por Almeidão »
03 Jan 2017, 22:15
As a ventoinhas são comandadas por 3 relês para os carros com ar condicionado.
Tendo ar condicionado.
1 - Primeiro da esquerda do carro, 4 terminais, arma as ventoinhas mesmo com a chave desligada. Ou seja se a temperatura tiver alta e você desligar o carro elas continuam por um bom tempo para baixar a pressão do gás do ar condicionado que aumenta muito quando quente.
2 - segundo da esquerda para direita do carro, 5 terminais, este só arma quando liga a chave, ou seja ligou ele arma.
3 - Terceiro da esquerda para direita do carro, 4 terminais, este ao ligar a chave, arma o que tem 5 terminais, o de 5 leva positivo para este que ao receber negativo do cebolão ou sensor, arma o segundo estágio das ventoinhas, por isto que ao desligar a chave estando o segundo estagio funcionando ele desliga imediatamente, isto porque o relê citado no item 2 será desligado.
Sobre o relê que cometei que no Vectra alio não arma em paralelo, no seu caso que vás usar outra caixa para fazer estas ligações, poderá usar qualquer um ou seja paralelo ou não.
Ainda sobre os relês que armam em paralelo e uns em diagonal, se o eletricista for bom, ele monta o sistema onde podem usar tanto um quando o outro e não é nada difícil e já que você vai montar, monte assim.
Eles são assim 87 87
86 85 30 85
30 86
85 e 86 são os que armam ele, 30 e 87 são os que transportam energia de um lugar para outro de pois de ligado, para montar um esquema onde podem usar qualquer tipo de relê auxiliar seja em diagonal ou não, é fácil. Olhando por cima nas tomadas devem ficar assim como os números acima - 86 e 30 ligar positivo, 85 ligar negativo para acionar e assim que acionado sai positivo para o 87 que no seu caso será ligado na ventoinha. O 85 receberá o negativo do cebolão que ao esquentar manda negativo para armar o relê.
Está ai a dica para quem gosta de montar um relê e não sabe onde colocar o negativo ou positivo, ou até mesmo sem saber pode colocar um relê errado e dar pau, neste caso o relê tem saída positiva e não existirá erros podendo usar qualquer um que tenha 4 terminais que não irão colocar fogo no carro.
Abaixo já não é o seu caso, porque as ventoinhas tem saídas positivas, mas vale aprender um pouco mais.
Para quem for usar um relê com saída negativa, ou seja precisa receber negativo no 87, é só inverter, 86 e 30 recebe negativo e o 85 receberá positivo, se estragar o relê basta comprar um de 4 terminais com a amperagem que tinha e não vai queimar nada ao trocar lo seja ele em paralelo ou não.
Desta forma, não precisam comprar o relê específico, basta comprar um auxiliar e pronto. Digo mais, quem vende nem sabe que existem uns que arma de uma forma e outros de outras, eles simplesmente vendem relês auxiliares
Sds
