O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPolia Roda Fônica Externa C22NE 8v

5 mensagens   •   Página 1 de 1
KasperTF
Member
Member
Nome Completo: Yago Rodrigues Leal
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Polia Roda Fônica Externa C22NE 8v

por KasperTF » 18 Dez 2025, 13:27

Boa tarde pessoal, meu bloco quebrou infelizmente aonde ficava o sensor de rotação, sendo que infelizmente não ficou referência do lugar aonde teria que ser feito o reparo, tendo como alternativa a roda fônica externa, utilizada por muitos para adaptação de sistema de ECU em motores que anteriormente usavam carburação.
Como a ECU está programada original, estamos usando a lógica da posição do sensor baseado na roda fônica que vai presa ao virabrequim, na minha ideia é o que faz mais sentido já que a ECU está original, acham que funcionará desta forma? Resumindo o sensor será externo e a posição baseada nele como se estivesse preso ao bloco, mas agora com um suporte, poderá funcionar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Dez 2025, 17:23

KasperTF escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, meu bloco quebrou infelizmente aonde ficava o sensor de rotação, sendo que infelizmente não ficou referência do lugar aonde teria que ser feito o reparo, tendo como alternativa a roda fônica externa, utilizada por muitos para adaptação de sistema de ECU em motores que anteriormente usavam carburação.
Como a ECU está programada original, estamos usando a lógica da posição do sensor baseado na roda fônica que vai presa ao virabrequim, na minha ideia é o que faz mais sentido já que a ECU está original, acham que funcionará desta forma? Resumindo o sensor será externo e a posição baseada nele como se estivesse preso ao bloco, mas agora com um suporte, poderá funcionar?

Eu nunca pensei nisto, mas acredito que sim e deve ser colocada na posição mesmo do Virabrequim, afinal o sensor está projetado para ler como de estivesse no local.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 18 Dez 2025, 21:02

KasperTF escreveu:Fuente del Mensaje poderá funcionar?

oi
sim funciona de boa
explico rapido e resumido ,
a roda fonica que for usar tem que ter a mesma quantidade de dentes que a do virabrequim , nãp lembro exato se era 64 -2 mais da para conseguir a informação se for o caso
a posição da rodafonica não é o mais importante quando vc for adaptar
o que é realmente importante é a posição do sensor de rotação
o sensor temque ficar na posição correta .
tem que confirmar certinho para que funcione ou não fica bom
se não me engano o sensor quando o motor esta no PMS aponta para o dente numero 19 ou 21 (tem que confirma porque de verdade não lembro
é normal aqui adaptar rodafonica externa em carros mexidos
mais sim funciona sempre que estaja instalado corretamente , que a rodafonica tenha a mesma quantidades de dentes (se não existe un troneiro pode fabricar)
e que o sensor aponete no dente certo
tem que buscar informação correta para conseguir montar

KasperTF
Member
Member
Nome Completo: Yago Rodrigues Leal
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por KasperTF » Ontem, 21:54

Estou seguindo este pensamento, porém estou quebrando a cabeça com o suporte, em breve postarei fotos do projeto e como está ficando, a ideia agora não é colocar uma Fueltech a roda é 60-2

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Hoje, 14:48

KasperTF escreveu:Fuente del Mensaje Estou seguindo este pensamento, porém estou quebrando a cabeça com o suporte, em breve postarei fotos do projeto e como está ficando, a ideia agora não é colocar uma Fueltech a roda é 60-2

sei que vc não quer instalar una injeção programavel
mais o proseso é o mesmo , aqui aonde eu moro tem muito carro adaptado para track day ou para racha usa muito injeção de corsa pq e muito barata para chipar .
o primeiro que te que procurar é a informação certinha de quantos dentes tem a rodafonica do vectra original e procurar uma externa , se nãotem pode mandar para um torneiro fabricar
mais ja esta tudo inventado e so tem que procurar na net rodafonica astra vectra externa e ver qual gosta ais
tirar duvidas com o vendedor e ser feliz meu amigo
so que tem que procurar em lojas de peças de performance pq em lojas normal não vai achar
olha os anuncios
as polias com rodafonica são binitas e não tem que quebrar a cabeça
https://streeturbo.mercadoshops.com.br/ ... ou-16v-_JM
o soporte para o sensor de rotação tambem tem pronto so comprar instalar , o modelo que vende aqui na argentina vaopreso num parafuso da bomba de oleo
se tem um torneiro bom mais torneiro bom não é barato jajajajajja, pode ate pegar uma rodafonica orinal e edaptar mais a polia original e tipo dumper e pode mecher o ponto com o tempo por ser a camada de borracha um ponto que desgasta e meche ou ate solta
conselho , não sofre tenta pegar um kit pronto , o tempo que vc economiza e a dor de cabeça que vc não passa ja vale o peço
conta pra nois se conseguiu algum avance para puder ajudar

5 mensagens   •   Página 1 de 1