por thi_vectra »
03 Fev 2015, 11:33
Bom dia amigos Vectreiros!
Estou com uma dúvida e gostaria de ver se podem me ajudar. Adquiri um Vectra CD 2.2 16v 2003 a dois meses e desde então o ponteiro de temperatura do motor só fica no centro, às vezes e muito de vez em quando ele sobe até a próxima marca branca e rapidamente retorna para o centro. Na semana passada, por uns 2 ou 3 dias, ele passou a oscilar, as vezes ficava pra baixo do meio e as vezes passava um pouco, mas logo em seguida voltava e ficava um pouco abaixo do meio de novo, hora ficava no meio e depois baixava de novo. Mas neste fim de semana até hoje ele voltou a ficar como quando o comprei, sempre no meio e raramente as vezes sobe até a próxima marca branca, mas retorna novamente para o meio e por lá fica. Não entendo o que pode estar acontecendo, pois a água está normal, não baixa nada, utilizo o aditivo vermelho, todas as ventuinhas armam e funcionam normalmente, mas acho que tem algo errado, pelo o que já li aqui no fórum e também pela minha experiência, pois já tive um Vectra 94 e um 96 e ambos o ponteiro de temperatura nunca ficava só no centro, sempre oscilava, ou seja, subia um pouco e depois baixava e assim sucessivamente, característico mesmo dos carros da GM. Tenho um Chevette que apresentava o mesmo problema, o ponteiro sempre ficava no meio, andava bem, mas não funcionava 100%. Como já tinha tido um outro Chevette antes e já sabia que o ponteiro não ficava no centro certinho, troquei a válvula termostática e o ponteiro nunca mais nem chegou perto do centro e o carro virou outro. Apesar de todo o sistema de arrefecimento estar funcionando perfeitamente, acho que o carro passou a beber um pouco mais de uns dias pra cá, embora já tenha feito a revisão básica: troca de óleo, filtros, velas, cabos de velas, limpeza de bicos, etc. Será que o meu problema pode ser a válvula termostática ou o sensor de temperatura no painel está me enganando? Ou tem algum outro detalhe que devo estar verificando?
OBS.: não sei se pode ou não ser relevante, mas só ando com o ar condicionado ligado.
Editado pela última vez por
thi_vectra em 04 Fev 2015, 01:09, em um total de 1 vez.