O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho ao mexer no volante - Vectra B

60 mensagens
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por JoãodoValle » 10 Jul 2015, 09:48

Almeidão escreveu: depois desisti e fui na porrada mesmo, já a porca interna é fácil com uma chave canhão e não é dura para apertar.

Típico caso de "que seja o mais prático mesmo" ahahauhhahahaha.

Vlw amigo, amanhã é dia de mexer na máquina, vou fazer tudo isso que recomendastes e volto a falar.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 13 Jul 2015, 09:02

Bom dia... É meu caro não sou de desistir fácil, sempre fui muito persistente nos meus objetivos, mas dessa vez não deu.

Não consegui por nada aliviar a contra porca que trava o parafuso de regulagem da caixa, bati nele de diversos pontos diferente mas nem mexeu, gastei um wd40 inteiro nele e mesmo assim nada, até que amassou as orelhas da porca então desisti, acho que terei que planejar um chave como essa que vc disse, ou recorrer a uma oficina especializada, o problema é que já sei que vão fazer meleca, em outro carro que tive fizeram essa regulagem e deixaram a caixa travada.

Veja a situação que ficou:

Imagem

Nessa hora desisti e comecei a ver outras possibilidades e mexendo levemente na direção e segurando a junta universal, bem no "joelho" dela notei uma folga de uns 5mm aproximadamente na parte inferior e na superior, essa peça não poderia tbm ter essa folga né?

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 13 Jul 2015, 16:29

JoãodoValle escreveu:Bom dia... É meu caro não sou de desistir fácil, sempre fui muito persistente nos meus objetivos, mas dessa vez não deu.

Não consegui por nada aliviar a contra porca que trava o parafuso de regulagem da caixa, bati nele de diversos pontos diferente mas nem mexeu, gastei um wd40 inteiro nele e mesmo assim nada, até que amassou as orelhas da porca então desisti, acho que terei que planejar um chave como essa que vc disse, ou recorrer a uma oficina especializada, o problema é que já sei que vão fazer meleca, em outro carro que tive fizeram essa regulagem e deixaram a caixa travada.

Veja a situação que ficou:

Imagem

Nessa hora desisti e comecei a ver outras possibilidades e mexendo levemente na direção e segurando a junta universal, bem no "joelho" dela notei uma folga de uns 5mm aproximadamente na parte inferior e na superior, essa peça não poderia tbm ter essa folga né?

Esta peça é tipo um pivô e folga também e para trocar precia de uma derramente muito doidona kakkakka, neste caso melhor levar em um mecanico para trocar e nem todos tem esta ferramenta. As minhas não tem muito tempo que troquei, mas tenho um amigo que emprestou a ferramenta e eu fiz. Não esquecendo que neste caso as duas pontas tem uma articulação.

Mas a folga maior é esta trava ai. Bem, agora que voce já sabe onde mexer, não é difícil fazer uma ferramenta para esta trava que precisa ser algo em L, não muito pequena e a ponta tipo U. Não demora farei uma para mim kakkakak

Voce tentou tirar sem usar o martelo? tipo alavanca? colocando a ponta entre uma greta da porca e ir alavancando? Outra coisa, não vi a marca que voce fez na porca interna, melhor marcar porque ao afrouxar, ela afrouxa junto. A de dentro não é presa, é a de fora que segura ela.

Vamos que voce conseguirá.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 13 Jul 2015, 17:33

Imagem

Fiz sim meu chefe, olha aí na vertical um risco de chave de fenda rsrsrsrs. :15:

Cara, não passou pela minha cabeça essa alavanca, mas vou providenciar um chave pra isso, agora é questão de honra, tenho uma chave L sobressalente aqui vou ver se tiro um molde da contra-porta e levo pra um serralheiro.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 13 Jul 2015, 17:39

Ah para, olha o que achei prontinho:

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ven-135206

Vou comprar esse trem já!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Jul 2015, 17:50

JoãodoValle escreveu:Ah para, olha o que achei prontinho:

http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... ven-135206

Vou comprar esse trem já!!!

Jamais pensei que existisse este trem ai. Será que esta jossa entra lá? kakkakakkak

Se sim, será uma boa com um cabo de força.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 13 Jul 2015, 18:41

Pois é estou nessa mesma pergunta, mas arrisquei ja efetuei o pedido e paguei. Agora esperar chegar esse trem, de um jeito ou de outro vai ter que entrar.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 28 Jul 2015, 15:00

Imagem

Enfim depois de levar uma canseira dos correios chegou a ferramenta.

Particularmente achei muito grande pro espaço que tem, masssss vamos aguardar chegar o fim de semana para ver.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 01 Ago 2015, 16:49

É como já desconfiávamos, a chave nao cabe no espaço disponível ali, o tamanho da porca bate, mas nao tem espaço pra chave entrar, acredito que com a caixa fora sirva, mas ai qualquer outra chave solta isso, mas não tem problemas, vou trocar por outra ferramenta no site e boa.

Imagem

Aí analisando a região ainda descobri uma "folguinha" nas buchas da estabilizadora:

Imagem

Masssssss, com estava determinado a resolver o problema, depois de desistir da caixa e das buchas e rolamentos da coluna, descobri uma folguinha na junta universal, como no vídeo que fiz abaixo, como num passe de mágica a folga sanou!!!! Parou a bateção e rua de paralelepipedos, ainda existe uma minuscula folga sentida no volante ao girar, mas aí vou considerar a junta com folga mesmo e planejar a substituição em breve, nada como um "esticada" nela.

http://www.youtube.com/watch?v=_jMz4x5OHLo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Ago 2015, 20:52

nem se voce soltar a barra estabilizadora dá para usar a chave? E se ao invez de ela ser assim, ser um soquete? Que tamanho é a sua em milimetro?
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Ago 2015, 08:16

Sr Almeidao, na verdade não é a barra estabilizadora que atrapalha pois ela está a frente da porca, a ferramenta esbarra nos canos da caixa e na parte de cima dela, é impossível remover por ali com essa ferramenta, acredito apenas externa, mas tudo bem, analisando melhor vi que praticamente não tem folga na caixa, o problema ficou todo com a junta universal mesmo.

Abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 09:57

Infelizmente eu estou muito longe para te ajudar, eu aqui daria um jeito e com uma alavanca mesmo. Olhei o filme, pode ter certeza tem folga embaixo, esta folga no volante seria muito alta para ser somente juntas.
Tirar a caixa fora para regular isto? De jeito nenhum, só se for necessário tirar para outra coisa, nem queira saber o que sai do seu carro para tirar esta caixa.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Ago 2015, 11:26

Mas almeida, a folga não é tudo isso que o volante vira nao, é pouquinha coisa suficiente pra gerar um ruído.

Sorte sua eu nao morar perto, teria que alugar uma vaga na sua garagem pra mim [emoji12] .

Eu imagino o que seia dificil mesmo, mas almeidao, mexendo o volante e observando melhor as axiais nao parece ter folga na caixa. A coisa tá da caixa pra cima. Eu ouço o barulho no volante mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 22:32

JoãodoValle escreveu:Mas almeida, a folga não é tudo isso que o volante vira nao, é pouquinha coisa suficiente pra gerar um ruído.

Sorte sua eu nao morar perto, teria que alugar uma vaga na sua garagem pra mim [emoji12] .

Eu imagino o que seia dificil mesmo, mas almeidao, mexendo o volante e observando melhor as axiais nao parece ter folga na caixa. A coisa tá da caixa pra cima. Eu ouço o barulho no volante mesmo

Lembra do teste de segurar a axial e senti o dente da Cremalheira? Se tiver perfeito não sente este dente. Bem, eu pensei ser esta folga toda kakakkakkakakka.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Ago 2015, 22:34

Entao... Não está dando pra sentir mais esse dente acredito que a folga da junta refletia ali na axial.

Seeeloko? ??? Isso aqui não é kombi poxa hahahahhahaha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2015, 22:35

JoãodoValle escreveu:Entao... Não está dando pra sentir mais esse dente acredito que a folga da junta refletia ali na axial.

Seeeloko? ??? Isso aqui não é kombi poxa hahahahhahaha

Na verdade nem seria folga, é férias kakkakkak
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 03 Ago 2015, 22:39

Kkkkkkkk não sei o que é isso a pelo menos 10. anos

renatoscp
Member
Member
Nome Completo: Renato Bazzo Lopes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Barulho ao mexer no volante - Vectra B

por renatoscp » 23 Jan 2016, 10:38

Pra soltar a contraporca da cremalheira, primeiro tens que retirar os 2 parafusos que prendem a caixa, depois, solte os 6 parafusos do agregado, retire os 2 parafusos traseiros do agregado, deixe os 2 parafusos centrais com uns 3 fios de rosca pro agregado não cair. Com isso abre-se uma ""janela" maior pra poder enfiar ferramentas e a mão alí. Cuidado pra não soltar demais os parafusos centrais do agregado, se ele descer o motor desce junto.

Eli Toretto
Member
Member
Nome Completo: Elisrael Meireles Souza
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

Barulho ao mexer no volante - Vectra B

por Eli Toretto » 05 Dez 2016, 21:55

Fabiano da Silva escreveu:Fuente del Mensaje Galera boa noite
sou novo aqui cadastrado mais ja vi varios post e tmb ja fiz varios reparos nos vectras aqui d casa, eu tenho 97 gls e meu pai tbm 97 gls.
Então eu tenho o mesmo problema folga no volante na parte interna do carro e a folga não é virando o volante de um lado para o outro e sim puxando para cima e pra baixo e com o carro frio chega até vibrar.
Gostaria muito de ver as fotos do amigo q colou com super bonder
valeu

Boa noite, estava olhando o tópico é estou com o problema igual ao seu. Consegui resolver?

vitorstrini
Member
Member
Nome Completo: Vitor Ancheschi Strini
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Barulho ao mexer no volante - Vectra B

por vitorstrini » 23 Mar 2017, 17:50

Boa noite galera,

Já acompanho o fórum muito tempo e já resolvi varias coisas do meu Vectra por aqui !!

E chegou a hora da caixa de direção dar problemas,ou melhor, tive a sorte de pegar um buraco na pista onde perdi um pneu,um terminal de direção e de acordo com o mecânico, minha caixa de direção..

Meu problema só aparece, quando esterço o carro .. ouço esse Toc Toc ,o mecânico para me mostrar que a caixa estava ruim, ergueu o carro e ficou mexendo a roda para dentro e para fora com as mãos e notei mesmo que parecia que tinha uma folga ali.. O reparo dessa caixa fica em 450 reais e como dinheiro não cai do céu, vim recorrer aos meus amigos aqui do fórum.

Na parte da frente da suspensão está quase tudo novo, já troquei os coxins,terminal de direção, bieletas, unica coisa que são originais são os pivôs, porem não apresentam folga nem avarias.

Vou fazer o teste que o Almeidão falou, caso eu sinta essa folga, tentarei apertar e ver se diminui ou pare esse toc toc .. caso contrario, é viavel fazer a manuntenção da caixa ? Achei no ML esse kit : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2002-_JM , será que é muito complicado fazer esse reparo ?

Desde já agradeço, ABRAÇOS

60 mensagens