O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

32 mensagens
  • 1
  • 2
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » Ontem, 17:55

agoralembrei o que queria falar ,
nos carros que não tem cebolão e é a ecu que ativa as ventoinhas pode sim adaptar cebolão mais não pode eliminar o sensor , a ECU usa a informação do sensor para regular a injeção quando o carro estaa frio ou se o carro esquenta a central tem recursos para ajudar a esfriar as cameras de combustão injetando um pouco a mais de gasolina , a temperatura esta relacionada ao consumo do carro nas injeçoes modernas no meu carro 16v que tem injeção multiponto pode dar uma diferença boa no consumo .
checa os fios do sensor pra ver se não dobram ou tem algo que aperta eles ou belisca eles o plug tem que ser justinho para manter um bom contato

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Ontem, 22:14

isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)

fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
Imagem
Imagem

e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
Imagem
Imagem

mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)

ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 09:20

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)

fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
Imagem
Imagem

e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
Imagem
Imagem

mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)

ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...

Estou vendo algo a mais na foto, vejo uma proteção no sensor que parece ser teflon ou o famoso veda rosca, não pode tem que ser puro, ferro com ferro para evitar interferencia no terra

Sua ideia de encostar o fio direto e ter um resultado bom e deveria ter no sensor também está errado. Esta ponta ai eu diria que deve ser grampeada com ferramenta específica ou soldado, porem eu cortaria este fio bem mais na frente e emendaria um novo com solda e onde cortar limpar bem o fio que deve está preto com zinabre e eu usaria acido fosfórico antes da solda para limpar o fio e como sempre eu digo para não soldar com o ferro quente conectado na tomada.

Sobre os sensores, sim os carros tem dois, o meu 97 tem estes ai não podem ser eliminado e para colocar cebolão a mudança é nos dois fios que chegam na caixa de fusível na frente da bateria, não altera o sensor
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 10:20

pois é almeidao, usei um pouco de silicone ali na ponta pois lembro vazamento pela rosca apos ter trocado esse sensor, tive que fazer essa porquice....

mas deixei uma parte sem silicone no comeco, nao isolou totalmente por isso ainda funciona.. se usar aquelas fitas teflon tb vai isolar... complicou agora...

sim vou desencapar mais longe e refazer boa parte desse fio, ate onde der ali por cima, acha uma boa ideia soldar a ponta do fio pra proteger e crimpar depois? vou atras do alicate correto pra crimpar tb

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 10:37

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pois é almeidao, usei um pouco de silicone ali na ponta pois lembro vazamento pela rosca apos ter trocado esse sensor, tive que fazer essa porquice....

mas deixei uma parte sem silicone no comeco, nao isolou totalmente por isso ainda funciona.. se usar aquelas fitas teflon tb vai isolar... complicou agora...

sim vou desencapar mais longe e refazer boa parte desse fio, ate onde der ali por cima, acha uma boa ideia soldar a ponta do fio pra proteger e crimpar depois? vou atras do alicate correto pra crimpar tb

Infelizmente ali não pode usar nada, mas não acredito que seja este o problema. Ali é rosca cônica, tem que apertar até ficar bem justo e andar com o carro, se aparecer vazamento apertar mais 1/4 e fazer isto até parar. Este é o problema da rosca cônica, uns trocam e aperta de vez, no próximo não vedará mais. Mas deixa isto ali quieto e atenta mais para o fio mesmo.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Hoje, 14:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje uero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

coisa doida , o vectra foi avanzado na sua epoca e tem um diagrama eletrico com um poco de cada sistema , imagina que a ventoinha do 97 tem a resistencia la oendurada e não usa ela ,
vcta certo o sensor de 2 fios e o da central e o sensor de um fio é o do painel , olha achei a foto do cebolão do meu carro , o cebolão ainda original de fabrica
Imagem
o funcionamento das ventoinhas no modelo 2000 deveria ser algo similar 95\100 100\105 para gasolina 100\105 105\110 era para os carros flex ou etanol. nunca teve carro flex ou etanol teria que confirmar mais se nãoto errado esses eram os valores
o segundo estagio com o ar ligado aciona pelo presostato ocarro pode estar na temperatura certa mais se aumenta a preção do gas do ar condicionado ele liga o segundo estagio para baixar a pressão isso é normal .
não achei tabela de resistencia para sensor de um fio mais imagino que não pode ser diferente da tabela do sensor de dois fios .
na vdd nunca parei para comparar a temperatura do painel com a que marca o scanner mais meu carro fica la nos 90\93 graus no painel, imagino que no scanner deve marcar alfo de 95 \98 teria que procurar o scanner pra ver mais , não lembro se emprestei ele o esta muito bem guardado akakakakakak

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 14:22

Estava pesquisando aqui pra ter uma idea do trabalho, pelo menos essa parte externa (injecao do motor ate o modulo) nao parece tao complexo.. diferente do painel/interior... aquilo ali é um emaranhado de fios que nao tenho vontade nenhuma em mexer hahah

Imagem

Mas com isso voltei a ideia inicial do topico aqui, acho que vou sacar esse chicote, nao sei quao complexo é tirar ali a parte dos reles.... mas com ele em maos fica tudo mais facil, ai consigo destrinchar com calma e verificar tudo e com multimetro checando as pontas e refazer o necessario.

acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

isso de pagar pros outros fazerem nao me agrada nenhum pouco mas tem coisa q nao tem jeito kkkk, embreagem por exemplo eu queria fazer trocar o kit todo, plainar o volante e ja aproveitar trocar o rolamento piloto e selo ali de tras do motor, nem estao ruim, nao tem vazamentos, o antigo dono trocou o atuador até mas é uma preventiva que quero fazer vi uns doidos tirando o cambio pro lado sem descer o agregado no macaco mesmo entao sei que da hahah o duro é ter tempo e morando em ap agora é mais complciado ainda mexer no carro...

tambem queria trocar o cilindro mestre de freio, nao tem problemas mais sinto a idade cansando eles e fator de segurança tb carro velho nao tem jeito heheh

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Hoje, 14:53

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

o que mais sofre com o tempo e temperaura são os conetor mesmo ,
embreagem e freio é algo que tento não mexer se esta funcionando akkakakakfoda desmontar tudo
a forma mais faci de vera temperatura gastando um pouco , sei la comprar um manometro de temperatura e ligar ele no sensor pra ver que acusa , pode pegar um multimetro chna e fazer como fazia antigamente quando os manometros eram caros e não tunha opção , nos carros mexidos enão tinha recursos ou era carburado e não tinha wideband , a gente ligaba por exemplo uma sonda labda na descarga puchaba 2 fios (usaba fios de telefone ou fio de cabo de rede de pc que são bem finos pra alterar o minimo posivel a leitura e ligaba o multimetro para checar a leitura da sonda lambda , hoje em dia com as coisas da china udo e mais barato e facil de compar , mais tem opção para todos os bolsos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 14:55

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Estava pesquisando aqui pra ter uma idea do trabalho, pelo menos essa parte externa (injecao do motor ate o modulo) nao parece tao complexo.. diferente do painel/interior... aquilo ali é um emaranhado de fios que nao tenho vontade nenhuma em mexer hahah

Imagem

Mas com isso voltei a ideia inicial do topico aqui, acho que vou sacar esse chicote, nao sei quao complexo é tirar ali a parte dos reles.... mas com ele em maos fica tudo mais facil, ai consigo destrinchar com calma e verificar tudo e com multimetro checando as pontas e refazer o necessario.

acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

isso de pagar pros outros fazerem nao me agrada nenhum pouco mas tem coisa q nao tem jeito kkkk, embreagem por exemplo eu queria fazer trocar o kit todo, plainar o volante e ja aproveitar trocar o rolamento piloto e selo ali de tras do motor, nem estao ruim, nao tem vazamentos, o antigo dono trocou o atuador até mas é uma preventiva que quero fazer vi uns doidos tirando o cambio pro lado sem descer o agregado no macaco mesmo entao sei que da hahah o duro é ter tempo e morando em ap agora é mais complciado ainda mexer no carro...

tambem queria trocar o cilindro mestre de freio, nao tem problemas mais sinto a idade cansando eles e fator de segurança tb carro velho nao tem jeito heheh

Os cabos nem sempre condena, mas as tomadas sim se perde com o tempo e eu descobri de uma forma não muito barata que a melhor solução nas tomadas, fusíveis e relê o uso de graxa e para ficar menos feio uso graxa de silicone. Outra coisa que decobri com o tempo é que o carro tem energia continua e com isto os terminais mau feito se perdem e ao refazer tem que ser soldado. E por fim aprendi que antes de dar o zinabre verde, ele é ivisível que funciona as vezes sim e as vezes não e depois fica branco quase não funciona e por fim fica verde e ai pode dar Adeus. Isto acontece com carros acima de 5 a 10 anos e por azar alguns aparecem antes. Eu digo verde igual a uma tomada do video bem pequno abaixo.
CHIROLA, é por isto que eu recomendo o cebolão 760, ele tem a mesma temperatura do MTE 797 que é este da foto que você mostra e a resistencia do sensor não sei como medir, mas o sensor de temperatura do módulo eu fiz um video, veja mais abaixo como ele funciona.

ZINABRE verde, bem antes de ficar assim começa a falhar quase que com um corte invisível.
https://www.youtube.com/shorts/ID_jgRLaCDs

Sensor de temperatura da central. Teste feito seguindo instruções Dr. IE
https://www.youtube.com/watch?v=EagdmphUiMM
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 15:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a forma mais faci de vera temperatura gastando um pouco , sei la comprar um manometro de temperatura e ligar ele no sensor

vou te dizer que olhei isso antes e estava tudo caro R$250 pra cima, ai pensei poxa nesse preço eu compro scanner OP-COM e leio direto da central sem adaptar nada, mas ai lembrei da bateria do notebook que precisa estar la rodando pra ler com o programa e deixei quieto... tu falou agora fui olhar de novo e achei um mais barato
Imagem

so teria que achar um q funciona com 1 fio igual o original, nao queria depender dessas tranqueiras no painel gosto tudo original mas é uma boa opção mais facil até

se eu for nessa ideia vou atras de um de pressao de oleo tambem, ai deixo os 2 bonitos juntos e quem ver vai achar que é carro turbo mexido hahah

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ZINABRE verde, bem antes de ficar assim começa a falhar quase que com um corte invisível.
https://www.youtube.com/shorts/ID_jgRLaCDs

sim ja vi isso antes, e tambem ja vi os fios quebradissos a borracha que isola eles resseca quebra e forma zinabre nas aberturas, esses plugs das portas é uma m pra por no lugar os meus da traseira refiz a fiacao pros 2 vidros e adaptei um modulo mais moderno pq o original derreteu as soldas no sol e nao achava outros, agora ficou mais simples apenas um modulo pros 2 portas e nunca mais deu problemas no fechamento dos vidros.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje embreagem e freio é algo que tento não mexer se esta funcionando akkakakakfoda desmontar tudo

ahahah é frescura minha mesmo, nao tem mais oq fazer ai queria mexer por manutencao preventiva e ficar tranquilo um bom tempo com isso

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Hoje, 16:27

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vou te dizer que olhei isso antes e estava tudo caro R$250 pra cima

eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 17:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search

vlw Chirola! acho que vou pegar esse ai

e nesse meio tempo fui la fuçar... que comecem os jogos hehehe
Imagem

32 mensagens
  • 1
  • 2