O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDesabafo - Retentor do mancal- vazamento ( Resolvido)

38 mensagens
  • 1
  • 2
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Desabafo - Retentor do mancal- vazamento

por JoãodoValle » 27 Jun 2014, 11:14

Aí deixo para os mais entendidos, mas eu acho que não gera nenhum problema, afinal não esta deixando de lubrificar e nem está abrindo passagem para entra sujeira no motor, um retentor apenas "retem" o óleo ali alojado, não o vejo danificando nada se ele não te atrito com nada

Obviamente fique mais atenta ao nível do óleo.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 27 Jun 2014, 11:46

Paty1521 escreveu:Se eu rodar com essa vazamento no mancal, nao vai piorar o mesmo? Tipo aumentar? E nao estraga nada? Nnehum outra peça? So suja o chao mesmo?

Porque ai eu vou rodando com ele normalemnte ( admito que sinto falta dele hahaah)

:38:

E realemnte, depois que parei de usar muito ele e que começaram os probleminhas!

:103:

rapha, qto vc pagou para descer o motor e trocar tudo? Pensei em fazer isso de uma vez! :88:

Paty,

Se o vazamento é realmente no mancal do motor, não há problemas em rodar assim.
Basta acompanhar o nível do óleo (faça sempre uma vez por dia antes de ligar o carro).

O único prejuízo é o chão mesmo.
Para evitar manchar o piso do teu chão, mande um marceneiro fazer uma caixa de 30 x 30cm e preencha com areia para gatos.
Essa areia absorve o totalmente óleo e não deixa ir sujeira pro chão.

Com o motor fora do carro, a peça é relativamente fácil de trocar.
Tem outro "macetinho" ai. O mancal que fica perto do volante recebe vedante também e pode ser o causador do vazamento.
É importante verificar esse item tbm, pois se ele for o culpado, de nada adianta trocar somente o retentor.

Em 2012, quando desmontei o carro todo, paguei R$ 1.000 pela desmontagem de toda a parte frontal.
Ele desceu o agregado junto com o motor e cambio, igualzinho o ADG de BH fez em um dos videos recentes dele.

Com tudo fora do carro, eu fui até a oficina avaliar o que eu iria trocar.

Suspensão eu troquei inteira (amortecedores, buchas, etc).
Não me recordo os valores exatos, mas foi algo próximo de R$ 1.000.

Motor eu tirei cabeçote e cárter+sub cárter.
Mandei cabeçote pra retifica conferir. Não precisou trocar nada.
Remontei trocando limpando tudo, trocando todas as juntas, retentores, correias e esticadores, bomba d'agua e óleo.
Por aqui a conta ficou em torno de uns R$ 1.200.

Cambio eu aproveitei pra trocar embreagem, plato e atuador.
Gastei uns R$ 500.
Ta certo que seu cambio ta funcionando bem, mas eu abriria pra trocar filtro e verificar o estado das cintas de bloqueio, pois quando elas se vão, o cambio quebra de surpresa, não dando sintomas anteriores à quebra.
Por estar fora do carro, a mão de obra deve ser bem mais barata, coisa de uns R$ 400 + peças necessárias.

Na parte traseira eu paguei R$ 300 pela desmontagem total do eixo, limpeza e troca das peças de desgaste.
De peça eu lembro de ter gasto uns R$ 600~700.

Nessa primeira tacada, eu ultrapassei R$ 5.000, pois depois de tudo montado, eu acabei fazendo alguns outros serviços "by myself", como limpeza da injeção, troca de velas e cabos, limpeza no sistema de arrefecimento, troca de algumas mangueiras...

Pra fazer esse desmonte, não precisa levar em oficina bosch.
Leve em uma oficina mais "modesta", pois com as peças fora do carro, é mais fácil pro cara trabalhar e as chances de fazer besteira é quase nula.

Agora deixa eu parar de fazer conta de quanto já gastei senão me dá desespero! :6:

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 27 Jun 2014, 12:09

hehehheheh que legal!

Olha, se eu tivesse esses 5 mil eu pagaria! Mas eu to querendo fazer uma viagem em janeiro que ja vai sair caro. E sinceramente, ja gstei tanto com carro que estou me dando esse direito hahaha

Mas eu acho uma boa ideia! O mecanico ate comentou sobre aproveitar e ver o cambio... mas sabe como e ne?
Essa brincadeira nao sairia menos de uns 2 mil vendo o cambio! :23:

Vou ver se mais alguem mexe nessa parte com uma mao de obra melhor. S enao achar, vou fazer o que vc disse..

Infelzimente meu mecanico que gosto muito nao mexe em cambio automatico, so com motor!

E nesse caso, ele nao quer mexer por ter que tirar o cambio fora....

E eu nao confio muito em nenhum outro! :55:

O que me passou o orçamento de mil de mao de obra eu nao gosto que mexa no motor.. no motor eu gosto do meu! Mas por sua vez nao mexe em cambio AT!

Que confusao hahahahha

Para tirar o vazamento , o cara precisa conhecer de cambio AT mesmo sem precisar abri-lo? :61:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 27 Jun 2014, 12:25

Paty1521 escreveu:hehehheheh que legal!

Olha, se eu tivesse esses 5 mil eu pagaria! Mas eu to querendo fazer uma viagem em janeiro que ja vai sair caro. E sinceramente, ja gstei tanto com carro que estou me dando esse direito hahaha

Mas eu acho uma boa ideia! O mecanico ate comentou sobre aproveitar e ver o cambio... mas sabe como e ne?
Essa brincadeira nao sairia menos de uns 2 mil vendo o cambio! :23:

Vou ver se mais alguem mexe nessa parte com uma mao de obra melhor. S enao achar, vou fazer o que vc disse..

Infelzimente meu mecanico que gosto muito nao mexe em cambio automatico, so com motor!

E nesse caso, ele nao quer mexer por ter que tirar o cambio fora....

E eu nao confio muito em nenhum outro! :55:

O que me passou o orçamento de mil de mao de obra eu nao gosto que mexa no motor.. no motor eu gosto do meu! Mas por sua vez nao mexe em cambio AT!

Que confusao hahahahha

Para tirar o vazamento , o cara precisa conhecer de cambio AT mesmo sem precisar abri-lo? :61:

Paty,

Seu mecânico não precisa saber mexer com AT...
Normalmente, os mecânicos tem parceria pra esse tipo de trabalho.

O certo é seu mecânico tirar e pedir para o parceiro dele vir buscar ou analisar o cambio para fazer um orçamento.
Normalmente os valores de mão de obra são fixos, variando apenas as peças.

Abs!

Garagens:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 27 Jun 2014, 13:20

Nessa caso Rapha, precisaria de alguem que mexe com AT apenas se eu quiser revisar o cambio certo? Se quiser tirar so o vazamento tbm precisa? Porque ai, tendo que pagar um outro cara, acho que fica salgado nao fica? :47:
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 27 Jun 2014, 14:06

Paty1521 escreveu:Nessa caso Rapha, precisaria de alguem que mexe com AT apenas se eu quiser revisar o cambio certo? Se quiser tirar so o vazamento tbm precisa? Porque ai, tendo que pagar um outro cara, acho que fica salgado nao fica? :47:

Paty,

Normalmente as oficinas de cambio AT cobram R$ 1.000 de MDO pq já estão prevendo terem que tirar a caixa do carro e colocar de volta...
E garanto que essa é a parte mais chata do serviço...

Como o cambio já tá fora do carro, é só levar pra bancada, desmontar e montar trocando o kit...
Simples assim!
Acho que dá pra reduzir a mdo pela metade ou mais!

O cambio AT não é tããããão chato assim de desmontar (depois que esta fora do carro, é claro!)...
Já tive a oportunidade de ver uma troca de kit e é uma coisa relativamente simples, embora exija conhecimento de quem ta executando.

Eu não perderia a oportunidade de ficar com o cambio 100% zerado caso fosse desmontar tudo...

Abs!

Garagens:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 27 Jun 2014, 14:13

Do jeito que esse cara e mao de obra cara capaz de cobrar mais mil para mexer no cambio haha

Mas, seguindo o que vc me disse... acho que se for fazer num lugar que mexa no cambio, o melhor mesmo seria trocar o Kit interno e ja fica com os dois zerados. .ja que o carro esta com 156 mil km!

Mas ai penso que mil ja seria a mao de obra certo? E o correto seria ele me cobrar apenas o kit para melhorar o cambio..

Ele disse ter que tirar fora os cartes tbm... e que uma bucha do eixo tbm esta para estourar...

Ai.. acho que nao escaparia d euns 3 mil ne? :61:

Morro de medo dessas coisas!

Aind amais sabendo que esse cara e careiro!! Vai saber a conta final! :103:
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)

por serginho_vectra A » 27 Jun 2014, 15:23

Já passei por uma situação parecida quando peguei meu vecão, nessa hora vc tem que se questionar, qual a prioridade, se for ficar muuito tempo com o carro compensa muito fazer esse trampo q o rafa falou, de dar um talento geral na mecãnica, fiz um trampo mto parecido no meu, (pq gosto do carro e quero ficar com ele por bons anos), e vale muito a pena, funciona como novo, não deu mais dor de cabeça...

mas é uma torneira de dinheiro mesmo, ja tenho manutenção preventiva programada pra fazer em julho, é assim mesmo, como meu velho fala," carro é uma familía, se não aguenta anda de ônibus"...kkk

agora é só não desanimar, falta pouquissímo pro seu B ficar impecável, depois é só alegria...

abraço paty, falows
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 27 Jun 2014, 20:41

Paty1521 escreveu:Poxa pessoal!

Fiquei ate emocionada heheh

E animada tbm! Falo isso na hora da raiva mas meu pretinho nao tenho coragem de vender ainda ahaha

E de estimação!

Teria que fazer para deixar zerado:

Esse vazamento
Pintura completa _ isso pk sou chata
Jogo de pneus e buchas hidraulicas traseiras
Alarme que so funciona na chave

A principio seria isso!

mas se fosse fazer igual vc, descer o motor, acho que no minimo uns 5 mil ne? :61:

Paty ,

estou achando sua listinha meio grande viu ...

tem de analisar com calma ... muita grana envolvida $$$

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 28 Jun 2014, 08:11

Pois e gente!

A listinha e grande hahah Mas nao penso em vende-lO!

A priori faria a parte do motor mesmo... o vazamento e dar uma checada no cambio!

Ai ficaria zero!

Depois, ano que vem eu faria pintura! Senao, nao aguento hahaha :55:

Bom, vou sair d eferias e fazer umas cotações!

Vou postando aqui!!

Agora que ele ta tao bom, nao vou deixar cair a peteca hahaha :102:
Imagem

Leoback
Member
Member
Nome Completo: Leonardo Back
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Leoback » 29 Jun 2014, 02:47

Então, tive um problema parecido, mas além do vazamento, aproveitei pra trocar o kit de embreagem, tenho um gls 97, e no mecânico de confiança de gerações da família, q por sinal só usa peças originais, gastei 700 R$ à vista!!! Esse valor já com o kit de embreagem, o retentor do volante do motor, o retentor da haste do trambulador, o retentor lateral da caixa, óleo da caixa de marchas, cola para Carter, interruptor da pressão do óleo, bujão do óleo do motor, porca arrebite da proteção do motor e a mão de obra, com certeza se vc vai encontrar algum mecânico mais eficiente e barato pode ter certeza ;)

Renato Costa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Renato domingos da costa
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Renato Costa » 29 Jun 2014, 09:32

Eu tbm procuraria outro mecânico Paty, más antes anote todos os serviços que o pessoal deu as dicas que possivelmente serão necessários, e chegue na oficina e pergunte a mao de obra específica para estes serviços, diga que vc tem as peças e pergunte com confiança pra eles imaginarem que vc conhece e sabe bem do que esta falando, pode ter certeza que ele não vai enrolar tanto, infelismente ainda costumam fazer isso, principalmente quando vêem vectra e mulher ao volante, um exemplo que tive, levei o carro em uma oficina para fazer revisão no freio, eu mecho em quase tudo no carro, más como só tenho o sábado e domingo livre quis ganhar um tempo e mandei na oficina, o sintoma que passei para um amigo que levou o carro pra mim foi, carro meio preso e troca das pastilhas, ele não entendi nada de carro, portanto o mecânico disse que por ser um vectra e blá blá blá, aquele Papinho de mecânico, teria que trocar tudo, pastilha discos pinça retirar todo o óleo verificar até o cilindro mestre, e acho que quando desmontasse ele iria empurrar o cilindro mestre, ou seja ele me enviou um orçamento de quase 2 mil reais, kkkkk nossa eu RI demais disso, até falei que queria fazer o freio e não o motor, até liguei lá e perguntei o pq do orçamento exorbitante e fui informado que as peças eram todas de concessionaria, más ganharia um desconto de 10 % a vista, olha, ai animou heim... Rsss, depois disso comprei as pastilhas varga por 87, o reparo das pinças por 10 reais cada e 2 garrafinhas de óleo dot 4 acho que 12 reais cada se não me engano, levei num amigo meu que tem uma morça pra colocar o copinho da pinça de volta com o novo reparo da pinça , e foi isso, gasto de 130 aproximadamente e meio sábado perdido, acho que dei uma economizada né ? , um pouco mais do que os 10 % que teria na oficina, desculpe ter escrito um livro aqui no seu post, más oque tava querendo dizer é isso, os mecânicos quando percebem que vc não intende nada, ou pouco eles inventam um monte de coisas, boa sorte...
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 30 Jun 2014, 09:39

Pois e renato! Por isso mesmo sempre venho aqui tentar entender melho meu problema para conversar com os mecanicos!

mas olha, acho que como ta perto do meu aniversario, estou no inferno astral hahahaha

O pior e que nao confio nesse mecanico! Mas, vou dar umas sondadas esse fds! :38:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

Re: Desabafo - Retentor do mancal- vazamento ( Resolvido)

por Paty1521 » 18 Jul 2014, 17:27

Problema resolvido!

Conveci meu mecanico de confiança a mexer no carro!

:38: :38:

Maravilha!

Vamos ao que precisou realmente. Era vazamento do retentor mesmo.

Mao de Obra 700
mAO DE OBRA PARA: Retirada do cambio automatico - Desmonta toda a parte de suspensao.. para chegar no retentor! Alem disso trocou correias e retentor.
Retentor 39
Correia dentada 80
Rolamento 88 cada- Sao 2

E isso!

Saiu hoje da oficina! Uma mao de obra dessa pra uma peça de 39 reais hahaaha

Diz que meu carro esta zerado!

Agora sim!!!!

E troquei os pneus dele por Pirelli!

:88:
Imagem

MarceloFB
Member
Member
Nome Completo: Marcelo Barbosa
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por MarceloFB » 18 Jul 2014, 17:57

Orra Paty , axei que ele cobrou caro ate...
Eu como o renato mecho fuço bastante tbm...ate onde da pra i ...
O meu deu problema no cambio .... eu fui la e retirei o cambio , e sim tem q retira roda , desparafusa a bandeja e abaixar o agregado, é um trampo chato , mais pra quem tem pratica e mexe todo dia como o mecanico ne...facil...

Aqui pra retirar o cambio , o mecanico cobra 250 pila..e voce retirou o cambio ja ta de cara com o retentor do volante\virabrequin..

Da uma chorada que tu consegue abaixar o preço =D

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 18 Jul 2014, 18:03

Oi Marcelo ja fiz o servico!

O outro queria mil! E o outro 650! Sem trocar correia!

Pelo menos meu mecanico e confiavel!

E o medo de qualquer um mexer sem saber.. o barato pode sair caro hahah

e meu caro ta lisinho! :52: :105:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 19 Jul 2014, 14:50

Na hora de levar meu carro no meu mecânico de confiança eu nem pergunto a mão de obra, já sei que ele é um pouco careiro mas fico tranquilo ele é $#@% e sempre resolve os meus problemas, isso que importa lembresse do velho ditado ''quem procura preço demais acaba não encontrando serviço de qualidade'' (esse ditado fui eu que criei agora :52: ).

O importante é que resolveu e está zerado agora Paty :88:

Bom proveito :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ruan_b
Member
Member
Nome Completo: Ruan Bianchi dos Santos
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Desabafo - Retentor do mancal- vazamento ( Resolvido)

por Ruan_b » 25 Abr 2018, 19:50

Party,
Sou de mogi e estou com o mesmo problema, exatamente igual!

Te mandei MP preciso desse mecânico que trocou pra vc ! Abraços!

Paty1521 escreveu:Fuente del Mensaje Problema resolvido!

Conveci meu mecanico de confiança a mexer no carro!

:38: :38:

Maravilha!

Vamos ao que precisou realmente. Era vazamento do retentor mesmo.

Mao de Obra 700
mAO DE OBRA PARA: Retirada do cambio automatico - Desmonta toda a parte de suspensao.. para chegar no retentor! Alem disso trocou correias e retentor.
Retentor 39
Correia dentada 80
Rolamento 88 cada- Sao 2

E isso!

Saiu hoje da oficina! Uma mao de obra dessa pra uma peça de 39 reais hahaaha

Diz que meu carro esta zerado!

Agora sim!!!!

E troquei os pneus dele por Pirelli!

:88:
Vectra GLS 2.2 8v / Vectra Elite 2.4 16v.
Garagem

38 mensagens
  • 1
  • 2