isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!
a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)
fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....

e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...

mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)
ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos
do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...