O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
EdmundoRGJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2014, 01:16
Nome Completo: Edmundo Gaievski
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por EdmundoRGJ » 30 Jul 2014, 18:01

Pessoal estou com dúvida sobre a caixa do vectra, gostaria de saber qual é o modelo correto que está nesta versão.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 16:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por rgapski » 30 Jul 2014, 18:25

F18 WR

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
EdmundoRGJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2014, 01:16
Nome Completo: Edmundo Gaievski
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por EdmundoRGJ » 31 Jul 2014, 10:24

Obrigado Rgapski, sabe me informar qual é os mm dos pistões ? enfim se tu já tem um raio -x do Challenge poderia me disponibilizar pois irei montar um turbo...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 16:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por rgapski » 31 Jul 2014, 10:51

EdmundoRGJ escreveu:Obrigado Rgapski, sabe me informar qual é os mm dos pistões ? enfim se tu já tem um raio -x do Challenge poderia me disponibilizar pois irei montar um turbo...


Como vai montar um turbo, esquece tudo o que for original... rs
Primeira coisa é tirar o conjunto motor/cambio e checar se tudo esta apto a receber o caracol.

Medida de pistões tem que abrir o motor e verificar, pois a cada retifica, podem acabar ganhando maior diâmetro.
Pelo que me lembro, os originais (STD) são 86mm, e o máximo que da pra abrir é 88mm.
Pistão é fácil de achar. Já que vai turbar, recomendo colocar uns forjados. Snme, a IAPEL ainda fabrica...
Prefira pistões menores, pois aumenta a resistência do cilindro. Se o seu cilindro estiver muito aberto (87mm), faça o encamisamento para 86mm e use pistões na medida std.
Eu recomendo uma retifica completa, com troca dos casquilos, rolamentos, retentores, e uso pistões forjados, ainda que se use baixa pressão.

Cabeçote é obrigatório ser revisto.
Muito cuidado nesse ponto!
Muita gente tira uma fatia do cabeçote 16v, o que acaba elevando a taxa de compressão, que é inimiga mortal do turbo!
Veja se esta na medida certa. Se não estiver, tem que fazer enchimento, ou até mesmo trocar por um novo.
De qualquer maneira, precisa trocar os retentores e acertar fluxo e vedação das válvulas.

O cambio F18WR, embora tenha relação de marchas espaçadas (ótimo pro turbo) não é muito amigo de altas potências. Tem quem diga que aguenta, mas sei não, eu acho que qquer coisa acima dos 250 pocotós é forçar a barra.
Eu não usaria este cambio para pressões acima de 0,5~0,6.
De qualquer forma, os engates dele (F18) não são tão precisos quanto os do F23, e o trabulador costuma desregular fácil com o tempo. Em dois anos já regulei o meu duas vezes.
Então fica a dica: até 0,5, mantem o F18. Acima disso, F23!
Em ambos, pode providenciar uma embreagem cerâmica com maior carga na placa de pressão, caso contrário, a embreagem vai embora rapidinho ou vai patinar.

Procure utilizar uma configuração que a turbina comece encher cedo (com por volta dos 1.500 rpm).
Configurações onde a turbina da um surto de potência (acima dos 3.000 rpm) causa baixa dirigibilidade, consumo excessivo, quebras de componentes do cambio e suspensão.

A cereja do bolo é ter um bom preparador.
Instalar um turbo no carro qualquer um faz, mas deixar o carro uma delícia e que não quebra é para poucos.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 08:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por weltinhow » 31 Jul 2014, 11:15

rgapski escreveu:
EdmundoRGJ escreveu:Obrigado Rgapski, sabe me informar qual é os mm dos pistões ? enfim se tu já tem um raio -x do Challenge poderia me disponibilizar pois irei montar um turbo...


Como vai montar um turbo, esquece tudo o que for original... rs
Primeira coisa é tirar o conjunto motor/cambio e checar se tudo esta apto a receber o caracol.

Medida de pistões tem que abrir o motor e verificar, pois a cada retifica, podem acabar ganhando maior diâmetro.
Pelo que me lembro, os originais (STD) são 86mm, e o máximo que da pra abrir é 88mm.
Pistão é fácil de achar. Já que vai turbar, recomendo colocar uns forjados. Snme, a IAPEL ainda fabrica...
Prefira pistões menores, pois aumenta a resistência do cilindro. Se o seu cilindro estiver muito aberto (87mm), faça o encamisamento para 86mm e use pistões na medida std.
Eu recomendo uma retifica completa, com troca dos casquilos, rolamentos, retentores, e uso pistões forjados, ainda que se use baixa pressão.

Cabeçote é obrigatório ser revisto.
Muito cuidado nesse ponto!
Muita gente tira uma fatia do cabeçote 16v, o que acaba elevando a taxa de compressão, que é inimiga mortal do turbo!
Veja se esta na medida certa. Se não estiver, tem que fazer enchimento, ou até mesmo trocar por um novo.
De qualquer maneira, precisa trocar os retentores e acertar fluxo e vedação das válvulas.

O cambio F18WR, embora tenha relação de marchas espaçadas (ótimo pro turbo) não é muito amigo de altas potências. Tem quem diga que aguenta, mas sei não, eu acho que qquer coisa acima dos 250 pocotós é forçar a barra.
Eu não usaria este cambio para pressões acima de 0,5~0,6.
De qualquer forma, os engates dele (F18) não são tão precisos quanto os do F23, e o trabulador costuma desregular fácil com o tempo. Em dois anos já regulei o meu duas vezes.
Então fica a dica: até 0,5, mantem o F18. Acima disso, F23!
Em ambos, pode providenciar uma embreagem cerâmica com maior carga na placa de pressão, caso contrário, a embreagem vai embora rapidinho ou vai patinar.

Procure utilizar uma configuração que a turbina comece encher cedo (com por volta dos 1.500 rpm).
Configurações onde a turbina da um surto de potência (acima dos 3.000 rpm) causa baixa dirigibilidade, consumo excessivo, quebras de componentes do cambio e suspensão.

A cereja do bolo é ter um bom preparador.
Instalar um turbo no carro qualquer um faz, mas deixar o carro uma delícia e que não quebra é para poucos.

Abs!



AUHAuh

O rgapski, tu é Advogado ou Engenheiro Mecanico rapaz?

HHeheheh, a galera desse clube é phoda meis :D

Como eu queria ter um bambá sobrando pra dar uma bulida dessas no meu :62: :62:
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 16:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por rgapski » 31 Jul 2014, 11:28

weltinhow escreveu:AUHAuh

O rgapski, tu é Advogado ou Engenheiro Mecanico rapaz?

HHeheheh, a galera desse clube é phoda meis :D

Como eu queria ter um bambá sobrando pra dar uma bulida dessas no meu :62: :62:


Weltinhow,

Eu sou técnico em eletrônica básica.

Fiz dois anos de eng. mecânica..
Foi quando descobri que não gostava da área. Achei monótona demais.

Ai fui fazer direito... e cá estou! :6:
De segunda a sexta eu sou advogado.

Mas nos fins de semana sou meu próprio mecânico, preparador, lavador, funileiro, eletricista...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
EdmundoRGJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2014, 01:16
Nome Completo: Edmundo Gaievski
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por EdmundoRGJ » 31 Jul 2014, 11:49

Essa galera é top!

Avatar do usuário
EdmundoRGJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2014, 01:16
Nome Completo: Edmundo Gaievski
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por EdmundoRGJ » 31 Jul 2014, 12:03

Em relação ao consumo quanto será que fará no alcoól com um turbito ?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 16:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por rgapski » 31 Jul 2014, 12:32

EdmundoRGJ escreveu:Em relação ao consumo quanto será que fará no alcoól com um turbito ?


Já ta indo pro lado errado... rs
Quem tem turbo ta preocupado com quantos cavalos vai ter no haras, e não com o quanto de ração que eles vão comer...

Preparação não combina com economia!

Eu tive dois kadett's preparados.

O primeiro foi um GLS 98.
A primeira coisa que fiz foi aumentar o motor para 2.2.
A diferença foi grande, muito torque, cantadas de pneu com facilidade, arrancada excelente, dirigibilidade show!
Antes tivesse parado por aqui!

Mas não... eu quis "mais". Foi ai que eu errei.
Mexi no cabeçote, troquei pistões pra elevar taxa de compressão, utilizei um comando com maior graduação e levante de válvulas.
O carro ficou mais forte quando se exigia tudo dele, mas o consumo era terrível e tentar andar na manha era impossível. Ficou uma porcaria para uso "civil".
Não podia nem virar a direção na marcha lenta senão o carro morria.
Só gastei dinheiro...

O segundo foi um GL 1.8 EFI 96...
Como tive aspro e não gostei, fui logo no turbão...

O carro foi mal montado, até porque minha grana era curta.
Eu utilizava turbina pequena e muita pressão (1,6), a injeção era monoponto original apenas com um dosador e bico suplementar (para alimentar na fase turbo).
O carro era muito forte; a arrancada era poderosa, mas a dirigibilidade era péssima e o carro vivia quebrando.
Na cidade, fazia uns 4km/l, na estrada não passava de 6, e não conseguia manter 120km/h sem pressurizar...
Resumindo: uma bosta. kkkkk
Só joguei dinheiro fora naquele carro.

Um turbo bem montado, pra usar o carro no dia-a-dia e ter mais satisfação que chateação, não custa menos que R$ 15.000,00 no total, sendo bem otimista.
Se estiver disposto a gastar isso ou mais, pode ir em frente. Do contrário, esqueça o turbo.
O turbo eleva muito a potencia, o que te obriga a melhorar os periféricos, como cambio, freios, suspensão, pneus...

Pensa bem antes de começar...
Já fiz essa pesquisa. Estava com vontade de turbinar meu challenge... veja bem, eu ESTAVA... kkkk

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
weltinhow
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 08 Mai 2013, 08:44
Nome Completo: Welton José Pereira Dias Junior
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por weltinhow » 01 Ago 2014, 12:29

rgapski escreveu:
weltinhow escreveu:AUHAuh

O rgapski, tu é Advogado ou Engenheiro Mecanico rapaz?

HHeheheh, a galera desse clube é phoda meis :D

Como eu queria ter um bambá sobrando pra dar uma bulida dessas no meu :62: :62:


Weltinhow,

Eu sou técnico em eletrônica básica.

Fiz dois anos de eng. mecânica..
Foi quando descobri que não gostava da área. Achei monótona demais.

Ai fui fazer direito... e cá estou! :6:
De segunda a sexta eu sou advogado.

Mas nos fins de semana sou meu próprio mecânico, preparador, lavador, funileiro, eletricista...

Abs!


Meu caso é quase o contrario, fazia direito e hoje estou me formando em Engenharia Civil, mas tem horas que passa pela minha cabeça que eu poderia ter feito mecânica.

Mas é assim mesmo, vamos nos descobrindo conforme a vida vai se trilhando.
Antes: Corsa Sedan Joy Cinza 2006/07 + Rodas 15 + Xênon Milhas
Hoje: Vectra Elegance NE Prata 2009/10 + Shark + Xênon nos Milhas e BiXênon no Baixo + Rodas Scorro Aro 17 + Farol Mascara Negra + DVD Pionner 2DIM e Telas nos Encostos de Cabeça

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 20:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Qual é a caixa do Vectra Challenge 2001 ?

por Adriano cruz » 01 Ago 2014, 14:16

EdmundoRGJ escreveu:Em relação ao consumo quanto será que fará no alcoól com um turbito ?


É melhor você usar PODIUM. :88:

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão e 196 visitantes

Bem-vindo: 13 Set 2025, 16:05