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Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

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chirola
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » 17 Jul 2025, 17:55

agoralembrei o que queria falar ,
nos carros que não tem cebolão e é a ecu que ativa as ventoinhas pode sim adaptar cebolão mais não pode eliminar o sensor , a ECU usa a informação do sensor para regular a injeção quando o carro estaa frio ou se o carro esquenta a central tem recursos para ajudar a esfriar as cameras de combustão injetando um pouco a mais de gasolina , a temperatura esta relacionada ao consumo do carro nas injeçoes modernas no meu carro 16v que tem injeção multiponto pode dar uma diferença boa no consumo .
checa os fios do sensor pra ver se não dobram ou tem algo que aperta eles ou belisca eles o plug tem que ser justinho para manter um bom contato

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jm_vectrab
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 17 Jul 2025, 22:14

isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)

fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
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e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
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mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)

ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...

Almeidão
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 18 Jul 2025, 09:20

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje isso mesmo chirola, por isso quero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

a questão que meu carro usa os dois sensores, vou deixar as fotos para ilustrar, esse de um fio APENAS envia o sinal ate o painel, ele é um sinal terra com resistencia quanto mais quente maior o sinal, se vc por exemplo desconectar o fio dele e colocar no bloco (aterrar 100% o fio desconectado do sensor) o ponteiro vai subir a temperatura la no maximo, mesmo com o motor desligado (bom ate pra testar o ponteiro isso)

fui ver aqui e meu fio esta sim com formacao de zinabre na ponta, vou refazer essa parte, lembro q tem uma emenda com solda tambem, mas ai fico pensando......se ele "esquentaria" com um sinal terra bom, deveria fazer o contrario, digo, marcar mais frio, com um sinal de terra "fraco;ruim"....
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e por fim usa esse outro sensor de dois pinos que vai na valvula termostatica, esse SIM é responsavel pela injecao e monitoramento de temperatura, é por ele que a ECU controla os parametros de injecao e acionamento das ventoinhas. esse sim, de fato como postei no inicio, ainda nao descarto uma fiaçao ruim ate o modulo, qq coisa atrapalhando o sinal dele pode causar essa confusão esporadica...
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mas oq esta pegando é, qual deles é o culpado? o carro estaria de fato esquentando demais pq o da central nao aciona as ventoinhas no tempo certo (sensor principal de dois pinos ou fiação dele) ou esta tudo perfeito e é apenas uma leitura mentirosa no painel? (sensor de um fio, fiação, marcador..)

ja vi que vou ter q ir testando varias coisas, quero mesmo passar cabos novos do zero pra eliminar essa possibilidade de fiação velha. Se alguem tiver o diagrama eletrico no vectra b 2000 agradeco muito! achei um aqui mas é do 98 diferente do meu...


Estou vendo algo a mais na foto, vejo uma proteção no sensor que parece ser teflon ou o famoso veda rosca, não pode tem que ser puro, ferro com ferro para evitar interferencia no terra

Sua ideia de encostar o fio direto e ter um resultado bom e deveria ter no sensor também está errado. Esta ponta ai eu diria que deve ser grampeada com ferramenta específica ou soldado, porem eu cortaria este fio bem mais na frente e emendaria um novo com solda e onde cortar limpar bem o fio que deve está preto com zinabre e eu usaria acido fosfórico antes da solda para limpar o fio e como sempre eu digo para não soldar com o ferro quente conectado na tomada.

Sobre os sensores, sim os carros tem dois, o meu 97 tem estes ai não podem ser eliminado e para colocar cebolão a mudança é nos dois fios que chegam na caixa de fusível na frente da bateria, não altera o sensor
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 18 Jul 2025, 10:20

pois é almeidao, usei um pouco de silicone ali na ponta pois lembro vazamento pela rosca apos ter trocado esse sensor, tive que fazer essa porquice....

mas deixei uma parte sem silicone no comeco, nao isolou totalmente por isso ainda funciona.. se usar aquelas fitas teflon tb vai isolar... complicou agora...

sim vou desencapar mais longe e refazer boa parte desse fio, ate onde der ali por cima, acha uma boa ideia soldar a ponta do fio pra proteger e crimpar depois? vou atras do alicate correto pra crimpar tb

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 18 Jul 2025, 10:37

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pois é almeidao, usei um pouco de silicone ali na ponta pois lembro vazamento pela rosca apos ter trocado esse sensor, tive que fazer essa porquice....

mas deixei uma parte sem silicone no comeco, nao isolou totalmente por isso ainda funciona.. se usar aquelas fitas teflon tb vai isolar... complicou agora...

sim vou desencapar mais longe e refazer boa parte desse fio, ate onde der ali por cima, acha uma boa ideia soldar a ponta do fio pra proteger e crimpar depois? vou atras do alicate correto pra crimpar tb


Infelizmente ali não pode usar nada, mas não acredito que seja este o problema. Ali é rosca cônica, tem que apertar até ficar bem justo e andar com o carro, se aparecer vazamento apertar mais 1/4 e fazer isto até parar. Este é o problema da rosca cônica, uns trocam e aperta de vez, no próximo não vedará mais. Mas deixa isto ali quieto e atenta mais para o fio mesmo.
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » 18 Jul 2025, 14:18

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje uero entender como é o funcionamento pois a fabrica deixou uma configuração nessa ECU e deveria ser equivalente a temperatura do cebolão mas vai saber quais parametros colocaram para acionar o primeiro e seg estagio... se ligar o AC por exemplo ja vi ele acionando o segundo estagio por isso.!

coisa doida , o vectra foi avanzado na sua epoca e tem um diagrama eletrico com um poco de cada sistema , imagina que a ventoinha do 97 tem a resistencia la oendurada e não usa ela ,
vcta certo o sensor de 2 fios e o da central e o sensor de um fio é o do painel , olha achei a foto do cebolão do meu carro , o cebolão ainda original de fabrica
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o funcionamento das ventoinhas no modelo 2000 deveria ser algo similar 95\100 100\105 para gasolina 100\105 105\110 era para os carros flex ou etanol. nunca teve carro flex ou etanol teria que confirmar mais se nãoto errado esses eram os valores
o segundo estagio com o ar ligado aciona pelo presostato ocarro pode estar na temperatura certa mais se aumenta a preção do gas do ar condicionado ele liga o segundo estagio para baixar a pressão isso é normal .
não achei tabela de resistencia para sensor de um fio mais imagino que não pode ser diferente da tabela do sensor de dois fios .
na vdd nunca parei para comparar a temperatura do painel com a que marca o scanner mais meu carro fica la nos 90\93 graus no painel, imagino que no scanner deve marcar alfo de 95 \98 teria que procurar o scanner pra ver mais , não lembro se emprestei ele o esta muito bem guardado akakakakakak

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 18 Jul 2025, 14:22

Estava pesquisando aqui pra ter uma idea do trabalho, pelo menos essa parte externa (injecao do motor ate o modulo) nao parece tao complexo.. diferente do painel/interior... aquilo ali é um emaranhado de fios que nao tenho vontade nenhuma em mexer hahah

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Mas com isso voltei a ideia inicial do topico aqui, acho que vou sacar esse chicote, nao sei quao complexo é tirar ali a parte dos reles.... mas com ele em maos fica tudo mais facil, ai consigo destrinchar com calma e verificar tudo e com multimetro checando as pontas e refazer o necessario.

acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

isso de pagar pros outros fazerem nao me agrada nenhum pouco mas tem coisa q nao tem jeito kkkk, embreagem por exemplo eu queria fazer trocar o kit todo, plainar o volante e ja aproveitar trocar o rolamento piloto e selo ali de tras do motor, nem estao ruim, nao tem vazamentos, o antigo dono trocou o atuador até mas é uma preventiva que quero fazer vi uns doidos tirando o cambio pro lado sem descer o agregado no macaco mesmo entao sei que da hahah o duro é ter tempo e morando em ap agora é mais complciado ainda mexer no carro...

tambem queria trocar o cilindro mestre de freio, nao tem problemas mais sinto a idade cansando eles e fator de segurança tb carro velho nao tem jeito heheh

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » 18 Jul 2025, 14:53

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

o que mais sofre com o tempo e temperaura são os conetor mesmo ,
embreagem e freio é algo que tento não mexer se esta funcionando akkakakakfoda desmontar tudo
a forma mais faci de vera temperatura gastando um pouco , sei la comprar um manometro de temperatura e ligar ele no sensor pra ver que acusa , pode pegar um multimetro chna e fazer como fazia antigamente quando os manometros eram caros e não tunha opção , nos carros mexidos enão tinha recursos ou era carburado e não tinha wideband , a gente ligaba por exemplo uma sonda labda na descarga puchaba 2 fios (usaba fios de telefone ou fio de cabo de rede de pc que são bem finos pra alterar o minimo posivel a leitura e ligaba o multimetro para checar a leitura da sonda lambda , hoje em dia com as coisas da china udo e mais barato e facil de compar , mais tem opção para todos os bolsos.

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 18 Jul 2025, 14:55

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Estava pesquisando aqui pra ter uma idea do trabalho, pelo menos essa parte externa (injecao do motor ate o modulo) nao parece tao complexo.. diferente do painel/interior... aquilo ali é um emaranhado de fios que nao tenho vontade nenhuma em mexer hahah

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Mas com isso voltei a ideia inicial do topico aqui, acho que vou sacar esse chicote, nao sei quao complexo é tirar ali a parte dos reles.... mas com ele em maos fica tudo mais facil, ai consigo destrinchar com calma e verificar tudo e com multimetro checando as pontas e refazer o necessario.

acho q essa parte mais sofre ali no cofre com variação de temperatura e a idade, resta ver nesses casos intermitentes... os pontos de aterramento ja tinha verificado todos e refeito alguns, ate coloquei um extra pra reforçar que muitos fazem e os cabos pro alternador e motor de partida.

isso de pagar pros outros fazerem nao me agrada nenhum pouco mas tem coisa q nao tem jeito kkkk, embreagem por exemplo eu queria fazer trocar o kit todo, plainar o volante e ja aproveitar trocar o rolamento piloto e selo ali de tras do motor, nem estao ruim, nao tem vazamentos, o antigo dono trocou o atuador até mas é uma preventiva que quero fazer vi uns doidos tirando o cambio pro lado sem descer o agregado no macaco mesmo entao sei que da hahah o duro é ter tempo e morando em ap agora é mais complciado ainda mexer no carro...

tambem queria trocar o cilindro mestre de freio, nao tem problemas mais sinto a idade cansando eles e fator de segurança tb carro velho nao tem jeito heheh


Os cabos nem sempre condena, mas as tomadas sim se perde com o tempo e eu descobri de uma forma não muito barata que a melhor solução nas tomadas, fusíveis e relê o uso de graxa e para ficar menos feio uso graxa de silicone. Outra coisa que decobri com o tempo é que o carro tem energia continua e com isto os terminais mau feito se perdem e ao refazer tem que ser soldado. E por fim aprendi que antes de dar o zinabre verde, ele é ivisível que funciona as vezes sim e as vezes não e depois fica branco quase não funciona e por fim fica verde e ai pode dar Adeus. Isto acontece com carros acima de 5 a 10 anos e por azar alguns aparecem antes. Eu digo verde igual a uma tomada do video bem pequno abaixo.
CHIROLA, é por isto que eu recomendo o cebolão 760, ele tem a mesma temperatura do MTE 797 que é este da foto que você mostra e a resistencia do sensor não sei como medir, mas o sensor de temperatura do módulo eu fiz um video, veja mais abaixo como ele funciona.

ZINABRE verde, bem antes de ficar assim começa a falhar quase que com um corte invisível.
https://www.youtube.com/shorts/ID_jgRLaCDs

Sensor de temperatura da central. Teste feito seguindo instruções Dr. IE
https://www.youtube.com/watch?v=EagdmphUiMM
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 18 Jul 2025, 15:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a forma mais faci de vera temperatura gastando um pouco , sei la comprar um manometro de temperatura e ligar ele no sensor


vou te dizer que olhei isso antes e estava tudo caro R$250 pra cima, ai pensei poxa nesse preço eu compro scanner OP-COM e leio direto da central sem adaptar nada, mas ai lembrei da bateria do notebook que precisa estar la rodando pra ler com o programa e deixei quieto... tu falou agora fui olhar de novo e achei um mais barato
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so teria que achar um q funciona com 1 fio igual o original, nao queria depender dessas tranqueiras no painel gosto tudo original mas é uma boa opção mais facil até

se eu for nessa ideia vou atras de um de pressao de oleo tambem, ai deixo os 2 bonitos juntos e quem ver vai achar que é carro turbo mexido hahah


Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ZINABRE verde, bem antes de ficar assim começa a falhar quase que com um corte invisível.
https://www.youtube.com/shorts/ID_jgRLaCDs


sim ja vi isso antes, e tambem ja vi os fios quebradissos a borracha que isola eles resseca quebra e forma zinabre nas aberturas, esses plugs das portas é uma m pra por no lugar os meus da traseira refiz a fiacao pros 2 vidros e adaptei um modulo mais moderno pq o original derreteu as soldas no sol e nao achava outros, agora ficou mais simples apenas um modulo pros 2 portas e nunca mais deu problemas no fechamento dos vidros.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje embreagem e freio é algo que tento não mexer se esta funcionando akkakakakfoda desmontar tudo


ahahah é frescura minha mesmo, nao tem mais oq fazer ai queria mexer por manutencao preventiva e ficar tranquilo um bom tempo com isso

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por chirola » 18 Jul 2025, 16:27

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vou te dizer que olhei isso antes e estava tudo caro R$250 pra cima

eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search

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por jm_vectrab » 18 Jul 2025, 17:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search


vlw Chirola! acho que vou pegar esse ai

e nesse meio tempo fui la fuçar... que comecem os jogos hehehe
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por Almeidão » 19 Jul 2025, 18:30

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu pensaba em algo mais basico kakakakak
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... sid=search


vlw Chirola! acho que vou pegar esse ai

e nesse meio tempo fui la fuçar... que comecem os jogos hehehe
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Dá até para fazer uma ressolda na central e se o chip por de encaixe tirar ele fora e colocar uma graxa de silicone nele e montar de volta.
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por jm_vectrab » 22 Jul 2025, 15:11

Fala turma

Atualizando aqui, isso acabou virando um mini-projeto, ainda nao finalizei mas segue os achados:

Os 2 fios do sensor de temp (q vai na valv termo) ja haviam sido cortados e soldados, encontrei resistencia de 6.0 Ohms em um deles onde deve-se ler zero. Testei apos o ponto de remendo e bate zero perfeito, ou seja, problema descoberto ali provavelmente solda trincada ou mal feita.

Outra coisa, o proprio conector bem apos ele havia pontos abertos e com formacao de zinabre.

Isso devia estar ferrando a leitura do modulo e acionamento das ventoinhas. Como é bem na ponta nao tem oq fazer, comprei um conector novo e vou refazer corretamente com terminais, alicate e termoretratil, sem soldas.

O fio do sensor de temperatura (painel) tambem ja havia sido refeito com solda, resistencia variando entre 2-0ohms, vou refazer da mesma forma acima.
*Sobre o aterramento desse sensor, pensei em passar um fio fino ali na rosca externa dele (que sobra) até um ponto de terra, assim evita problemas de aterramento por causa do silicone que usei.

Tambem achei um fio cortado ali prox as saidas dos fios da bobina, e ao testar resistencia nos pinos se trata de um terra que alias sao todos compartilhados em 2 canais no modulo. Vou refazer esse fio e ligar na caixa de terra prox a torre do amortecedor.

Ambos os fios terra (maior e menor) que vao ali no cabecote estavam com formação de zinabre externa, mas resistencia passou OK, consegui remover com uma mistura de vinagre, limao e sal, deixe na solucao por algumas horas e sai zerado!

Aqui importante oq vc dise Almeidao, sobre uso de graxa silicone, comprei ela e é bom para proteger contra humidade e formacao desse zinabre futuramente.

No mais o chicote estava bem sujo e a protecao de fabrica ja toda esfarelando, foram algumas horas limpando bem pois fica uma cola nojenta misturado a sujeira, mas no geral tudo ok o isolamento ainda, testei todos os pinos do conector da central a saida dos conectores, todos com resistencia ZERO tirando os que comentei que foram refeitos com solda.

Tambem comprei essa malha de auto-fechamento e uma fita isolante de tecido propria pra temperatura, vou usar junto aos termoretratil pra organziar e “embelezar” o cofre hehe, se usar fita isolante comum ela endurece com o calor e fica aquela porquisse de cola quando precisa tirar.

Segue imagens, e tbm o pinout que encontrei desse modulo (no esquema falta sensor de detonacao; KS, sao os pinos 11 e 30) tambem uma identificacao mais simples que fiz pra facilitar os testes de resistencia a quem precisar ;)

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Editado pela última vez por jm_vectrab em 22 Jul 2025, 17:15, em um total de 1 vez.

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por jm_vectrab » 22 Jul 2025, 15:28

Almeidão escreveu:Fuente del MensajeDá até para fazer uma ressolda na central e se o chip por de encaixe tirar ele fora e colocar uma graxa de silicone nele e montar de volta.


abri a central e os pontos de solda apararentemente estao OK, mas voce faou desse chip e me lembrou:

quando comprei o carro, junto ao manual e folhetos do proprietario, tinha um pequeno pedaco de esponja com um chip, nem me liguei nisso, pensei que fosse algo relacionado a chave ou imobilizador, acho que havia um codigo escrito em um papel tbm, nao me lembro pois ficou em um sitio dos meus pais, enfim, abrindo a central agora tem exatamente esse mesmo chip, ou seja ja foi trocado..., e sim ele encaixa em uma base sem solda.

sera que consigo descobrir o pq? esse chip sera q colocaram pra "melhorar" performance ou pode ter relacao com o imobilizador;troca de chave? hahah

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por Almeidão » 22 Jul 2025, 17:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeDá até para fazer uma ressolda na central e se o chip por de encaixe tirar ele fora e colocar uma graxa de silicone nele e montar de volta.


abri a central e os pontos de solda apararentemente estao OK, mas voce faou desse chip e me lembrou:

quando comprei o carro, junto ao manual e folhetos do proprietario, tinha um pequeno pedaco de esponja com um chip, nem me liguei nisso, pensei que fosse algo relacionado a chave ou imobilizador, acho que havia um codigo escrito em um papel tbm, nao me lembro pois ficou em um sitio dos meus pais, enfim, abrindo a central agora tem exatamente esse mesmo chip, ou seja ja foi trocado..., e sim ele encaixa em uma base sem solda.

sera que consigo descobrir o pq? esse chip sera q colocaram pra "melhorar" performance ou pode ter relacao com o imobilizador;troca de chave? hahah

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Com certeza trocaram para melhorar algo e não acredito que isto seria o problema apesar que o original é o original. Eu já pensei em trocar o meu que sai igual ao seu sem soldar, mas depois eu desiti e iria troca para melhorar o consumo, não preciso mais potencia nele e já troquei de uma amigo e não foi preciso mudar nada, só tirar um e colocar o outro. Mas o simples fato de tirar ele fora e colocar ali uma graxinha de silicone nas perninhas dele já espantará possiveis zinabres
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Ju_Bueno » 23 Jul 2025, 09:21

Que trampo, heim!!! Serviço que dificilmente encontraria num auto-elétrico... talvez num daqueles "gourmetizados", tipo Alan Brito... e olhe lá ainda!
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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por chirola » 23 Jul 2025, 13:14

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Os 2 fios do sensor de temp (q vai na valv termo) ja haviam sido cortados e soldados, encontrei resistencia de 6.0 Ohms em um deles onde deve-se ler zero. Testei apos o ponto de remendo e bate zero perfeito, ou seja, problema descoberto ali provavelmente solda trincada ou mal feita.

trabalho legal vc esta fazendo , em fios que mede voltagem a resistencia criada pelas enmendas não da problema , mais tem fios que se evitar enmendas é melhor , os fios dos sensores de temperatura e o da sonda lambda sempre é melhor eitar criar enmendas pq vai criar uma resistencia e vai mudar a leitura e quanto mais proxima do indicado do manual for a leitura melhor .

o chip que vc acho com o codigo imagino que seja a senha da ECU não seiqual seria o motivo de troca de chip mais se achar o codigo seria bom guardar ele anotado

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por jm_vectrab » 23 Jul 2025, 17:14

Haha pois é, nada melhor do que fazer voce mesmo! o legal de destrinchar isso é alem de entender com mais simplicidade como a injeção do carro funciona, ja consegue dar uma geral e organizada, digamos uma preventiva na elétrica, no meu caso estou achando os defeitos colocados hehehe

e esses materiais nao sao caros mas tbm nao se acha em qq loja (achei apenas o alicate aqui por 200 vs 70 na internet) mas otima ferramenta pra se ter e o mesmo vendedor ja vende o kit com terminais e termoretratil, te da os tamanhos 1 ou 1.5mm e maior, se cortar na medida certa a parte de tras do terminal precisa abraçar o isolamento assim nao escapa e fica profissional o serviço, igual sai de fabrica:

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Parece complexo mas na prática tu percebe que nao tem nada demais, pra quem gosta e tem tempo claro rsrs

Outra coisa que descobri, alguns sensores mais sensiveis como chirola comentou, sensor lambda e sensor de fase no vira possuem um isolamento aterrado, vcs vejam isso no diagrama eletrico que postei antes, significa que vai ter um fio solto desencapado dentro do isolamento, é um fio adicional envolvendo os outros fios (encapados), esse fio é um terra que sai da central e nao se deve conectar a nada, ele so fica em volta de toda extensao ate o sensor para “proteger” o sinal e manter limpo contra campo eletromagnetico.. salvo casos que vai ate algum terminal especifico no sensor

por exemplo; tive que pesquisar sobre isso pois o meu da sonda lambda (que é de apenas 1 fio) tbm ja havia sido remendado, e ao cortar vi que tinham 2 fios ali dentro.. (vejam que o sinal da sonda pino 28 é o fio encapado azul/marrom, enquanto o terra pino19 fica exposto passado junto a ele por fora)

nao liguem isso no terra/bloco e muito menos no fio de sinal da sonda, se nao vai ferrar completamente a leitura, vou acoplar um fio novo desencapado e so seguir junto como no original.... nao sei quao importante é, mas se a fabrica deixou no projeto é pq deve precisar heheh
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e sobre aquele outro fio que comentei do terra cortado era justamente isso, é um pino 10 para sensor lambda (pos catalisador) e o 19 que vai ao lado protegendo, como meu carro nao tem catalisador/2nd sonda nao usa mesmo esse fio, por isso nao preciso fazer nada ali só manter isolado.

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problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Almeidão » 23 Jul 2025, 17:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Haha pois é, nada melhor do que fazer voce mesmo! o legal de destrinchar isso é alem de entender com mais simplicidade como a injeção do carro funciona, ja consegue dar uma geral e organizada, digamos uma preventiva na elétrica, no meu caso estou achando os defeitos colocados hehehe

e esses materiais nao sao caros mas tbm nao se acha em qq loja (achei apenas o alicate aqui por 200 vs 70 na internet) mas otima ferramenta pra se ter e o mesmo vendedor ja vende o kit com terminais e termoretratil, te da os tamanhos 1 ou 1.5mm e maior, se cortar na medida certa a parte de tras do terminal precisa abraçar o isolamento assim nao escapa e fica profissional o serviço, igual sai de fabrica:

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Parece complexo mas na prática tu percebe que nao tem nada demais, pra quem gosta e tem tempo claro rsrs

Outra coisa que descobri, alguns sensores mais sensiveis como chirola comentou, sensor lambda e sensor de fase no vira possuem um isolamento aterrado, vcs vejam isso no diagrama eletrico que postei antes, significa que vai ter um fio solto desencapado dentro do isolamento, é um fio adicional envolvendo os outros fios (encapados), esse fio é um terra que sai da central e nao se deve conectar a nada, ele so fica em volta de toda extensao ate o sensor para “proteger” o sinal e manter limpo contra campo eletromagnetico.. salvo casos que vai ate algum terminal especifico no sensor

por exemplo; tive que pesquisar sobre isso pois o meu da sonda lambda (que é de apenas 1 fio) tbm ja havia sido remendado, e ao cortar vi que tinham 2 fios ali dentro.. (vejam que o sinal da sonda pino 28 é o fio encapado azul/marrom, enquanto o terra pino19 fica exposto passado junto a ele por fora)

nao liguem isso no terra/bloco e muito menos no fio de sinal da sonda, se nao vai ferrar completamente a leitura, vou acoplar um fio novo desencapado e so seguir junto como no original.... nao sei quao importante é, mas se a fabrica deixou no projeto é pq deve precisar heheh
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e sobre aquele outro fio que comentei do terra cortado era justamente isso, é um pino 10 para sensor lambda (pos catalisador) e o 19 que vai ao lado protegendo, como meu carro nao tem catalisador/2nd sonda nao usa mesmo esse fio, por isso nao preciso fazer nada ali só manter isolado.


Sim, é uma malha protetora que sai de algum lugar e não se conecta a nada e nem deve tocar no fio interno.
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