Creio que ja debateram isso aqui mas vou compartilhar minha experiencia, pode ser que ajude mais gente. To devendo esse post faz um tempo desde que resolvi os problemas de aquecimento no meu carro, credito as valiosas dicas do colega almeidao..!
quando peguei o carro ele aquecia na cidade (chegava nos 100C) e na pista 93-95C. O radiador havia sido trocado pelo antigo dono, era um delphi fab em 2014. Sendo assim troquei todo o restante do sistema... mangueiras, tubo, bomba dagua, termostatica, aditivo etc
o carro continuou na mesma, verifiquei o acionamento das ventoinhas e reles ok, troquei os reles por prevenção, mas foi so quando troquei o sensor de temperatura (na valv termostática) q ele melhorou na cidade, a partir dai não passava mais dos 95C, pois estava acionando as ventoinhas corretamente mais cedo. Ja na pista... continuava estranho entre 93-95C.
decidi entao trocar o radiador, vejam, coloquei um original DENSO de quase 1000 reais, ao fazer a troca notei q tinha bastante sujeira no radiador antigo, devido o antigo dono não usar aditivo gerou corrosão. essa sujeira acumula entre as aletas e fundo do radiador, pode tentar limpar o quanto quiser mas se não desmontar e virar ele de cabeça pra baixo dificilmente vai tirar isso.
apos a troca do radiador, digo que melhorou uns 70%, mas ainda nao estava perfeito, notei que ao dar umas esticadas forcando o motor, a temperatura ia la na casa dos 95 e n baixava com facilidade, voltava pelos 92-93 e ficava por ali, mesmo rodando normal nunca baixava de 90.... temperatura ok mas não ideal desse carro.
tudo bem, o carro nao aquecia mais e rodei mais de 1 ano assim mesmo (creio que isso ajudou a limpar mais o sistema e com aditivo logico) apos esse tempo o belo radiador DENSO novo deu um vazamento na carcaça... e tinha acabado de sair de garantia... pra variar, de raiva e sem tempo fui la e comprei outro, dessa vez da marca Visconde.
ao instalar esse novo radiador notei uma coisa... o numero de aletas! isso mesmo, esse tinha 37 no total, fui contar o denso... 31, fui atras do delphi de 2014, 33....
foi ai que percebi que isso influencia diretamente na capacidade de refrigeração, claro a segunda troca de radiador ajudou tambem tirando um pouco mais de sujeira que havia ficado no sistema (pouca coisa), mas o fato é que a partir dai foi so alegria, posso forcar o quanto quiser o carro não passa de 90c na pista, e rodando normal fica bem baixo la em 82-85c. em dias frios em 80c.
Resumindo, se ja tentaram de tudo e continua esquentando, vejam esse numero de aletas no radiador, como sempre os fabricantes reduzem custos e fazem o mínimo do mínimo pra atender, so porcaria no mercado, olhem cada detalhe antes de instalar.
Outras dicas:
Ali na bomba dagua aquele tubo atras dela corroe e é bem chato trocar, e tambem tem um bujao/parafuso allen (que vai pra galeria de oleo) se esse bujao estiver corroido, vai passar oleo pra agua e vcs vao achar que é junta de cabecote mas nao é, é so esse maldito. troquei o meu e deu um trabalho do caramba, recomendo uma tocha pra esquentar bem ele antes de tentar tirar, um novo é barato acha facil no ML.
Bom trocar os selos do bloco tb se estiver mto corroído.
tbm coloquei um tubo dagua em inox pra nao preocupar com isso.
Reforçando:
-limpeza do sistema, o sistema precisa estar limpo, se nao usou aditivo abraco, vai ter corrosão e partículas que comprometem todo fluxo
-tamanho e numero de aletas no radiador, quanto mais melhor a refrigeracao
-veja se nao tem nada bloqueando passagem de ar ao radiador entre parachoque e condensador do AC, folhas, sujeira que acumula ali, uma boa limpeza resolve
-aqueceu na cidade? verifique sensor de temp ou cebolao e acionamento correto das ventoinhas 1 e 2 estagio
-aqueceu na pista? provavelmente radiador mas verifique todo sistema, bomba dagua, valv. termostatica, limpeza que comentei acima
-vazamentos chatos que so aparecem quando o carro esfria, pode ser abracadeira, use originais (de pressao) que resolve isso
-testei e assino embaixo o aditivo texaco havoline, esse nao forma zinabre e parece q tem um oleo q ajuda lubrificar o sistema, usei paraflu antes e vi formando zinabre em peça nova...
Claro cada caso é um caso, o meu tava bem ferrado por desleixo do antigo dono mas com tempo e seguindo esse roteiro ai foi resolvido. Deixo as fotos que falam mais do que todo esse texto hahah
.png)

denso

visconde