O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

22 mensagens
  • 1
  • 2
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » Ontem, 17:55

agoralembrei o que queria falar ,
nos carros que não tem cebolão e é a ecu que ativa as ventoinhas pode sim adaptar cebolão mais não pode eliminar o sensor , a ECU usa a informação do sensor para regular a injeção quando o carro estaa frio ou se o carro esquenta a central tem recursos para ajudar a esfriar as cameras de combustão injetando um pouco a mais de gasolina , a temperatura esta relacionada ao consumo do carro nas injeçoes modernas no meu carro 16v que tem injeção multiponto pode dar uma diferença boa no consumo .
checa os fios do sensor pra ver se não dobram ou tem algo que aperta eles ou belisca eles o plug tem que ser justinho para manter um bom contato

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » Ontem, 22:14

isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)

fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
Imagem
Imagem

e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
Imagem
Imagem

mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)

ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...

22 mensagens
  • 1
  • 2