O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMuita Folga no volante

21 mensagens
  • 1
  • 2
wleocadio
GL Member
GL Member
Nome Completo: wellington de moraes leocadio
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Muita Folga no volante

por wleocadio » 01 Mar 2016, 19:21

boa noite pessoal,

Alguns dias atrás percebi que meu volante estava com uma grande folga, fiz uma curva para a direita e quando fui endireitar o carro para o carro ficar reto ele tinha que ficar torto virado pra direita, ai fiz uma outra curva para esquerda e aconteceu a mesma coisa para o carro andar reto tinha que deixar o volante meio virado pra esquerda.

gostaria de saber se alguem pode me dar uma dica do que seria esse problema.

postei um video para vocês verem a folga.

https://www.youtube.com/watch?v=kCfoTvruqJM

Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Muita Folga no volante

por Diesel » 01 Mar 2016, 20:49

Cacilda! Isso não é folga, é férias! Kkkk

Cara, leva o carro pra oficina imediatamente pra checar isso! Algo está muito errado e pode te deixar sem o controle do carro...

Bacholsky
Organizador
Organizador
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Estado: Rio Grande do Norte
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Muita Folga no volante

por Bacholsky » 01 Mar 2016, 21:02

Se as vezes ele ficar reto caso vc esterçar para o outro lado e retornar, Pode ser que seja as buchas da caixa de direção.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
Imagem

sapo_joe
GL Member
GL Member
Nome Completo: Victor
Estado: Minas Gerais

Muita Folga no volante

por sapo_joe » 01 Mar 2016, 21:38

Tem que olhar isso urgente cara, a direção do Vectra é muito precisa, nada de folgas!
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

wleocadio
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por wleocadio » 01 Mar 2016, 23:16

Bacholsky escreveu:Fuente del Mensaje Se as vezes ele ficar reto caso vc esterçar para o outro lado e retornar, Pode ser que seja as buchas da caixa de direção.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

isso acontece quando está torto virando um pouco ao lado contrario ele fica com o volante reto

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Muita Folga no volante

por Almeidão » 02 Mar 2016, 09:10

Eu não consegui ver a real folga, isto porque quando mexe no volante o carro também se move lateralmente, o correto seria o carro parado e você mexer no volante o tanto de folga que ele tem. Bem, com certeza precisa acertar, mas ela não deve ser tão assustadora como o vídeo mostra, talvez um ajuste no parafuso da cremalheira já poderia dar um jeito. Já se tiver fazendo ruido em calçamentos o problema pode ser bem sério e como axiais, ponteiras ou até mesmo a caixa meio solta do local dela.

Sds
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Muita Folga no volante

por Mantenedor » 07 Mar 2016, 16:47

Parece que apresenta o mesmo problema como o meu , porém um pouco mais de folga.
Eu filmei o local da folga tente fazer o mesmo quem sabe vai te ajudar.
https://youtu.be/My2idbcMWPo

Eu ainda não fui ver o que seria esta folga , ainda não tive $ para ver o tamanho do problema.

ABS!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

alexxandre costaa
GL Member
GL Member
Nome Completo: alexandre lima da costa
Estado: Amazonas
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Muita Folga no volante

por alexxandre costaa » 07 Mar 2016, 17:08

Imagem

Ola amigo.. Tive um problema semelhante no meu vectra.. Logo de cara fiquei assustado. Pensei q era um simples alinhamento. Fiz e não resolveu.. E ae fui ver o problema real. E eram essa buchas ae. Elas estavam estragadas. Elas são responsáveis por fixar a barra de direção.. Troquei e ficou perfeito. Talvez seja isso ae..o seu problema Ok. Espero ter ajudado.. Mas tente ae tb o q os outros amigos relataram. Abraços e boa sorte..

Enviado do meu Sony Xperia Z3

wleocadio
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por wleocadio » 08 Mar 2016, 08:44

alexxandre costaa escreveu:Fuente del Mensaje alexxandre costaa

alexxandre costaa escreveu:Fuente del Mensaje Imagem

Ola amigo.. Tive um problema semelhante no meu vectra.. Logo de cara fiquei assustado. Pensei q era um simples alinhamento. Fiz e não resolveu.. E ae fui ver o problema real. E eram essa buchas ae. Elas estavam estragadas. Elas são responsáveis por fixar a barra de direção.. Troquei e ficou perfeito. Talvez seja isso ae..o seu problema Ok. Espero ter ajudado.. Mas tente ae tb o q os outros amigos relataram. Abraços e boa sorte..

bom dia alexxandre costaa

você poderia tirar uma foto de onde fica essas buchas?
quando você pagou no jogo?

felipe97augusto
Member
Member
Nome Completo: Felipe Augusto

Muita Folga no volante

por felipe97augusto » 08 Mar 2016, 09:11

O meu também está com um pouco de folga, mas estou pensando em ver isso logo antes que o problema fique maior. Essa folga é horrível, você alinha o carro e mesmo assim graças a ela o volante não fica 100% certinho, e isso me da uma agonia kkkkkk

alexxandre costaa
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por alexxandre costaa » 08 Mar 2016, 09:44

Essas buchas ficam no braço da direção ou próximo dele.. Fazendo a função de segurar... Uma do lado do motorista e a outra do passageiro.. Chegando próximo das rodas... .ficam presas por parafusos no carro. Pra ver se elas q estão causando essa folga eh necessário levantar o carro.. Nao lembro quanto foi o valor.. Mas original GM eh em torno de 100 reais a maior e 50 reais a menor... Veja logo isso.. Pq pode piorar mt...

Peguei essa foto na Internet.. O local eh mais ou menos por ae.. Aonde tá indicado. Só procurar bem q nao tem erro ok.. Mas pra ver mesmo o ideal eh levantar o carro e ver por baixo..

Imagem

wleocadio
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por wleocadio » 08 Mar 2016, 11:16

alexxandre costaa escreveu:Fuente del Mensaje Essas buchas ficam no braço da direção ou próximo dele.. Fazendo a função de segurar... Uma do lado do motorista e a outra do passageiro.. Chegando próximo das rodas... .ficam presas por parafusos no carro. Pra ver se elas q estão causando essa folga eh necessário levantar o carro.. Nao lembro quanto foi o valor.. Mas original GM eh em torno de 100 reais a maior e 50 reais a menor... Veja logo isso.. Pq pode piorar mt...

Peguei essa foto na Internet.. O local eh mais ou menos por ae.. Aonde tá indicado. Só procurar bem q nao tem erro ok.. Mas pra ver mesmo o ideal eh levantar o carro e ver por baixo..

Imagem

Problema é uma folga, quando viro o carro para a direita o valante fica torto para a direita, quando viro para a esquerda o volante fica torto para a esquerda, outra coisa
quando vou virando o volante em uma curva sinto que o volante vai virando mais o carro não até que chega num certo ponte e vira normalmente isso acontece tanto para a direita quando para a esquerda.

seu problema era assim tbm?

alexxandre costaa
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por alexxandre costaa » 08 Mar 2016, 11:20

O meu estava assim mesmo.. Do jeito q vc relatando .. Por isso q te falei.... Da uma sensação de insegurança mt grande.... E como eu disse pra resolver isso... foi uma coisa mt simples.. So Trocar essas buchas. Leve logo no mecânico... Nao brinque com isso não...

wleocadio
GL Member
GL Member

Muita Folga no volante

por wleocadio » 08 Mar 2016, 11:43

alexxandre costaa escreveu:Fuente del Mensaje O meu estava assim mesmo.. Do jeito q vc relatando .. Por isso q te falei.... Da uma sensação de insegurança mt grande.... E como eu disse pra resolver isso... foi uma coisa mt simples.. So Trocar essas buchas. Leve logo no mecânico... Nao brinque com isso não...

Hoje vou dar uma olhada bem de perto, se não for muito difícil eu mesmo trocarei.
ai vamos ver se resolve

valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Muita Folga no volante

por Almeidão » 08 Mar 2016, 16:06

Sobre esta bucha eu comentei acima e ela é a bucha de fixação da caixa. Sem experiencia não é tão simples trocar la. Li sobre alinhamento que mesmo alinha do não fica bom. Desculpa ai gente, mas vocês tem que trocar de alinhador, nem sei se é esta palavra, mas o cara tem que ser muito burro em alinhar um carro com este problema o qual ele mesmo conserta. Pelo menos aqui na minha cidade se o carro tiver um minimo problema em uma ponteira eles já não fazem o serviço de alinhamento a não ser que você troque ou peça a ele para trocar.

Sds
Imagem

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Muita Folga no volante

por Davidsouzmr » 09 Mar 2016, 16:05

Eu ia criar um post exatamente sobre FIxação de caixa de DIreção, a minha ta com uma FOLGA enorme também! Fica quase 90 GRAUS pra por deixar reto, só que tem um porem... se eu passar de 60km/h as vezes ela começa a TREPIDAR! bem forte... deixa eu explicar melhor! Vamos imaginar que o volante está com folga, ai no giro do volante tem aquela REGIÃO que não faz diferença ALGUMA mexer, se eu estiver acima de 60km/h e deixa o volante nessa região que não faz diferença... TREPIDA MUITO! ai eu tenho que mexer o volante como se fosse fazer curva, pra ele parar. e é EXATAMENTE do lado Esquerdo!!!

Eu espero que sejam essas Buchas!! Mas preciso saber se a caixa de direção é fixada ao carro, unica e exclusivamente por esses dois pontos?

Abraços!
Editado pela última vez por Davidsouzmr em 09 Mar 2016, 17:32, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Muita Folga no volante

por Almeidão » 09 Mar 2016, 17:04

Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje Eu ia criar um post exatamente sobre FIxação de caixa de DIreção, a minha ta com uma FOLGA enorme também! Fica quase 90 GRAUS pra por deixar reto, só que tem um porem... se eu passar de 60km/h as vezes ela começa a TREPIDAR! bem forte... deixa eu explicar melhor! Vamos imaginar que o volante está com folga, ai no giro do volante tem aquela REGIÃO que não faz diferença ALGUMA mexer, se eu estiver assima de 60km/h e deixa o volante nessa região que não faz diferença... TREPIDA MUITO! ai eu tenho que mexer o volante como se fosse fazer curva, pra ele parar. e é EXATAMENTE do lado Esquerdo!!!

Eu espero que sejam essas Buchas!! Mas preciso saber se a caixa de direção é fixada ao carro, unica e exclusivamente por esses dois pontos?

Abraços!

Sim, a caixa é fixada somente nestes dois pontos e não são pontinhos não, são abraçadeiras de certo respeito kakkaka.

Bem, a trepidação sem duvida vem com esta folga, mas não quer dizer que seja somente isto o problema. A caixa tem 4 articulação que podem folgar, são as ponteiras perto das rodas e as axiais que saem uma cada lado da caixa até estas ponteiras. Sem contar que a caixa tem regulagem para eliminar uma folguinha chata e tem a ainda as cruzetas que com o tempo gasta e principalmente aqueles que tem preguiça de ligar o carro caso precisa dar um viradinha para um lado.

Sds
Imagem

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Muita Folga no volante

por Davidsouzmr » 09 Mar 2016, 17:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje Eu ia criar um post exatamente sobre FIxação de caixa de DIreção, a minha ta com uma FOLGA enorme também! Fica quase 90 GRAUS pra por deixar reto, só que tem um porem... se eu passar de 60km/h as vezes ela começa a TREPIDAR! bem forte... deixa eu explicar melhor! Vamos imaginar que o volante está com folga, ai no giro do volante tem aquela REGIÃO que não faz diferença ALGUMA mexer, se eu estiver assima de 60km/h e deixa o volante nessa região que não faz diferença... TREPIDA MUITO! ai eu tenho que mexer o volante como se fosse fazer curva, pra ele parar. e é EXATAMENTE do lado Esquerdo!!!

Abraços!

Sim, a caixa é fixada somente nestes dois pontos e não são pontinhos não, são abraçadeiras de certo respeito kakkaka.

Bem, a trepidação sem duvida vem com esta folga, mas não quer dizer que seja somente isto o problema. A caixa tem 4 articulação que podem folgar, são as ponteiras perto das rodas e as axiais que saem uma cada lado da caixa até estas ponteiras. Sem contar que a caixa tem regulagem para eliminar uma folguinha chata e tem a ainda as cruzetas que com o tempo gasta e principalmente aqueles que tem preguiça de ligar o carro caso precisa dar um viradinha para um lado.

Sds

Fala Almeidão!! Como sempre me salvando... hehe, quando eu falei pontos me referi a LUGARES e não a pontos de solda! hehe! pois é, eu vou fazer a parte de baixo completa do carro, a única parte que eu ainda não tinha coloca em orçamento foram as Trizetas, o resto eu ja coloquei tudo (Buchas da caixa de direção,bieletas, amortecedores e etc). Vou verificar a condição dessas braçadeiras... E ainda sobre as trizetas, tem alguma característica ESPECIFICA pra quando uma está com problema?

Sds!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Muita Folga no volante

por Almeidão » 10 Mar 2016, 14:15

Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje

Abraços!

Sds

Fala Almeidão!! Como sempre me salvando... hehe, quando eu falei pontos me referi a LUGARES e não a pontos de solda! hehe! pois é, eu vou fazer a parte de baixo completa do carro, a única parte que eu ainda não tinha coloca em orçamento foram as Trizetas, o resto eu ja coloquei tudo (Buchas da caixa de direção,bieletas, amortecedores e etc). Vou verificar a condição dessas braçadeiras... E ainda sobre as trizetas, tem alguma característica ESPECIFICA pra quando uma está com problema?

Sds!

Entendi perfeitamente amigo, e quando eu disse ser ponto grande, quis dizer que é local não tão fácil e na foto muitos não sabem que são abraçadeiras grandes.
Imagem

Fespr
Member
Member
Nome Completo: Felipe Sprandel
Estado: Rio Grande do Sul

Muita Folga no volante

por Fespr » 10 Mar 2016, 19:25

Davidsouzmr escreveu:

Abraços!

Sds

Sds!

Respondendo ao amigo sobre as "trizetas"!

O vectra nao faz uso de trizeta, mas sim de homocineticas pro lado da caixa de cambio tambem......e aqui na minha cidade achei por 140.00 cada da marca stock!
Quanto a o diagnostico um bom mecanico pod verificar sem muito trabalho.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

21 mensagens
  • 1
  • 2