O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
Alex Fernando Maia
Member
Member
Nome Completo: Alex Maia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 29 Jan 2015, 16:26

Ju_Bueno escreveu:
Alex Fernando Maia escreveu:761 = 100 - 110° Sem ar ( Alta pro meu gosto )
760 = 95 - 100° Outros veiculos ( mas considero alta ainda )
797 = 100 - 105° Vectra ( Alta )

Perguntinha:
Esses valores postados aí não são do 2º estágio? No meu carro - Vectra A - o do 2º estágio é 767, que tem temperaturas próximas à essas acima. Para o primeiro estágio uso o 741, com temperatura gravada nele 88 - 83, e snme, o 760 - que é duplo - tem a temperatura similar para o 1º estágio (e acho que essa q vc postou seria a do segundo).

Postagem do Almeidão nas primeiras páginas desse mesmo tópico :
... o 760... é 105-100/95-90, só que no painel ele acusa 89 a 90 para o primeiro estágio e 91 a 93 para o segundo estágio

Respondendo: 761 é o modelo = 100° é a abertura do 1° estagio - 110° é a abertura do 2° estagio

E assim segue a referencia pros outros modelos, entra no catalogo que tem tudo explicadinho.

Abraço
Imagem

CHEVROLA É CHEVROLA...

Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte

por Diego89 » 29 Jan 2015, 17:36

Troquei a bomba d'água do meu carro que estava ruim por uma Nakata toda em metal, ela estava barulhando e meio pesada. Mas não resolveu o problema na temperatura, vai ser cabeçote, junta ou radiador.

Alex Fernando Maia
Member
Member

por Alex Fernando Maia » 29 Jan 2015, 19:11

Diego89 escreveu:Troquei a bomba d'água do meu carro que estava ruim por uma Nakata toda em metal, ela estava barulhando e meio pesada. Mas não resolveu o problema na temperatura, vai ser cabeçote, junta ou radiador.

Nossa amigo, eu também estou sofrendo com esse problema, pois os estagios da ventoinha não estao abrindo, somente o do ar condicionado que fica bem lento...

Troquei bomba também, um monte de peças e um eletrecista me orientou a trocar o cebolão que eu estava usando (MTE 761 que abre o 1 estagio com 100 e o 2 segundo com 110 graus) por um outro que fosse de menos temperatura de atuação, estou esperando chegar pois não encontra facil aqui nas auto peças o MTE763 que abre com 88 graus o primeiro estagio e o segundo com 95 graus, acredito que vou resolver o problema, mas ainda estou na espectativa, kkkkk. Só segunda ou terça feira dia 2 ou 3 de fevereiro ainda...

Até lá, vecão inoperante, até porque desmontei tudo a frente pra tirar o cebolão pra devolver o 761 que é novo pra auto peças em troco do 763

Até lá ....zzzzzzzz
Imagem

CHEVROLA É CHEVROLA...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 29 Jan 2015, 20:03

não precisa desmontar a frente para trocar o cebolão, mas já que voce fez. Precisa saber como é a temperatura do seu carro nas rodovias livres sem ar ligado, ela é a resposta se o problema é ou não radiador ou termostática. Se tiver em 82º, com certeza ao acertar sobre a ventoinha que PODE ser o cebolão, ela ficará boa. Caso contrário, só trocando o radiador, óbvio que antes a termostática que é mais barata.

não querendo te desanimar, mas o 761 não é tão alto para o Vectra, e ele dá conta perfeitamente se a vazão do radiador tiver perfeita apesar que eu prefiro o 760 e segundo plano o 763, tenho o 761 como ultima. Mas não o reprovo.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte

por Diego89 » 30 Jan 2015, 01:57

O composto abaixo tem a mesma função daqueles aditivos que se deve colocar na proporção 1/2?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ef-dei-_JM

Segundo as informações, meio litro já daria conta (7l no total) de melhorar no resfriamento do sistema. O que quero saber é se ele é de fato um anti corrosivo, a principal promessa são temperaturas menores.

Alex Fernando Maia
Member
Member

por Alex Fernando Maia » 02 Fev 2015, 16:54

Almeidão escreveu:não precisa desmontar a frente para trocar o cebolão, mas já que voce fez. Precisa saber como é a temperatura do seu carro nas rodovias livres sem ar ligado, ela é a resposta se o problema é ou não radiador ou termostática. Se tiver em 82º, com certeza ao acertar sobre a ventoinha que PODE ser o cebolão, ela ficará boa. Caso contrário, só trocando o radiador, óbvio que antes a termostática que é mais barata.

não querendo te desanimar, mas o 761 não é tão alto para o Vectra, e ele dá conta perfeitamente se a vazão do radiador tiver perfeita apesar que eu prefiro o 760 e segundo plano o 763, tenho o 761 como ultima. Mas não o reprovo.

Boa tarde Almeidão, boa tarde galera...

Até que enfim consegui resolver meu problema, depois de tanta luta com essa temperatura...

Resolvi aplicar o original do meu motor, que é o 797 que trabalha entre 95° no 1° estagio e 105° no segundo estagio, bom depois de feito a troca percebi que o 1° estagio esta abrindo normalmente e o 2° ainda não percebi, pois a temperatura não subiu pra ele entrar em trabalho, então acredito que esta tudo normal, passei novamente no eletrecista só pra confirmar se ta tudo ok, coincidiu de começar a cender a luz da injeção acusando sensor de temperatura, acreditem, deu pau no chicote... Ai resolvi abrir todo chicote tanto do sensor de temperatura quanto o das ventoinhas até no rele, achando varios problemas, chicote rompido pelo tempo, fio descascado, nossa um monte de problemas até chegar nos relés... resolvendo e acabei descobrindo o motivo de acorrer o desligamento da ventoinha do condensador do ar ao acionar o 1° estagio, fiz uma ligação no sinal do relé e resolveu, agora não desliga mais ficando as duas ventoinhas ligadas e acredito que a temperatura abaixara agora, o que não ocorria pois desligando uma das ventoinhas e no calor que estava não tava dando conta de abaixar e a tendencia era só subir, ainda mais em transito intenso...

Mas fica ai a dica, quem tem veiculos mais velhos e começa dar pau, é bom revisar o sistema completo incluindo chicote....

Abraço, espero que minha experiencia, apesar de tudo, acredito que ajudei alguém
Imagem

CHEVROLA É CHEVROLA...

thi_vectra
Member
Member
Nome Completo: Thiago Freitas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Dúvidas temperatura do motor

por thi_vectra » 03 Fev 2015, 11:33

Bom dia amigos Vectreiros!
Estou com uma dúvida e gostaria de ver se podem me ajudar. Adquiri um Vectra CD 2.2 16v 2003 a dois meses e desde então o ponteiro de temperatura do motor só fica no centro, às vezes e muito de vez em quando ele sobe até a próxima marca branca e rapidamente retorna para o centro. Na semana passada, por uns 2 ou 3 dias, ele passou a oscilar, as vezes ficava pra baixo do meio e as vezes passava um pouco, mas logo em seguida voltava e ficava um pouco abaixo do meio de novo, hora ficava no meio e depois baixava de novo. Mas neste fim de semana até hoje ele voltou a ficar como quando o comprei, sempre no meio e raramente as vezes sobe até a próxima marca branca, mas retorna novamente para o meio e por lá fica. Não entendo o que pode estar acontecendo, pois a água está normal, não baixa nada, utilizo o aditivo vermelho, todas as ventuinhas armam e funcionam normalmente, mas acho que tem algo errado, pelo o que já li aqui no fórum e também pela minha experiência, pois já tive um Vectra 94 e um 96 e ambos o ponteiro de temperatura nunca ficava só no centro, sempre oscilava, ou seja, subia um pouco e depois baixava e assim sucessivamente, característico mesmo dos carros da GM. Tenho um Chevette que apresentava o mesmo problema, o ponteiro sempre ficava no meio, andava bem, mas não funcionava 100%. Como já tinha tido um outro Chevette antes e já sabia que o ponteiro não ficava no centro certinho, troquei a válvula termostática e o ponteiro nunca mais nem chegou perto do centro e o carro virou outro. Apesar de todo o sistema de arrefecimento estar funcionando perfeitamente, acho que o carro passou a beber um pouco mais de uns dias pra cá, embora já tenha feito a revisão básica: troca de óleo, filtros, velas, cabos de velas, limpeza de bicos, etc. Será que o meu problema pode ser a válvula termostática ou o sensor de temperatura no painel está me enganando? Ou tem algum outro detalhe que devo estar verificando?
OBS.: não sei se pode ou não ser relevante, mas só ando com o ar condicionado ligado.
Editado pela última vez por thi_vectra em 04 Fev 2015, 01:09, em um total de 1 vez.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

Re: Dúvidas temperatura do motor

por Ju_Bueno » 03 Fev 2015, 17:20

thi_vectra escreveu:Será que o meu problema pode ser a válvula termostática ou o sensor de temperatura no painel está me enganando? Ou tem algum outro detalhe que devo estar verificando?

Eu sugiro começar pelo sensor de temperatura do painel; se não resolver trocar a válvula termostática - de 82°. Acho que o Almeidão - mago do arrefecimento - logo entra aqui pra ajudar.
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

takeshita
GL Member
GL Member
Nome Completo: sergio tatsuo takeshita
Estado: Pernambuco
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por takeshita » 10 Fev 2015, 20:54

Thi, boa noite.

Tenho um Vectra CD 2003 2.0 8v e sofri do mesmo mal. Como já possui um Vectra GLS 2.08v 1998 e o sistema dele eu acho muito mais seguro e eficiente, comecei a ver certas particularidades entre os dois. O sistema do vectra 2003 é semelhante ao novo vectra, com o sistema de arrefecimento sendo controlado pela central de injeção. o modelo anterior, uma cebolinha anexada ao radiador controla o sistema. No caso da mais moderna, se der defeito, lá se vai o motor (o que aconteceu comigo). O sistema antigo, se a cebolinha queimar, o ventilador vai ficar ligado direto, não deixando o carro esquentar e ao mesmo tempo avisa ao dono do problema. O que fiz: mantive o sistema atual e adicionei uma cebolinha de 82º a 92º no radiador e mantendo o sistema atual só para evitar a luz da injeção acesa. depois disso é só felicidade. Com o ar, é para o carro rodar mais frio, pois o segundo ventilador entra em ação. Se não tiver jeito, for daqueles defeitos macabros em que fazemos tudo e não soluciona, estuda fazer isso. Fica show.

[JAFS]
Member
Member
Nome Completo: João Antonio Filipe Sanches
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por [JAFS] » 11 Fev 2015, 08:55

Bom dia, Thi_Vectra, teria como postar fotos ou vídeo do que está acontecendo, o meu tem a questão de quando ando com ar ligado na estrada ele não sai do meio, fica até um pouco acima do meio tipo 1 ou 2mm, nem chega perto da outra marcação branca, quando desligo o ar na estrada desce até quase a área azul, trabalha bem frio, já dentro da cidade ele chega próximo ao meio mas não chega a passar, se caso isso acontece com você manda uma luz aí!!! Abraço
Vectra Expression Azul Darscena (Perolizado) 2002. OPEL MOD!!
ImagemImagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Fev 2015, 09:06

takeshita escreveu:Thi, boa noite.

Tenho um Vectra CD 2003 2.0 8v e sofri do mesmo mal. Como já possui um Vectra GLS 2.08v 1998 e o sistema dele eu acho muito mais seguro e eficiente, comecei a ver certas particularidades entre os dois. O sistema do vectra 2003 é semelhante ao novo vectra, com o sistema de arrefecimento sendo controlado pela central de injeção. o modelo anterior, uma cebolinha anexada ao radiador controla o sistema. No caso da mais moderna, se der defeito, lá se vai o motor (o que aconteceu comigo). O sistema antigo, se a cebolinha queimar, o ventilador vai ficar ligado direto, não deixando o carro esquentar e ao mesmo tempo avisa ao dono do problema. O que fiz: mantive o sistema atual e adicionei uma cebolinha de 82º a 92º no radiador e mantendo o sistema atual só para evitar a luz da injeção acesa. depois disso é só felicidade. Com o ar, é para o carro rodar mais frio, pois o segundo ventilador entra em ação. Se não tiver jeito, for daqueles defeitos macabros em que fazemos tudo e não soluciona, estuda fazer isso. Fica show.

Esta seria minha idéia se eu tivesse um deste modelo, principalmente eu que sempre fico muuuuiiito tempo com o carro. Aliás mesmo o meu tendo cebolão, ainda adicionei mais um por uma peça especial na saida do radiador, bem ali muda o cebolão para um numero menor, mas funciona perfeito.

Ótimo isto que voce fez.

Sobre a temperatura muito diferente com o ar ligado nas rodovias, pode ser o condensador do ar. Veja bem, muito diferente com o ar ligado. Digamos que sem o ar ele fica nos 82º e com o ar ele fica em 90º, neste caso eu nem consideraria anormal apesar que pode ser mais baixa. Recente eu troquei meu condensador e mudou drasticamente a temperatura nas estradas com o ar ligado, ficando igual quando sem ar. O condensador anterior tinha uma curva, era totalmente côncavo para dentro, uma barriga que quase encostava no outro radidor. O novo é reto e fica de 10mm ou um pouco mais de distancia de ponta a ponta e isto facilita a refrigeração.
Sobre esta curva, ninguem sabe explicar porque com o tempo ele fica assim, uns diz que é calor demais e logo esfria etc, explicar ninguem explica, mas que ele fica assim com o tempo, certamente fica e o meu era 97 e já estava bem acentuada a curva.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 11 Fev 2015, 10:08

Almeidao, o meu tbm tem essa "saliência" achei que o carro puxava o dono hahahhaha. Sempre me perguntei sobre isso tbm.

E sobre o sistema dos Vectra 96/98 tbm se trocasse o meu para um novo colocaria do sistema antigo por cebolao realmente depois de aprender sobre ele vi que sua eficiência é comprovada.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

Francisco Junior
Member
Member
Nome Completo: Francisco Lopes de Maria Junior
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra com super aquecimento

por Francisco Junior » 13 Fev 2015, 11:41

Bom dia amigos!
Adquiri um vectra cd, 2.2 16v Automatico ha cerca de 3 meses, o carro estava em perfeito estado, unico dono... porem a cerca de 1 mês sua ventoinha auxiliar queimou fazendo com que o carro esquentasse. Troquei a ventoinha e apos 1 semana o problema retornou e ate o exato momento ja levei o carro em 3 mecanicos e nenhum deles resolveu o problema... ja troquei ate a junta do cabeçote... tirei valvula termostatica tambem. Grato pela ajuda amigos. (Desculpa se postei no local errado)

[JAFS]
Member
Member
Nome Completo: João Antonio Filipe Sanches
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por [JAFS] » 13 Fev 2015, 13:22

Almeidão, aproveitando tirei uma foto do marcador com o motor quente, não consegui tirar com a ventoinha ligada, mas enfim, me responda se é normal a temperatura sem o ar e dentro da cidade estar nesta posição, tenho medo de estar muito além do permitido, pois não tem o grau em números, como existe em seu painel.
Imagem
Vectra Expression Azul Darscena (Perolizado) 2002. OPEL MOD!!
ImagemImagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Fev 2015, 23:05

[JAFS] escreveu:Almeidão, aproveitando tirei uma foto do marcador com o motor quente, não consegui tirar com a ventoinha ligada, mas enfim, me responda se é normal a temperatura sem o ar e dentro da cidade estar nesta posição, tenho medo de estar muito além do permitido, pois não tem o grau em números, como existe em seu painel.
Imagem

Realmente, se a ventoinha ai não tiver ligada, está acima do normal mas não muito além, e se na estrada estiver lá nos 82º e só na cidade fica assim, o problema pode ser o sensor de temperatura da central, aliás bem barato para o seu carro, ele usa o MTE 4051 ou original. Sendo que somente MTE fabrica isto, ainda não conheço outro fabricante.
Imagem

prjerry
GL Member
GL Member
Nome Completo: Jerry de Souza Rufino
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por prjerry » 14 Fev 2015, 11:37

Pessoal li o tópico e outros sobre temperatura e me restaram dúvidas:

1 - A temperatura ideal de funcionamento de qualquer veículo geralmente gira em torno de 90º, inclusive o marcador de temperatura do Vectra (CD 98 - 2.2, 16V) tem o marcador indicando 90º bem no meio, o que é padrão para todo veículo, então no caso do meu Vectra a temperatura ideal deve ser ao redor da marca de 90º certo?

2 - Procurei no CepChev e não achei válvula termostática para motores 2.2 16v, achei apenas TERMOSTATO (item 10 do conjunto bomba d'água e termostato) por acaso os motores 2.2 16V não usam refil de válvula termostática?

3 - Por fim, é normal que a temperatura suba além dos 90º (tipo 95º) quado ligado o ar condicionado?

Segue link com um teste feito pelo ADG com Valvula termostatica explicando que motor frio consome mais... http://youtu.be/sU8TUrejfc0

Desculpem a ignorância mas realmente fiquei preocupado de rodar com o carro sem ter certeza destas informações.

Abs

Jerry

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2015, 14:20

prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

Teste de vazão do radiador e termostática e leitura no painel.
1 - sem ar ligado em estradas livres, quando digo livres é sem subidas e descidas e sem ninguem na frente, ele tem que está no máximo 82º. Isto com o verão bem forte, porque a noite ele fica nos 80º. Óbvio que com paradas ela subirá, mas se andou em 82º é porque está ok radiador e termostática.
2 - não estando nesta temperatura, deve se tirar a termostática e testar sem ela.
3 - permanecendo esta temperatura mesmo sem termostática, o radiador está comprometido.
4 - ao tirar o refil da termostática e ela baixar para a temperatura indicada, então troque ela por um refil MTE 211-82º, muito cuidado para não trocar por um numero maior ou parecido a este, exemplo 87º

Já na cidade, o problema é elérico tipo ventoinha não armando corretamente, se sobe só com o ar ligado pode ser o presostato de presão do gás que não ativa o segundo estágio ou até mesmo o sensor de temperatura da agua do seu carro. Pelo ano que voce informa, ele é cebolão e pode está com um numero muito alto. Verifique isto e coloque o cebolão certo se tiver errado, o bom para o seu carro é o MTE 760, MTE 761 ou MTE 763, eu prefiro o 760. Se voce optar por outa marca, sem problema, mas eles tem que ter o mesmo grau apontado nestes que eu indico.

Já informei, mas reforço, tem sim termostática para o seu carro, é o refil MTE 211-82º. Se o bico, ou saida estiver ruim, ai voce tem que trocar ela completa, caso contrário, só o refil.
Imagem

prjerry
GL Member
GL Member
Nome Completo: Jerry de Souza Rufino
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por prjerry » 14 Fev 2015, 14:29

Almeidão escreveu:prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

1 - sem ar ligado em estradas livres, quando digo livres é sem subidas e descidas e sem ninguem na frente, ele tem que está no máximo 82º. Isto com o verão bem forte, porque a noite ele fica nos 80º. Óbvio que com paradas ela subirá, mas se andou em 82º é porque está ok radiador e termostática.
2 - não estando nesta temperatura, deve se tirar a termostática e testar sem ela.
3 - permanecendo esta temperatura mesmo sem termostática, o radiador está comprometido.
4 - ao tirar o refil da termostática e ela baixar para a temperatura indicada, então troque ela por um refil MTE 211-82º, muito cuidado para não trocar por um numero maior ou parecido a este, exemplo 87º

Já na cidade, o problema é elérico tipo ventoinha não armando corretamente, se sobe só com o ar ligado pode ser o presostato de presão do gás que não ativa o segundo estágio ou até mesmo o sensor de temperatura da agua do seu carro. Pelo ano que voce informa, ele é cebolão e pode está com um numero muito alto. Verifique isto e coloque o cebolão certo se tiver errado, o bom para o seu carro é o MTE 760, MTE 761 ou MTE 763, eu prefiro o 760. Se voce optar por outa marca, sem problema, mas eles tem que ter o mesmo grau apontado nestes que eu indico.

Já informei, mas reforço, tem sim termostática para o seu carro, é o refil MTE 211-82º. Se o bico, ou saida estiver ruim, ai voce tem que trocar ela completa, caso contrário, só o refil.

Ok Almeidão, vou fazer os testes e depois retorno, o meu tem ficado em pista livre sempre na casa dos 90º, a ventoinha arma, qdo chega proximo ao 92º, quando muito em pista livre tem marcado 87º aproximadamente, nunca fica perto de 82º depois que chega a temperatura de trabalho, e quando ligo o ar condicionado reparei que chegou a 95º e sempre desligo o ar por medo de esquentar demais e ferver, então ele volta para 90º, vou conferir todas as peças que você citou, sensor de temperatura, valvula termostatica, este presostato do ar fica onde?

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 14 Fev 2015, 21:10

Olá a todos estou acompanhando vários tópicos referente a temperatura de vários motores dos colaboradores. E pude tirar um resumo e conclusão a qual deve corrigir o problema do meu motor!
Depois de ter feito revisão e troca do radiador de água , ter trazido de volto o funcionamento do ar condicionado , percebi que na estrada a temperatura do motor tende a baixar até 72° graus aproximadamente , com o ar desligado
( O consumo deve aumentar)
Na cidade os termostato fazem o serviço correto sem o ar estar ligado acredito eu:
1° A temperatura sobe até 90°
Arma a ventoinha .
2° Quando a temperatura atinge 80° a ventoinha desarma!

Problemas apresentado:

Em processo de aquecimento do motor , antes de atingir 65°. Eu LIGO o ar condicionado as ventoinhas armam e para minha supresa a temperatura do motor não sobe além dos 68°!
Quando em dias quentes o 2° estágio arma e só desarma quando atinge 64° graus, quase que impossível de desarmar neste valor, fica ligada o tempo todo!

Quando deixo o motor atingir temperatura ideal sem ar entre 90° e 80° : E LIGO o ar condicionado aí sim a coisa fica estranha em poucos minutos de acionamento a temperatura do motor cai e cai até manter se a 64° graus quando consegue em dias menos quentes até consegui.

Pude notar que na estrada a válvula termostato não faz o serviço correto!

Para a solução em manter a temperatura do motor ideal , na estrada e na cidade com ar ligado eu ainda não tenho nada em mente .

Ajuda dos entendidos serão muito bem vindas!

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2015, 22:00

prjerry escreveu:
Almeidão escreveu:prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

Ok Almeidão, vou fazer os testes e depois retorno, o meu tem ficado em pista livre sempre na casa dos 90º, a ventoinha arma, qdo chega proximo ao 92º, quando muito em pista livre tem marcado 87º aproximadamente, nunca fica perto de 82º depois que chega a temperatura de trabalho, e quando ligo o ar condicionado reparei que chegou a 95º e sempre desligo o ar por medo de esquentar demais e ferver, então ele volta para 90º, vou conferir todas as peças que você citou, sensor de temperatura, valvula termostatica, este presostato do ar fica onde?

Não adianta procurar o pressostato, pela informação sua, precisas primeiro acertar o sistema em estrada livre, e ai está pegando, Ou você tem um radiador entupido ou uma termostática errada ou emperrada. Se não solucionar isto, não adianta pular para o próximo passo.

Adianto para ti, haja o que houver, este tipo de radiador não tem conserto, não tem como limpar, ou seja qualquer coisa que voce for tentar fazer nele se ele for o problema, será jogar dinheiro fora.
Imagem

1050 mensagens