Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

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ArnaldoRj
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 11 Jan 2015, 16:34

Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.
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Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:11

ase-le escreveu:Obrigado pela rápida resposta, Almeidão

No momento de colocar a correia, eu não usei 3 pontos para referência, fiz como você informou: polia de cima na marca da capa e polia de baixo (externa) também na marca da capa externa, igual a da primeira foto do post. O problema é que desta forma, a marca da polia inferior interna ficou na marca da carcaça da bomba de óleo e não um pouco pra direita (sentido anti-horário) como no seu desenho. Se eu coloco a polia de baixo interna da forma como está no seu desenho, a polia externa fica fora da marca da capa externa, ao contrário do que você mencionou. O que você me aconselha, fazer como está no seu desenho e desconsiderar a marca da polia inferior externa?
Devo dizer que o carro do jeito que está, até anda bem, mas quando afundo o pé ele não dá aquele pulo pra frente que eu acho que deveria dar.


Ele está fora do ponto, pode fazer igual ao desenho e desconsiderar a marca que voce tem na sua polia que pode está errada. Observe que a marcha lenda do seu carro deve está oxilando muito por isto.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:21

ArnaldoRj escreveu:Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.


É viável se o mecânico for bom e bem sensível, porque ao colocar a chave na entrada da vela e conferir se o primeiro cilindro está no alto que é o correto para o ponto. Mas há um porém, não é está somente no alto é ser sensível para perceber quando o pistão chega no alto, isto porque ele chega e ao continuar girando ele pára e roda um dente inteiro para começar a descer devido ao pêndulo da biéla. Se ele colocou no momento que chegou, estaria certo, caso contrário continuará errado.

O correto neste caso é colocar a chave no orifícil da vela assim que chegar no alto colocar a correia e logo depois conferir a marca de cima com a capa interna e embaixo com ca marca da carcaça, só que na carcaça a polia ficará um dente pra frente, ou seja a polia girada um dente sentido anti horário.

Sinceramente, eu não vejo dificuldade nenhuma em acertar este ponto e não sei porque erram tanto.
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sergiodoo
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por sergiodoo » 21 Fev 2015, 22:25

Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Fev 2015, 11:59

sergiodoo escreveu:Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????


Não, a minha só tem uma marca. Para quem tiver dúvida, é só seguir a marca que fica quase na direção do pino trava do comando, este pino que fica acima da porca que prende a polia. A marca do Vectra fica quase reta nele, porém um pouquinho para esquerda, dá uma olhada na pagina um deste tópico, na terceira foto e entenderás o que eu falo. Se a sua tem mais de uma marca, segue a que está igual a esta foto e dará certo, mas a polida do Vectra não tem estas opções, acredito que a do seu caro que está com uma polia opcional, não é original. Não quer dizer também que ela seja ruim ela só confunde e nada mais.

Ainda reforço e isto já escrevi ai pra trás, o ponto dele e a maior distancia entre as marcas das polias sem contar marca de carcaça ou outra coisa. O exemplo é: Você colocar uma linha nesta marca em cima e medir até a marca debaixo aquela que todos pões na carcaça do motor, se você encontrar o maior espaço, aí é o ponto. Mas convenhamos, fica mais fácil seguir o desenho que passei que já está ali a maior distancia em linha reta entre uma marca e outra, ou usar as marcas que estão nas capas protetoras.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 10:50

Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 23 Fev 2015, 12:15

Mantenedor escreveu:Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

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Antes de tirar a correia, voce coloca ele no ponto, assim ela volta onde você parou. Um detalhe, este tec tec é muito perigoso se estiver realmente vindo da correia, isto as vezes quer dizer que um dente dela foi para o espaço e se isto ocorreu, não demora e irão mais 3 de uma porrada só e ai estraga tudo.

Checa bem a correia a ver se não é ela o problema ao invéx do esticador

Sds
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 13:35

Então , verifiquei a correia esta em bom estado , e não tem muito tempo que fiz o motor , janeiro de 2014 , rodo muito pouco !
Acho que o tensionador merece uma atenção também ! Este tec. Tec as vezes aparece e as vezes some! Mas vou encostar o carro para dar uma olhada melhor . Como nunca fiz a troca das correias vou deixar por enquanto para quem sabe das coisas.

Obrigado

Abraço

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 24 Fev 2015, 18:08

Na minha polia do comando também tem essas duas marcações e com dois locais para encaixar o pino do comando, mas dá para perceber ângulos diferente entre as duas marcações. O correto seria usar a marcação MPFI, é como roda no meu. Já peguei o meu assim.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por wagnerjose silva » 25 Fev 2015, 19:17

ola amigos boa noite , hoje tive que trocar o sensor de rotação e resolvi dar uma olhada nas marcações da correia dentada como eu tinha trocado a pouco tempo , e ainda não tinha visto esse topico todas que eu colocava era o jeito errado ou seja marca da polia do comando no corte da capa e a polia do virabrequim na bomba de oleo , como tava com tempo resolvi mudar e colocar do jeito certo , o carro melhorou esta mais silencioso e não treme tanto , amanha vou dar umas voltas p ver como ficou e alta rotação e o torque posto depois o resultado segue fotos de como ficou
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agradeço pela otima dica do Almeidão e isso ai vivendo e aprendendo !!!!

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Fev 2015, 08:07

Verás que o carro é mais ágil, mais economico, mais forte, ou seja tudo mais. SEMPRE DIGO, ISTO NÃO É INVENÇÃO MINHA E NEM DICA É O PONTO CORRETO DE MONTAGE DA FÁBRICA E POR ERROS NA TROCA DA CORREIA DENTADA, COLOCAM ELE UM DENTE ATRASADO. Lembro ainda que nas concessionária nunca vi um erro deste.

Para os leigos, lembro que olhando a ultima foto que o wagnerjose silva postou, COM A POLIA EM CIMA COMO NA FOTO DELE, EMBAIXO FICA A POLIA NA MARCA DA CARCAÇA. SE EM CIMA FICAR NA MARCA DA CAPA, EMBAIXO A POLIA FICARÁ PARA FRENTE COMO NO MEU DESENHO.

Fácil demais, e não sei porque erram tanto.

Um abraço
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 26 Fev 2015, 11:10

Almeidão nos 16 válvulas a coisa muda muito? Tem algum passo a passo com fotos para o medroso aqui! Estou curioso para saber que grilinho safado fica fazendo dentro da correa dentada , parece ruído de gaiola solta ou pista de rolamento ruim ! Some , aparece , some aparece ! Se percebe mais quando motor está em marcha lenta ou com AC. Ligado , causando peso ao motor!

Tem um vídeo que ensina como trocar a correa e o tensionador da kit de acessórios, este vai ser minha próxima tarefa .



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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Fev 2015, 12:46

Mantenedor escreveu:Almeidão nos 16 válvulas a coisa muda muito? Tem algum passo a passo com fotos para o medroso aqui! Estou curioso para saber que grilinho safado fica fazendo dentro da correa dentada , parece ruído de gaiola solta ou pista de rolamento ruim ! Some , aparece , some aparece ! Se percebe mais quando motor está em marcha lenta ou com AC. Ligado , causando peso ao motor!

Tem um vídeo que ensina como trocar a correa e o tensionador da kit de acessórios, este vai ser minha próxima tarefa .



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Este grilo pode ser um problema com o combustível, normalmente aparece com compressão alta, tipo cabeçote rebaixado ou até mesmo o ponto avançado. Bem estou falando do motor grilando, não de um ruido proveniente de uma peça com probelmas. Muitas vezes até a própria sonda sendo de má qualidade pode acontecer isto. Se voce quiser testar se é isto mesmo, coloque um pouco a mais de alcool nele, mas somente para teste então para evitar erros, deixe ele com 1/4 de gasolina e adicione uns 4 litos de alcool e funciona o carro para ver se acaba, seja qual for o resultado, depois voce completa com gasolina para diminuir outra vez a porcentagem do alcool.

Sobre trocar a correia, não tenho nada para o 16V, assim que eu se aproximar de um e deixarem, tirar uma vela do 1º cilindro e deixar eu checar, saberei como é o correto ponto que parece ser com a marcação que aparece na net, mas não posso dizer se é 100% correto sem antes ver isto. Na verdade a marca das polias superiores são centralizadas, então acho que neste caso usa se a marca da carcaça embaixo como marca inferior. Não sei nem se ele tem marca na capa externa para esta conferencia, se não tiver, então é o que tem na net mesmo.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:03

Salve Almeidão , desculpe não informar melhor sobre o meu motor! Ele é a álcool ! Não precisa de partida a frio mesmo para tempos muito frio. Eu abasteço sempre com etanol comum mas em postos de procedência, que pra mim são apenas 3 que confio aqui no meu bairro!
Quanto quero um pouco mais de agilidade na partida , adicionou de 1 a 2 litro de gasolina comum para o tanque, mas é muito raro.
Olha o vídeo :

http://youtu.be/-WC9GiZLtIs

Com relação ao grilo me referi ao som errado! O som seria aquele tec tec que mencionei em outra MS. Aparece no lado esquerdo do motor , vindo das proximidades da correia dentada.


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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:19

Almeidão , Vou lhe fazer outra pergunta: É possível retirar a tampa da correia dentada , após retirar a correia de acessórios?
Queria visualizar este tec tec , sem a tampa de proteção da correia dentada, antes de tomar a decisão de trocar o kit todo da correia dentada. O que acha?

Abraço

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 27 Fev 2015, 11:30

Sim é possivel. Solta a correia de acessório, acho que tens que tirar também a caixa do filtro de ar e pecisa soltar a polia externa embaixo. Se voce desmontar, olhe com bastante calma e confere todos os dentes dela, se tiver um faltando nem ande com o carro sem trocar a correia. Independente disto, pode ser que o esticador esteja fouxo e se for isto isto é só ajustar sem muito aperto.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:39

Olha a foto do meu motorImagem

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A pressurização é simples sai toda! Já consigo ver a correia de acessórios , pego uma chave combinada de 15 e forço o tensionador liberando correia.
Agora sim , minha duvida : Com o braço que é parafusado a frente da capa solto + a correia de acessórios tem alguma coisa que segura a tampa lá no eixo árvore ( virabrequim) por que tento puchala para cima mas acho que ela está entre o motor e a polia do vira? Se tiver sem chance não vou arriscar! Entendeu ?

Obrigado

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 27 Fev 2015, 11:46

hahahaha, seu carro é facil, não precisa tirar a caixa do filtro, mas...

A correia de acessório assim que voce froxa o esticador, chave 15 ela fica presa, então voce precisa movimentar ele outra vez para tirar a correia. No 8V, ao meter a chave 15, coloco uma coisa travando ele para tirar a correia, logo tenho que soltar para liberar a capa, é um processo de vai e vem.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:51

Então eu vi a troca da correa de acessórios em um video aqui no forum! Mas o que quero è visualizar todo o conjunto funcionando sem a tampa , dai observar de onde vem este tec tec terrível. Será que consigo retirar a tampa sem retirar a polia? Pelos meus conhecimentos , a tampa protege tanto as polias como enbaixo ! Se ela for aberta em baixo devo conseguir do contrário , não vai dar!

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 13:39

Almeidão , encontrei este tutorial na NET , lá diz que tenho que tirar a polia do virabrequim para depois retirar a tampa.

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Veja foto do curso do tensionador trabalhando correto.

De acordo com o que vi no meu motor a seta esta na posição máxima de trabalho. Resta saber se a verificar correta da seta é funcionamento ou vale também para o motor em repouso.

[img]http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/02/27/a2cdf487ba46f81054fc88d6eecfa49c.jpg[/img

Segue o link:

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... v.html?m=1
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