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Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
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Almeidão
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 11 Out 2019, 14:03

Para quem tem experiencia para olhar o pistão irando a primeira vela, levantando o lado direito do carro e colocando uma quinta, ainda tem um porém e isto poderá talvez tirar duvidas de uns que ainda não fizeram isto.
1 - Lembrar sempre que embaixo dá duas volta enquanto em cima gira uma, portanto não quer dizer que estando embaixo no ponto em cima vai está de imediato, as veze é preciso girar duas vezes em baixo para chegar no ponto em cima.
2 - Nunca, mas nunca mesmo gire em cima para acertar embaixo, se fizer desta forma a correia pula e sai do ponto e podem já enfraquecer ela antes de usar.
3 - Ao olhar o pistão pela local da vela primeiro cilindro, aliás fica melhor colocando uma chave de fendas ali, girar a roda direita pra frente, lado direito levantado e ele em quinta até a chave subir no máximo, volta um pouquinho e tenha a certeza quando ela parou de subir, este é o ponto correto. Mas tomem cuidado porque o ponto superior, chega, para e desce, tem que ser quando o pistão chega, se errarem ele fica um dente atrasado e é exatamente o momento que ele dá a paradinha antes de começar a descer.

Caso tenha que mexer muito, tipo gira pra frente, gira pra trás etc, é possível que um ou mais tuchos poderão esvaziar, só deixar funcionando depois sem acelerar que ele parará de bater.
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 11 Out 2019, 14:58

fique pensando no asunto e nao sei se seria um erro da gm a marca da polia , acredito que tenha sido mais um tema de evoluçao, pensando lembre do chevette que na polia do bira tem graduaçao de avanço do birabrequim para colocar no ponto ou os motores AP da volks que tem a graduaçao de avanço no volante do motor.
geralmente entre 8 e 16 graus , o avanço do vira vai depender do comando ponto de igniçao e alimentaçao e no caso de motores que sao utilizados em varior carros muda o comando favorecendo torque em media ou baixa rotaçao dependendo o uso do vehiculo lembra que o motor do vectra tem varias verçoes com diferentes potenças o que poderia explicar as diferentes marcas nas polias.
em carros de alta performance se utilisam polias de comando regulavel e a regulagem e geralmente um dente para frente ou um dente para trasdeixando a posivilidade de utilisar pontos intermeios , os volvo 5cilindros tem polias regulaveis nos comandos e tem mexanico burro que acha que e a folga que pode ter caso erre o ponto, e so puxar umpouquinho para tras a polia foi uma das que escute de um mexanico encuanto colocaba um volvo 5cilindros turbo no ponto.
para evitar problemas desse tipo a maioria dos carros so tem uma marca fixa, evitando erros, e mesmo asim tem mexanico que erra.

foto da polia do chevete paraentender o que falo
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 11 Out 2019, 14:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para quem tem experiencia para olhar o pistão irando a primeira vela, levantando o lado direito do carro e colocando uma quinta, ainda tem um porém e isto poderá talvez tirar duvidas de uns que ainda não fizeram isto.
1 - Lembrar sempre que embaixo dá duas volta enquanto em cima gira uma, portanto não quer dizer que estando embaixo no ponto em cima vai está de imediato, as veze é preciso girar duas vezes em baixo para chegar no ponto em cima.
2 - Nunca, mas nunca mesmo gire em cima para acertar embaixo, se fizer desta forma a correia pula e sai do ponto e podem já enfraquecer ela antes de usar.
3 - Ao olhar o pistão pela local da vela primeiro cilindro, aliás fica melhor colocando uma chave de fendas ali, girar a roda direita pra frente, lado direito levantado e ele em quinta até a chave subir no máximo, volta um pouquinho e tenha a certeza quando ela parou de subir, este é o ponto correto. Mas tomem cuidado porque o ponto superior, chega, para e desce, tem que ser quando o pistão chega, se errarem ele fica um dente atrasado e é exatamente o momento que ele dá a paradinha antes de começar a descer.

Caso tenha que mexer muito, tipo gira pra frente, gira pra trás etc, é possível que um ou mais tuchos poderão esvaziar, só deixar funcionando depois sem acelerar que ele parará de bater.

verdade tem gente que tem menos experiencia e coloca pelo terceiro cilindro.
e vc esta correto como sempre almeidao o ponto e com o pistao no topo apenas atige o limite do curso
vlw a explicaçao

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TGDS89
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 30 Set 2020, 15:52

Olá prezados. Me cadastrei ontem a noite no Clube e sou feliz recém proprietário de dois Vectras GLS que acabei de comprar há 3 semanas.

Está é minha primeira interação, logo de cada já tenho uma dúvida referente a esse topico.

Um dos Vectras, teve a capa da correia dentada trocada por uma não genuína. Ela possui a marca da polia de acessórios. A minha polia interna é que possui a marca fora da rosca do parafuso. Quando em PMS, tanto a polia interna quanto a externas ficam em suas respectivas marcas.

O problema é que essa capa paralela que foi posta, não possui a marca do comando de válvulas. Como posso saber o ponto exato do comando sem essa marca?

Eu possuo um Logus 1.6 AP onde eu sempre acerto o ponto do comando pelo cruzamento de válvulas e PMS. Depois ajusto o ponto de centelha no distribuidor.

Mas o motor do Vectra já possui roda fônica e sensor de fase. Ou seja, a ECU controla o ponto de ignição. Isso tá me confundindo a cabeça. Pelo o que vi hoje de manhã, o GM F2 com comando H não é acertado pelo cruzamento de válvulas, pois a marca da polia da árvore de cames, não fica perto do cruzamento. E agora?

Almeidão
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 30 Set 2020, 16:23

TGDS89 escreveu:Fuente del Mensaje Olá prezados. Me cadastrei ontem a noite no Clube e sou feliz recém proprietário de dois Vectras GLS que acabei de comprar há 3 semanas.

Está é minha primeira interação, logo de cada já tenho uma dúvida referente a esse topico.

Um dos Vectras, teve a capa da correia dentada trocada por uma não genuína. Ela possui a marca da polia de acessórios. A minha polia interna é que possui a marca fora da rosca do parafuso. Quando em PMS, tanto a polia interna quanto a externas ficam em suas respectivas marcas.

O problema é que essa capa paralela que foi posta, não possui a marca do comando de válvulas. Como posso saber o ponto exato do comando sem essa marca?

Eu possuo um Logus 1.6 AP onde eu sempre acerto o ponto do comando pelo cruzamento de válvulas e PMS. Depois ajusto o ponto de centelha no distribuidor.

Mas o motor do Vectra já possui roda fônica e sensor de fase. Ou seja, a ECU controla o ponto de ignição. Isso tá me confundindo a cabeça. Pelo o que vi hoje de manhã, o GM F2 com comando H não é acertado pelo cruzamento de válvulas, pois a marca da polia da árvore de cames, não fica perto do cruzamento. E agora?


Infelizmente as capas vem sem estas marcas, mas o pessoal erra tanto que é melhor não vir e você pode fazer. Sobre a polia inferior externa já nçao se pode confiar porque com pouco tempo ela gira por cima da borracha e já fica fora, pelo menos as mas novas que troquei fizeram isto.

Para você obter a marca correta em cima você fica de frente com a polia e considerar a segunda marca como linha que tem a tampa do óleo, da esquerda para direita. Olha no link abaixo que tem uma marca rocha, não é nesta marca é na linha esquerda dela. Considerar a marca rocha que está na polia.

viewtopic.php?f=39&t=2397
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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por chirola » 30 Set 2020, 18:27

doido ne confunde mesmo se colocar na marca das capas ou do bloco muda , no 16v ja nao tem muito o que errar eu sempre utilizo a marca da bomba de oleo em baixo e em cima as duas polias do comando retas pra cima e tem duas marcas que apontam para o meio e ficam allinhadas entre si ,
tipo asim !_ _! duas marcas paara cima e duas pro meio .
no 8v geralmente eu coloco na marca da bomba de agua embaixo e reta pra cima no comando sempre usando a marca da polia interna do birabrequim tipo linha reta uma marca para baixo (bira e a outra para cima (comando) estica e gira o motor duas voltas com a chave na mao para asegurarse que nao mexeu ao esticar e um erro comum que bem de longa data tensar e o comando volta um pouquinho .

no ap coloco o pistao em pms me guiando com uma chave de fenda pelo buraco da vela , o comando alinhado com o cabeçote do lado esquerdo e se for MI tem que colocar na marca o eixo da polia auxiliar que mexe o distribuidor ela tem ponto e se colocar ela certinho (coloca reta pra cima e gira 45graus a lado da mao dereita , tem marca ) o distribuidor fica bem alinhado na marca dele e o carro fica mais economico faz um efeito de sensor de face.

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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 01 Out 2020, 00:45

Minha cabeça está tão cheia nessas últimas semanas que não me atentei nas imagens que o Almeidão postou no início do tópico. Na segunda foto é claro que a marca de referência da capa original está alinhada a segunda das quatro linhas que compõem o desenho da tampa de válvulas. Comi bola nisso.

Então, olhando a polia de frente, basta alinha-la a segunda linha da tampa de óleo, contando da esquerda para a direita. Show.


O Comando H dos motores do Vectra são assimétricos de padrão duplo. Por isso não identifiquei onde ocorria o cruzamento de válvulas (também conhecido como Overlap).

Vou colocar o bichão no ponto numa próxima oportunidade. No PMS, a marca de referência do comando de válvulas está apontado para o meio do motor.

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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por TGDS89 » 06 Out 2020, 01:54

Boa noite senhores. O leigo teve ajuda deste tópico e mais um Vectra está rodando com o motor suave e macio. Muito obrigado!

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por chirola » 06 Out 2020, 12:25

TGDS89 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite senhores. O leigo teve ajuda deste tópico e mais um Vectra está rodando com o motor suave e macio. Muito obrigado!


show de bola , mais um vectra nas ruas , parabens

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Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Ju_Bueno » 07 Out 2020, 15:06

Puxa, achei que já tivesse relatado nesse tópico, mas não...

Não sei se há similaridades do Vectra com o Monza 89 nesse quesito, mas meu pai, após meses ter adquirido o SL/E 89 dele, resolveu trocar de mecânico. Assim que ele entrou com o carro no barracão do novo mecânico - que na época era muito bem falado na cidade - o mecânico afirmou pro meu pai que o motor estava fora de ponto - sem mesmo terem conversado antes.

E estava mesmo! Meu pai, coitado, só andava de fusquinha até então, nem se deu conta de que o Monza não estava rendendo todo o potencial que tinha. Tínhamos até feito uma viagem de uns 1500 km. Mas a diferença foi gritante depois de acertado. Daí que ele foi se dar conta da nave que tinha em mãos.
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08/2008-09/2011: Gol LS 1986
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por Almeidão » 07 Out 2020, 16:25

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Puxa, achei que já tivesse relatado nesse tópico, mas não...

Não sei se há similaridades do Vectra com o Monza 89 nesse quesito, mas meu pai, após meses ter adquirido o SL/E 89 dele, resolveu trocar de mecânico. Assim que ele entrou com o carro no barracão do novo mecânico - que na época era muito bem falado na cidade - o mecânico afirmou pro meu pai que o motor estava fora de ponto - sem mesmo terem conversado antes.

E estava mesmo! Meu pai, coitado, só andava de fusquinha até então, nem se deu conta de que o Monza não estava rendendo todo o potencial que tinha. Tínhamos até feito uma viagem de uns 1500 km. Mas a diferença foi gritante depois de acertado. Daí que ele foi se dar conta da nave que tinha em mãos.


Eu tive um Monza Classic 2.0 duas portas por onze anos e muitas trocas de correias nele e as polias deles são iguais a do Vectra, Kadett, Omega, S10 etc, não sei se eram todos. Não cheguei ver este erro em um Monza, mas com certeza que cabe as duas polias interna nele tanto a certa pra ele quanto a errada pra ele então a possibilidade de ter este erro é grande. A minha do meu carro já constatei é a do Vectra 16V.
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