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Vectra BFogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

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salimnm
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por salimnm » 30 Dez 2016, 13:36

Pessoal, boa tarde!

Tive um problema ontem, pegou fogo na caixa de relés/fusíveis que fica na frente da bateria, acredito que um fusível de maior capacidade causou um sobreaquecimento no relé da ventoinha somado ao fato de que eu havia ligado diretamente o segundo estágio para "resolver" um outro problema que estava causando o sobreaquecimento do motor, andei durante muito tempo nesse esquema sem nenhum problema aparente, mas ontem, estava muito calor e ficamos parados no trânsito por uma hora mais ou menos, com o ar-condicionado ligado, as ventoinhas ligadas por esse tempo todo no segundo estagio, resultou no incendio da caixa, desesperadamente quando vi a fumaça no capô peguei o extintor e apaguei o fogo, mas a caixinha derreteu por inteiro junto com uma parte do farol e etc.

Um breve relato de uma situação que gostaria de poupar os amigos de passar.

Gostaria de uma informação para poder remontar a caixinha de relés/fusíveis, a especificação dos relés dos primeiros e segundo estágios das ventoinhas e de saber se posso aproveitar o espaço vazio da outra caixa de relés que fica um pouco acima próxima ao reservatório do fluído de freio.

Peço desculpas se estou postando no lugar errado, acompanho sempre os tópicos do fórum mas esta é minha primeira postagem.

Agradeço desde já!

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Tulio
Editado pela última vez por salimnm em 02 Jan 2017, 15:34, em um total de 2 vezes.
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Almeidão
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por Almeidão » 31 Dez 2016, 12:53

Amigo, posso lhe passar algo que poupará uns de fazer isto, mas nem todos tem Clube do Vectra para checar e pior ainda alguns eletricistas nem sabem o que acontece ao usar o segundo estágio constante o qual já relatei em vários tópicos o problema que causa. Aliás ele foi feito para funcionar 1 minuto, no máximo 1 minuto e meio, baixar temperatura rapidamente e descansar, caso contrário vai derreter o local onde está o relê e consequentemente parar de funcionar e o motor estourar por alta temperatura ou uma porcentagem menor irá pegar fogo como aconteceu no seu carro. Não adianta culpar os fusíveis porque não foi um curto, foi excesso de carga em uma peça a qual esquentou e incendiou, este excesso não existe relê que aguenta e o fusível não é disjuntor para saber do excesso e desligar. Em funcionamento direto, quando passar de uma hora já é lucro.

Amigo, não brinque com energia elétrica, não importa qual a voltagem, se não souber o que está fazendo, você estará criando uma bomba contra você mesmo e é por estas e muitas outras que não autorizam qualquer tipo de instalações quando se compra um carro novo e a cada vez cobram mais caro para fazer qualquer coisa, principalmente se tiverem exemplos como este seu.

Refazer é simples, dois relês 4 terminais 40 amperes onde o 85 e 86 não são em paralelo e um de 40 amperes 5 terminais e este só existe com 85 e 86 em paralelo, comprar um um desmanche o local onde entra este relê porque não sei se encontrarás em outro local e refazer tudo e nem pense em aproveitar nada, não dá. Pode ser de 30 amperes, mas já que vás comprar outros, compre com 40 que é melhor. Mas não para fazer o que você fez, segundo estágio do Vectra é 1 minuto ou 1,30 no máximo e precisará descansar se passar disto, há problema no sistema.

Sds
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salimnm
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por salimnm » 02 Jan 2017, 15:26

Grande Almeidão! Primeiramente muito obrigado pela atenção.

Já vi muitas respostas suas em outros tópicos e inclusive falando sobre o segundo estágio da ventoinha que o mesmo não deve ser usado por muito tempo e etc...

Falha minha e bem grave, tive que aprender da pior maneira!

Enfim, vou refazer tudo, já comprei o material depois posto o resultado, mas como citei anteriormente vou montar tudo na caixa superior que fica perto do reservatorio do fluido de freio pois é um tanto complicado encontrar a caixinha original, o relé que citou de 5 terminais seria o do compressor do ar? Pois comprei 4 de 4 terminais 40A com soquetes estes já com fusível, pretendo por pra rodar mesmo que não for utilizar o ar-condicionado por enquanto.

Vou soldar o chicote dos soquetes na parte que não foi danificada da fiação original, cortando a parte que torrou, e acertar o ponto do primeiro estágio, tenho um cebolão 760 com acionamento prematuro em relação ao original se mesmo assim não resolver vou partir pra troca da bomba d'agua visto que a válvula termostática já foi substituída.

Mais uma vez agradeço a atenção Almeidão um grande abraço!

Tulio
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Almeidão
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por Almeidão » 03 Jan 2017, 22:15

As a ventoinhas são comandadas por 3 relês para os carros com ar condicionado.

Tendo ar condicionado.
1 - Primeiro da esquerda do carro, 4 terminais, arma as ventoinhas mesmo com a chave desligada. Ou seja se a temperatura tiver alta e você desligar o carro elas continuam por um bom tempo para baixar a pressão do gás do ar condicionado que aumenta muito quando quente.
2 - segundo da esquerda para direita do carro, 5 terminais, este só arma quando liga a chave, ou seja ligou ele arma.
3 - Terceiro da esquerda para direita do carro, 4 terminais, este ao ligar a chave, arma o que tem 5 terminais, o de 5 leva positivo para este que ao receber negativo do cebolão ou sensor, arma o segundo estágio das ventoinhas, por isto que ao desligar a chave estando o segundo estagio funcionando ele desliga imediatamente, isto porque o relê citado no item 2 será desligado.

Sobre o relê que cometei que no Vectra alio não arma em paralelo, no seu caso que vás usar outra caixa para fazer estas ligações, poderá usar qualquer um ou seja paralelo ou não.

Ainda sobre os relês que armam em paralelo e uns em diagonal, se o eletricista for bom, ele monta o sistema onde podem usar tanto um quando o outro e não é nada difícil e já que você vai montar, monte assim.

Eles são assim 87 87
86 85 30 85
30 86

85 e 86 são os que armam ele, 30 e 87 são os que transportam energia de um lugar para outro de pois de ligado, para montar um esquema onde podem usar qualquer tipo de relê auxiliar seja em diagonal ou não, é fácil. Olhando por cima nas tomadas devem ficar assim como os números acima - 86 e 30 ligar positivo, 85 ligar negativo para acionar e assim que acionado sai positivo para o 87 que no seu caso será ligado na ventoinha. O 85 receberá o negativo do cebolão que ao esquentar manda negativo para armar o relê.

Está ai a dica para quem gosta de montar um relê e não sabe onde colocar o negativo ou positivo, ou até mesmo sem saber pode colocar um relê errado e dar pau, neste caso o relê tem saída positiva e não existirá erros podendo usar qualquer um que tenha 4 terminais que não irão colocar fogo no carro.

Abaixo já não é o seu caso, porque as ventoinhas tem saídas positivas, mas vale aprender um pouco mais.

Para quem for usar um relê com saída negativa, ou seja precisa receber negativo no 87, é só inverter, 86 e 30 recebe negativo e o 85 receberá positivo, se estragar o relê basta comprar um de 4 terminais com a amperagem que tinha e não vai queimar nada ao trocar lo seja ele em paralelo ou não.

Desta forma, não precisam comprar o relê específico, basta comprar um auxiliar e pronto. Digo mais, quem vende nem sabe que existem uns que arma de uma forma e outros de outras, eles simplesmente vendem relês auxiliares

Sds
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por salimnm » 21 Mar 2017, 17:01

Pessoal, desculpem a demora, mas vou ser pai de novo as coisas estão corridas por aqui! kkkkkk

O vecão ficou 100% depois que refiz as ligações dos relés e fusíveis, funcionando perfeitamente somente no primeiro estagio da ventoinha, as duas ligam em baixa rotação e dão conta tranquilo de resfriar o motor, acredito que falhei na montagem do relé do acionamento do compressor pois ele está ficando ligado direto mas isto logo com um pouco de paciência e tempo vou parar para encontrar aonde foi a falha, por enquanto segue desligado.

Gostaria de saber os modelos dos relés internos que controlam o ventilador do ar, pois notei que eles são do tipo que tem o acionamento diferente, na diagonal, um deles acredito que é de 5 pinos se puder me ajudar enviando os modelos dos 3 indicados na tampa da caixa de fusivel agradeço muito.
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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por Almeidão » 22 Mar 2017, 11:31

Tem um de 5 terminais que pode ser usado 4, aliás somente os 4 terminais são aproveitado ali, só que 85 e 85 não pode ser diagonal, é paralelo, bom usar um de 40 amperes , o DNI 0102 é o que voce pode usar no local desde de 5 terminais. Do lado dele que é outro de 4 terminais, voce usa o DNI 0101, os dois são de 40 amperes.
Mas se voce quiser usar um de 5 mesmo, basta comprar um de 5 teminais de 40 amperes, os de 5 todos armam em paralelo e se for 50 com terminais iguais, pode comprar tambpem que é melhor ainda.
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por salimnm » 27 Mar 2017, 08:22

Mais uma vez obrigado Almeidao, vou montar como o descrito.
Grande abraço.

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk
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por nxxcaw » 04 Ago 2017, 19:53

Almeirão vc tem o esquema da caixa de fusíveis do Vectra 98 por favor
?

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Fogo na caixa de relés/fusíveis Vectra B GL 97

por Cássio Coelho » 26 Set 2017, 23:58

Almeidão escreveu:As a ventoinhas são comandadas por 3 relês para os carros com ar condicionado.

Tendo ar condicionado.
1 - Primeiro da esquerda do carro, 4 terminais, arma as ventoinhas mesmo com a chave desligada. Ou seja se a temperatura tiver alta e você desligar o carro elas continuam por um bom tempo para baixar a pressão do gás do ar condicionado que aumenta muito quando quente.
2 - segundo da esquerda para direita do carro, 5 terminais, este só arma quando liga a chave, ou seja ligou ele arma.
3 - Terceiro da esquerda para direita do carro, 4 terminais, este ao ligar a chave, arma o que tem 5 terminais, o de 5 leva positivo para este que ao receber negativo do cebolão ou sensor, arma o segundo estágio das ventoinhas, por isto que ao desligar a chave estando o segundo estagio funcionando ele desliga imediatamente, isto porque o relê citado no item 2 será desligado.

Sobre o relê que cometei que no Vectra alio não arma em paralelo, no seu caso que vás usar outra caixa para fazer estas ligações, poderá usar qualquer um ou seja paralelo ou não.

Ainda sobre os relês que armam em paralelo e uns em diagonal, se o eletricista for bom, ele monta o sistema onde podem usar tanto um quando o outro e não é nada difícil e já que você vai montar, monte assim.

Eles são assim 87 87
86 85 30 85
30 86

85 e 86 são os que armam ele, 30 e 87 são os que transportam energia de um lugar para outro de pois de ligado, para montar um esquema onde podem usar qualquer tipo de relê auxiliar seja em diagonal ou não, é fácil. Olhando por cima nas tomadas devem ficar assim como os números acima - 86 e 30 ligar positivo, 85 ligar negativo para acionar e assim que acionado sai positivo para o 87 que no seu caso será ligado na ventoinha. O 85 receberá o negativo do cebolão que ao esquentar manda negativo para armar o relê.

Está ai a dica para quem gosta de montar um relê e não sabe onde colocar o negativo ou positivo, ou até mesmo sem saber pode colocar um relê errado e dar pau, neste caso o relê tem saída positiva e não existirá erros podendo usar qualquer um que tenha 4 terminais que não irão colocar fogo no carro.

Abaixo já não é o seu caso, porque as ventoinhas tem saídas positivas, mas vale aprender um pouco mais.

Para quem for usar um relê com saída negativa, ou seja precisa receber negativo no 87, é só inverter, 86 e 30 recebe negativo e o 85 receberá positivo, se estragar o relê basta comprar um de 4 terminais com a amperagem que tinha e não vai queimar nada ao trocar lo seja ele em paralelo ou não.

Desta forma, não precisam comprar o relê específico, basta comprar um auxiliar e pronto. Digo mais, quem vende nem sabe que existem uns que arma de uma forma e outros de outras, eles simplesmente vendem relês auxiliares

Sds

Almeidão,td bem? Meu vectra não funciona o primeiro estagio pois quando desligo a chave a ventuinha para imediatamente..Exemplo: Chego em casa com o carro quente e a ventoinha ligada,se eu desligar a ventoinha para tb..Portanto nao funciona o primeiro estagio ne?
O Relé do meio da caixa de rele la do motor ,ja esquentou e até colou no soquete,fazendo com que o carro fervesse ! A sorte que desliguei rapido ao perceber!
O problema de ter esquentado o soquete e derretido esse relé ,seria por so funcionar o segundo estagio e nao o primeiro?
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa beeecho!

Almeidão
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por Almeidão » 27 Set 2017, 16:13

primeiro você precisa entender o que é primeiro estágio, e não é difícil porque as ventoinhas funcionam bem devagar r mesmo estando fora do carro não se consegue escutar elas funcionando. O segundo estágio já funciona em super alta rotação, parece um avião e o ruido é forte, se a sua tiver com este ruído forte, ela pode funcionar sim no carro sem o ar ligado, ou seja ela entra, baixa a temperatura e desliga, este desliga vai refrescar o relê e nçao irpa estragar. Agora se ela tiver na função do primeiro estágio e ao ligar o ar ela funcionar direto, o relê não vai durar 3 dias, na verdade o relê aguenta, o que nçao aguenta é onde ele fica que é tufo plastico.

Sobre desligar o carro e a ventoinha desligar, com certeza a ligação está em cima do segundo estágio, mas tem como fazer este tipo de ligação e funcionar o primeiro estágio, por isto você já tem o exemplo de primeiro e segundo estágio e agora você pode escutar elas funcionando e dizer se é primeiro ou segundo.

Uma coisa é certa, segundo estágio não pode funcionar direto por mais de 4 minutos sem descansar uns 10.
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por Cássio Coelho » 28 Set 2017, 18:20

Almeidão escreveu:primeiro você precisa entender o que é primeiro estágio, e não é difícil porque as ventoinhas funcionam bem devagar r mesmo estando fora do carro não se consegue escutar elas funcionando. O segundo estágio já funciona em super alta rotação, parece um avião e o ruido é forte, se a sua tiver com este ruído forte, ela pode funcionar sim no carro sem o ar ligado, ou seja ela entra, baixa a temperatura e desliga, este desliga vai refrescar o relê e nçao irpa estragar. Agora se ela tiver na função do primeiro estágio e ao ligar o ar ela funcionar direto, o relê não vai durar 3 dias, na verdade o relê aguenta, o que nçao aguenta é onde ele fica que é tufo plastico.

Sobre desligar o carro e a ventoinha desligar, com certeza a ligação está em cima do segundo estágio, mas tem como fazer este tipo de ligação e funcionar o primeiro estágio, por isto você já tem o exemplo de primeiro e segundo estágio e agora você pode escutar elas funcionando e dizer se é primeiro ou segundo.

Uma coisa é certa, segundo estágio não pode funcionar direto por mais de 4 minutos sem descansar uns 10.

Opa amigo, agora acho que tá td certo.. Levei o carro pra auto elétrica, e estava desligado o chicote da ventoinha menor só tava funcionando uma ventoinha, agora está as duas.. E tb agora o primeiro estagio está funcionando perfeitamente.. Entra perto de 85 graus, e fica ligado um tempingo mesmo ao desligar o carro.. Só não sei pq tava desligado esse chicote da ventoinha da frente, a menor! Foi coisa do antigo dono
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa beeecho!

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