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Vectra AAcionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

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todiboa
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por todiboa » 27 Fev 2020, 17:22

Boa tarde amigo tem fusível sim e fica na caixa de fusíveis no cofre do motor. Nela existem 3 fusíveis de 30A verifique se algum deles está queimado.

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Ju_Bueno
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 28 Fev 2020, 07:40

Sim. Há uma caixinha próxima ao servo freio com relés (4) e fusíveis (2).
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kleberamadi85
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por kleberamadi85 » 28 Fev 2020, 07:45

Está tudo certo mais alguém coloco um de 70ap no soquete do ar, o ar aciona e ele sempre liga na velocidade 1 né e percebi que ele não ativa mais

kleberamadi85
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por kleberamadi85 » 28 Fev 2020, 08:58

Achei dois rele que comanda a ventoinha do radiador, tirei 1 a ventoinha paro 90244312 e depois tirei a segunda que e com código diferente paro, então as outras duas com mesmo código 90244312 são do ventilador interno e ar ?

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Ju_Bueno
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Ju_Bueno » 29 Fev 2020, 06:33

Eu não entendo sobre o funcionamento dos relés... o pouco que sei é que os estágios (1 e 2) das ventoinhas são controlados aí. Vamos ver se o Almeidão passa por aqui e se ele entende o esquema do Vectra A.

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danrmp
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por danrmp » 29 Set 2020, 22:31

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eu não entendo sobre o funcionamento dos relés... o pouco que sei é que os estágios (1 e 2) das ventoinhas são controlados aí. Vamos ver se o Almeidão passa por aqui e se ele entende o esquema do Vectra A.


Pelo material que tenho aqui, diz que são dois eletroventiladores, correto? Se sim, são 3 reles para fazer a ligação serie/paralelo (serie baixa velocidade, paralelo alta velocidade).

Se não for assim, aí vai ser via resistor série para limitação de corrente na primeira velocidade.

Robertocastilho
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Robertocastilho » 18 Set 2021, 19:37

Boa noite sou novo aqui !

Eu gostaria de saber se alguém pode me dar uma ajuda .

Estou com um Vectra 94 que estava com as tomadas dos ceboloes cortadas eu precisava de uma ajuda com as cores dos fios nas duas tomadas para que eu possa ligar corretamente.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Robertocastilho » 18 Set 2021, 19:40

Eu cheguei a fazer as ligações porém ao dar iguinicao no carro a as duas ventoinhas já liga e quando desligo a chave a ventoinha permanesse ligada

Willian PerformanceCar
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Willian PerformanceCar » 13 Nov 2021, 23:22

Olá pessoal sou novo no fórum então estou bem perdido kkkk..
Se eu estiver no lugar errado me desculpem...
Gente é o Seguinte Comprei um Vectra 95 mas estou perdido referente a ligações dos cebolão (interruptor térmico.. porque desativaram 1 deles.. mas eu tenho os dois e comprei os conectores e quero ligar de forma original.. os relés de 1 e 2 velocidade estão no lugar e ligados mas os fios lá dos ventiladores e do compressor desligarám e ligaram somente 1 cebolão de 95 graus com 2 pinos e o Ventilador de dentro.. algum Anana fez isso!!! Kkk
Precisava saber como vai ligada o primeiro estágio nós 2 ventiladores e como vai ligado o segundo no ventilador grande, também as ligações dos cebolões pois vi que um deles também desliga o compressor, enfim essas coisas.. ouvi falar também q tem um diodo em algum fio.. mas eu já olhei e tiraram esse diodo.. mas enfim o diodo eu coloco, eu só queria deixar original se puderem me ajudar..

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chirola
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por chirola » 14 Nov 2021, 01:15

Willian PerformanceCar escreveu:Fuente del Mensaje Precisava saber como vai ligada o primeiro estágio nós 2 ventiladores e como vai ligado o segundo no ventilador grande, também as ligações dos cebolões pois vi que um deles também desliga o compressor, enfim essas coisas..

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sao os esquemas de ligacao que achei da uma olhada para ver se da uma luz
o vectra b 97 utiliza um cebolao de 3 pines com os dois estagios nele pode adaptar e colocar 2 seboloes separados e manter a mesma ligacao , trabalha as duas ventoinhas simultaneas nas duas velocidades , e direto cuando liga o ar acho que no vectra a era similar

Almeidão
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 14 Nov 2021, 12:46

1 - Sobre o cebolão das ventoinhas se o carro não tiver ar condicionado ele tem somente um cebolão simples e não tem o segundo estágio.
2 - Nos carros com ar condicionado antes do segundo semestre de 97 tem um cebolão para desligar o ar e nem sei porque este absurdo, afinal se o motor esquenta e tem que desligar o ar você vai ficar no calor.
3 - Ventoinha grande e pequena do 97 em diante rodam sempre juntas na alta ou na baixa e não sei informar antes disto, mas acredito ser igual.
4 - Os 97 segundo semestre em diante não usa resistência nas ventoinhas, embora existam elas mas estão ali de enfeite e não sei informar antes disto.
5 - Usa se para as ventoinhas um cebolão duplo de 3 pinos e o original é o MTE 763, podendo usar também o MTE 760
6 -A ligação é simples demais porque ele comanda por negativo, no cebolão tem 3 fios o marrom é negativo, os outros dois um branco e um cinza com amarelo, tenho duvidas mas acho ser o cinza amarelo primeiro estágio se não for basta testar e inverter porque se der errado não estraga nada. Encostar o amarelo no marrom sem a chave ligada, gira as duas ventoinhas na lenta, encostar o branco no marrom com a chave ligada gira a ventoinha grande na alta, encostar os dois fios branco e amarelo no marrom com chave ligada gira as duas ventoinhas na alta. Estes fios não estraga nada se encostar acidentalmente na lata do carro, somente ligará as ventoinhas por serem negativos e esqueça os diodos.

Conseguem entender agora porque elas giram sempre juntas? O cebolão encosta o contato do primeiro estagio e liga o fio no marrom ao fio do primeiro relê que eu denominei cinza e amarelo e as duas ventoinhas na baixa entram em funcionamento , assim que aquecer mais o carro se tiver ar ligado e em transito lento o contado do segundo estagio encosta no fio branco do segundo estágio e como o primeiro está ativado seria como encostar os 3 fios juntos e assim entram as duas no segundo estágio. Lembrando que o segundo estagio não entram sem o ar ligado, se isto acontecer é porque tem problemas no sistema e mesmo se entrar não pode passar de um minuto funcionando. Lógico, irá descansar e voltar caso seguir aquecendo e este minuto é o suficiente para baixar a temperatura lá perto dos 80 se não tiver acontecendo isto, tem problema no sistema.

Eu não sei te informar 100% como funciona o que desliga o ar, mas se seu carro tiver normal este segundo cebolão ficará de enfeite e se ele tiver anormal ele não salvará seu motor e assim permanece ele de enfeite.
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por itamar_73 » 09 Jan 2022, 17:07

Boa tarde Senhores,

MInha primeira postagem como membro desse fórum.

Meu Vectra 95 com Ar já liga de chapa no segundo estágio e somente a Ventoinha do lado interno, no caso a maior e a de fora nem liga.
Andei dando umas pesquisadas pela internet afora e lí algo sobre testar o Relè do primeiro estágio com o carro desligado.
Pois bem, abri o relè do primeiro estágio e fechei o contato e ambas as ventoinhas ligaram bem calmas no primeiro estágio.
Gostaria muito de saber quem seria o dispositivo que aciona o primeiro estágio deles.
Será o outro cebolão?

Comprei o carro final do ano passado e já estava assim, agora que fui mexer que descobri mais essas coisinhas.

Obs: O cebolão deu pau semana passada e tive que trocar, está novo.

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 09 Jan 2022, 19:01

itamar_73 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Senhores,

MInha primeira postagem como membro desse fórum.

Meu Vectra 95 com Ar já liga de chapa no segundo estágio e somente a Ventoinha do lado interno, no caso a maior e a de fora nem liga.
Andei dando umas pesquisadas pela internet afora e lí algo sobre testar o Relè do primeiro estágio com o carro desligado.
Pois bem, abri o relè do primeiro estágio e fechei o contato e ambas as ventoinhas ligaram bem calmas no primeiro estágio.
Gostaria muito de saber quem seria o dispositivo que aciona o primeiro estágio deles.
Será o outro cebolão?

Comprei o carro final do ano passado e já estava assim, agora que fui mexer que descobri mais essas coisinhas.

Obs: O cebolão deu pau semana passada e tive que trocar, está novo.


Com certeza alguém mudou alguma coisa ai e desligou algo para entrar direto o segundo estágio. Muito errado isto porque isto prejudica o sistema e a possibilidade de colar o relê e torrar o local onde ele é encaixado é grande e se isto acontecer vai desligar o ventilador e pode ferrar seu motor. Eu não sei bem como é o sistema do Vectra A, mas sei com certeza que o segundo estágio tem como máximo de funcionamento 1 minuto e este tempo tem que baixar a temperatura perto dos 80, desligar e volta a ligar quando ela subir outra vez lá pelos 90º ou um pouquinho mais. E jamais o sistema liga o segundo estágio com o ar desligado e sempre funcionam juntas as duas ventoinhas.
O que aciona as ventoinhas são os cebolões e acredito que você tenha ai um duplo desativado ou tiraram o duplo que é caro e colocaram um simples, por isto só funciona a ventoinha de dentro. O cebolão leva sinal negativo até os relês e se o sistema do primeiro estagio estragar, entra o segundo estagio para defender,porem, somente a ventoinha interna, isto porque as duas são conjugadas, quando morre um só funciona uma.
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por chirola » 09 Jan 2022, 22:54

VC consegue testar no plog do cebolão direto como Almeida o falo soa e fios no cebolão duplo um e do chicote e os outros dois vão ate os reles um para cada estagio, VC consegue com um clip , arame ou fio testar os dois estágios lá no plug se algum não ativar fica mais fácil checar os fios entre plug e reles se ativar os dois checa o cebolão

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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 10 Jan 2022, 09:01

Vectra A usa originalmente um cebolão simples - MTE 741 para controle das ventoinhas apenas no primeiro estágio (no painel liga a uns 93~94° e desliga um pouco abaixo dos 90º) e o MTE 767 para controle delas com o uso do ar condicionado (no painel atual dos 98º baixando para 93~94º, quando desliga a rotação alta permanecendo no regime do primeiro estágio).

Dá pra mudar a instalação pra usar apenas 1 cebolão duplo, mas não pode continuar usando este 767 por ter a temperatura muito alta (que é a do segundo estágio).
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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Eltonvectra » 18 Mar 2023, 21:14

Boa noite, vi que é uma conversa de 2015 mas vamos ver se me respondem com alguma luz.
Tenho um Vectra A 96, a ventoinha não esta acionando o segundo estagio e quando ligo o ar condicionado o carro esquenta e passa dos 100 graus.. ja fiz os testes jampeando nos conectores, nos reles e diretamente no eletro ventilador (liguei direto na bateria). em todos os testes a velocidade do eletro ventilador é a do primeiro estagio.. como tenho 3 vectras A, fiz o teste igual nos outros e o segundo estagio acionou.. observei que a marca da Ventoinha interna do radiador é da marca Valeo, a informação que tenho é que o carro vinha com Bosch.. será que pode ter sido trocada por uma de vectra B GL sem ar?? ou sera que a bobina do segundo estagio da ventoinha queimou??? estou descartando o o cebolão pq colo liguei o eletro ventilador direto na bateria em 12 v, ele deveria ter ligado na velocidade maxima.

Por gentileza me deem a opinião de vcs

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Acionamento primeiro / segundo estagios ventoinha - Vectra A

por Almeidão » 19 Mar 2023, 15:04

Eltonvectra escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, vi que é uma conversa de 2015 mas vamos ver se me respondem com alguma luz.
Tenho um Vectra A 96, a ventoinha não esta acionando o segundo estagio e quando ligo o ar condicionado o carro esquenta e passa dos 100 graus.. ja fiz os testes jampeando nos conectores, nos reles e diretamente no eletro ventilador (liguei direto na bateria). em todos os testes a velocidade do eletro ventilador é a do primeiro estagio.. como tenho 3 vectras A, fiz o teste igual nos outros e o segundo estagio acionou.. observei que a marca da Ventoinha interna do radiador é da marca Valeo, a informação que tenho é que o carro vinha com Bosch.. será que pode ter sido trocada por uma de vectra B GL sem ar?? ou sera que a bobina do segundo estagio da ventoinha queimou??? estou descartando o o cebolão pq colo liguei o eletro ventilador direto na bateria em 12 v, ele deveria ter ligado na velocidade maxima.

Por gentileza me deem a opinião de vcs


Eu não sei como voce fez o teste, sei que o 96 é um pouco diferente, mas com certeza a marca da ventoinha não tem nada a ver, eu tenho motor de ventoinha Ford e funciona perfeitamente alta e baixa e o que sei é que a velocidade menor funciona atravez da instalação que sendo em série seria meio complicado para lhe informar como isto acontece, mas a alta é direto, se voce ligar ela direto na bateria e não der alta velocidade, com certeza tem algo errado com o motor dela. Mas como voce disse que em outro carro ela funcionou, acho muito estranho porque como eu disse ela teria que funcionar em qualquer bateria na alta velocidade ligando direto.
Neste caso fica difícil dizer o que esteja acontecendo ai, eu testaria a do outro vectra ligando nele, mesmo que fosse fazendo um cabo para não ter que tirar ela do local. Se ela não funcionasse no seu carro e no outro sim, eu diria que está errado sua instalção, mas ao ligar direto na bateria ela funciona só na baixa, ai eu fico sem uma informação precisa do que seja
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por ManoelGarage84 » 21 Mar 2023, 18:19

Opa, tem dois relés da ventoinha, o primeiro liga as 80 graus e o outro ao 100, o teu de 80 graus parou de vê ser o relé que fica lá na frente da bateria.

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