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Vectra BOrdem cabos de velas - Vectra B

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Kiko
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Ordem cabos de velas - Vectra B

por Kiko » 09 Abr 2014, 13:08

Salve galera,

Tenho um GLS 99, troquei a junta do cabeçote, mas o carro ta falhando, sem forças, talves sejam os bicos.
Mas antes queria confirmar se a ordem dos cabos de ignição estao corretas.
Olhando de frente esta assim:
1x4
3x2

Valeu!!
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 13:24

Acho que a sequência é essa mesmo!

Se você olhar para a bobina, no sentido anti-horário você verá que a sequência é 1234.
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Re: Ordem cabos de velas

por Ives » 09 Abr 2014, 13:30

Alcir Andreoni escreveu:Acho que a sequência é essa mesmo!

Se você olhar para a bobina, no sentido anti-horário você verá que a sequência é 1234.


mas se vc menciona q eh no sentido anti-horario, nao estaria invertido o 3x2 q ele menciona acima??
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 13:35

Ives escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Acho que a sequência é essa mesmo!

Se você olhar para a bobina, no sentido anti-horário você verá que a sequência é 1234.


mas se vc menciona q eh no sentido anti-horario, nao estaria invertido o 3x2 q ele menciona acima??

Assim ó:

Imagine que você está olhando a bobina por cima (imagine só...):
1 4
2 3

No sentido horário a ordem é 1, 4, 3 e 2.

No anti-horário é 1, 2, 3 e 4.
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Re: Ordem cabos de velas

por Kiko » 09 Abr 2014, 13:41

Alcir Andreoni escreveu:
Ives escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Acho que a sequência é essa mesmo!

Se você olhar para a bobina, no sentido anti-horário você verá que a sequência é 1234.


mas se vc menciona q eh no sentido anti-horario, nao estaria invertido o 3x2 q ele menciona acima??

Assim ó:

Imagine que você está olhando a bobina por cima (imagine só...):
1 4
2 3

No sentido horário a ordem é 1, 4, 3 e 2.

No anti-horário é 1, 2, 3 e 4.

Entao esta errado, no anti-horario ta 1, 3, 2, 4

O mecanico trocou a junta e agora o carro ta falhando e a luz da injeção nao apaga mais. Mas ele nem mexeu naquela parte de tras (onde ficam os bicos).

Só pra confirmar, as velas sao contadas da esquerda pra direita mesmo ne? rsrrss :6:
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 13:55

Kiko escreveu:Só pra confirmar, as velas sao contadas da esquerda pra direita mesmo ne? rsrrss :6:


:38: :38: :38: :38: :38: :38: :38:
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Re: Ordem cabos de velas

por Kiko » 09 Abr 2014, 14:10

Inverti, mas nao mudou nada. A luz da injeção continua acesa e o carro falhando. Deve ser o bico mesmo.
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 14:26

Kiko escreveu:Inverti, mas nao mudou nada. A luz da injeção continua acesa e o carro falhando. Deve ser o bico mesmo.

Você tem certeza?

Já fez outros testes?

Como por exemplo, ver se o sensor de rotação está bem encaixado...
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Re: Ordem cabos de velas

por Ives » 09 Abr 2014, 14:57

Alcir Andreoni escreveu:
Ives escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Acho que a sequência é essa mesmo!

Se você olhar para a bobina, no sentido anti-horário você verá que a sequência é 1234.


mas se vc menciona q eh no sentido anti-horario, nao estaria invertido o 3x2 q ele menciona acima??

Assim ó:

Imagine que você está olhando a bobina por cima (imagine só...):
1 4
2 3

No sentido horário a ordem é 1, 4, 3 e 2.

No anti-horário é 1, 2, 3 e 4.


foi isso q quis dizer heheeh q o q ele mencionou no inicio do topico estava 1, 3, 2 e 4 no sentido anti-horario.....,entao estaria diferente da sequencia correta, mas pena q ele trocou e nao resolveu....

eu ate olhei no meu carro aqui, mas é um vectra 98 GLS, ou seja, 2.0 8V ao inves de 2.2 8V como o seu....o meu é 1,2,3,4 no sentido horario, e se vc olha na bobina tem marcado o numero de cada cilindro, ai nao tem erro...olha em cima da bobina se nao tem um "X" grande, e nas pontas marcado o numero de cada cilindro pra cada saida....soh pra comparação, no meu tava assim...os cilindros no motor sao da esquerda pra direita mesmo

Bloco do motor
1,2,3,4

bobina
2 3
1 4
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 15:42

Acho que nós estamos ficando tudo louco!!! :38:
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Re: Ordem cabos de velas

por Almeidão » 09 Abr 2014, 15:48

Meus amigos, não vão por estes numero não que voces ficarão doidos. Eu tenho duas bobinas uma do Vectra e está nele e outra do Astra porque comprfei este motor e ela veio junto. A posição dos cabos na bobina é sempre a mesma mas os numeros podem ficar trocados. Exemplo onde é o um do Vectra, a do astra é um 5. Isto é exemplo porque não estou com ela aqui, mas respeitando a posição que fica no Vectra ela funciona perfeitamente e no meu carro ficou assim mais de ano. Vou dar uma olhada no meu e logo informo aqui como seria e sem olhar numeros, embora se colocar trocado ele não falha, ele simplesmente fica sem um cilindro funcionando e é diferente de falhar que ora funciona e ora não. Nem lembre se este ora é com H kakakka
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Re: Ordem cabos de velas

por Almeidão » 09 Abr 2014, 16:06

por sorte a reserva estava no carro e assim informo o que é certo.
A do Vectra tem estes numeros nesta sequencia
2 3
1 4,
logo voce vai usar o cabo do primeiro cilindro que é da esquerda para direita voce lá no motor, 1 no 1, 2 no 2 e assim sucessivamente.

A outra que tenho tem estes numeros -
1 4
3 2

Se a sua for assim voce terá que usar assim como informo abaixo:
1 no 3
2 no 1
3 no 4
4 no 2.


Na verdade se for tirar uma foto os cabos ficarão na mesma posição porem uma respeita a sequencia dos numero e outra não.

De qualquer maneira, estou torcendo que dê certo, porque nem sei se é isto mesmo o problema.

Sds
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Re: Ordem cabos de velas

por Alcir Andreoni » 09 Abr 2014, 16:09

Também estou achando que não é só esse o problema...
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Re: Ordem cabos de velas

por Ives » 09 Abr 2014, 16:37

olha, agora quase volto a crer q poderia ser os cabos errados mesmo.....pois como o Almeidao cita, existe um modelo de bobina onde a marcação fisica dela é diferente do padrao, e se vc notar, a ordem fica bem diferente.....e o chicote eletrico deve mandar o acionamento nas saidas erradas, ou seja, quando manda o sinal para o cilindro 1, na bobina generica sai a faisca na saida 3 da bobina, ai vai pro segundo cilindro e sai faisca na saida 1 da bobina generica, depois pro terceiro cilindro sai faisca na saida 4, e por ultimo no quarto cilindro sai faisca na saida 2 da bobina generica.....acho q seria interessante ligar como o almeidao disse, pois se o mecanico ligou como marca fisicamente na bobina, vai dar uma bela embrulhada, e provavelmente fora de sincronia estaria falhando ou com pouca força....

cilindro 1 no 3 da bobina
cilindro 2 no 1 da bobina
cilindro 3 no 4 da bobina
cilindro 4 no 2 da bobina

com isso voce esta ligando como é a sequencia da original
padrao - generica
2 3 ---------- 1 4
1 4 ---------- 3 2

se olhar acima, a ligação que o Almeidao sugere vai deixar a ligação das velas como seria na bobina padrao....pois essa com a ordem diferente deve receber o chicote da eletronica original, e mandar o sinal para as saidas em ordem diferente do que esta marcado fisicamente nelas, e essa ligação vai corrigir isso...e se for isso, diz pro mecanico prestar atenção quando desmontar as coisas se nao sabe como funciona kkkkk ou passa o telefone do Almeidao pro mecanico :P
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Re: Ordem cabos de velas

por Kiko » 09 Abr 2014, 18:20

Vou dar uma olhada na bobina entao. Uma das sequencias que o Almeidao passou era a que tava no carro, entao acho que tava certo.
Mas onde fica o sensor de rotação?
So de raiva arranquei todos os bicos injetores, amanha monto de volta.
Sei la, tem alguma coisa estranha. O cara so tirou as velas e mexeu no cabeçote, dai quando montou ficou assim.
So to achando que é o bico porque ele deixou a gasolina acabar, deve ter pego uma sujeira.

Aproveitando a boa vontade de voces, to com um problema da primeira fase da ventoinha, abri um topico, mas ainda nao resolvi nada, se puderem dar uma olhada la...

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =45&t=3826

Abraços.
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Re: Ordem cabos de velas

por Ives » 09 Abr 2014, 18:28

a sequencia abaixo nao é sequencia "correta" pra ligar....

1 4
3 2

essa é a marcação fisica q indica a sequencia que sairia a faisca...o mecanico deve ter arrancado sem olhar, e dai montou com a marcação q viu....porem creio q nao seja do vectra, deve ser de astra ou outro carro, que serve, mas a fiação de sinal de entrada nao condiz com a saida.....o modelo correto do vectra teria a sequencia abaixo marcada

2 3
1 4

ou seja, a bobina deveria ter fisicamente marcado como indicado aqui em cima.....ai vc liga os cabos e sai rodando....o seu esta com a bobina q fisicamente tem a configuração diferente, entao se vc ligar os cilindros como descrito na primeira configuração, vai dar problema....

se a sua bobina fisicamente ta marcado assimf
1 4
3 2

enta vc deve mudar a ligação pra ficar assim

cabo saindo do cilindro 1 ligar no 3 da bobina
cabo saindo do cilindro 2 no 1 da bobina
cabo saindo do cilindro 3 no 4 da bobina
cabo saindo do cilindro 4 no 2 da bobina

se vc reparar, vc vai estar mantendo a ligação como seria se fosse a bobina original do vectra.....vai ter faisca na ordem correta..... pois a faisca vai sair da bobina na sequencia 3, 1, 4 e 2, que vai alimentar correspondentemente o cilindro 1, 2, 3 e 4......ou seja, a ordem marcada fisicamente em cima da sua bobina nao condiz com o que o chicote original do vectra manda ligar, por isso se o mecanico ligou daquela forma 1, 3, 4 , 2 (anti horario), nao vai condizer com os cilindros q deveriam estar estourando....
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Re: Ordem cabos de velas

por Ives » 09 Abr 2014, 18:42

bom, pra tentar ilustrar melhor, e nao confundir a parte fisica e numeração dos diversos tipos de bobinas....

vamos considerar que a bobina é assim

B C
A D

entao, no vectra voce tem que ligar da seguinte forma

cilindros - 1 2 3 4
bobina----A B C D

ou seja, cilindro 1 vai para o pino A.....cilindro 2 para o B, cilindro 3 para o C e cilindro 4 para o D....independente da marcação fisica da bobina, é assim que os cabos teriam que ir....
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Re: Ordem cabos de velas

por Kiko » 09 Abr 2014, 19:41

Entendi... vou dar uma olhada. Valeu
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Re: Ordem cabos de velas

por FFABIOFER » 05 Jan 2015, 22:04

Desenterrando o topico

Pessoal o que pode acontecer se colocar os cabos de vela do vectra 2.2 8V 99 no Vectra 2.0 8V 98 .

Digo isso pois meu irmão comprou o cabo de velas pro carro dele e agora o carro está sem força .
A marcha lenta está oscilando e o carro quando vai sair sai empicocando .

Como se o motor estivesse sem um cilindro funcionando .

O cabo que o vendedor vendeu pra ele é esse SC- G76 no qual no catalogo de aplicação da NGK mostra que é para os VECTRAS 2.2 8V apartir de 1998 .

Mas o estranho que mostra no catalogo que no ponto de vista seria o correto o cabo SC-G72 no qual diz que é para os VECTRAS 2.0 8V apartir de 1996 a 1998 .

Me corrijam se eu estiver errado .
Será que esse cabo está dando esse defeito no carro , ou no pior das hipoteses ter causado um dano no motor do carro .

Aguardo a ajuda de vocês pessoal

Obrigado.
VECTRA CD 2001 2.2 16V MEC e VECTRA CD 1995 2.0 8V MEC.

BREVE FOTOS ATUALIZADAS ...

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Re: Ordem cabos de velas

por abineh » 06 Jan 2015, 13:29

Os cabos estao ligados corretamente? Na sequencia certa?

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