enzotulio38 escreveu:Fuente del Mensaje Adquiri um Vectra 2.2MPFI GL 2001, 269000km rodados, não sei qual óleo estava nele antes, qual óleo é o mais recomendado? Motor não está batendo.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?
Não o 15w ele é mais fino do que o 20w cuando esta frio, o que facilita a partida a frio , 40 quer décor que cuando quente tem a mesma viscosidade .
Viscosidade é o quanto o óleo pode grudar ou agarrar (não sei cual seria a palavra certa) o óleo pode ser bem liquido e aderir nas peças com igual força criando uma película de óleo do que um mais espesso , se o óleo for muito viscoso ele demora mais em encher as galerias (nenguem consegue falar cual seria a diferença em tempo mais não pode ser muita )
O oleonfrio ele e mais groso do que quente mais a película de óleo que cria gruda menos do que a que cria cuando esta quente , é meio doido e ate parece contraditório mais é asim que funciona .
Por ISO recomenda óleo com mais viscosidade para motores muito rodados a película de óleo groda mais nas paredes e peças ,já os de menos viscosidade a película é mais fina e lava com mais facilidade ,óleo muito viscoso corre mais lento e um dos problemas e a carbonização por ficar grudado mais tempo em partes quentes e acabar queimando griudado nas peças
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje na verdade entendo que viscosidade é liquido grosso
Oswaldoo escreveu:Fuente del Mensaje Preciso de uma ajuda pessoal comprei o Vectra tem um mês e fiz a troca de óleo hj o ex dono usava o Castrol 15w40 e tive que trocar as presas pq iria viajar o único que conseguir foi o 20w50 Ipiranga oque devo fazer manter o 20w50 ou voltar a usar o que o ex dono usava
Vectra gls 97|98
gbschenkel escreveu:Fuente del Mensaje Olá, aparentemente meu carro está com Ipiranga F1 Master Performance 15W40 SL (SemiSintético) e estou pensando em mudar para o Havoline Full Synthetic SAE 5W-40 API SP (Sintético) ou Ipiranga F1 Master Sintético 5W40 SP (Sintético). Talvez usar em conjunto com o um frasco de Bardhal B12 Plus, apesar deu só notar um barulho ao ligar o compressor do ar condicionado, que não consegui identificar se é do compressor ou do motor ao aumentar a lenta. O motivo é a mudança para um óleo de qualidade maior (SP). Minha frase inicial indica "aparentemente" pois tenho meia garrafa do 15W40 na porta do carro e adquiri o carro do meu pai em 08/01/24.
Dito isso, tem algum contra de usar uma temperatura menor do frio, sendo que o manual indica 20W40 ou 20W50 mas o manual é de 2001.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,
oleo sempre é motivo de debate kakaka , a viscosidade dele na verdade e comoele gruda nas peças , meio dificil de entender mais o oleo cria uma pelicula fina nas peças nçao por ele ser mais espesso ele vai grudar melhor nas peças , pode ser mais fino e manter melhor a pelicula de oleo nas peças , oleo fino ou grosso iso vai depender do que almeidão fala , vai depender do estado do motor e da bomba de oleo e das folgas (seja motor novo ou não ) mais so controlando a preção do oleo pra saber.
eu utilizo no meu carro 15w40e com mais de 190mil km o carro não fuma não baixa oleo e roda redondo
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ótima sua definição O PODER DE GRUDAR NAS PEÇAS, seria não perder esta fórmula de se manter escorregadíu como é quando ele é esfregado nas mãos. Eu não tinha pensado nisto.
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, nao li o topico todo pois bastante mensagens aqui mas resumindo... meu motor 2.2 8v com 177mil kms originais, estava usando 15w40 quando comprei e depois passei para 10w40 100% sintetico da Castrol mas notei um consumo excessivo... algo entre 800-900ml (quase 1l) a cada 1200-1500kms -vale notar q não dou muito descanso sempre com algumas esticadas e rpm la em cima hehe- mas enfim...
Na ultima troca coloquei 20w50 mineral da lubrax e notei q o consumo praticamente cessou, deve estar queimando algo de 300ml a cada 2000km agora oq deve ser normal pois la no mercado americano os Isuzo que usam esse motor c22ne são famosos por queimar oleo em excesso
Vou manter a viscosidade 50 mas queria pelo menos um semi -sintetico, encontrei apenas oleos para moto e o unico para carros foi o Motul 4100 15W50 com certificacao europeia... mas bem salgado o preço por aqui... vcs sabem de algum outro oleo 15w50 semi-sintetico ?
aproveitando, os Isuzo recomendam velas de grau 6 no manual, e a tabela NGK aqui grau 5 p os motores a gasolina, acho q nao teria muita diferença mas alguem ja testou grau 6 mais frias no vectra b?
abraços
Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 81 visitantes