O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Btensor da direçao hidraulica vectra 97

13 mensagens   •   Página 1 de 1
eton torres
GL Member
GL Member
Nome Completo: elton torres da silva
Estado: Rondônia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

tensor da direçao hidraulica vectra 97

por eton torres » 18 Jan 2015, 12:10

Bom dia pessoal
vou contar com ajudar de vcs
meu vectra ficava fasendo um barulho tipo lata com lata ate me disseram que erao peito de aço,mas com o tempo vou ficando mais enjuado,entao levei no mecanico ele desmontou tudo ali onde vai correia dentada ,ele disse que tava td bem que podia ser a bomba hidraulica,levei em um cara que trabalha so com bomba ,pelo barulho do carro ele disse k nao era bomba ,pegou uma chave de fenda grande e e segurou o tensor da direçao e o barulho chato sumiu,entao comprei a peça e na minha cidade o mecanico trocou,qd chegou com o carro tava chiando demais ,ele disse k ia passar ,so que deixei o carro ligado e nao passava o chiado de geito nenhum ,entao voltei na oficina ele disse k a correia dentada tava frouxa e que o tensionador nao aperta a correia ,ele tirou o tensor e colocou o velho de novo e o chiado da correia sumiu ,mas o barulho nojento continuou,entao peguei a peça e fui trocar o gerente da loja disse k o cara podia ter trocado errado entao disse para o mecanico da loja trocar o carro pegou a peça disse k testou e que ela tava tensionando ,mas na hora de montar ele reparou que ela tava soltando fergulho ,tipo descascando e nao ia montar pq nao ia resolver,o gerente pegou e trocou a peça,O QUE VCS SUGEREM QUE PODE TER ACONTECIDO A PEÇA ESTAR COM DEFEITO OU O MECANICO NAO TER ACERTADO EM TROCAR,LOGO ABAIXO VAI A PEÇA QUE PRECISO TROCAR
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... c120-a-_JM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: tensor da direçao hidraulica vectra 97

por Almeidão » 19 Jan 2015, 09:15

Amigo, este tensor ai dificilmente estraga, o que estraga é o rolamento que é cambiável com polia e tudo e muitas vezes também estraga onde entra este parafuso que prende o rolamento ou por falha do mecanico ao trocar e colocar o parafuso jambrado ou pelo tempo de uso mesmo. Aliás, eu uso um que estragou a rosca e eu coloquei um helicólil no lugar para que o serviço fique melhor. Se o rolamento do seu estava ruim, ele realmente faz um barulho danado e é possivel estragar internamente onde fica a mola dele, mas é algo raro.

Outra coisa que faz barulho ali de lata ew as vezes parece até motor batendo é a bomba dágua que dever ser trocada com dois anos de uso, afinal ela tem um rolamento e sofre bem mais que este ai e bem mais que o tensor da correia dentada. Não seria ela o problema?

Correia dentada também faz chiado, e muitos não sabem disto, principalmente depois de muita chuva ou poça de lama que vai sujando de arreia e esta arreia fica impreguinada nela.

Ao colocar a chave de fenda como ele fez é correto, mas ali fica outras coisas que se não souber bem, podem diagnosticar errado a peça correta com problema.
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member

por eton torres » 19 Jan 2015, 09:37

qd a peça
foi trocado o barulho de lata com lata sumiu ja nao fazia barulho nenhum,so que ai a correia começava a chiar e parava e começava novamente,qual seria essa bomba para comprar amigo ,vou pesquisar aki e ja faço a troca toda de correia e akeles outros componente que vao ali,lembro que qd troquei a correia troquei outras peças tb e foi rodado uma media de 18mil km

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jan 2015, 09:45

eton torres escreveu:qd a peça
foi trocado o barulho de lata com lata sumiu ja nao fazia barulho nenhum,so que ai a correia começava a chiar e parava e começava novamente,qual seria essa bomba para comprar amigo ,vou pesquisar aki e ja faço a troca toda de correia e akeles outros componente que vao ali,lembro que qd troquei a correia troquei outras peças tb e foi rodado uma media de 18mil km

Chiado que voce diz: É correia cantando ao acelerar? Se for isto, a peça pode está errada, daria no seu carro mas voce precisaria trocar a correia por uma mais curta. Esta peça do Astra é visualmente igual a o vectra, porem precisa de uma correia menor ou colocar um esticador de opala lá no alternador para ajustar la.

Fiz isto no meu carro para usar uma peça desta, por isto sei que a correia original que é com 1.90 de comprimento não dá, precisa ser uma menor. Eu não quis testar uma menor no meu carro, mas qualquer centímetro menor já altera muito, acho que deveria ser uma com 1.86. A tipo original é esta 6PK1900, esta eu uso, porem ten ho esticador para usar outras.
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member

por eton torres » 19 Jan 2015, 10:28

o chiado nao era nem preciso acelerar ,qd ligava o carro ficava normal depois de um tempo começava a chiar e qd a ventoinha ligava ai chiava um bom tempo depois parava
moro em cidade pequena e so tem um mecanico aki e osso viu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jan 2015, 10:52

eton torres escreveu:o chiado nao era nem preciso acelerar ,qd ligava o carro ficava normal depois de um tempo começava a chiar e qd a ventoinha ligava ai chiava um bom tempo depois parava
moro em cidade pequena e so tem um mecanico aki e osso viu

Pode ser então que este esticador seja do carro mais novo como Astra, Corsa, Zafira, Celta e outros e por isto a correia fica mais curta. Ao ligar a ventoinha o alternador fica mais pesado e já vai chiar na polia, isto não é difícil de ver, basta entender o movimento do esticador, olhar ele por cima e checar se ele está +/- no meio ou seja nem muito apertado e nem frouxo. Normalmente ele fica no meio e se ele for do modelo que eu comento, ele ficará praticamnete solto ou com um aperto muito pequeno. A solução seria colcoar outra correia, mas ficar testando qual daria é um problema, por isto que eu coloquei no alternador um regulador de correia tipo do opala.

Tipo este do lik abaixo e resolvi sobre a haste que fica por cima do alternador, ao ser parafusada atrás da TBI, coloquei um calço, pode ser até uma porca como calço. Prefiro assim, desta forma posso usar qualquer esticador.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -15-cm-_JM

Sds
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member

por eton torres » 19 Jan 2015, 14:17

Almeidao se eu colocar novamente esse tensor e ficar chiando a correia ,eu posso trocar a correia dentada por uma menor e quais as outras peças que devo trocar vc me indicaria fasendo favor

abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jan 2015, 16:51

eton torres escreveu:Almeidao se eu colocar novamente esse tensor e ficar chiando a correia ,eu posso trocar a correia dentada por uma menor e quais as outras peças que devo trocar vc me indicaria fasendo favor

abraço

Amigo, não é a correia dentada, esta é a correia de acessório. Não saberia dizer qual seria o tamanho dela para usar o esticador do Astra caso eu esteja certo, aliás para não descobrir o tamanho idela é que eu uso este regulador de correias que o Vectra não tem, mas tem o local para usar.
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member

por eton torres » 19 Jan 2015, 18:33

amigo levei o tensor para trocar em outro mecanico e deu o mesmo problema ficar chiando ,entao ele sugerei que trocasse a correia .
como chama a correia e correia da polia ou correia do alternador
sera que colocando uma correia mais curta resolve o problema e desculpa pelas perguntas constante

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jan 2015, 21:25

eton torres escreveu:amigo levei o tensor para trocar em outro mecanico e deu o mesmo problema ficar chiando ,entao ele sugerei que trocasse a correia .
como chama a correia e correia da polia ou correia do alternador
sera que colocando uma correia mais curta resolve o problema e desculpa pelas perguntas constante

Eu não posso garanti a voce porque não estou vendo como ficou a peça colocada, se voce tirar uma foto por cima ou mais de uma para ser visível e enviar para mim eu direi se a peça é ou não do seu carro, e se ela for do Astra como eu comentei, ao colocar uma correia mais curta acaba o problema e existem várias mais curtas, só não sei qual seria a melhor para ti, talvez a própria do Astra ou um modelo de Blazer. A foto que comento, deve ser exatamente na parte onde ele é parafusado no motor, assim se consegue ver se ele está folgado ou não para o seu carro e se voce não conseguir postar aqui, pode enviar para o meu e.mail. almpau@hotmail.com

Detalhe, irei ver amanhã somente depois da 12 caso voce enviar.

Dá uma olhada neste link abaixo, se consegue ver melhor na segunda foto. Abaixo do nome Vectra escrito a mão, tem um resalto, esta parte fica por cima abaixo da mangueira de agua, este resalto que eu preciso ver para lhe responder.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

Sds
Imagem

eton torres
GL Member
GL Member

por eton torres » 20 Jan 2015, 20:30

Almeidao quero agradecer sua ajuda que foi de mt importancia ,eu troquei a correia e ficou otimo,a correia que tava era 1900,coloquei uma 1885,obrigado pela ajuda

abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Jan 2015, 22:01

eton torres escreveu:Almeidao quero agradecer sua ajuda que foi de mt importancia ,eu troquei a correia e ficou otimo,a correia que tava era 1900,coloquei uma 1885,obrigado pela ajuda

abraço

Então deixa ai anotado que você está usando o esticador mais novo que é o mesmo do Astra, Meriva, Corsa e alguns mais,
e que a correia que você usa é com 1885 de comprimento, assim você não se perderá caso tiver que mexer outra vez, aliás é uma ótima opção usar este porque o original do nosso Vectra já não encontra fácil a não ser usado. Engraçado que o mecânico que trocou ele não tenha visto isto, é uma diferença visível ao colocar a correia.

Bem, de nada kakkakakka
Imagem

jabn01
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Antônio do Nascimento
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1994/1995

tensor da direçao hidraulica vectra 97

por jabn01 » 19 Jul 2016, 20:36

Creio que meu Vectra GLS 2.2 8v 1998 está com o mesmo problema. Quando ligo o motor apósuns 10 ou 15 segundos começa um barulho vindo do motor que aumenta à medida que acelero o vecão. Teve um mecânico que sugeriu poder ser bomba hidráulica mas acho que não é.
Marcelo VctrGls98

13 mensagens   •   Página 1 de 1