Ronaldo goes escreveu:Fuente del Mensajergapski escreveu:Fuente del Mensaje A consequência de retirar a arvore de balanceamento, ou compensador de massa, é um carro mais leve, que sobre de giro um pouco mais rápido e uma peça à menos para dar dor de cabeça.
Pode retirar sem medo.
Essa peça não influencia no funcionamento do motor.
Lembrando que a parte de baixo do motor 16v é igual a do 8v, e este último vinha de fábrica sem essa peça.
Essa peça promete anular as vibrações do motor, mas na prática, a diferença não é muita coisa e quem é responsável pelo isolamento do motor são os coxins.
Já vi na prática um 2.2 16v sem essa peça e não notei diferença prática, e olha que sou muito crítico.
Essa peça talvez faça falta num 2.4, mas no 2.2 é tranquilo.
Basta remover o conjunto, tapar os canais de lubrificação e trocar o pescador pelo que vem nos motores 8v.
Já tem tópico tutorial/faça você mesmo aqui no fórum. Basta pesquisar.
Abs.
boa noite, tive o mesmo problema e estou retirando o compensador tbm, porém não estou conseguindo pressão de óleo depois de fechar o motor. Eu tapei os dutos de lubrificação e mesmo assim não deu pressão. Gostaria de saber se tem alguma outra coisa a ser feita para funcionar a parte de lubrificação do motor. Desde já agradeço.
Ronaldo como vc fez o bloqueio dos canais de lubrificação??
Se foi com uma chapinha pode ter certeza que está aí seu problema, esse sistema se não ficar bem vedado vai te trazer problemas!!
O ideal é fazer rosca nos furos e colocar parafusos com trava rosca!! Daí sim vc pode ficar sossegado!!