O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPressão de trabalho pressostatos de ar condicionado Vectra B

4 mensagens   •   Página 1 de 1
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 10:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Pressão de trabalho pressostatos de ar condicionado Vectra B

por Ives » 06 Abr 2013, 10:46

Galera, ja postei essas informações no topico "[MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!" mas estou postando aqui para futuras pesquisas de quem precisar, pois aquele topico ja ta com mais de 35 paginas, dificultando achar algo especifico......

recentemente tive um vazamento de gas do ar-condicionado pelo pressostato duplo......o mesmo rachou, e vazou lentamente o gas......ai fui substituir o pressostato, e pude notar q nunca entrava o segundo estagio, mas nao sabia a faixa de pressão q deveria ligar, entao na duvida ai substitui hoje o pressostato pequeno pra ter certeza, e agora esta tudo funcionando perfeitamente........

o motivo de estar postando isso, é q nos pressostatos q comprei vieram escritos as faixas de trabalhos deles, entao seguem as especificações de trabalho caso alguem tenha alguma duvida se esta funcionando ou nao, basta plugar um manometro pra ler a pressao do sistema com ar ligado e comparar com os valores abaixo

Pressostato Duplo 4 vias
Esse pressostato protege o compressor por excesso de pressao do sistema e falta de gas. Nele marcava:
30 Bar OFF (435 PSI)
19 Bar ON (275 PSI)
2 Bar OFF (29 PSI)

Ou seja, o pressostato duplo desliga o compressor se a pressao ultrapassa 435 PSI, e rearma o sistema apos esfriar e a pressao baixar de 275 PSI. E se vazar o gas, quando a pressao baixar de 29 PSI o sistema desliga tbem.....

Pressostato de condensação (2 vias)
É o pressostato pequeno do sistema de ar analogico, ele controla a ventilação e troca de calor no condesador. Nele vem escrito:
20 kg/cm² ON (285 PSI)
15 kg/cm² OFF (215 PSI)

Ou seja, quando a pressao atinge 285 PSI ele liga o segundo estagio do ventilador (força maxima), e quando a pressao cair para abaixo de 215 ele desliga e volta a funcionar no primeiro estagio o ventilador (velocidade lenta). Entao agora fica mais facil se alguem quiser conferir se funciona ou nao o pressostato de condensação......se nao tiver manometro de pressao, na pratica basta colocar o carro na lenta com o ar condicionado ligado, acelerar a uns 4000 rpm q ele logo deve ligar o segundo estagio, ai deixar cair ate a lenta do motor, ai logo ele retorna pro primeiro estagio.



Acho importante ficarem atento a isso, especialmente quem diz q o carro esquenta quando liga o ar condicionado. Pois se o segundo estagio nao liga, toda a carga de calor vai soprada lentamente sobre o motor, ai nao da conta de resfriar a agua.....meu carro sempre trabalhou mais frio com ar condicionado ligado, nunca passando de 89 e geralmente na media de uns 87, enquanto q com ar desligado chega ate os 92.....pude notar claramente q com o ar ligado e o pressostato de condensação defeituoso, que meu carro chegava nos 92 e nao vencia baixar, mas tbem nao chegou a ultrapassar isso em nenhum momento (uso aditivo no radiador). Entao se acelerar o carro parado e nao ligar segundo estagio, pode ser defeito nesse pressostato, e substituindo rapidamente volta a funcionar dentro das faixas de temperaturas ideais.
Imagem

C.Walter
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Jan 2014, 11:41
Nome Completo: Carlos Walter
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 54

Re: Pressão de trabalho pressostatos de ar condicionado Vect

por C.Walter » 25 Jul 2014, 17:20

Muito boa essa dica amigo. Troquei o meu e o ar ficou show de bola! Abs; :52:

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 22:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Pressão de trabalho pressostatos de ar condicionado Vect

por THIAGO96/97 » 03 Ago 2014, 02:35

C.Walter escreveu:Muito boa essa dica amigo. Troquei o meu e o ar ficou show de bola! Abs; :52:

C. Walter, Ives e quem mais puder me ajudar...
Como é feita a troca deste pressostato? Tipo, acredito que se eu retirá-lo do seu "alojamento" o fluido refrigerante sairá pelo mesmo? Ou ele possui algum mecanismo que impeça a saída do fluido refrigerante na ausência do pressostato????
To ficando doido com o aquecimento do meu vecão...

Aguardo respostas

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 10:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Pressão de trabalho pressostatos de ar condicionado Vect

por Ives » 03 Ago 2014, 07:46

pra tirar basta desrosquear.....infelizmente no mundo automotivo, economizam tudo na hora da montagem.....existem valvulas q poderiam fechar ao desrosquear a peça para troca, porem no vectra (e creio q na maioria dos carros) nao sao usadas......ao desrosquear vai perder a carga de gas...... compensa achar alguma oficina q recolha o gas, dai vc pode recolocar apos a substituição da peça....dai fica mais barato que uma carga nova....
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 190 visitantes

Bem-vindo: 13 Set 2025, 13:43