jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!
a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)
fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)
ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pois é almeidao, usei um pouco de silicone ali na ponta pois lembro vazamento pela rosca apos ter trocado esse sensor, tive que fazer essa porquice....
mas deixei uma parte sem silicone no comeco, nao isolou totalmente por isso ainda funciona.. se usar aquelas fitas teflon tb vai isolar... complicou agora...
sim vou desencapar mais longe e refazer boa parte desse fio, ate onde der ali por cima, acha uma boa ideia soldar a ponta do fio pra proteger e crimpar depois? vou atras do alicate correto pra crimpar tb
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje uero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Estava pesquisando aqui pra ter uma idea do trabalho, pelo menos essa parte externa (injecao do motor ate o modulo) nao parece tao complexo.. diferente do painel/interior... aquilo ali é um emaranhado de fios que nao tenho vontade nenhuma em mexer hahah
Mas com isso voltei a ideia inicial do topico aqui, acho que vou sacar esse chicote, nao sei quao complexo é tirar ali a parte dos reles.... mas com ele em maos fica tudo mais facil, ai consigo destrinchar com calma e verificar tudo e com multimetro checando as pontas e refazer o necessario.
acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.
isso de pagar pros outros fazerem nao me agrada nenhum pouco mas tem coisa q nao tem jeito kkkk, embreagem por exemplo eu queria fazer trocar o kit todo, plainar o volante e ja aproveitar trocar o rolamento piloto e selo ali de tras do motor, nem estao ruim, nao tem vazamentos, o antigo dono trocou o atuador até mas é uma preventiva que quero fazer vi uns doidos tirando o cambio pro lado sem descer o agregado no macaco mesmo entao sei que da hahah o duro é ter tempo e morando em ap agora é mais complciado ainda mexer no carro...
tambem queria trocar o cilindro mestre de freio, nao tem problemas mais sinto a idade cansando eles e fator de segurança tb carro velho nao tem jeito heheh
chirola escreveu:Fuente del Mensaje a forma mais faci de vera temperatura gastando um pouco , sei la comprar um manometro de temperatura e ligar ele no sensor
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ZINABRE verde, bem antes de ficar assim começa a falhar quase que com um corte invisível.
https://www.youtube.com/shorts/ID_jgRLaCDs
chirola escreveu:Fuente del Mensaje embreagem e freio é algo que tento não mexer se esta funcionando akkakakakfoda desmontar tudo
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vou te dizer que olhei isso antes e estava tudo caro R$250 pra cima
chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensaje eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search
vlw Chirola! acho que vou pegar esse ai
e nesse meio tempo fui la fuçar... que comecem os jogos hehehe
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeDá até para fazer uma ressolda na central e se o chip por de encaixe tirar ele fora e colocar uma graxa de silicone nele e montar de volta.
jm_vectrab escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeDá até para fazer uma ressolda na central e se o chip por de encaixe tirar ele fora e colocar uma graxa de silicone nele e montar de volta.
abri a central e os pontos de solda apararentemente estao OK, mas voce faou desse chip e me lembrou:
quando comprei o carro, junto ao manual e folhetos do proprietario, tinha um pequeno pedaco de esponja com um chip, nem me liguei nisso, pensei que fosse algo relacionado a chave ou imobilizador, acho que havia um codigo escrito em um papel tbm, nao me lembro pois ficou em um sitio dos meus pais, enfim, abrindo a central agora tem exatamente esse mesmo chip, ou seja ja foi trocado..., e sim ele encaixa em uma base sem solda.
sera que consigo descobrir o pq? esse chip sera q colocaram pra "melhorar" performance ou pode ter relacao com o imobilizador;troca de chave? hahah
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Os 2 fios do sensor de temp (q vai na valv termo) ja haviam sido cortados e soldados, encontrei resistencia de 6.0 Ohms em um deles onde deve-se ler zero. Testei apos o ponto de remendo e bate zero perfeito, ou seja, problema descoberto ali provavelmente solda trincada ou mal feita.
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Haha pois é, nada melhor do que fazer voce mesmo! o legal de destrinchar isso é alem de entender com mais simplicidade como a injeção do carro funciona, ja consegue dar uma geral e organizada, digamos uma preventiva na elétrica, no meu caso estou achando os defeitos colocados hehehe
e esses materiais nao sao caros mas tbm nao se acha em qq loja (achei apenas o alicate aqui por 200 vs 70 na internet) mas otima ferramenta pra se ter e o mesmo vendedor ja vende o kit com terminais e termoretratil, te da os tamanhos 1 ou 1.5mm e maior, se cortar na medida certa a parte de tras do terminal precisa abraçar o isolamento assim nao escapa e fica profissional o serviço, igual sai de fabrica:
Parece complexo mas na prática tu percebe que nao tem nada demais, pra quem gosta e tem tempo claro rsrs
Outra coisa que descobri, alguns sensores mais sensiveis como chirola comentou, sensor lambda e sensor de fase no vira possuem um isolamento aterrado, vcs vejam isso no diagrama eletrico que postei antes, significa que vai ter um fio solto desencapado dentro do isolamento, é um fio adicional envolvendo os outros fios (encapados), esse fio é um terra que sai da central e nao se deve conectar a nada, ele so fica em volta de toda extensao ate o sensor para “proteger” o sinal e manter limpo contra campo eletromagnetico.. salvo casos que vai ate algum terminal especifico no sensor
por exemplo; tive que pesquisar sobre isso pois o meu da sonda lambda (que é de apenas 1 fio) tbm ja havia sido remendado, e ao cortar vi que tinham 2 fios ali dentro.. (vejam que o sinal da sonda pino 28 é o fio encapado azul/marrom, enquanto o terra pino19 fica exposto passado junto a ele por fora)
nao liguem isso no terra/bloco e muito menos no fio de sinal da sonda, se nao vai ferrar completamente a leitura, vou acoplar um fio novo desencapado e so seguir junto como no original.... nao sei quao importante é, mas se a fabrica deixou no projeto é pq deve precisar heheh
e sobre aquele outro fio que comentei do terra cortado era justamente isso, é um pino 10 para sensor lambda (pos catalisador) e o 19 que vai ao lado protegendo, como meu carro nao tem catalisador/2nd sonda nao usa mesmo esse fio, por isso nao preciso fazer nada ali só manter isolado.
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