O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

127 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por chirola » Ontem, 16:52

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje esse mancal central tem q medir e ajustar a folga tb, acho q da pra fazer com feeler gauge, e depois uma batida de cada lado do eixo pra acentar ele... por isso teria que desmontar tudo de qq jeito

o mancal do meio ajusta a folga com aquela meia lua de aço é ruim de trocar ele no lugar mais todos nois sabemos que não vaificar traquilo se desmontar tudo e não trocar kakakaakka
é meio ruim mais tem como fazer , eu fiz em um carro , foi ruim e chato
coloquei un parafusos de aço compridos no lugar dos original da caixa , aqueles que juntam a caixa e o bloco do motor , se tirar as polias o motor tem uns centimetros que vc consegu separar o bloco da caixa demarchas , tem que soltar o calço do motor do lado dereito e pendurar o motor por cima ou usar um macaco u um toco de madeira por baixo , , dai vc consegue afastar o bloco para desencaixar o virabrequim do eixo primario da caixa
o bloco fica alinhado com a caixa pelos parafusos compridos que fazem de guia paca voltar ele ai lugar , ei pelomenos não achei outra forma de fazelo sem forzar o eixo primario da caixa e solzinho .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Ontem, 17:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Os pistões voce nunca saberá se tinha folga se voce não trocar, lembre se nós acostumamos com a parte ruim do carro e achamos que está bom.

que verdade vc falo
troquei as molas dianteiras e vou falar pra vc que o carro mudo de mais e muita a diferença ja comprei umas molas traseiras pra trocar semana que vem
acostumado com o carro mais seco pelas molas cansadas ao trocar o carro fico muito macio pra rodar e rodando com as molas novas na frente e as original de quase 30 anos na traseira da pra sentir a diferença quando passa por um desnivel na pista a frente e muito suave a traseira da aqueala pancadiha seca
quando comparei as molas novas co as original de 30 anos vi como estabam cansadas , tinha quase 5 cmde diferença de altura , troquei tudo nas torre dianteiras o carro mudo muito , são essas coisas que vc falo , se da conta que estaba ruim quando coloca uma nova kakakaaka
como anda a recuperação do joelho meu amigo ? tomara tenha recuperado de boa

pistão ou é ks ou é etal leve (mahle)não sei se arriscaria outras marcas , os pinos sim trocaria eles degasta minima coisa mais se desmonto não trocar vai ser barulho la nafrente .
na retifica eles não mede para centralizar o pino eles esquenta a viela e mete o pino mais pu menos centrado a olho se tem uma morsa(torno de bancada) prende o pistão esquenta a viela e coloca o pino , usa luvas de cuoro para proteção , se não tem luvas não faz é arriscar se machucar

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Ontem, 18:47

vlw turma

sobre o milha dianteiro nao sei se entenderam, nao queria adicionar rele /botao a mais.. penso em usar o circuito original do carro (do neblina traseiro) pois ele ja possui o botao de pulso proprio com rele e fusivel 10A... trocaria por um de 15 e achar essa fiacao no diagrama eletrico pra fazer a mudanca... so precisaria estudar o diagrama pra ligar isso em paralelo pq seriam 2 milhas no lugar de 1 neblina.

resumindo: desativar neblina traseiro e adicionar milha dianteiro no lugar!
depois fazer ele ligar com o primeiro ponto na chave (pingo) --pq originalmente o neblina so ativa no ultimo ponto (farol).

Almeidao, sim preciso desmontar pra ver, quis dizer se houver folga ali acredito q vai ser por parte do pistao pq esses pinos sao indestrutiveis rsrs

o ivan é o verdadeiro mgaiver brasileiro hahah foi ele mesmo q vi e havia afrouxado os mancais e sem bomba;cambio tb, mesmo q dê esse central ai o certo seria medir a folga e bater dos dois lados depois (pra acentar a bronzina de cima com a de baixo!) sim conferir desgaste no gira se tiver feio ;riscado ferrou... vou ter q descer ele e levar pra retifica...

quando tirei o carter um tempo atras forcei ali com uma fenda e estava sem folgas... mas acho q a embreagem no lugar forca ali e nao da pra medir adequadamente isso..

boa me convenceu vou pegar tudo KS, ja tinha visto, kit pistao com aneis, bronzinas, bomba de oleo e depois e ir vendo oq precisa..

isso ai no seu motor parece alguma coisa metalica q caiu, pedaco de vela, parafuso, vai saber oq, mas entao ficou so a cicatriz hheheh

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 19:15

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje vlw turma

sobre o milha dianteiro nao sei se entenderam, nao queria adicionar rele /botao a mais.. penso em usar o circuito original do carro (do neblina traseiro) pois ele ja possui o botao de pulso proprio com rele e fusivel 10A... trocaria por um de 15 e achar essa fiacao no diagrama eletrico pra fazer a mudanca... so precisaria estudar o diagrama pra ligar isso em paralelo pq seriam 2 milhas no lugar de 1 neblina.

resumindo: desativar neblina traseiro e adicionar milha dianteiro no lugar!
depois fazer ele ligar com o primeiro ponto na chave (pingo) --pq originalmente o neblina so ativa no ultimo ponto (farol).

Almeidao, sim preciso desmontar pra ver, quis dizer se houver folga ali acredito q vai ser por parte do pistao pq esses pinos sao indestrutiveis rsrs

o ivan é o verdadeiro mgaiver brasileiro hahah foi ele mesmo q vi e havia afrouxado os mancais e sem bomba;cambio tb, mesmo q dê esse central ai o certo seria medir a folga e bater dos dois lados depois (pra acentar a bronzina de cima com a de baixo!) sim conferir desgaste no gira se tiver feio ;riscado ferrou... vou ter q descer ele e levar pra retifica...

quando tirei o carter um tempo atras forcei ali com uma fenda e estava sem folgas... mas acho q a embreagem no lugar forca ali e nao da pra medir adequadamente isso..

boa me convenceu vou pegar tudo KS, ja tinha visto, kit pistao com aneis, bronzinas, bomba de oleo e depois e ir vendo oq precisa..

isso ai no seu motor parece alguma coisa metalica q caiu, pedaco de vela, parafuso, vai saber oq, mas entao ficou so a cicatriz hheheh

Sem dúvida os pinos dos pistões são indestrutivos e são os pistões mesmo que dançam, mas eu acho que ao comprar os pistões já vem os pinos, assim eu comprei em um representante GM aqui na cidade.
Sobre o Milha voce vai ter que mexer e descobrir, tem coisas que fiz no meu carro há muitos anos e não registrei, mas não é difícil basta voce pegar as saidas dos relês que serão acionados ao pressionar o botão e depois começar desenvolver a imaginação. De qualquer forma eu acho uma boa ideia ligar ele tendo em conjunto com o farolete traseiro, não vejo muita diferença o farolete traseiro e a luz de neblina.

Chirola, aqui me recuperando, hoje completa 54 dias, fiz 23 sessões de fisioterapia e falta 17. Com certeza o médico pedirá mais e eu direi não, porque eu precisarei viajar urgente, as vendas caíram muito e eu vivo delas e no máximo 20 a 30 dias estarei indo para USA, esta semana que passou teve uma feira em Vegas (Stone Fair 2026) e eu não pude ir, talvez foi até bom porque com certza eu iria perder uns dollars la no cassino hehehehehe
Mas estou me recuperando, subo bem escadas e desço ainda arrastando a perna direita e dirigir eu estou dirigindo deste o décimo quinto dia de cirurgia
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 08:47

Chirola, nao tinha visto suas msg nao sei oq acontece no forum ou escrevemos no mesmo tempo e ficou atras

otima ideia de colocar parafusos longos pra afastar a caixa um pouco, mas to pensando em desmotnar tudo pro lado mesmo e ja vejo a embreagem se precisa trocar, ela trepida bastante depois de quente pra sair em primeira... quando frio nao faz isso.

to querendo fazer isso depois da retifica caseira.. trocar a suspensao dianteira e por molas novas, quando fiquei em SC com o tempo humido e frio parece q emferrujaram e sao originais do carro ja devem estar mais doq cansadas.. ele anda todo molao pra passar em lombadas.. estava vendo da fabrini mais tem varios codigos tb, quando for mexer nisso eu volto aqui rsrs

to falando dos pinos mas se vier junto no kit vou trocar, nao tem pq nao trocar ja q vai sacar ele pros pistoes novos... quando desmontar mesmo vamso ver as reais condicoes

pessoal. sobre os mihlas descobri algumas coisas
fiz oq o almeidao recomendou direto no carro vendo a cor dos fios, depois achei do diagrama pq tava dificl encotnrar algo la...

os vectras q nao tem milha original de fabrica, nao vai ter nem o rele e nem a fiacao! pelo menos o meu 99 e assim... o rele do neblina traseiro é bem simples so usa 2 saidas e compartilha com o botao de pulso, o circuito tbm liga em serie nao paralelo como os farois e por isso precisa uma fiacao de bitola maior pra nao esquentar

a fiacao original do neblina é de 0.75mm e do milha dianteiro (se tivesse) seria de 1.5mm, entao o segredo aqui e passar um chicote saindo ali do rele pra frente nessa bitola, e usar um fusivel de 20A no lugar (que pede o milha originsal).

aqui as fotos dos testes, vou comprar os fios e fazer depois, ai so fica a questao agora como acionar ele apenas com o primeiro ponto? acho q vou ter q abrir essa caixinha de luz e modificar algo ali.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

jm_vectrab
GL Member
GL Member

por jm_vectrab » Hoje, 09:13

segue oq fiz no comeco do ano e nem tive tempo de postar..

meu vectra estava todo queimado a pintura desde quando comprei.. nunca liguei muitp pq paguei barato e nao tinha garagem coberta nao tinha oq fazer... ficava no sol, ficou em santa catarina e depois no nordeste de rachar... la pegava so meio periodo mas mesmo assim vejam as condicoes q estava
Imagem
Imagem
Imagem

agora q arumei um canto melhor fui cotar e me cobraram so 14mil uma pintura completa... mais doq paguei nele rsrs

resolvi pegar umas lixas, verniz em spray e uma politriz. maos a obra ver oq sai.

lixei todo o verniz antigo soltando, com isso saiu parte da pintura tambem, mas fui fazendo com calma capo teto, prota malas e uma parte da lateral tras esq.

depois de tudo liso umas 3x camadas de verniz (aqui usei uns sprays profisisonal 3 latas, nao lembro agora mais foi uns 50 cda, uma pra cada peca) e depois mais umas lixas finas pra alisar pq fica meio rugoso depois de seco, parfece uma poeira.

nesse ponto ja ficou bom, ai com a politriz fui dando acabamento.. fui fazendo isso aos poucos com calma, deve ter levado umas 3 semanas total, o segredo e fazer sem pressa e vejam ai a transformacao.
Imagem
Imagem
Imagem

nao quis pintar por cima nem deixar perfeito, essas marcas ai ficam de sicatrizes dele hahah.. e mais pra proteger mesmo e tirar aquela "nhaca" q tava, tava muito feio, agora ja deu um brilho ficou legal.

outra coisa q fiz foi tirar todos os plasticos do painel (q estavam ressecados e quebrados) lavei tudo, "soldei" o plastico com fio de arame por tras pra reforcar, coloquei no lugar, silicone, ta parecendo novo o bixin quando tiver tempo posto fotos do interior dele.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Hoje, 12:10

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje segue oq fiz no comeco do ano e nem tive tempo de postar..

meu vectra estava todo queimado a pintura desde quando comprei.. nunca liguei muitp pq paguei barato e nao tinha garagem coberta nao tinha oq fazer... ficava no sol, ficou em santa catarina e depois no nordeste de rachar... la pegava so meio periodo mas mesmo assim vejam as condicoes q estava
Imagem
Imagem
Imagem

agora q arumei um canto melhor fui cotar e me cobraram so 14mil uma pintura completa... mais doq paguei nele rsrs

resolvi pegar umas lixas, verniz em spray e uma politriz. maos a obra ver oq sai.

lixei todo o verniz antigo soltando, com isso saiu parte da pintura tambem, mas fui fazendo com calma capo teto, prota malas e uma parte da lateral tras esq.

depois de tudo liso umas 3x camadas de verniz (aqui usei uns sprays profisisonal 3 latas, nao lembro agora mais foi uns 50 cda, uma pra cada peca) e depois mais umas lixas finas pra alisar pq fica meio rugoso depois de seco, parfece uma poeira.

nesse ponto ja ficou bom, ai com a politriz fui dando acabamento.. fui fazendo isso aos poucos com calma, deve ter levado umas 3 semanas total, o segredo e fazer sem pressa e vejam ai a transformacao.
Imagem
Imagem
Imagem

nao quis pintar por cima nem deixar perfeito, essas marcas ai ficam de sicatrizes dele hahah.. e mais pra proteger mesmo e tirar aquela "nhaca" q tava, tava muito feio, agora ja deu um brilho ficou legal.

outra coisa q fiz foi tirar todos os plasticos do painel (q estavam ressecados e quebrados) lavei tudo, "soldei" o plastico com fio de arame por tras pra reforcar, coloquei no lugar, silicone, ta parecendo novo o bixin quando tiver tempo posto fotos do interior dele.

Ficou bom. Sobre peças plásticas, o bom é usar tela inox, veja um video como faço
https://www.youtube.com/watch?v=U5h-K8dwG0g
Imagem

127 mensagens