Vectra BProblemas com freio! - Vectra B

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Robson2017
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Problemas com freio! - Vectra B

por Robson2017 » 04 Jan 2018, 13:33

Olá pessoal, recentemente dei uma geral no freio do meu Vectra 4 discos novos e 4 pastilhas novas, aproveitei e comprei 2 litros de fluido 5.1 motul pois bem...
O problema começou que para fazer a troca abri os sangradores e recuei o êmbolo "para obviamente montar sistema novo" porém terminei e fui testar o carro na garagem 1 erro pois esqueci olhar o reservatório, quando vi o óleo estava com nível super baixo.
É provável que entrou ar no sistema, porém eu ia pagar para fazer a sangria com o scaner pois possui ABS , por fim já que a cagada estava feita eu mesmo fiz, seguindo o padrão 1 trazeira direito / 2dianteira esquerda 3 traseira esquerda / 4 dianteira direita.
Fiz o processo com carro ligado, saíram bastante bolhas...e usei os 2 litros pois estava feia a coloração incluindo a embreagem.
Por fim antes o pedal já era meio baixo, agora parece que ficou ainda mais...tipo em bombadas leves rápidas ele já aciona. Já em contínuas e longas começa a segurar da metade do curso em diante, estou encucado ...pois discos novos... pastilhas novas... fluido novo...o freio não deveria ficar bem encima?
Será que ficou ainda ar no sistema? Ou pode ser problema de cilindro mestre?
Desculpem o tamanho do texto ...mas se alguém puder dar uma luz agradeço !

Almeidão
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Problemas com freio! - Vectra B

por Almeidão » 04 Jan 2018, 14:11

O pedal não muda, seja com pastilha nova ou velha, possa ser que você não tenha feito a sangria corretamente e é bom fazer com o carro desligado. Detalhe, se você não lixar a pastilha o carro fica com um freio muito ruim por um bom tempo, melhorando em viagens longas que ela vão assentando. Este ruim faz com que você pise fundo e ele tarda a parar.
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Robson2017
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Problemas com freio! - Vectra B

por Robson2017 » 06 Jan 2018, 11:10

Então, realmente não as lixei passei apenas um pano seco para tirar o pó superficial que tinha. Realmente e como vc falou, aparentemente está demorando mais a parar...vou andar por um tempo e vê se " acentuam" é o freio melhore então...

Robson2017
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por Robson2017 » 06 Jan 2018, 11:12

Mais uma vez , obrigado Almeidao !

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Problemas com freio! - Vectra B

por Augusto Brustolon » 21 Dez 2020, 18:31

Boa tarde!

Estou com problemas no freio do meu vecão. Ele está muito ruim de freio, balança todo quando preciso frear bruscamente. Porém, dei uma olhada e vi que os discos dianteiros, pastilhas e até os flexíveis estavam bem gastos. Comprei todas as peças e fiz a troca, porém quando fui fazer a sangria da roda dianteira direita, que foi por onde eu comecei o serviço, vi que não vem fluido na linha de freio. Cheguei tirar o flexivel novo que eu coloquei, pensando que ele pudesse ter vindo entupido, só que não vem fluído nem no cano onde parafusa o flexível.
O que pode ser?
O meu vectra é um CD 2.0 16V, com disco nas 4 e ABS (que por sinal não funciona)

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chirola
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Problemas com freio! - Vectra B

por chirola » 21 Dez 2020, 22:54

Augusto Brustolon escreveu:Fuente del Mensaje O meu vectra é um CD 2.0 16V, com disco nas 4 e ABS (que por sinal não funciona)


pode ser que o problema esteja no abs mesmo , a bomba do abs tem 4 valvulas (solenoides) uma para cada roda que sao as que faz o carro frear parelho dosando a freada e se a valvula tranco fechada nao vai pasar oleo mesmo testa se vem fluido no cano que vai do cilindro mestre ate a bomba de abs se pasa ole testa o cano que sai do abs e vai para o flexivel , pisa o pedal de forma normal nao e presiso forcar , e solta um pouco o cano devagar para ver se esta pasando fluido vai sair pela rosca do cano se a valvula solenoide esta fechada ou entupida na vai sair .

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por Almeidão » 22 Dez 2020, 10:49

Na minha opinião o correto é acertar o ABS sei que não é nada barato, ou já que não funciona e se você não quer arrumar, partir para a segunda melhor opção que é eliminar o ABS de vez e colocar ele como freio comum. Com certeza não se deve brincar com o freio e não deve ser tão difícil colocar ele comum.
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Problemas com freio! - Vectra B

por chirola » 22 Dez 2020, 15:51

se for deijar ele sem abs mesmo , nao tem muito para modificar tem que tirar o abs , utiliza o mesmo cilindro mestre so vai trocar os canos de frio que vai do cilindro ate o flexivel , um detalhe importante cuando o carro nao tem ABS nao lembro se no vectra vai valvula equalizadora , a valvula vai entre o cilindro mestre e o cano.
abs pelo que vc relata deve ser problema no modulo vc acha usado por uns 300 pila ou novo por uns 900 reis teria que pasar o scaner para ver se é o modulo

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por Almeidão » 22 Dez 2020, 20:22

O ABS eu acho que não usam estas duas válvulas que é fácil adaptar. Interessante que na internet diz ser equalizadora e o vendedor aqui na GM diz ser proporcionadora. Seja lá qual não ela tem, com certeza sem ABS tem que ter para colocar pressão igual nas 4 rodas. Lógico que o ABS é indiscutível, mas que o Vectra com 4 discos sem o ABS tem um super freio também e pelo menos o meu, é difícil fazer ele travar. E olha que uso pneus menores e com isto seria muito mais fácil ele lixar.
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chirola
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Problemas com freio! - Vectra B

por chirola » 23 Dez 2020, 13:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O ABS eu acho que não usam estas duas válvulas que é fácil adaptar.

nao o abs equaliza tudo com o modulo . os solenoides faz a funçaodas valvulas e com os sensores de rotaçao das rodas controla que as rodas girem parelho na freada,
na minha opinhao o freio do vectra e bom com ou sem abs se tem 4 discos a unica diferença e que se na freada se uma roda pega areinha e patina o abs vai compensar mais o poder de freada e o mesmo, mesmo sem o abs eu me sentiria seguro falando em vectra ,
vantagem do abs , o controle traçao tem vez que ajuda em situaoes como acuaplanagem , e tem vez que asusta kakakkak o carro da umas freadas tipo uma mancada e se vc nao ve a luz do painel pensa que deu algo errado kakakaka ja aconteceu comigo ate pensei que tinha dado pt o carro deu uma amarrada e depois solto e deu a sensaçao que estaba no embalo chegue a pensar que tinha dado merds na caixa kakakak eu nao estaba acostumado com abs ct e essas coisas , hoje lembro e ate acho engraçado mais na hora nao foi asim

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AdrianoS
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Problemas com freio! - Vectra B

por AdrianoS » 24 Dez 2020, 18:55

Boa noite pessoal,
Gostaria de pedir a ajuda dos amigos aqui, se por acaso alguém já precisou trocar o servo freio e o cilindro mestre do Vectra com ABS.
O sistema é original Bosch, encontrei ambas as peças pela Bosch mesmo, o cilindro mestre coincide o código, porém o servofreio/hidro-vácuo, não consegui identificar qual o modelo equivalente ao do meu, devido aos códigos serem diferentes. A peça velha do carro é código GM 93.268.022 ESX30, e a nova que encontrei e que é vendida como sendo equivalente ao do modelo do meu (2.2 8 válvulas com ABS) só possui o código Bosch que é 0.204.032.619, olhando ambas externamente conferem no formato, encaixes e posição dos parafusos, mas como a que estou comprando está por foto ainda, então não tenho certeza absoluta.
O que me disseram é de que de 97 a 2001 é um modelo, onde o meu se enquadraria por ser 2000, e que de 2002 a 2005 seria outro modelo. E olhando as fotos do modelo para o 2002 a 2005, o servo é bem parecido com o do 97~2001, porém o posicionamento de onde a mangueira do hidro-vácuo se encaixa é sutilmente diferente. Traçando uma linha reta imaginária, o encaixe da mangueira de vácuo no 97~2001 fica bem no centro, entre os dois parafusos/prisioneiros que prendem o cilindro mestre, já no modelo 2002~2005 o encaixe fica alinhado ao parafuso/prisioneiro inferior. Foi a única diferença visual que identifiquei.
Outro comparativo foi de que olhando no catálogo GM, a peça que seria para o Vectra 97~2001 é a de código GM 93.745.855, já no catálogo Bosch consta o código 0.204.032.619 ou simplesmente SF2060 onde diz também medida de 225mm. Não encontrei nenhum catálogo comparativo, como tem as de velas, por exemplo, para confirmar se ambos são equivalentes.

Alguém de vocês, que tenha ou teve algum modelo de 97 a 2001 com ABS, já passou por situação semelhante? Encontrou as peças Bosch substitutas com sucesso?
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chirola
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por chirola » 25 Dez 2020, 03:54

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,
Gostaria de pedir a ajuda dos amigos aqui, se por acaso alguém já precisou trocar o servo freio e o cilindro mestre do Vectra com ABS.
O sistema é original Bosch, encontrei ambas as peças pela Bosch mesmo, o cilindro mestre coincide o código, porém o servofreio/hidro-vácuo, não consegui identificar qual o modelo equivalente ao do meu, devido aos códigos serem diferentes. A peça velha do carro é código GM 93.268.022 ESX30, e a nova que encontrei e que é vendida como sendo equivalente ao do modelo do meu (2.2 8 válvulas com ABS) só possui o código Bosch que é 0.204.032.619, olhando ambas externamente conferem no formato, encaixes e posição dos parafusos, mas como a que estou comprando está por foto ainda, então não tenho certeza absoluta.
O que me disseram é de que de 97 a 2001 é um modelo, onde o meu se enquadraria por ser 2000, e que de 2002 a 2005 seria outro modelo. E olhando as fotos do modelo para o 2002 a 2005, o servo é bem parecido com o do 97~2001, porém o posicionamento de onde a mangueira do hidro-vácuo se encaixa é sutilmente diferente. Traçando uma linha reta imaginária, o encaixe da mangueira de vácuo no 97~2001 fica bem no centro, entre os dois parafusos/prisioneiros que prendem o cilindro mestre, já no modelo 2002~2005 o encaixe fica alinhado ao parafuso/prisioneiro inferior. Foi a única diferença visual que identifiquei.
Outro comparativo foi de que olhando no catálogo GM, a peça que seria para o Vectra 97~2001 é a de código GM 93.745.855, já no catálogo Bosch consta o código 0.204.032.619 ou simplesmente SF2060 onde diz também medida de 225mm. Não encontrei nenhum catálogo comparativo, como tem as de velas, por exemplo, para confirmar se ambos são equivalentes.

Alguém de vocês, que tenha ou teve algum modelo de 97 a 2001 com ABS, já passou por situação semelhante? Encontrou as peças Bosch substitutas com sucesso?

O freio do vectra e um drama sempre na hora de comprar peças , já seja pelo tamanho dos discos modelo de pinças , e agora hidrovacuo .
Pelo que vi só muda a posição do furo aonde liga a mangueira de vácuo, o hidro vácuo em si é o mesmo só mudando ESE detalhe que dependendo do caro faz diferença , no motor 16v não e mangueira que liga o vácuo e sim um cano plastico então seria uma dor de cabeça se muda de posição o furo ,se o carro tem mangueira de vácuo e não cano e mais fácil e não faz diferença se os parafusos coincidem , no meu 97 16v o furo de vácuo fica deslocado e não no meio do servo também tem ABS .

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por AdrianoS » 26 Dez 2020, 18:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,
Gostaria de pedir a ajuda dos amigos aqui, se por acaso alguém já precisou trocar o servo freio e o cilindro mestre do Vectra com ABS.
O sistema é original Bosch, encontrei ambas as peças pela Bosch mesmo, o cilindro mestre coincide o código, porém o servofreio/hidro-vácuo, não consegui identificar qual o modelo equivalente ao do meu, devido aos códigos serem diferentes. A peça velha do carro é código GM 93.268.022 ESX30, e a nova que encontrei e que é vendida como sendo equivalente ao do modelo do meu (2.2 8 válvulas com ABS) só possui o código Bosch que é 0.204.032.619, olhando ambas externamente conferem no formato, encaixes e posição dos parafusos, mas como a que estou comprando está por foto ainda, então não tenho certeza absoluta.
O que me disseram é de que de 97 a 2001 é um modelo, onde o meu se enquadraria por ser 2000, e que de 2002 a 2005 seria outro modelo. E olhando as fotos do modelo para o 2002 a 2005, o servo é bem parecido com o do 97~2001, porém o posicionamento de onde a mangueira do hidro-vácuo se encaixa é sutilmente diferente. Traçando uma linha reta imaginária, o encaixe da mangueira de vácuo no 97~2001 fica bem no centro, entre os dois parafusos/prisioneiros que prendem o cilindro mestre, já no modelo 2002~2005 o encaixe fica alinhado ao parafuso/prisioneiro inferior. Foi a única diferença visual que identifiquei.
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O freio do vectra e um drama sempre na hora de comprar peças , já seja pelo tamanho dos discos modelo de pinças , e agora hidrovacuo .
Pelo que vi só muda a posição do furo aonde liga a mangueira de vácuo, o hidro vácuo em si é o mesmo só mudando ESE detalhe que dependendo do caro faz diferença , no motor 16v não e mangueira que liga o vácuo e sim um cano plastico então seria uma dor de cabeça se muda de posição o furo ,se o carro tem mangueira de vácuo e não cano e mais fácil e não faz diferença se os parafusos coincidem , no meu 97 16v o furo de vácuo fica deslocado e não no meio do servo também tem ABS .




Huuummm, muito boa observação e excelente dica Chirola, muito obrigado!
Pois é, esses montes de códigos diferentes e no final das contas, muitas vezes acabar sendo a mesma peça em si, apenas a senhora GM que mudou o código, é confuso demais.
Vou verificar esse detalhe a hora que a peça chegar! Estou tentando a sorte, e pedi a peça já que é pelo Mercado Livre, caso não seja a correta o vendedor já se prontificou a auxiliar na devolução, então está mais tranquilo agora.
Eu volto a postar o resultado da manutenção assim que concluir.
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por chirola » 26 Dez 2020, 21:50

Sim tem um dos membros do club que uliza o hidrovacuo dos mais novos no vectra del modelo 97 ,se não me engano e o almeirão que comento em um post dele , MIS e por ISO mesmo a fabrica coloca nomeação por modelo deu algo similar cuando comprei a termômetro de temperatura externa tinha peças iguais com diferentes números acabe comprando o do corsa que era o mais em conta e funciona igual que o suposto original só olhe o plug se era o mesmo kakakkkk
Mais tem uma que é certa a peça que vai no nossos carros geralmente é a mais car ou a que não tem rsrsrsrsrsdrsrsr.
Posta o resultado opara acompanhar abraço

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por Almeidão » 27 Dez 2020, 13:04

No meu caso não, comprei realmente o original do meu carro, aliás comprei na Bosch. O que eu uso diferente é o cilindro mestre de embreagem do Vectra C, modelo idêntico porem com duas modificações, a haste é mais longa e tive que cortar e no meio consegui mexer na regulagem dela para alterar o pedal mais alto ou não. E tive que tirar os dois parafuso que vem no Vectra C porque o B os parafusos são fixos no carro, isto foi fácil esquentando os parafusos e tirando os.
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