O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra Bproblemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

46 mensagens
Williamvectracd
Member
Member
Nome Completo: William Belica
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

problemas temperatura intermitente... chicote? sensores? painel?

por Williamvectracd » 24 Jul 2025, 00:09

Olá tenho um vectra 2.2 automático 16v 1998 queria saber se ele tem cebolao pois o meu não tem o chicote que liga no cebolao porém eu vi que ele está ali, e as ventoinhas ligam normal.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 24 Jul 2025, 08:56

Williamvectracd escreveu:Fuente del Mensaje Olá tenho um vectra 2.2 automático 16v 1998 queria saber se ele tem cebolao pois o meu não tem o chicote que liga no cebolao porém eu vi que ele está ali, e as ventoinhas ligam normal.

Depende do mês de fabricação, porque o 98/99 já vieram sem cebolão ou pelo meenos alguns, mas se o cebolão está ali e tem a tomada nele possivelmente o seu deva usar estes sensor para acionar as ventoinhas. Se não tiver uma tomada com fios, possivelmene está ali tampando o buraco, aliás eu uso um assim no meu aquele tampão plastico do radiador muitos deles vazam com o tempo e a solução é usar um cebolão só para tampar.
Um teste simples para saber se é um carro que usa um sensor e não o cebolão. Ligue a chave e desconecta o sensor em cima da termostática, as ventoinhas irão ligar se for sensor, se for cebolão não acontecerá nada.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Jul 2025, 13:47

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Parece complexo mas na prática tu percebe que nao tem nada demais, pra quem gosta e tem tempo claro rsrs

trabalinho caprichado , sabe qual eé o lado ruim depois de fazer um trabalho desses , o ruim é que vc nunca mais vai querer que outra pessoa mexa na eletrica do carro e vai desconfiar sempre que mandar o carro para oficina kakakakakak
e na verdade esta certo em desconfiar mesmo , toda vez que meu corro foi para alguma oficina sempre volta faltando algo , ou com fios desplugados , estourados ou alguma merda feita . nunca foi para uma oficina e volto 100% , a lista de faltantes os parafusos ganha sempre , o teto solar mal fechado , e o protetor de carter são o top , mais ja falto ate a caixa do filtro de ar , me fala quem não ve aquela caixa gigante e não se toca que esta faltando , sensor de fase , sensor de detonação desplugados , fio da sonda lambda estourado por puxar e a lista é grande . akakakakkakakakakk
ta ficando top , e sim vc esta certo tem ferramentas que ajuda a fazer un trampinho caprichado

jm_vectrab
GL Member
GL Member
Nome Completo: JM
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » 27 Jul 2025, 20:13

Hahah bem isso mesmo chirola! Se tem tempo e sabe mexer, faça voce mesmo, compre as ferramentas (vao se pagar depois em servicos futuros) ao invez de gastar em oficina..

E claro eles ganham por servico entao nunca vai ter um capricho, maioria pega tanto q nao da conta, ai te enrola e faz nas coxas correria.. isso se nao ferrar outra coisa no meio do caminho e deixar outras pela metade... salvo exceções, tem excelentes profissionais por ai mas esses cobram um valor “gourmet” ai fica complicado.

Esse vectra é meu xodo, ate hoje so levei em oficina pra trocar os pivos dianteiros que ainda eram originais rebitados, e como comprei com eles e ja ia fazer alinhamento nem cobraram o servico, no mais faço tudo eu mesmo

Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

as fitas devem chegar essa prox semana, ai posto o resultado final

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 28 Jul 2025, 14:08

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

olha não da ideias , pq umm elevacar não é tão caro assim , acha ate por 1500 reais usado e pra carro leve ate 2T acha por 2500 \ 3000 novo kakakakakakk
isso na parcela não e muito se pensar o que economiza em mecanico , troca de embreagem e mais algum trampinho pesado ja pagaria o elevador

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Jul 2025, 16:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Acho que o sonho de todo mecanico; quem mexe no proprio carro é ter uma garagem ampla coberta e um elevador automotivo... bah, um dia ainda consigo isso ai que nunca mais passo em oficina mesmo kkkk

olha não da ideias , pq umm elevacar não é tão caro assim , acha ate por 1500 reais usado e pra carro leve ate 2T acha por 2500 \ 3000 novo kakakakakakk
isso na parcela não e muito se pensar o que economiza em mecanico , troca de embreagem e mais algum trampinho pesado ja pagaria o elevador

O maior problema que eu enfrento é exatamente este, não conhecer mecânicos nem pra dar informação. Quando um me pergunta onde tem um mecanico bom eu não sei, e até acho que muitos me perguntam pensando que vou mexer nos carros deles kakkka. Sobre o preço do elevador, é lógico que errei e gastei uns
R$ 100,00 por um erro de projeto, mas só o catch can que fiz ficou em R$ 600,00. Aliás uma maravillha de Catch can, algo que realmente funciona, 100% seco, livre de óleo e sem aquele trabalho de ficar tirando água toda semana.

Voltando na mecânica, a dica são as chaves e eu não medi esforço para comprar e sempre as que eu iria precisar, nada de comprar jogo inteiro, quando percebí tempos depois eu já tinha todas. Modestia parte no meu canal tem praticamente 90% de tudo que é preciso fazer no Vectra e eu não tenho dificuldades de desmontar e saber como funciona qualquer coisa, se eu sei disto eu consigo consertar e acho que todos nós temos esta capacidade, eu não seria tão iluminado assim para ser o único.

Manual de reparações do Vectra, aqui vocês consegue grátis.
https://www.youtube.com/shorts/qx-212J8c3o
Imagem

46 mensagens