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Vectra BMotor não pega ou falha com nível baixo de combustível

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santiliano
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Vectra B falhando quando chega perto da reserva

por santiliano » 20 Nov 2020, 17:45

Boa tarde pessoal!

Tenho este problema desde que comprei o carro, e já vi que parece ser algo crônico do modelo. Tem bastante debate sobre isso na internet (inclusive aqui no fórum) mas nem sempre a solução é a mesma.

Quando a gasolina chega perto da reserva, o carro começa a falhar quando faço curvas, passo em desníveis, acelero um pouco mais forte, etc.
Fora isso o carro funciona corretamente, as falhas parecem só ocorrer quando a gasolina "balança" dentro do tanque.

Já rodei bastante com ele na reserva pra testar e a gasolina não acabou, portanto não acho se tratar de problema na marcação.

Pra "resolver" o problema sempre abasteço antes de chegar neste ponto, mas esses dias resolvi dar uma fuçada pra tentar entender o que acontece, e gostaria da ajuda de vocês.

Abrindo o compartimento da bomba, vi que a mangueira de retorno não é original e está num estado bem ruim.
Não consegui desmontar mais que isso, mas olhando lá pra dentro já consegui ver que ela está bem ressecada.

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Queria entender melhor este sistema, sei que a mangueira preta é a mangueira de retorno, e que ela vai pra baixo do copo onde fica a bomba, mas não sei ao certo como funciona.

Imagino que o retorno seja responsável por alimentar copo da bomba com combustível, talvez a mangueira ressecada esteja rompida em algum ponto, jogando a gasolina de volta pra dentro do tanque e não no copo, e de alguma forma isso faz com que a bomba não tenha combustível suficiente quando o nível do tanque está mais baixo.

Faz sentido isso?

Se eu tiver falando asneira me perdoem hehe

Almeidão
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Vectra B falhando quando chega perto da reserva

por Almeidão » 21 Nov 2020, 13:49

Sobre o problema cronico eu não posso aceitar porque o meu não é assim. Sobre a mangueira de retorno ela tem que ser perfeita e tem uma especie de válvula e você pode tirar toda pra fora porem soltando a mangueira de retorno na tampa. O copo onde entra a estrutura da bomba fica preso no fundo e tem uma entrada de gasolina para não deixar faltar no local onde está bomba verificar este local que é quadradinho. Por outro lado o copo onde a bomba entra tem uma regulagem para colocar a bomba o mais profundo possível, são 3 pontos de regulagem e eu consigo ver um deles na primeira foto no dedo anelar esquerdo. Eu acho que você deveria soltar o retorno e tirar a bomba inteira pra fora e verificar onde a bomba fica no funco se tem muita sujeira inclusive no pre filtro que é uma peneira na bomba. Esta peça do fundo onde entra a bomba ela é fixada no fundo do tanque, tente movimentar ela pra ver se está totalmente fixada. Mas uma observação esta mangueira de retorno apesar de ser necessário, ela nem sempre retorna gasolina e quando retorna é muito pouco a não ser quando você desce engrenado e solta o acelerador ai ela retorna um pouco mais, em funcionamento direto, dificilmente retorna algo.

1 - Muito importante se você tirar a mangueira de plastico, terás que colocar uma outra nona e na pressão para não dar entrada de ar
2 - Ao colocar a bomba no local, tenha certeza que ela encaixou 100% correto.
3 - Para trocar a mangueira de retorno tem que tirar o copo do fundo que é encaixado e não muito fácil para tirar e a mangueira de retorno pode ser uma desta de
plastico porem nova e o meu é assim.
4 - Para tirar o fundo, será preciso soltar a boia, apesar de ser fácil, tenha certeza que ela foi encaixada corretamente ao remontar la.
5 - depois de tudo encaixado, use bastante vaselina neste anel de borracha, coloca ele no tanque e depois coloque a tampa

Mas uma vez, não é crônico é mecânico ruim que fez o serviço e por ter duas mangueiras diferentes ai então está claro que já foi mexido.
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Ju_Bueno
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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Ju_Bueno » 23 Nov 2020, 10:22

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Tem bastante debate sobre isso na internet (inclusive aqui no fórum) mas nem sempre a solução é a mesma.

Fundi todos os tópicos sobre o assunto. Agora os comentários sobre o assunto ficarão mais fáceis de serem encontrados.
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Almeidão
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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » 24 Nov 2020, 10:06

Olhando ai pra trás e tem muita informações corretas e que não trás ajuda muito, inclusive de minha parte. Pesquisando melhor percebi que o Copo preso no fundo do tanque é primordial que esteja perfeito e por outro lado a válvula de retorno também deve está em pleno funcionamento neste copo. Ao retirar gasolina do tanque do meu carro e colocando uma mangueira grossa dentro deste copo, ele esvazia mesmo com o tanque cheio e logo volta a encher. Sinceramente não consigo explicar a verdadeira função deste copo que deve está perfeito para que o sistema não falhe. Lembro que para tirar este copo me ensinaram a usar a pressão nele e já tirei uma vez assim, porem a possibilidade de quebrar ou rachar de muito grande, sem contar com a válvula de retorno que tem nele que sinceramente eu nunca pensei que fosse atrapalhar em algo. Mas tenho a certeza que se ele estiver mal encaixado, rachado ou com a válvula de retorno entupida tudo pode acontecer de ruim no funcionamento.

Este vídeo abaixo mostra a importância deste copo e algo interessante partir dos 5 minutos e com certeza quem quebrou ele foi um mecânico qualquer.

https://www.youtube.com/watch?v=Q7AD705p3PU
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santiliano
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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por santiliano » Ontem, 15:34

Boa tarde, e obrigado novamente pelas respostas Almeidão!

Assim que eu tiver um tempo vou dar mais uma mexida pra tentar tirar aquele copo e ver o estado dele.
Quando eu for abrir, já queria trocar a mangueira de retorno, sabe onde encontro essa de plástico igual a original pra comprar?

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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » Ontem, 17:48

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, e obrigado novamente pelas respostas Almeidão!

Assim que eu tiver um tempo vou dar mais uma mexida pra tentar tirar aquele copo e ver o estado dele.
Quando eu for abrir, já queria trocar a mangueira de retorno, sabe onde encontro essa de plástico igual a original pra comprar?


Eu acho a de plástico muito boa mas é complicada para ser colocada, deve ter paciência ir empurrando mesmo ela não querendo ir e tomar cuidado para não quebrar nada, mesmo na internet ensinando aquecer ela para colocar, nunca se deve fazer isto porque ela perde a vedação. Eu uso ela mas estou ciente que ao tirar la tenho que colocar outra, por isto eu acho que se a sua tiver ruim você deveria usar outra igual de borracha isto no retorno, porque na saída da bomba a de plástico sempre e nunca tirar sem usar uma outra nova e para voce tirar tudo dali não precisa soltar a saída da bomba. Esta é minha opinião e no mercado livre você acha as duas. A de borracha pode soltar e recolocar.

Esta é a principal, pode usar tambem como retorno

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gJe3_D_BwE
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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por chirola » Ontem, 18:34

esse copo nao consegui tirar cuando troque a bomba e pra nao facer cagada nao mexi , dificilmente meu carro chega na reserva uma vez deixe ele ate acender a luz de reserva so para ver se funcionaba mais concordo com o almeidao que o problema nao e cronico nao note falha no carro as poucas veses que rodo na reserva , uma bomba de gasolina fraca ou cansada poderia facer que volte menos gasolina pelo retorno .

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Motor não pega ou falha com nível baixo de combustível

por Almeidão » Hoje, 10:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje esse copo nao consegui tirar cuando troque a bomba e pra nao facer cagada nao mexi , dificilmente meu carro chega na reserva uma vez deixe ele ate acender a luz de reserva so para ver se funcionaba mais concordo com o almeidao que o problema nao e cronico nao note falha no carro as poucas veses que rodo na reserva , uma bomba de gasolina fraca ou cansada poderia facer que volte menos gasolina pelo retorno .


Este copo só se deve tirar para trocar mangueira de retorno ou para trocar ele tipo tiver estragado ou se o carro der problema e precisa ser averiguado. Eu tirei o meu uma vez e um cara aqui de um desmanche diz que basta forçar para um lado que ele solta, mas não é bem assim ele tem 4 garras de encaixe no fundo do tanque que com muito cuidado fui colocando chave de fendas para manter as garras soltas e assim saiu fácil. Engraçado que depois vi um vídeo de um fazendo isto e parece que ele teve a mesma ideia kakakakakak
É impossível trocar a mangueira de retorno sem tirar ele fora.

Sobre ele se manter cheio sinceramente ainda não entendi e o retorno com certeza não é porque se a subida for longa tipo uma aqui com 5 KM, com certeza se dependesse do retorno ela acabaria. No meu eu testei colocando uma mangueira bem grossa no copo e ela puxava muito rápida e esvaziava o e logo ele enchia outra vez.
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