por Almeidão »
19 Out 2021, 09:45
Eu acho muito difícil ser o sensor de rotação, mas não diria que seria impossivel. Isto porque o sensor é muito simples e qualquer minimo defeito o carro não iria pegar ou funcionar. Bem, como eu disse não acredito ser ele, mas 100% de certeza eu não poderia afirmar. Dá uma checada no cabo negativo do carro, desconete ele coloque um pouco de graxa e volte a apertar se é que você ainda não mexeu, eu comento esta cordoalha que fica preso na caixa de marcha embaixo do trambulador. Se não melhorar, ai acho que voce deveria dar este Up que comentei em desconetar todas as tomadas existente no carro, desconectar os fusíveis atras e na frente da bateria e remontar com DW40 inclusive a tomada da central e se possivel checar os fios um por um com multimetro pra ver se estão intacto até a central, os que comento são Sonda Lambda, sensor TPS, sensor temperatura da agua, atuador de marcha lenta e o proprio sensor de rotação. No sensor Map, você vai achar diferente resultado da figura, possa está invertido, o resto tem que bater igual o desenho abaixo. Possa ser que voce faça esta limpeza e o teste dê tudo certo e ao remontar ele volta o que era pela propria limpeza.
Eu usei isto abaixo, no início meio difícil de entender, mas fui estudando e deu certo, como eu disse o MAP meu deu invertido e ao acertar como o desenho o carro ficou errado, então voltei como era e deixei como estava mas achei todos os fios indo para central a qual segui o esquema do desenho item 16 usando um mutimetro em condutividade, voce pode fazer isto usando uma lampada e usando a linha como negativo, se acender está correto e dei ainda uma mexida nos cabos para ver se mudava algo na hora dos testes. Sempre com a bateria desconetada antes de desmontar e durante os testes que são feitos somente na tomada, usei o esquema só para ver onde os fios iam, não segui o teste como está no esquema e para isto como eu disse bastaria uma lampada de teste.
http://mecanica2903.epizy.com/Ca64.htm?i=1Depois de pronto testei o TPS conforme o video abaixo que eu fiz para isto, não achei o defeito do carro ali, mas te digo que o carro mudou muito com esta limpeza.
https://www.youtube.com/watch?v=4QPy6x-uptcDetalhe, o meu tem um problema desde sempre que eu nunca descobri, todas as vezes uso muito o motor para estacionar de ré em um morro muito forte, em seguida a luz acende e minutos depois apaga, as vezes fica o ano inteiro sem acender, mas se eu tiver que dar uma ré em um morro ingrime, muito ingrime com certeza ela acenderá. Mas isto eu desisti de tentar acertar.