O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAquecimento - numero de tubos radiador

18 mensagens   •   Página 1 de 1
jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Aquecimento - numero de tubos radiador

por jm_vectrab » 09 Nov 2024, 10:54

Fala turma,

Creio que ja debateram isso aqui mas vou compartilhar minha experiencia, pode ser que ajude mais gente. To devendo esse post faz um tempo desde que resolvi os problemas de aquecimento no meu carro, credito as valiosas dicas do colega almeidao..!

quando peguei o carro ele aquecia na cidade (chegava nos 100C) e na pista 93-95C. O radiador havia sido trocado pelo antigo dono, era um delphi fab em 2014. Sendo assim troquei todo o restante do sistema... mangueiras, tubo, bomba dagua, termostatica, aditivo etc

o carro continuou na mesma, verifiquei o acionamento das ventoinhas e reles ok, troquei os reles por prevenção, mas foi so quando troquei o sensor de temperatura (na valv termostática) q ele melhorou na cidade, a partir dai não passava mais dos 95C, pois estava acionando as ventoinhas corretamente mais cedo. Ja na pista... continuava estranho entre 93-95C.

decidi entao trocar o radiador, vejam, coloquei um original DENSO de quase 1000 reais, ao fazer a troca notei q tinha bastante sujeira no radiador antigo, devido o antigo dono não usar aditivo gerou corrosão. essa sujeira acumula entre as aletas e fundo do radiador, pode tentar limpar o quanto quiser mas se não desmontar e virar ele de cabeça pra baixo dificilmente vai tirar isso.

apos a troca do radiador, digo que melhorou uns 70%, mas ainda nao estava perfeito, notei que ao dar umas esticadas forcando o motor, a temperatura ia la na casa dos 95 e n baixava com facilidade, voltava pelos 92-93 e ficava por ali, mesmo rodando normal nunca baixava de 90.... temperatura ok mas não ideal desse carro.

tudo bem, o carro nao aquecia mais e rodei mais de 1 ano assim mesmo (creio que isso ajudou a limpar mais o sistema e com aditivo logico) apos esse tempo o belo radiador DENSO novo deu um vazamento na carcaça... e tinha acabado de sair de garantia... pra variar, de raiva e sem tempo fui la e comprei outro, dessa vez da marca Visconde.

ao instalar esse novo radiador notei uma coisa... o numero de aletas! isso mesmo, esse tinha 37 no total, fui contar o denso... 31, fui atras do delphi de 2014, 33....

foi ai que percebi que isso influencia diretamente na capacidade de refrigeração, claro a segunda troca de radiador ajudou tambem tirando um pouco mais de sujeira que havia ficado no sistema (pouca coisa), mas o fato é que a partir dai foi so alegria, posso forcar o quanto quiser o carro não passa de 90c na pista, e rodando normal fica bem baixo la em 82-85c. em dias frios em 80c.

Resumindo, se ja tentaram de tudo e continua esquentando, vejam esse numero de aletas no radiador, como sempre os fabricantes reduzem custos e fazem o mínimo do mínimo pra atender, so porcaria no mercado, olhem cada detalhe antes de instalar.

Outras dicas:
Ali na bomba dagua aquele tubo atras dela corroe e é bem chato trocar, e tambem tem um bujao/parafuso allen (que vai pra galeria de oleo) se esse bujao estiver corroido, vai passar oleo pra agua e vcs vao achar que é junta de cabecote mas nao é, é so esse maldito. troquei o meu e deu um trabalho do caramba, recomendo uma tocha pra esquentar bem ele antes de tentar tirar, um novo é barato acha facil no ML.
Bom trocar os selos do bloco tb se estiver mto corroído.
tbm coloquei um tubo dagua em inox pra nao preocupar com isso.

Reforçando:
-limpeza do sistema, o sistema precisa estar limpo, se nao usou aditivo abraco, vai ter corrosão e partículas que comprometem todo fluxo
-tamanho e numero de aletas no radiador, quanto mais melhor a refrigeracao
-veja se nao tem nada bloqueando passagem de ar ao radiador entre parachoque e condensador do AC, folhas, sujeira que acumula ali, uma boa limpeza resolve
-aqueceu na cidade? verifique sensor de temp ou cebolao e acionamento correto das ventoinhas 1 e 2 estagio
-aqueceu na pista? provavelmente radiador mas verifique todo sistema, bomba dagua, valv. termostatica, limpeza que comentei acima
-vazamentos chatos que so aparecem quando o carro esfria, pode ser abracadeira, use originais (de pressao) que resolve isso
-testei e assino embaixo o aditivo texaco havoline, esse nao forma zinabre e parece q tem um oleo q ajuda lubrificar o sistema, usei paraflu antes e vi formando zinabre em peça nova...

Claro cada caso é um caso, o meu tava bem ferrado por desleixo do antigo dono mas com tempo e seguindo esse roteiro ai foi resolvido. Deixo as fotos que falam mais do que todo esse texto hahah :102:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

denso
Imagem

visconde
Imagem
Editado pela última vez por jm_vectrab em 13 Nov 2024, 00:38, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Aquecimento - numero de aletas radiador

por Almeidão » 10 Nov 2024, 00:09

Não esquecer algo muito importante, na frente do alternador, mangueira debaixo vai para o tubo de água e a de cima vai para o aquecedor do ar quente e se eliminar o aquecedor, tampar o tubo de cima com um tampão e tampar o antigo retorno do ar quente, não faça diferente.
Com este Havoline concentrado, você nunca mais trocará este tubo da bomba kakakakak
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 10 Nov 2024, 11:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer algo muito importante, na frente do alternador, mangueira debaixo vai para o tubo de água e a de cima vai para o aquecedor do ar quente e se eliminar o aquecedor, tampar o tubo de cima com um tampão e tampar o antigo retorno do ar quente, não faça diferente.

olha o mestre ai, nao deixa passar nada! hehehe, muito bem lembrado detalhe importantíssimo, o meu estava isolado de forma errada e só fui descobrir depois, isso tbm contribui com a temperatura elevada.

achei uma foto aqui pra ilustrar, forma correta (se for isoalr o ar quente):
Imagem

essa peça do cavalete tbm tem um o-ring, se forem mexer ali ja aproveita pra trocar ele, só é meio chato pq tem q desmontar as correias e polia do comando.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com este Havoline concentrado, você nunca mais trocará este tubo da bomba kakakakak

depois q usei ele tbm nao coloco outrto, é mais caro e nao cha facil, so encontrei no ML... mas vale cada centavo. desmontei recente pelo problema da bomba e tudo perfeito ali (na medida do possivel kkkk)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Nov 2024, 12:56

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer algo muito importante, na frente do alternador, mangueira debaixo vai para o tubo de água e a de cima vai para o aquecedor do ar quente e se eliminar o aquecedor, tampar o tubo de cima com um tampão e tampar o antigo retorno do ar quente, não faça diferente.

olha o mestre ai, nao deixa passar nada! hehehe, muito bem lembrado detalhe importantíssimo, o meu estava isolado de forma errada e só fui descobrir depois, isso tbm contribui com a temperatura elevada.

achei uma foto aqui pra ilustrar, forma correta (se for isoalr o ar quente):
Imagem

essa peça do cavalete tbm tem um o-ring, se forem mexer ali ja aproveita pra trocar ele, só é meio chato pq tem q desmontar as correias e polia do comando.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com este Havoline concentrado, você nunca mais trocará este tubo da bomba kakakakak

depois q usei ele tbm nao coloco outrto, é mais caro e nao cha facil, so encontrei no ML... mas vale cada centavo. desmontei recente pelo problema da bomba e tudo perfeito ali (na medida do possivel kkkk)

Esta foto vale ouro, exatamente assim e não sei porque os mexánicos erram tanto, talvez eles pensam que os dois tubos de trás seja a mesma coisa, poucos sabem que eles são independente e que o debaixo é tapado assim que a termostática abre. Sobre o oring da caixa da termostática, tem caro que vaza agua ali com o simples fato de corroer o cabeçote na saída da água por não usar ou por usar um aditivo ruim. Dica, comprei na Altese Rio pela internet, lá o Havoline tem um preço bom.

Vou fazer um vídeo de um minuto e postar no Youtube com esta foto, se você cobrar eu apago kakakkakakka
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 11 Nov 2024, 13:06

hahaha claro pode usar a foto, deixa o video aqui depois pra turma entender

essa peça olhando por dentro da pra ver como funciona, mas quem olha por fora deve pensar q da tudo no mesmo lugar, por isso erram, nao se ligam nesse detalhe.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 11 Nov 2024, 13:08

Quando troquei o radiador do Astra (saiu o Behr original e entrou um Notus), confesso ter ficado apreensivo ao ver que o novo tinha algumas aletas a menos. Entretanto, já tem um tempo razoável que fiz essa troca e não tive surpresas desagradáveis quanto à temperatura. Foi um grande alívio.

Imagem

** estou comentando apenas para relatar minha experiência - de forma alguma contesto o alerta que vc trouxe.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Nov 2024, 14:33

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha claro pode usar a foto, deixa o video aqui depois pra turma entender

essa peça olhando por dentro da pra ver como funciona, mas quem olha por fora deve pensar q da tudo no mesmo lugar, por isso erram, nao se ligam nesse detalhe.

Sim, claro estou postando no MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO alguns videos importantes sobre o Vectra, (até o chefe proibir é claro), e olha estes dois que interessante sobre a termostática, apesar que o segundo é a troca da água, mas claramnte faço uma demoonstração também. Aliás para aqueles que tem medo da termostática e quer eliminar ela, a forma mais correta seria tampar o tubo debaixo e se for eliminar o ar quente tambem tampar os 2 tubos, sim o carro iria demorar aquecer e depois de quente se portaria como um carro normal sem retornar agua quente para dentro do motor e existe ainda idiótas que pensa que tirar a termostática o carro iria andar frio sempre, sendo que na verdade ele só demora esquentar e depois só vai esquentando bem mais que o normal como se tivesse o radiador entupido.
Sobre as aletas do radiador eu sinceramente não sei, eu sempre usei o Visconde e é o que deu certo comigo e conheço o original Valeo que é bem diferente com 3 aletas ao invés de uma em cada galeria e é um super radiador

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8

https://www.youtube.com/watch?v=VpyTYzd4GH0
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 11 Nov 2024, 15:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje olha o mestre ai, nao deixa passar nada! hehehe, muito bem lembrado detalhe importantíssimo, o meu estava isolado de forma errada e só fui descobrir depois, isso tbm contribui com a temperatura elevada.

por sorte a unica vez que deu ruim a temperatura do meu carro so foi uma mangueira ruim , mais lamentavelmente hoje em dia quem tem carro tem que aprender algo de mecanica porque mecanico bom não tem mais , so tem trocador de peças se não mostra no scanner eles não tem ideia do que fazer .
falando da mangueira do cavalete me fez lembrar uma vez que o carro foi pra a oficina e volto gastando muito de gasolina cuando fui procurar tinha o sensor de fase do comando desligado kakkakak, ok liguei ele mais continuava fora do normal e o cara tinha ligado errado a mangueira de vacuo do regulador de preçao da linha não me espanta se algum mecanicuzinho ligo errado a saida do tubo de agua
radiador no meu carro em um made in china e faz o que tem que fazer sem problema algum não tenho ideia cuantas aletas tem m kakakakakka

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 11 Nov 2024, 18:42

pelos meus testes o que acontece é que ele trabalha mais quente ao forçar o motor, esticando giro em longas viagens ou subida de serra por exemplo, esses radiadores com menos aletas não seguram depois que todo loop aquece e acaba passando dos 90 (não consegue refrigerar o suficiente pra voltar abaixo disso) e mantem ali entrw 90-93. creio q se rodar tranquilo difícil notar alguma diferença.

pra mim era normal essas temperaturas e foi só depois q coloquei o outro q vi baixar além dos 90 (entre 85-88) se não tivesse trocado ia continuar assim mesmo achando normal hahaha

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Quando troquei o radiador do Astra (saiu o Behr original e entrou um Notus), confesso ter ficado apreensivo ao ver que o novo tinha algumas aletas a menos. Entretanto, já tem um tempo razoável que fiz essa troca e não tive surpresas desagradáveis quanto à temperatura. Foi um grande alívio.

se contei direito, os seus eram 41 e 36 aletas, ja os meus 31 e 33... o de 37 deu essa diferença perceptível. tem outro detalhe, eu acho q o painel do astra nao e o mesmo do vectra, tem uns carros que deixam uma programação de margem por exemplo entre 88-93 o ponteiro vai ficar perfeito no meio, mexe apenas se passar esses limites, ai só da pra notar com um scanner.
o bom do painel do vectra é q te da pra ver essa variação em detalhes hehehe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2024, 10:02

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pelos meus testes o que acontece é que ele trabalha mais quente ao forçar o motor, esticando giro em longas viagens ou subida de serra por exemplo, esses radiadores com menos aletas não seguram depois que todo loop aquece e acaba passando dos 90 (não consegue refrigerar o suficiente pra voltar abaixo disso) e mantem ali entrw 90-93. creio q se rodar tranquilo difícil notar alguma diferença.

pra mim era normal essas temperaturas e foi só depois q coloquei o outro q vi baixar além dos 90 (entre 85-88) se não tivesse trocado ia continuar assim mesmo achando normal hahaha

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Quando troquei o radiador do Astra (saiu o Behr original e entrou um Notus), confesso ter ficado apreensivo ao ver que o novo tinha algumas aletas a menos. Entretanto, já tem um tempo razoável que fiz essa troca e não tive surpresas desagradáveis quanto à temperatura. Foi um grande alívio.

se contei direito, os seus eram 41 e 36 aletas, ja os meus 31 e 33... o de 37 deu essa diferença perceptível. tem outro detalhe, eu acho q o painel do astra nao e o mesmo do vectra, tem uns carros que deixam uma programação de margem por exemplo entre 88-93 o ponteiro vai ficar perfeito no meio, mexe apenas se passar esses limites, ai só da pra notar com um scanner.

Sobre a variação de temperatura no painel depende da calibração do motorzinho, e infelizmente temos um problema em alguns Vectras que deixa muitos encucados e pior ainda deixam os mecânicos com aquele ar de que o Vectra tem que trabalhar quente e é normal 95 graus etc. Sim, é normal no motor e não no painel. Onde está o erro de alguns Vectra? Todos os carros tem como máxima o meio ou um pouco acima do meio como 3 tracinhos acima e nada mais, isto para todos os carros, não importa marca ou modelo e a media de rodovia seria 1/4 ou um pouco acima de 1/4. Ai vem o maldito Vectra com alguns paineis com os numero, 80, 90, 100. Ai está o erro, o mecanico não tem scaner vai ler que é normal 95 no scaner, olha o painel do vectra e vê quase 100 e acredita ele que estando 95 100 no painel seria o mesmo que estaria no scaner no motor e seria perfeitamente normal e o proprietário acredita e uns atpe discute com a gente porque o mecanico disse que é assim e pronto kkkkk
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 12 Nov 2024, 10:42

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje se contei direito, os seus eram 41 e 36 aletas, ja os meus 31 e 33... o de 37 deu essa diferença perceptível. tem outro detalhe, eu acho q o painel do astra nao e o mesmo do vectra, tem uns carros que deixam uma programação de margem por exemplo entre 88-93 o ponteiro vai ficar perfeito no meio, mexe apenas se passar esses limites, ai só da pra notar com um scanner.

É igual do Vectra C - do Vectra B, não. Mas segue o mesmo padrão - chegando próximo ao traço do meio da escala (supostos 90º) acionam as ventoinhas e baixa até um pouco depois do traço de 1/4. Nunca vi "encostar" no traço do meio com o motor em funcionamento.

Imagem

Já o Vectra A tem uma diferença (e se não me engano, no Ômega também):

Imagem

O meio da escala é aquele tracinho que corresponde aos 95° - chegando bem próximo dele atuam as ventoinhas no primeiro estágio; usando o ar condicionado, pode chegar perto dos 100° (supostos 97~98°), que é onde atuará o segundo estágio para baixar na área do primeiro. Na verdade, se não tivessem ali os números, é o mesmo padrão. E algo bem relevante, ao contrário do B, no Vectra A os números indicados no painel são maiores que a temperatura real aferida pelo scanner: praticamente 5° a mais. Isso me revelou que no meu carro trabalhava correto - os números dados pelo scanner estavam bem fiéis às temperaturas gravadas nos cebolões: 88-83 do primeiro estágio e 95-90 para o segundo.

Até eu entender isso passei um sufoco maldito com este Vectra A que tive. Eu dirigia mais olhando para a temperatura do que para a rua/estrada.

E só pra fechar, também lembro do Monza 89 que meu pai teve - mesmo padrão: chegando próximo do meio (que não tinha números), ligava a ventoinha - sim, no singular pois era uma só. Este não tinha ar condicionado.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 12 Nov 2024, 10:49

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pelos meus testes o que acontece é que ele trabalha mais quente ao forçar o motor, esticando giro em longas viagens ou subida de serra por exemplo, esses radiadores com menos aletas não seguram depois que todo loop aquece e acaba passando dos 90 (não consegue refrigerar o suficiente pra voltar abaixo disso) e mantem ali entrw 90-93. creio q se rodar tranquilo difícil notar alguma diferença.

Por este teste o meu já passou e foi aprovado com louvor!! Tem um relato detalhado neste post: viewtopic.php?f=71&t=16493&p=209331&hilit=dunlop#p209331
JULIANO -

Imagem

Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 12 Nov 2024, 15:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ai vem o maldito Vectra com alguns paineis com os numero, 80, 90, 100. Ai está o erro, o mecanico não tem scaner vai ler que é normal 95 no scaner, olha o painel do vectra e vê quase 100 e acredita ele que estando 95 100 no painel seria o mesmo que estaria no scaner no motor e seria perfeitamente normal e o proprietário acredita e uns atpe discute com a gente porque o mecanico disse que é assim e pronto kkkkk

hahah isso mesmo, eu custei pra entender esse painel do Vectra quando peguei ele, só depois dessa saga toda foi normalizar. Mas acho melhor assim, pois te da a real e não fica mascarado igual os outros. por ex, nos Vectra C onde o motor flex trabalha mais quente, vi variar de 100-105c (medindo pela pistola de temp) e o ponteiro continuar ali sem mexer do meio.

isso é uma programação da central que deixa essa margem, provavelmente modelos com injeção mais novas ou painel digital, não sei dizer ao certo se varia de cada modelo/fabricante, mas trago aqui um exemplo classico disso dos bmw serie 3, onde alguns donos fazem esse "mod" pois a leitura de fabrica tem uma margem gigantesca e burra pra não dizer outra coisa... explicando, entre 75 a 115c o ponteiro se mantem perfeitamente no centro 12hs kkkk
Imagem

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Por este teste o meu já passou e foi aprovado com louvor!!

bah que bela viagem! depois dessa prova q esta perfeito então, nada pra se preocupar ai heheh

mas falando ainda desse numero de aletas, pode ser que o buraco esteja mais embaixo, talvez poderia ter mais ou menos dependendo do espaçamento que colocarem entre elas e altura do radiador, é uma boa referencia contar essas aletas mas tbm comparar o volume total do radiador (larg X alt X exp) pois traria a capacidade total dele em um formato mais simples de entender...

igual comentei esses fabricantes so querem reduzir custos e oq fazem manter a aplicação no mínimo do mínimo, não que não vá funcionar... mas pode ficar limitado e inferior ao original.

pode ser tbm q os motores 2.2 e 2.4 esquentaria um pouco a mais e pegaria essa diferença, enfim são detalhes q deixo pra alguém do ramo, mas de fato isso tem algum impacto no desempenho de refrigeração, isso tenho certeza.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2024, 17:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ai vem o maldito Vectra com alguns paineis com os numero, 80, 90, 100. Ai está o erro, o mecanico não tem scaner vai ler que é normal 95 no scaner, olha o painel do vectra e vê quase 100 e acredita ele que estando 95 100 no painel seria o mesmo que estaria no scaner no motor e seria perfeitamente normal e o proprietário acredita e uns atpe discute com a gente porque o mecanico disse que é assim e pronto kkkkk

hahah isso mesmo, eu custei pra entender esse painel do Vectra quando peguei ele, só depois dessa saga toda foi normalizar. Mas acho melhor assim, pois te da a real e não fica mascarado igual os outros. por ex, nos Vectra C onde o motor flex trabalha mais quente, vi variar de 100-105c (medindo pela pistola de temp) e o ponteiro continuar ali sem mexer do meio.

isso é uma programação da central que deixa essa margem, provavelmente modelos com injeção mais novas ou painel digital, não sei dizer ao certo se varia de cada modelo/fabricante, mas trago aqui um exemplo classico disso dos bmw serie 3, onde alguns donos fazem esse "mod" pois a leitura de fabrica tem uma margem gigantesca e burra pra não dizer outra coisa... explicando, entre 75 a 115c o ponteiro se mantem perfeitamente no centro 12hs kkkk
Imagem

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Por este teste o meu já passou e foi aprovado com louvor!!

bah que bela viagem! depois dessa prova q esta perfeito então, nada pra se preocupar ai heheh

mas falando ainda desse numero de aletas, pode ser que o buraco esteja mais embaixo, talvez poderia ter mais ou menos dependendo do espaçamento que colocarem entre elas e altura do radiador, é uma boa referencia contar essas aletas mas tbm comparar o volume total do radiador (larg X alt X exp) pois traria a capacidade total dele em um formato mais simples de entender...

igual comentei esses fabricantes so querem reduzir custos e oq fazem manter a aplicação no mínimo do mínimo, não que não vá funcionar... mas pode ficar limitado e inferior ao original.

pode ser tbm q os motores 2.2 e 2.4 esquentaria um pouco a mais e pegaria essa diferença, enfim são detalhes q deixo pra alguém do ramo, mas de fato isso tem algum impacto no desempenho de refrigeração, isso tenho certeza.

Não a temperatura do motor não altera muito com esta poténcia a mais, caso contrário o carro mil iria andar gelado. Se voce olhar a parte de refrigeração onde entra o vento ali no Vectra é bem pouca, mas isto não quer dizer que a parte tapada não seria útil, mas eu suponho que alguns radiadores podem ser mau feitos com galerias mais achatadas com pouca vazão de água e outros com vazão demais, talves este com menos aletas sejam mais abertas e com mais vazão e sendo assim não refrigera direito, tentaram compensar a falta de aletas abrindo elas. Um exemplo recente de um amigo que comprou um Valeo e tinha um Delpho no carro. Delphi 33 galeria, Valeo 29, porem o valeo tem 10 mm a mais de largura e 10mm mais largo ali é muita coisa, isto tudo se deve levar em conta também. Outro detalhe interessante, isto aconteceu comigo, o condensador do ar dobrou no meio ficando côncavo e nçao sei o que fez com ele ficasse assim, quase encostava o meio dele no radiador do carro deixando espaços somente nas laterais, eu tinha uma temperatura tranquila e nunca me preocupei com isto, porem ele furou e ao trocar colocando um reto a temperatura baixou bem, onde era 84 a 85 em rodovia, baixou para 80. Eu posso imaginar que algumas destas peças podem está côncava em um outro Vectra e que este outro Vectra não tenha um sistema cuidado como o meu, então seria uma forma de aquecer o carro também.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 13 Nov 2024, 01:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não a temperatura do motor não altera muito com esta poténcia a mais, caso contrário o carro mil iria andar gelado. Se voce olhar a parte de refrigeração onde entra o vento ali no Vectra é bem pouca, mas isto não quer dizer que a parte tapada não seria útil, mas eu suponho que alguns radiadores podem ser mau feitos com galerias mais achatadas com pouca vazão de água e outros com vazão demais, talves este com menos aletas sejam mais abertas e com mais vazão e sendo assim não refrigera direito, tentaram compensar a falta de aletas abrindo elas.

sim tem coisa a mais ai com certeza, o condensador pode afetar diretamente se estiver com sujeira e bloquear parte do fluxo de ar (igual vc disse ja nao e uma grande area) e ele fica bem na frente... tbm so de usar o AC, pois adiciona mais calor ali e se as ventoinhas nao estiverem trabalhando direito o 1 e 2 estagio pode causar esse efeito.

mas a eficiencia tem relação pois vc não coloca o radiador de um carro 1.0 em um 2.0, são tamanhos e aplicações diferentes, os ventiladores tbm.

isso que quero dizer pq depois q atingiu a temperatura a termostatica esta aberta, todo sistema (loop) circulando já aqueceu, o que refrigera é o ar entrando, se vc esta dando carga no motor e o radiador nao esta bem dimensionado vai aquecer mais rapido e nao dar conta, subindo essa temperatura de trabalho.

veja essa turma q acelera em trackday /drift por ex, colocam upgrade de radiador maior e ventiladores parrudos (ja vi ate 2 radiadores), radiadores de oleo etc, nao acho que é pra rodar mais frio mas sim pra ter essa capacidade de segurar o abuso, manter a faixa de temperatura... uma margem extra de segurança digamos assim.

PS: notei q posso estar sendo mal interpretado... o numero de aletas que me refiro sao tubos na horizontal do radiador, onde a agua passa, kkkkkkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Nov 2024, 09:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não a temperatura do motor não altera muito com esta poténcia a mais, caso contrário o carro mil iria andar gelado. Se voce olhar a parte de refrigeração onde entra o vento ali no Vectra é bem pouca, mas isto não quer dizer que a parte tapada não seria útil, mas eu suponho que alguns radiadores podem ser mau feitos com galerias mais achatadas com pouca vazão de água e outros com vazão demais, talves este com menos aletas sejam mais abertas e com mais vazão e sendo assim não refrigera direito, tentaram compensar a falta de aletas abrindo elas.

sim tem coisa a mais ai com certeza, o condensador pode afetar diretamente se estiver com sujeira e bloquear parte do fluxo de ar (igual vc disse ja nao e uma grande area) e ele fica bem na frente... tbm so de usar o AC, pois adiciona mais calor ali e se as ventoinhas nao estiverem trabalhando direito o 1 e 2 estagio pode causar esse efeito.

mas a eficiencia tem relação pois vc não coloca o radiador de um carro 1.0 em um 2.0, são tamanhos e aplicações diferentes, os ventiladores tbm.

isso que quero dizer pq depois q atingiu a temperatura a termostatica esta aberta, todo sistema (loop) circulando já aqueceu, o que refrigera é o ar entrando, se vc esta dando carga no motor e o radiador nao esta bem dimensionado vai aquecer mais rapido e nao dar conta, subindo essa temperatura de trabalho.

veja essa turma q acelera em trackday /drift por ex, colocam upgrade de radiador maior e ventiladores parrudos (ja vi ate 2 radiadores), radiadores de oleo etc, nao acho que é pra rodar mais frio mas sim pra ter essa capacidade de segurar o abuso, manter a faixa de temperatura... uma margem extra de segurança digamos assim.

PS: notei q posso estar sendo mal interpretado... o numero de aletas que me refiro sao tubos na horizontal do radiador, onde a agua passa, kkkkkkkk

Não esta sendo mau interpretado, nem por mim nem pelos que comentáram, e nem discordando de ti, só comentando mesmo as diferenças etc. Tipo este que até tenho um video para postar de um minuto kakakakka, ele tem menis aletas, mas é mais largo etc. Sem Extress, estamos concordando e comentando as diferenas e assim outros leigos que precisar de informações com certeza terão de sobra e a mais importante que o radiador tem que ser brasado para o Vectra com ar condicionado, tubo expandido só servirá para um sem ar.
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » 14 Nov 2024, 18:03

hahaha tranquilo nao sou nenhum engenheiro, apenas experiencia e observações doq vejo por ai, bom do forum é debater essas informações e agregar pra todos (maioria das dicas peguei aqui nos seus tópicos).

sim brasado sempre, muito mais eficiente na troca de calor, esse expandido colocaram no mercado pelo menor custo, creio nem ser aplicação correta pra ele, ai ja viu... não da pra esperar muita coisa.

interessante pesquisando mais a fundo, da pra identificar isso olhando por dentro (se é apenas 1, 2 ou mais dutos divididas internamente) quanto maior a area de contato deles com a parte externa melhor, e quanto mais dutos tiver e menor forem mais fácil refrigera-los, isso aumenta a eficiência. ai que pegamos, se forem poucos e largos demais vai alterar a pressão /fluxo ali impactar negativamente.
Imagem

esses de performance podem fazer dividir internamente em camaras com defletores pra agua seguir apenas um caminho, fazendo um trajeto mais longo aumentando tempo de circulação todo, mais eficiente e aguenta mais carga, mas exige mais pressão no sistema pra circular.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Nov 2024, 00:28

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha tranquilo nao sou nenhum engenheiro, apenas experiencia e observações doq vejo por ai, bom do forum é debater essas informações e agregar pra todos (maioria das dicas peguei aqui nos seus tópicos).

sim brasado sempre, muito mais eficiente na troca de calor, esse expandido colocaram no mercado pelo menor custo, creio nem ser aplicação correta pra ele, ai ja viu... não da pra esperar muita coisa.

interessante pesquisando mais a fundo, da pra identificar isso olhando por dentro (se é apenas 1, 2 ou mais dutos divididas internamente) quanto maior a area de contato deles com a parte externa melhor, e quanto mais dutos tiver e menor forem mais fácil refrigera-los, isso aumenta a eficiência. ai que pegamos, se forem poucos e largos demais vai alterar a pressão /fluxo ali impactar negativamente.
Imagem

esses de performance podem fazer dividir internamente em camaras com defletores pra agua seguir apenas um caminho, fazendo um trajeto mais longo aumentando tempo de circulação todo, mais eficiente e aguenta mais carga, mas exige mais pressão no sistema pra circular.

Sim, existem diferenças igual ao Valeo com 3 galerias quadradas, na verdade tem que ter uma vasão correta tendo a soma total das galerias para obter um ótimo resultado, Eu estraguei um novo usando aditivo errado e fiz um vídeo mostrando a vazão dele sendo perfeita até colocar o novo no vídeo e checar a diferença. detalhe os dois são Viscondes e é a marca que eu uso e como eu disse no vídeo, eu duvido que um mecânico trocaria ele depois deste teste.

https://www.youtube.com/watch?v=7DxyjmHhZl4
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1