1 - De imediato, lhe digo, Use o semi sintético, o petrona 15W50 é semi sintético, mas pode usar o 15W40 Castrol e o Bardahl b12.
2 - Este é o Petrona:
https://www.pneudrive.com.br/oleo-15w50 ... 1l-7133-193 Podes acreditar eu também erradamente acreditava que o óleo vinha com estes aditivos todos e até comentei sobre isto no passado, e hoje me arrependo de não ter usado o Bardahl B12 desde que comprei este motor. O Bardhal B12 é um aditivo, o óleo dizem que vem aditivado e nem sempre podemos acreditar neste pessoal e tenho que acreditar no Bardahl já é o objetivo unico deste B12
4 - Fabricante não é burro, eles tem um produto que todos compram e podem dizer que baixar tantos litros de óleo é normal, assim você não pode reclamar e procure saber que nem todos os carros da mesma marca vai baixar a mesma quantidade. Vai eu aqui dizer que o granito que eu vendo se derramar oleo ele irá manchar e isto é normal. Ninguem irá comprar kakakkaka.
5 - Não acredito na parte debaixo estando ruim sem um ruído de marreta kakkaka, o meu tem 200 mil KM e não baixa óleo, tem uma batidinha em um lado que parece tucho ou alojamento de tucho ou até mesmo pino de pistão, mas ao acelerar some tudo e não baixa óleo.
6 - sim o sistema PCV faz consumir bastante óleo porque é sugado pelo motor em forma de suspiro, meu carro não tem isto, preciso até melhorar algo ali, mas hoje é zero entrada do supiro pelo motor e a perca de óleo ali fora é quase zero.
7 - Sobre as velas, já testei de tudo, achei a irídium muito pior que a super 4 WR78, aliás vou viajar dia 5 e quero comprar um jogo deste no México que deve ser mais barato que aqui.
8 - Eu era um super fã do mineral 20W50 porque não existe sintético nesta medida e achava o semi sintético talvez algo sem necessidade, ERRO MEU, no inico do ano de 2023 testei a presão do óleo do meu carro e estava depois de quente máximo 1,2 bar, comecei a usar o semi sintético com o B12 e em dezembro já pensando em trocar a bomba de óleo resolvi medir outra vez, e deu depois de quente 2,4 bar. Se eu não tivesse feito a medida eu não iria acreditar. Algo limpou ali dentro e gostei muito da surpresa. Lembrando que cada caso é um caso, mas eu coloquei um óleo Bardhal PROLONGA, ai sim ouvi o barulho do motor virar uma locomotiva, isto sim é loucura e tive que abrir o carte para tirar aquela graxa no fundo, BARDAHL B 12 não fáz isto.
Resumo geral, use o semi sinténtico sempre e que seja 15W50 ou 15W40 até que apareça um sintético com esta medida se é que isto possa aparecer um dia, aliás na próxima troca talvez eu use o castrol 15W40 semi sintético com o bardahl B12, isto porque não sei se este Petrona continuará, mas com certeza o Castrol sim.