Me refiro as opções que o manual/etiqueta recomenda.
De maneira geral, sempre penso que seguir a recomendação do fabricante é a melhor coisa a se fazer.
Quando eu vejo que a recomendação basicamente é "usa qualquer um"*... isso é, como mencionei anteriormente, no mínimo "curiosa"
.png)
* as graduações mais populares do mercado
Outros carros já são um pouco mais específicos em relação a graduação recomendada.
Uma possibilidade é pensar que o motor do Vectra é bem flexivel, aceitando óleos com graduações distintas.
Não é à toa que esse tópico gera longas discussões hehe.
Possivelmente esse deve ser um, se não for O MAIS, visitado dos tópicos do forum.
Levando isso em consideração, vou apenas compartilhar a minha experiência, que até o momento é pouca.
Usava 20w50 mineral (veio assim quando comprei usado).
Depois usei 10w40 semissintético.
Agora estou no 15w40 semissintético.
Na mudança de uma graduação maior para uma menor, notei um pouco mais de "barulho" no motor (nada em específico, mas de maneira geral), e também me pareceu que o motor "gira mais leve".
Entretanto, sempre considero que isso pode ser apenas um afeito placebo e, que de fato, nada tenha mudado hehe.
Ainda quero mudar pra óleo totalmente sintético.
Numa dessa até testar uns 10w60 que já vi por ai
.gif)
Só mais um adendo...
Esse negócio de falar que "óleo sintético é mais fino que mineral".
Alguém já deve ter comentado por aqui, honestamente não li todas as postagens.
Se a comparação de um óleo mineral com um óleo sintético é feita utilizando a mesma graduação/viscosidade... eles são iguais em termos de viscosidade.
Ou seja, um óleo 10w30 mineral tem a mesma viscosidade que um 10w30 sintético.
Dizer que o óleo sintético vai ser "mais fino" no caso citado acima é igual dizer que "um kilo de pena é mais leve que um kilo de chumbo". Os dois são "um kilo" (se alguém não entendeu hehe).
Abaixo vai um link falando sobre óleo.
O vídeo está em inglês. Pra quem conseguir acompanhar... a explicação é muito boa.
https://www.youtube.com/watch?v=tYkg0oDUXs8
ps.: espero não ser crucificado pelos usuários do forum. Pessoal fica louco quando o assunto é óleo hehehe