Galera, ja postei essas informações no topico "[MAIS UM RESOLVIDO] Temperatura do motor vs Ar condicionado!" mas estou postando aqui para futuras pesquisas de quem precisar, pois aquele topico ja ta com mais de 35 paginas, dificultando achar algo especifico......
recentemente tive um vazamento de gas do ar-condicionado pelo pressostato duplo......o mesmo rachou, e vazou lentamente o gas......ai fui substituir o pressostato, e pude notar q nunca entrava o segundo estagio, mas nao sabia a faixa de pressão q deveria ligar, entao na duvida ai substitui hoje o pressostato pequeno pra ter certeza, e agora esta tudo funcionando perfeitamente........
o motivo de estar postando isso, é q nos pressostatos q comprei vieram escritos as faixas de trabalhos deles, entao seguem as especificações de trabalho caso alguem tenha alguma duvida se esta funcionando ou nao, basta plugar um manometro pra ler a pressao do sistema com ar ligado e comparar com os valores abaixo
Pressostato Duplo 4 vias
Esse pressostato protege o compressor por excesso de pressao do sistema e falta de gas. Nele marcava:
30 Bar OFF (435 PSI)
19 Bar ON (275 PSI)
2 Bar OFF (29 PSI)
Ou seja, o pressostato duplo desliga o compressor se a pressao ultrapassa 435 PSI, e rearma o sistema apos esfriar e a pressao baixar de 275 PSI. E se vazar o gas, quando a pressao baixar de 29 PSI o sistema desliga tbem.....
Pressostato de condensação (2 vias)
É o pressostato pequeno do sistema de ar analogico, ele controla a ventilação e troca de calor no condesador. Nele vem escrito:
20 kg/cm² ON (285 PSI)
15 kg/cm² OFF (215 PSI)
Ou seja, quando a pressao atinge 285 PSI ele liga o segundo estagio do ventilador (força maxima), e quando a pressao cair para abaixo de 215 ele desliga e volta a funcionar no primeiro estagio o ventilador (velocidade lenta). Entao agora fica mais facil se alguem quiser conferir se funciona ou nao o pressostato de condensação......se nao tiver manometro de pressao, na pratica basta colocar o carro na lenta com o ar condicionado ligado, acelerar a uns 4000 rpm q ele logo deve ligar o segundo estagio, ai deixar cair ate a lenta do motor, ai logo ele retorna pro primeiro estagio.
Acho importante ficarem atento a isso, especialmente quem diz q o carro esquenta quando liga o ar condicionado. Pois se o segundo estagio nao liga, toda a carga de calor vai soprada lentamente sobre o motor, ai nao da conta de resfriar a agua.....meu carro sempre trabalhou mais frio com ar condicionado ligado, nunca passando de 89 e geralmente na media de uns 87, enquanto q com ar desligado chega ate os 92.....pude notar claramente q com o ar ligado e o pressostato de condensação defeituoso, que meu carro chegava nos 92 e nao vencia baixar, mas tbem nao chegou a ultrapassar isso em nenhum momento (uso aditivo no radiador). Entao se acelerar o carro parado e nao ligar segundo estagio, pode ser defeito nesse pressostato, e substituindo rapidamente volta a funcionar dentro das faixas de temperaturas ideais.