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Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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Alex Fernando Maia
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 29 Jan 2015, 16:26

Ju_Bueno escreveu:
Alex Fernando Maia escreveu:761 = 100 - 110° Sem ar ( Alta pro meu gosto )
760 = 95 - 100° Outros veiculos ( mas considero alta ainda )
797 = 100 - 105° Vectra ( Alta )

Perguntinha:
Esses valores postados aí não são do 2º estágio? No meu carro - Vectra A - o do 2º estágio é 767, que tem temperaturas próximas à essas acima. Para o primeiro estágio uso o 741, com temperatura gravada nele 88 - 83, e snme, o 760 - que é duplo - tem a temperatura similar para o 1º estágio (e acho que essa q vc postou seria a do segundo).

Postagem do Almeidão nas primeiras páginas desse mesmo tópico :
... o 760... é 105-100/95-90, só que no painel ele acusa 89 a 90 para o primeiro estágio e 91 a 93 para o segundo estágio


Respondendo: 761 é o modelo = 100° é a abertura do 1° estagio - 110° é a abertura do 2° estagio

E assim segue a referencia pros outros modelos, entra no catalogo que tem tudo explicadinho.

Abraço
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Diego89
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Diego89 » 29 Jan 2015, 17:36

Troquei a bomba d'água do meu carro que estava ruim por uma Nakata toda em metal, ela estava barulhando e meio pesada. Mas não resolveu o problema na temperatura, vai ser cabeçote, junta ou radiador.

Alex Fernando Maia
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 29 Jan 2015, 19:11

Diego89 escreveu:Troquei a bomba d'água do meu carro que estava ruim por uma Nakata toda em metal, ela estava barulhando e meio pesada. Mas não resolveu o problema na temperatura, vai ser cabeçote, junta ou radiador.




Nossa amigo, eu também estou sofrendo com esse problema, pois os estagios da ventoinha não estao abrindo, somente o do ar condicionado que fica bem lento...

Troquei bomba também, um monte de peças e um eletrecista me orientou a trocar o cebolão que eu estava usando (MTE 761 que abre o 1 estagio com 100 e o 2 segundo com 110 graus) por um outro que fosse de menos temperatura de atuação, estou esperando chegar pois não encontra facil aqui nas auto peças o MTE763 que abre com 88 graus o primeiro estagio e o segundo com 95 graus, acredito que vou resolver o problema, mas ainda estou na espectativa, kkkkk. Só segunda ou terça feira dia 2 ou 3 de fevereiro ainda...

Até lá, vecão inoperante, até porque desmontei tudo a frente pra tirar o cebolão pra devolver o 761 que é novo pra auto peças em troco do 763


Até lá ....zzzzzzzz
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 29 Jan 2015, 20:03

não precisa desmontar a frente para trocar o cebolão, mas já que voce fez. Precisa saber como é a temperatura do seu carro nas rodovias livres sem ar ligado, ela é a resposta se o problema é ou não radiador ou termostática. Se tiver em 82º, com certeza ao acertar sobre a ventoinha que PODE ser o cebolão, ela ficará boa. Caso contrário, só trocando o radiador, óbvio que antes a termostática que é mais barata.

não querendo te desanimar, mas o 761 não é tão alto para o Vectra, e ele dá conta perfeitamente se a vazão do radiador tiver perfeita apesar que eu prefiro o 760 e segundo plano o 763, tenho o 761 como ultima. Mas não o reprovo.
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Diego89
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Diego89 » 30 Jan 2015, 01:57

O composto abaixo tem a mesma função daqueles aditivos que se deve colocar na proporção 1/2?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ef-dei-_JM

Segundo as informações, meio litro já daria conta (7l no total) de melhorar no resfriamento do sistema. O que quero saber é se ele é de fato um anti corrosivo, a principal promessa são temperaturas menores.

Alex Fernando Maia
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Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Alex Fernando Maia » 02 Fev 2015, 16:54

Almeidão escreveu:não precisa desmontar a frente para trocar o cebolão, mas já que voce fez. Precisa saber como é a temperatura do seu carro nas rodovias livres sem ar ligado, ela é a resposta se o problema é ou não radiador ou termostática. Se tiver em 82º, com certeza ao acertar sobre a ventoinha que PODE ser o cebolão, ela ficará boa. Caso contrário, só trocando o radiador, óbvio que antes a termostática que é mais barata.

não querendo te desanimar, mas o 761 não é tão alto para o Vectra, e ele dá conta perfeitamente se a vazão do radiador tiver perfeita apesar que eu prefiro o 760 e segundo plano o 763, tenho o 761 como ultima. Mas não o reprovo.



Boa tarde Almeidão, boa tarde galera...


Até que enfim consegui resolver meu problema, depois de tanta luta com essa temperatura...

Resolvi aplicar o original do meu motor, que é o 797 que trabalha entre 95° no 1° estagio e 105° no segundo estagio, bom depois de feito a troca percebi que o 1° estagio esta abrindo normalmente e o 2° ainda não percebi, pois a temperatura não subiu pra ele entrar em trabalho, então acredito que esta tudo normal, passei novamente no eletrecista só pra confirmar se ta tudo ok, coincidiu de começar a cender a luz da injeção acusando sensor de temperatura, acreditem, deu pau no chicote... Ai resolvi abrir todo chicote tanto do sensor de temperatura quanto o das ventoinhas até no rele, achando varios problemas, chicote rompido pelo tempo, fio descascado, nossa um monte de problemas até chegar nos relés... resolvendo e acabei descobrindo o motivo de acorrer o desligamento da ventoinha do condensador do ar ao acionar o 1° estagio, fiz uma ligação no sinal do relé e resolveu, agora não desliga mais ficando as duas ventoinhas ligadas e acredito que a temperatura abaixara agora, o que não ocorria pois desligando uma das ventoinhas e no calor que estava não tava dando conta de abaixar e a tendencia era só subir, ainda mais em transito intenso...


Mas fica ai a dica, quem tem veiculos mais velhos e começa dar pau, é bom revisar o sistema completo incluindo chicote....


Abraço, espero que minha experiencia, apesar de tudo, acredito que ajudei alguém
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Dúvidas temperatura do motor

por thi_vectra » 03 Fev 2015, 11:33

Bom dia amigos Vectreiros!
Estou com uma dúvida e gostaria de ver se podem me ajudar. Adquiri um Vectra CD 2.2 16v 2003 a dois meses e desde então o ponteiro de temperatura do motor só fica no centro, às vezes e muito de vez em quando ele sobe até a próxima marca branca e rapidamente retorna para o centro. Na semana passada, por uns 2 ou 3 dias, ele passou a oscilar, as vezes ficava pra baixo do meio e as vezes passava um pouco, mas logo em seguida voltava e ficava um pouco abaixo do meio de novo, hora ficava no meio e depois baixava de novo. Mas neste fim de semana até hoje ele voltou a ficar como quando o comprei, sempre no meio e raramente as vezes sobe até a próxima marca branca, mas retorna novamente para o meio e por lá fica. Não entendo o que pode estar acontecendo, pois a água está normal, não baixa nada, utilizo o aditivo vermelho, todas as ventuinhas armam e funcionam normalmente, mas acho que tem algo errado, pelo o que já li aqui no fórum e também pela minha experiência, pois já tive um Vectra 94 e um 96 e ambos o ponteiro de temperatura nunca ficava só no centro, sempre oscilava, ou seja, subia um pouco e depois baixava e assim sucessivamente, característico mesmo dos carros da GM. Tenho um Chevette que apresentava o mesmo problema, o ponteiro sempre ficava no meio, andava bem, mas não funcionava 100%. Como já tinha tido um outro Chevette antes e já sabia que o ponteiro não ficava no centro certinho, troquei a válvula termostática e o ponteiro nunca mais nem chegou perto do centro e o carro virou outro. Apesar de todo o sistema de arrefecimento estar funcionando perfeitamente, acho que o carro passou a beber um pouco mais de uns dias pra cá, embora já tenha feito a revisão básica: troca de óleo, filtros, velas, cabos de velas, limpeza de bicos, etc. Será que o meu problema pode ser a válvula termostática ou o sensor de temperatura no painel está me enganando? Ou tem algum outro detalhe que devo estar verificando?
OBS.: não sei se pode ou não ser relevante, mas só ando com o ar condicionado ligado.
Editado pela última vez por thi_vectra em 04 Fev 2015, 01:09, em um total de 1 vez.

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Re: Dúvidas temperatura do motor

por Ju_Bueno » 03 Fev 2015, 17:20

thi_vectra escreveu:Será que o meu problema pode ser a válvula termostática ou o sensor de temperatura no painel está me enganando? Ou tem algum outro detalhe que devo estar verificando?

Eu sugiro começar pelo sensor de temperatura do painel; se não resolver trocar a válvula termostática - de 82°. Acho que o Almeidão - mago do arrefecimento - logo entra aqui pra ajudar.
Abs!
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Re: Dúvidas temperatura do motor

por takeshita » 10 Fev 2015, 20:54

Thi, boa noite.

Tenho um Vectra CD 2003 2.0 8v e sofri do mesmo mal. Como já possui um Vectra GLS 2.08v 1998 e o sistema dele eu acho muito mais seguro e eficiente, comecei a ver certas particularidades entre os dois. O sistema do vectra 2003 é semelhante ao novo vectra, com o sistema de arrefecimento sendo controlado pela central de injeção. o modelo anterior, uma cebolinha anexada ao radiador controla o sistema. No caso da mais moderna, se der defeito, lá se vai o motor (o que aconteceu comigo). O sistema antigo, se a cebolinha queimar, o ventilador vai ficar ligado direto, não deixando o carro esquentar e ao mesmo tempo avisa ao dono do problema. O que fiz: mantive o sistema atual e adicionei uma cebolinha de 82º a 92º no radiador e mantendo o sistema atual só para evitar a luz da injeção acesa. depois disso é só felicidade. Com o ar, é para o carro rodar mais frio, pois o segundo ventilador entra em ação. Se não tiver jeito, for daqueles defeitos macabros em que fazemos tudo e não soluciona, estuda fazer isso. Fica show.

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Re: Dúvidas temperatura do motor

por [JAFS] » 11 Fev 2015, 08:55

Bom dia, Thi_Vectra, teria como postar fotos ou vídeo do que está acontecendo, o meu tem a questão de quando ando com ar ligado na estrada ele não sai do meio, fica até um pouco acima do meio tipo 1 ou 2mm, nem chega perto da outra marcação branca, quando desligo o ar na estrada desce até quase a área azul, trabalha bem frio, já dentro da cidade ele chega próximo ao meio mas não chega a passar, se caso isso acontece com você manda uma luz aí!!! Abraço
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Re: Dúvidas temperatura do motor

por Almeidão » 11 Fev 2015, 09:06

takeshita escreveu:Thi, boa noite.

Tenho um Vectra CD 2003 2.0 8v e sofri do mesmo mal. Como já possui um Vectra GLS 2.08v 1998 e o sistema dele eu acho muito mais seguro e eficiente, comecei a ver certas particularidades entre os dois. O sistema do vectra 2003 é semelhante ao novo vectra, com o sistema de arrefecimento sendo controlado pela central de injeção. o modelo anterior, uma cebolinha anexada ao radiador controla o sistema. No caso da mais moderna, se der defeito, lá se vai o motor (o que aconteceu comigo). O sistema antigo, se a cebolinha queimar, o ventilador vai ficar ligado direto, não deixando o carro esquentar e ao mesmo tempo avisa ao dono do problema. O que fiz: mantive o sistema atual e adicionei uma cebolinha de 82º a 92º no radiador e mantendo o sistema atual só para evitar a luz da injeção acesa. depois disso é só felicidade. Com o ar, é para o carro rodar mais frio, pois o segundo ventilador entra em ação. Se não tiver jeito, for daqueles defeitos macabros em que fazemos tudo e não soluciona, estuda fazer isso. Fica show.


Esta seria minha idéia se eu tivesse um deste modelo, principalmente eu que sempre fico muuuuiiito tempo com o carro. Aliás mesmo o meu tendo cebolão, ainda adicionei mais um por uma peça especial na saida do radiador, bem ali muda o cebolão para um numero menor, mas funciona perfeito.

Ótimo isto que voce fez.

Sobre a temperatura muito diferente com o ar ligado nas rodovias, pode ser o condensador do ar. Veja bem, muito diferente com o ar ligado. Digamos que sem o ar ele fica nos 82º e com o ar ele fica em 90º, neste caso eu nem consideraria anormal apesar que pode ser mais baixa. Recente eu troquei meu condensador e mudou drasticamente a temperatura nas estradas com o ar ligado, ficando igual quando sem ar. O condensador anterior tinha uma curva, era totalmente côncavo para dentro, uma barriga que quase encostava no outro radidor. O novo é reto e fica de 10mm ou um pouco mais de distancia de ponta a ponta e isto facilita a refrigeração.
Sobre esta curva, ninguem sabe explicar porque com o tempo ele fica assim, uns diz que é calor demais e logo esfria etc, explicar ninguem explica, mas que ele fica assim com o tempo, certamente fica e o meu era 97 e já estava bem acentuada a curva.
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Re: Dúvidas temperatura do motor

por JoãodoValle » 11 Fev 2015, 10:08

Almeidao, o meu tbm tem essa "saliência" achei que o carro puxava o dono hahahhaha. Sempre me perguntei sobre isso tbm.

E sobre o sistema dos Vectra 96/98 tbm se trocasse o meu para um novo colocaria do sistema antigo por cebolao realmente depois de aprender sobre ele vi que sua eficiência é comprovada.

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Vectra com super aquecimento

por Francisco Junior » 13 Fev 2015, 11:41

Bom dia amigos!
Adquiri um vectra cd, 2.2 16v Automatico ha cerca de 3 meses, o carro estava em perfeito estado, unico dono... porem a cerca de 1 mês sua ventoinha auxiliar queimou fazendo com que o carro esquentasse. Troquei a ventoinha e apos 1 semana o problema retornou e ate o exato momento ja levei o carro em 3 mecanicos e nenhum deles resolveu o problema... ja troquei ate a junta do cabeçote... tirei valvula termostatica tambem. Grato pela ajuda amigos. (Desculpa se postei no local errado)

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Re: Dúvidas temperatura do motor

por [JAFS] » 13 Fev 2015, 13:22

Almeidão, aproveitando tirei uma foto do marcador com o motor quente, não consegui tirar com a ventoinha ligada, mas enfim, me responda se é normal a temperatura sem o ar e dentro da cidade estar nesta posição, tenho medo de estar muito além do permitido, pois não tem o grau em números, como existe em seu painel.
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Re: Dúvidas temperatura do motor

por Almeidão » 13 Fev 2015, 23:05

[JAFS] escreveu:Almeidão, aproveitando tirei uma foto do marcador com o motor quente, não consegui tirar com a ventoinha ligada, mas enfim, me responda se é normal a temperatura sem o ar e dentro da cidade estar nesta posição, tenho medo de estar muito além do permitido, pois não tem o grau em números, como existe em seu painel.
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Realmente, se a ventoinha ai não tiver ligada, está acima do normal mas não muito além, e se na estrada estiver lá nos 82º e só na cidade fica assim, o problema pode ser o sensor de temperatura da central, aliás bem barato para o seu carro, ele usa o MTE 4051 ou original. Sendo que somente MTE fabrica isto, ainda não conheço outro fabricante.
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Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por prjerry » 14 Fev 2015, 11:37

Pessoal li o tópico e outros sobre temperatura e me restaram dúvidas:

1 - A temperatura ideal de funcionamento de qualquer veículo geralmente gira em torno de 90º, inclusive o marcador de temperatura do Vectra (CD 98 - 2.2, 16V) tem o marcador indicando 90º bem no meio, o que é padrão para todo veículo, então no caso do meu Vectra a temperatura ideal deve ser ao redor da marca de 90º certo?

2 - Procurei no CepChev e não achei válvula termostática para motores 2.2 16v, achei apenas TERMOSTATO (item 10 do conjunto bomba d'água e termostato) por acaso os motores 2.2 16V não usam refil de válvula termostática?

3 - Por fim, é normal que a temperatura suba além dos 90º (tipo 95º) quado ligado o ar condicionado?

Segue link com um teste feito pelo ADG com Valvula termostatica explicando que motor frio consome mais... http://youtu.be/sU8TUrejfc0

Desculpem a ignorância mas realmente fiquei preocupado de rodar com o carro sem ter certeza destas informações.

Abs

Jerry

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Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Almeidão » 14 Fev 2015, 14:20

prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

Teste de vazão do radiador e termostática e leitura no painel.
1 - sem ar ligado em estradas livres, quando digo livres é sem subidas e descidas e sem ninguem na frente, ele tem que está no máximo 82º. Isto com o verão bem forte, porque a noite ele fica nos 80º. Óbvio que com paradas ela subirá, mas se andou em 82º é porque está ok radiador e termostática.
2 - não estando nesta temperatura, deve se tirar a termostática e testar sem ela.
3 - permanecendo esta temperatura mesmo sem termostática, o radiador está comprometido.
4 - ao tirar o refil da termostática e ela baixar para a temperatura indicada, então troque ela por um refil MTE 211-82º, muito cuidado para não trocar por um numero maior ou parecido a este, exemplo 87º

Já na cidade, o problema é elérico tipo ventoinha não armando corretamente, se sobe só com o ar ligado pode ser o presostato de presão do gás que não ativa o segundo estágio ou até mesmo o sensor de temperatura da agua do seu carro. Pelo ano que voce informa, ele é cebolão e pode está com um numero muito alto. Verifique isto e coloque o cebolão certo se tiver errado, o bom para o seu carro é o MTE 760, MTE 761 ou MTE 763, eu prefiro o 760. Se voce optar por outa marca, sem problema, mas eles tem que ter o mesmo grau apontado nestes que eu indico.

Já informei, mas reforço, tem sim termostática para o seu carro, é o refil MTE 211-82º. Se o bico, ou saida estiver ruim, ai voce tem que trocar ela completa, caso contrário, só o refil.
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prjerry
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Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por prjerry » 14 Fev 2015, 14:29

Almeidão escreveu:prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

Teste de vazão do radiador e termostática e leitura no painel.
1 - sem ar ligado em estradas livres, quando digo livres é sem subidas e descidas e sem ninguem na frente, ele tem que está no máximo 82º. Isto com o verão bem forte, porque a noite ele fica nos 80º. Óbvio que com paradas ela subirá, mas se andou em 82º é porque está ok radiador e termostática.
2 - não estando nesta temperatura, deve se tirar a termostática e testar sem ela.
3 - permanecendo esta temperatura mesmo sem termostática, o radiador está comprometido.
4 - ao tirar o refil da termostática e ela baixar para a temperatura indicada, então troque ela por um refil MTE 211-82º, muito cuidado para não trocar por um numero maior ou parecido a este, exemplo 87º

Já na cidade, o problema é elérico tipo ventoinha não armando corretamente, se sobe só com o ar ligado pode ser o presostato de presão do gás que não ativa o segundo estágio ou até mesmo o sensor de temperatura da agua do seu carro. Pelo ano que voce informa, ele é cebolão e pode está com um numero muito alto. Verifique isto e coloque o cebolão certo se tiver errado, o bom para o seu carro é o MTE 760, MTE 761 ou MTE 763, eu prefiro o 760. Se voce optar por outa marca, sem problema, mas eles tem que ter o mesmo grau apontado nestes que eu indico.

Já informei, mas reforço, tem sim termostática para o seu carro, é o refil MTE 211-82º. Se o bico, ou saida estiver ruim, ai voce tem que trocar ela completa, caso contrário, só o refil.


Ok Almeidão, vou fazer os testes e depois retorno, o meu tem ficado em pista livre sempre na casa dos 90º, a ventoinha arma, qdo chega proximo ao 92º, quando muito em pista livre tem marcado 87º aproximadamente, nunca fica perto de 82º depois que chega a temperatura de trabalho, e quando ligo o ar condicionado reparei que chegou a 95º e sempre desligo o ar por medo de esquentar demais e ferver, então ele volta para 90º, vou conferir todas as peças que você citou, sensor de temperatura, valvula termostatica, este presostato do ar fica onde?

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Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Mantenedor » 14 Fev 2015, 21:10

Olá a todos estou acompanhando vários tópicos referente a temperatura de vários motores dos colaboradores. E pude tirar um resumo e conclusão a qual deve corrigir o problema do meu motor!
Depois de ter feito revisão e troca do radiador de água , ter trazido de volto o funcionamento do ar condicionado , percebi que na estrada a temperatura do motor tende a baixar até 72° graus aproximadamente , com o ar desligado
( O consumo deve aumentar)
Na cidade os termostato fazem o serviço correto sem o ar estar ligado acredito eu:
1° A temperatura sobe até 90°
Arma a ventoinha .
2° Quando a temperatura atinge 80° a ventoinha desarma!

Problemas apresentado:

Em processo de aquecimento do motor , antes de atingir 65°. Eu LIGO o ar condicionado as ventoinhas armam e para minha supresa a temperatura do motor não sobe além dos 68°!
Quando em dias quentes o 2° estágio arma e só desarma quando atinge 64° graus, quase que impossível de desarmar neste valor, fica ligada o tempo todo!

Quando deixo o motor atingir temperatura ideal sem ar entre 90° e 80° : E LIGO o ar condicionado aí sim a coisa fica estranha em poucos minutos de acionamento a temperatura do motor cai e cai até manter se a 64° graus quando consegue em dias menos quentes até consegui.

Pude notar que na estrada a válvula termostato não faz o serviço correto!

Para a solução em manter a temperatura do motor ideal , na estrada e na cidade com ar ligado eu ainda não tenho nada em mente .

Ajuda dos entendidos serão muito bem vindas!











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Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Almeidão » 14 Fev 2015, 22:00

prjerry escreveu:
Almeidão escreveu:prjerry, a temperatura tem vários diagnósticos, tem aquele com a valvula errada, aquela com o radiador sujo, as que não funcionam corretas na cidade. Para saber se o problema é radiador ou termostática é o mais fácil. Uma coisa é certa, com 95º su carro não vai estourar, mas já está colaborando para estragar outras peças neles.

Teste de vazão do radiador e termostática e leitura no painel.
1 - sem ar ligado em estradas livres, quando digo livres é sem subidas e descidas e sem ninguem na frente, ele tem que está no máximo 82º. Isto com o verão bem forte, porque a noite ele fica nos 80º. Óbvio que com paradas ela subirá, mas se andou em 82º é porque está ok radiador e termostática.
2 - não estando nesta temperatura, deve se tirar a termostática e testar sem ela.
3 - permanecendo esta temperatura mesmo sem termostática, o radiador está comprometido.
4 - ao tirar o refil da termostática e ela baixar para a temperatura indicada, então troque ela por um refil MTE 211-82º, muito cuidado para não trocar por um numero maior ou parecido a este, exemplo 87º

Já na cidade, o problema é elérico tipo ventoinha não armando corretamente, se sobe só com o ar ligado pode ser o presostato de presão do gás que não ativa o segundo estágio ou até mesmo o sensor de temperatura da agua do seu carro. Pelo ano que voce informa, ele é cebolão e pode está com um numero muito alto. Verifique isto e coloque o cebolão certo se tiver errado, o bom para o seu carro é o MTE 760, MTE 761 ou MTE 763, eu prefiro o 760. Se voce optar por outa marca, sem problema, mas eles tem que ter o mesmo grau apontado nestes que eu indico.

Já informei, mas reforço, tem sim termostática para o seu carro, é o refil MTE 211-82º. Se o bico, ou saida estiver ruim, ai voce tem que trocar ela completa, caso contrário, só o refil.


Ok Almeidão, vou fazer os testes e depois retorno, o meu tem ficado em pista livre sempre na casa dos 90º, a ventoinha arma, qdo chega proximo ao 92º, quando muito em pista livre tem marcado 87º aproximadamente, nunca fica perto de 82º depois que chega a temperatura de trabalho, e quando ligo o ar condicionado reparei que chegou a 95º e sempre desligo o ar por medo de esquentar demais e ferver, então ele volta para 90º, vou conferir todas as peças que você citou, sensor de temperatura, valvula termostatica, este presostato do ar fica onde?


Não adianta procurar o pressostato, pela informação sua, precisas primeiro acertar o sistema em estrada livre, e ai está pegando, Ou você tem um radiador entupido ou uma termostática errada ou emperrada. Se não solucionar isto, não adianta pular para o próximo passo.

Adianto para ti, haja o que houver, este tipo de radiador não tem conserto, não tem como limpar, ou seja qualquer coisa que voce for tentar fazer nele se ele for o problema, será jogar dinheiro fora.
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