pouco caro, pois precisa de duas latas para fazer todos os bancos, ficando ao todo R$ 79,00.

Alcir,

Bela aquisição!
A Wurth é uma empresa de alto nível. Praticamente tudo que fazem é bem feito, tipo uma 3m.

Gosto muito da linha de lubrificantes deles. Eu tinha a linha toda pra fazer revisão na moto.
A linha de car-care, apesar de boa, acho um pouco cara.

Abs!

Garagens:
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Mar 2014, 12:13

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Aquisições do final de semana:

Alcir,

Bela aquisição!
A Wurth é uma empresa de alto nível. Praticamente tudo que fazem é bem feito, tipo uma 3m.

Gosto muito da linha de lubrificantes deles. Eu tinha a linha toda pra fazer revisão na moto.
A linha de car-care, apesar de boa, acho um pouco cara.

Abs!

Até que não!

Só achei um pouco mais caro o impermeabilizante, pois precisou de duas latas, e os panos de microfibra.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 24 Mar 2014, 12:18

Agora vendo no site da Wurth, descobri que fui garfado em R$ 10,00 pelo vendedor, pois o Impermax sai por R$ 28,99 cada e ele me cobrou R$ 39,00 cada...
Imagem

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda

por Edcezar » 24 Mar 2014, 12:21

rgapski escreveu:
Edcezar escreveu:Gente,

então será:

Glaze da Mothers
Selante da Linconl plc
Collinite 476
Tok final, m34 da megs

Edcezar,

Ta no caminho certo...
Só acho que vai haver desperdício de produto.
Após a descontaminação, o Glaze e a Collinite já farão um belo trabalho. Se quiser dar um plus, após a descontaminação, pode aplicar um polidor de baixa abrasividade antes de vir com o glaze e cera.

PLC e o Tok Final, pode dispensar... Até porque, o PLC quando aplicado à mão não dá resultado.
E tok final após encerar não melhora em nada.

No couro, lexol vai muito bem.
Se quiser algo no mesmo nível, pode ir de mothers que também apresenta bons resultados.

O APC da perol é um pouco fraco. Se o motor não estiver muito sujo, ele dá conta.
Se a coisa estiver feia, ai precisa de algo mais forte. Gosto do limpa motor da autoshine. Esse limpa bem (é bem forte) e custa barato (R$ 10 / 500ml).
Antes de lavar, aplique o WD em todos os conectores. Ele repele a água e protege contra oxidação.

Pro teto, tuff stuff é campeão! Pode usar sem medo, pois ele limpa bem e não agride o tecido.
Lembre-se de espirrar o produto e deixar agir até a espuma desfazer.
Não use escovas, apenas um pano de microfibra umedecido.
A cada passada de pano, lave-o em um balde apenas com agua, pois o TuffStuff tira muita sujeira!

Nas caixas de roda, nada de diesel! O diesel resseca borrachas...
Para deixar a caixa de roda novinha, retire a roda e lave bem com o limpa motor, usando pinceis e escovas.
Depois que estiver tudo limpo, aplique silicone em spray. Pode ser de qualquer marca.
O silicone ajuda a dar aquela aparência de novo, e por ser um micro-óleo e desmoldante, vai reter as sujeiras e facilitar a retirada na próxima lavagem.

Abs!

Nossa, que legal,

o glaze da mothers, segundo o frasco, tem selante também...

tenho um compound da megs, uso antes do glaze ???

Vi esse limpador da autoshine, já que recomendou beleza,

ainda bem que o diesel já acabou, nem compro mais hehehe...

1054 mensagens