EdmundoRGJ escreveu:Obrigado Rgapski, sabe me informar qual é os mm dos pistões ? enfim se tu já tem um raio -x do Challenge poderia me disponibilizar pois irei montar um turbo...
rgapski escreveu:EdmundoRGJ escreveu:Obrigado Rgapski, sabe me informar qual é os mm dos pistões ? enfim se tu já tem um raio -x do Challenge poderia me disponibilizar pois irei montar um turbo...
Como vai montar um turbo, esquece tudo o que for original... rs
Primeira coisa é tirar o conjunto motor/cambio e checar se tudo esta apto a receber o caracol.
Medida de pistões tem que abrir o motor e verificar, pois a cada retifica, podem acabar ganhando maior diâmetro.
Pelo que me lembro, os originais (STD) são 86mm, e o máximo que da pra abrir é 88mm.
Pistão é fácil de achar. Já que vai turbar, recomendo colocar uns forjados. Snme, a IAPEL ainda fabrica...
Prefira pistões menores, pois aumenta a resistência do cilindro. Se o seu cilindro estiver muito aberto (87mm), faça o encamisamento para 86mm e use pistões na medida std.
Eu recomendo uma retifica completa, com troca dos casquilos, rolamentos, retentores, e uso pistões forjados, ainda que se use baixa pressão.
Cabeçote é obrigatório ser revisto.
Muito cuidado nesse ponto!
Muita gente tira uma fatia do cabeçote 16v, o que acaba elevando a taxa de compressão, que é inimiga mortal do turbo!
Veja se esta na medida certa. Se não estiver, tem que fazer enchimento, ou até mesmo trocar por um novo.
De qualquer maneira, precisa trocar os retentores e acertar fluxo e vedação das válvulas.
O cambio F18WR, embora tenha relação de marchas espaçadas (ótimo pro turbo) não é muito amigo de altas potências. Tem quem diga que aguenta, mas sei não, eu acho que qquer coisa acima dos 250 pocotós é forçar a barra.
Eu não usaria este cambio para pressões acima de 0,5~0,6.
De qualquer forma, os engates dele (F18) não são tão precisos quanto os do F23, e o trabulador costuma desregular fácil com o tempo. Em dois anos já regulei o meu duas vezes.
Então fica a dica: até 0,5, mantem o F18. Acima disso, F23!
Em ambos, pode providenciar uma embreagem cerâmica com maior carga na placa de pressão, caso contrário, a embreagem vai embora rapidinho ou vai patinar.
Procure utilizar uma configuração que a turbina comece encher cedo (com por volta dos 1.500 rpm).
Configurações onde a turbina da um surto de potência (acima dos 3.000 rpm) causa baixa dirigibilidade, consumo excessivo, quebras de componentes do cambio e suspensão.
A cereja do bolo é ter um bom preparador.
Instalar um turbo no carro qualquer um faz, mas deixar o carro uma delícia e que não quebra é para poucos.
Abs!
weltinhow escreveu:AUHAuh
O rgapski, tu é Advogado ou Engenheiro Mecanico rapaz?
HHeheheh, a galera desse clube é phoda meis
Como eu queria ter um bambá sobrando pra dar uma bulida dessas no meu![]()
EdmundoRGJ escreveu:Em relação ao consumo quanto será que fará no alcoól com um turbito ?
rgapski escreveu:weltinhow escreveu:AUHAuh
O rgapski, tu é Advogado ou Engenheiro Mecanico rapaz?
HHeheheh, a galera desse clube é phoda meis
Como eu queria ter um bambá sobrando pra dar uma bulida dessas no meu![]()
Weltinhow,
Eu sou técnico em eletrônica básica.
Fiz dois anos de eng. mecânica..
Foi quando descobri que não gostava da área. Achei monótona demais.
Ai fui fazer direito... e cá estou!![]()
De segunda a sexta eu sou advogado.
Mas nos fins de semana sou meu próprio mecânico, preparador, lavador, funileiro, eletricista...
Abs!
EdmundoRGJ escreveu:Em relação ao consumo quanto será que fará no alcoól com um turbito ?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 155 visitantes