O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCurto na bomba de combustível ! - Vectra B

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Tomazh
Member
Member
Nome Completo: Geraldo Braga Jr
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Curto na bomba de combustível ! - Vectra B

por Tomazh » 19 Mai 2015, 12:57

Olá pessoal

Sou novo no fórum, essa é a minha primeira postagem porém já acompanho os tópicos de mecânica a muito tempo.
Eu sou o tipo de pessoa que sempre tento resolver sozinho os problemas do meu carro. Sempre vou a fundo em pesquisas e informações, já troquei simples pastilhas de freio como a famosa tampa de válvulas, de tudo um pouco.
Essa semana tive um problema com o comportamento do meu Vectra, ele morreu no meio de uma avenida.. Eu considero ele como ano 97/14; sempre mantive a mecânica impecável, mas... o tanque estava perto da reserva e eu imaginei que o problema poderia ser na bomba de combustível, e era.

Hoje de manhã comprei uma bomba nova e abri mão do horário de almoço para trocar a bomba e o filtro, foi quando tive uma surpresa com o chicote que vai entre a bomba e a tampa.. Os fios estavam desencapados e queimados!

Imagem

Provavelmente o problema estava nesse chicote, mas eu pergunto.. Isso poderia ter causado um incêndio ou explosão ? Teria algo a ver com a "Lenda" dos Vectras incêndiados ?

elisson alves
Member
Member
Nome Completo: elisson alves da silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Curto na bomba de combustível !

por elisson alves » 19 Mai 2015, 14:31

boa tarde, eu fiz a leitrura que vc deixou e sou novo aki tambem e nao entendo muito de mecanica e queria saber se vc podia me ajudar.

O meu vectra está liberando um cheiro de óleo queimado quando estou em uma velocidade acima de 80km/h. Já levei no mecânico, na injeção eletronica e no escapamento, nehum deles me deram um diagnóstico do que acontece.

Fiz alguns teste, quando estou em uma velocidade acima de 80km/h que o cheiro começa a exalar, se deixo na banguela o cheiro pára, o óleo nao está baixando o nível, nao está pingando óleo de freio, direção idráulica e nem do motor no escapamento. me ajude por favor....

agradeço!!!!!

Xander
Member
Member
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Xander » 19 Mai 2015, 20:23

é, graças a Deus vc abriu o tanque...eletricidade e combustível juntos é risco de incêndio na certa.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 19 Mai 2015, 20:29

É amigo só não explodiu pois faltou mais um componente, oxigênio. .. como o tanque é fechado nao houve centelha, caso contrário a história aqui seria outra. .

Essa lenda na verdade não é lenda e sim fato, ocasionado pelo ressecando de uma das mangueiras do tanque mas externa, pelo menos é isso que li uma vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 20 Mai 2015, 09:20

Primeiro de tudo voce precisa ver se estes fios são realmente de uma bomba de combustível ou se foi refeito, os fios dos chicotes que vendem para este local são diferentes e suporta a gasolina sem problema. No meu eu faço emendas para aumentar o tamanho e ter maior facilidade em manusear, mas não é uma emendinha comum justamente para não correr este risco.

Vamos ao perígo. Impossivel pegar fogo se o curto estiver no momento mergulhado na gasolina e qualquer motor elétrico ligado libera faisca, não constante, mas libera e normalmente no momento que ele é ligado e a bomba é elétrica. Procede o que o joão do Valle diz, isto porque não tem oxigenio. Já com o tanque vazio todos pedem a desligar o carro para abastecer, exatamente por este motivo já que ao abrir o tanque entrará oxigenio. Mas mesmo assim é algo quase impossivel porque mesmo ao abrir o tanque o vapor que está saindo, manda de volta o oxigenio que quer entrar. Eu diria que seria mais fácil cair 10 raios no mesmo lugar que ali pegar fogo, mas na dúvida, façamos a coisa certa.

Não demora falarão de um caminhão que pegou fogo ao usar o celular, bem neste caso pegou fogo fora do tanque onde o vapor é intenso e o oxigenio também.
Imagem

5 mensagens   •   Página 1 de 1