O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida Dupla!

12 mensagens   •   Página 1 de 1
GazzanaVCD97
GL Member
GL Member
Nome Completo: Guilherme Gazzana
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 27 Mar 2017, 09:43

Boa dia pessoal...situação seguinte: Meu VCD 97 está com consumo elevado , "manco" e com dificuldade de pega "tipo afogado", porém constatado que NENHUM dos 4 bicos está dosando certo vem a primeira dúvida:
1- Posso colocar bicos de outro carro de tamanho e encaixe igual (tudo aparentemente identico) e mais beeeem mais baratos, ou OBRIGATORIAMENTE devo colocar os originais http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sch-gm-_JM

Agora a outra dúvida: Meu carro não tem direção escamoteável e entrou um vectra aqui no desmanche que possiu e eu estava querendo colocar no meu, porem o meu tem airbag e este do desmanche não..

2- Só preciso trocar a coluna toda ali mais os acabamentos ou não daria certo? A parte que prende as setas são iguais ou tem que trocar tambem? Se alguem já fez esse serviço ou tem alguma dica fico grato.

Obrigado..

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 27 Mar 2017, 13:14

Como são os bicos do seu carro? Estes da foto são os melhores do mercado. É estes que quer comprar? se sim, pode comprar sem medo, são silenciosos e o meu carro uso destes, porem amarelo por ser 8V. Para fazer um teste eu usei um de plastico uns dias, fica igual uma máquina de costura, então se o seu é de plastico, com certeza notará o silencio de cara. Mas eu ainda nçao tenho certeza se o problema do seu carro seja realmente bicos.

Sobre a outra pergunta, tudo ali emcaixa igual, mas não saberei lhe informar como fazer embora terás que usar o seu volante por ter o air beg nele.
Imagem

GazzanaVCD97
GL Member
GL Member

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 27 Mar 2017, 13:48

Já troquei tudo o que possa imaginar no carro, velas ngk, cabos e bobina bosch, termostatica, sensor de temperatura...ia trocar sensor de rotação mas primeiro coloquei os bicos na bancada e deu isso, nenhum esta igual, tem um que dosa quase o dobro que o outro... Então, esses bicos são iguais o do meu carro, esse marrom, mas o mecanico me falou que posso usar o do 8v, ou de outros carros 2.0, por ex golf, que são idênticos porém amarelos, com o mesmo nr de furos na ponta...

Quanto ao escamoteavel, surgiu a duvida pq no ML tem uma peça a venda que diz : - Escamoteavel para vectra COM air bag.. vou desmontar e ver qual a ideia, se meu tempo ajudar tiro fotos..

Obrigado!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 27 Mar 2017, 17:19

GazzanaVCD97 escreveu:Fuente del Mensaje Já troquei tudo o que possa imaginar no carro, velas ngk, cabos e bobina bosch, termostatica, sensor de temperatura...ia trocar sensor de rotação mas primeiro coloquei os bicos na bancada e deu isso, nenhum esta igual, tem um que dosa quase o dobro que o outro... Então, esses bicos são iguais o do meu carro, esse marrom, mas o mecanico me falou que posso usar o do 8v, ou de outros carros 2.0, por ex golf, que são idênticos porém amarelos, com o mesmo nr de furos na ponta...

Quanto ao escamoteavel, surgiu a duvida pq no ML tem uma peça a venda que diz : - Escamoteavel para vectra COM air bag.. vou desmontar e ver qual a ideia, se meu tempo ajudar tiro fotos..

Obrigado!!

Você já conferiu o regulador de pressão dele? Esta peça é facil de testar até mesmo com uma seringa.
Bem, pelo menos está colocando ele novo, porque nada que você fez é disperdício. A sonda Lambda e sensor de rotação deve ser trocado mesmo e nçao esperar dar problemas. Eu ainda trocaria estas duas peças, mas não esperando zerar o problema, é que uma sonda funciona bem até os 60 mil km. O sensor de rotação, 5 anos já está de bom tamanho também. Mas se Zerar melhor ainda.

Sobre os bicos de outros carros é um pouquinho complicado garanti para ti, um exemplo, logo que troquei meu motor e coloquei um de Astra 2.0, veio os bicos do Astra que é plastico azul, não usei os bicos, coloquei os meus que sem duvida é muito melhor, depois resolvi mexer na flauta e inventar uma regulagem e colocar os do Astra. Funcionou igual, mas é muito barulhento fiquei uma semana e troquei ele de volta pelos meus. Depois saiu o Vectra C cor amarela, arrumei 4 e coloquei no meu carro, ficou perfeito o funcionamento porem com o ruido chato que o de plástico faz. Sai com o carro e uns 5 minutos depois acendeu a injeção e mesmo assim o carro funcionando perteito, andei um dia com ele assim e volta e meia a injeção acendia. Voltei para o meu e acabou o problema. Ou seja o do Astra Azul meu carro aceitou e aceita bem, está comigo de reserva, já o amarelo do Vectra C não aceitou apesar de funcionar.

Sim, o pfoblema pode ser bicos, mas não acedito muito nos testes feitos nestas maquininhas que mais parece coisas de quimicos antigos.
Se voce resolver trocar sonda lambda, só existe dois modelos confiáveis, da Bosch ou original.
Imagem

GazzanaVCD97
GL Member
GL Member

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 27 Mar 2017, 22:19

O engraçado é que quando o carro fica por um periodo de hs sem funcionar, no ato da partida ele gira gira gira e quando quer pegar ele morre, ai na segunda tentativa ele gira menos e pega, mas pega querendo morrer, fazendo um tipo de "vrum...vrum..." quase querendo morrer...rotação vai a 1,5 e do nada cai quase apagando, no minimo duas vezes, perece que ta afogado...

Sabe algum lugar que posso comprar esses bicos a um preço mais acessivel, se for bosch barato blza... ou paralelo de confiança??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 28 Mar 2017, 09:35

Verifica o regulador de pressão dele, como eu disse , ainda não sabemos com certeza se são os bicos.
Imagem

GazzanaVCD97
GL Member
GL Member

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 28 Mar 2017, 23:36

Verificado o regulador de pressão e adivinha...gasoliiina...ou seja...furado!! N troquei ainda pq a autopeça já estava fechada... Mas vamos lá que lembrei de um detalhe muito importante que acontece as vezes... TIROS no tbi ou pelos menos por ali por perto... quando o motor gira gira gira e ameaça pegar e nao pega, as vezes acontece um tipo de tiro e uma fumaça de baixo do capo... inclusive na ultima vez (sabado 25/03) chegou a saltar uma mangueirinha de vácuo (que não é a do regulador de pressao) do tbi e a lenta ficou um tanto alta...devido a esses tiros que acredito ser os bicos, pois pode ter um gotejando e afogando o sistema...ou não??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 29 Mar 2017, 09:07

GazzanaVCD97 escreveu:Fuente del Mensaje Verificado o regulador de pressão e adivinha...gasoliiina...ou seja...furado!! N troquei ainda pq a autopeça já estava fechada... Mas vamos lá que lembrei de um detalhe muito importante que acontece as vezes... TIROS no tbi ou pelos menos por ali por perto... quando o motor gira gira gira e ameaça pegar e nao pega, as vezes acontece um tipo de tiro e uma fumaça de baixo do capo... inclusive na ultima vez (sabado 25/03) chegou a saltar uma mangueirinha de vácuo (que não é a do regulador de pressao) do tbi e a lenta ficou um tanto alta...devido a esses tiros que acredito ser os bicos, pois pode ter um gotejando e afogando o sistema...ou não??

CLARO que não. O problema é somente o reculador de pressão, e o carro ficou acelerado porque a mangueira de vácuo saiu e ai ficou uma entrada de ar direto nele, troque o regulador de pressão e depois volte a informar por favor. Os tiros são por excesso de combustivel em local errado
Até hoje não entendi o motivo dos mecânico apanharem tanto desta peça que é tão simples verificar quando é externa como nos carros mais antigos, o carro afoga sempre que o acelerador é solto, isto porque neste momento é que o vácuo funciona e por esta mangueirinha de vácuo do regulador de pressão quando estragado é que a gasolina será sugada e assim ele terá um excesso de gasolina. Aproveita e coloca uma mangueirinha decente ai para nçao perder a função correta deste regulador novo. Compre Bosch e observe se o seu carro tem engate rápido ou braçadeira nele, existem dois tipos de engate para esta peça.

Lembrete: Para os carros mais novos que usam esta peça dentro do tanque, o sintoma muda quando ele está defeituoso.
Imagem

GazzanaVCD97
GL Member
GL Member

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 29 Mar 2017, 22:13

Prosseguindo então com o DILEMA!! Efetuada a troca do regulador de pressão. Resultado: Carro pega na primeira batida da chave e não fica mais no "vrum vrum" querendo morrer como havia mensionado acima...

Almeidão, quando ler esta mensagem da uma olhada neste tópico, aqui tem todos os detalhes desta saga para tirar essas falhas que ainda me perturbam...lembrando, ainda não troquei sensor de rotação nem sonda lambda..

viewtopic.php?f=45&t=14221

Meus bicos na bancada estão bem parecidos com estes:
https://www.youtube.com/watch?v=-9r_wFbKOYs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 30 Mar 2017, 09:20

Amigo, o problema é que um trás outro e o maior dele é o que nos beneficía que é a injeção eletronica. A injeção foi preparada inteligentemente para não nos deixar a pé. Ao contrário de um carro antigo sem estes recursos que um simples cisquinho mais fino que um fio de cabelo entrasse no bico unico de injetor que é bombedo pelo acelerador, você já estaria sem carro. injeção vai dando volta, tipo começa estragar uma lambda, algo começa a forçar mais gadolina para ele se manter, ou seja o carro fica ruim, mas não ficamos sem ele e pior que isto muitos proprietários seguem andando assim e estragando outro e mais outro sensor.
Se você não fizer o básico correto, dificilmente achará onde está o defeito e se o mecanico mexeu tudo no seu carro sem verificar o regulador de pressão, limpar TBI, conferir ponto e trocar filtro ele já nao fez o basico e neste caso deixou ele prontinho para estragar as peças novas que foram colocadas. O básico tem que ser feito sempre, ou seja a parte mecanica estando perfeita, mas fácil será para acertar a eletronica.
Muitas vezes um carro tem várias peças com defeito, nós damos uma idea que pode ser como exemplo sensor da agua, ai é trocado a peça que realmente pode está defeituosa, mas mesmo assim o carro continua com defeito e logo troca outra e mais outra. Por fim resolve trocar o sensor de rotação e resolve tudo e vem a noticia que foram trocadas várias peças e o defeito era o sensor de rotação. Bem, pode ser ao contrário e começar trocar o sensor de rotação e por fim achar o defeito no sensor da agua. Na verdade tudo estava ruim e como não foram trocadas tudo, a ultima peça a ser trocada levará a culpa de ser ela.

Se seguirmos o que os fabricantes nos dão e passar a trocar as peças pelo tempo que eles dizem que duram, teremos menos dor de cabeça e mais economia sempre.
Imagem

GazzanaVCD97
GL Member
GL Member

Dúvida Dupla!

por GazzanaVCD97 » 30 Mar 2017, 23:45

Bom pessoal, prosseguindo na missão... Daqui a pouco vão se estressar cmgo e nem vão mais responder devido tamanha teimosia... Bora ao que interessa... Bicos na bancada, da direita para a esquerda cilindros 1 ao 4, antes de colocar no ultrassom o nr 1 mal molho o fundo do tubo, e os outros ficaram mais ou menos nessa proporção de diferença da foto abaixo...porém depois da ultrassom, o bico 1 voltou a pulverizar isso ai da foto...eu acho, e pelo que andei lendo, que cada bico deve dosar proporções iguais de combustível, certo? Senti uma leve melhora no carro, parece um tanto mais esperto, mas ainda falta alguma coisa para um carro com a potencia que o vectra tem...(sim eu sei que é pesado entre outras coisas) mas ele não era assim...então agora me resta providenciar um sensor de rotação e uma sonda. Para quem não está mto bem de grana, qual dos 2 troco primeiro? (não sei quem NUNCA trocou essas peças, provavelmente as 2 são originais).

Foto dos bicos:

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Dúvida Dupla!

por Almeidão » 31 Mar 2017, 08:20

GazzanaVCD97 escreveu:Fuente del Mensaje Bom pessoal, prosseguindo na missão... Daqui a pouco vão se estressar cmgo e nem vão mais responder devido tamanha teimosia... Bora ao que interessa... Bicos na bancada, da direita para a esquerda cilindros 1 ao 4, antes de colocar no ultrassom o nr 1 mal molho o fundo do tubo, e os outros ficaram mais ou menos nessa proporção de diferença da foto abaixo...porém depois da ultrassom, o bico 1 voltou a pulverizar isso ai da foto...eu acho, e pelo que andei lendo, que cada bico deve dosar proporções iguais de combustível, certo? Senti uma leve melhora no carro, parece um tanto mais esperto, mas ainda falta alguma coisa para um carro com a potencia que o vectra tem...(sim eu sei que é pesado entre outras coisas) mas ele não era assim...então agora me resta providenciar um sensor de rotação e uma sonda. Para quem não está mto bem de grana, qual dos 2 troco primeiro? (não sei quem NUNCA trocou essas peças, provavelmente as 2 são originais).

Foto dos bicos:

Imagem

uma coisa certa as duas peças precisam ser Bosch, ou uma que a Bosch vende que é a mesma que vem Original do carro. Pela situação do carro, eu rocaria a sonda primeiro. Mas parece que ele está igual o comentário que fiz, com muitas peças ruins e tem ainda o posicionador da Borboleta que pode ter defeito também.
Espero que este ponto esteja certo tambem
Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1