O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAjuda...

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Kiko
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Anderson Pereira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Ajuda...

por Kiko » 10 Abr 2014, 02:07

Ainda to na luta pra descobrir o porque da falha do motor, mas segunda vou levar em uma oficina de injeção mesmo.
Mas enquanto tirava os bicos, notei algumas coisas erradas, se puderem me ajudar dizendo pra que serve essas coisas que marquei, agradeço.
Essa foto peguei na net pra ajudar:
Imagem
Vermelho --> Tinha um fio aterrado ali, quase estourando. De onde é?
Azul --> No circulo azul tem esse plug com 2 encaixes, um vai pro EGR e o outro vai pra aquela parte com a setinha, mas no meu caso esse caninho estava solto e com a ponta derretida. Pra que serve?
Verde --> Essa parte estava quebrada e só estava encostada na tampa de valvulas e pra completar tinha um parafuso enfiado no buraco desse cano.
Imagem E como chama essa que fica do lado da cebolinnha?
:47:
https://www.facebook.com/anderspereira

"Em livros de histórias seremos a memória dos dias que virão,
Se é que eles virão"
(Engenheiros do Hawaii - O Exército de Um Homem Só)

GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Ajuda...

por GIOVANNIRNP » 10 Abr 2014, 07:59

Vamos lá, vou tentar te ajudar.
1- Vermelho. Esse fio que vai aterrado ali se não me engano faz parte do aterramento dos bicos injetores. Não tenho certeza disso, jajá alguem aqui te confirma ok.

2- Azul. Esse "caninho" que você diz faz parte do sistema que aciona a EGR, se ele está solto e derretido é pq alguem desligou sua EGR, provavelmente o diafragma dela está furado. A EGR serve para liberar os gases de escape para voltar a camara de combustão, ou seja, em, poucas palavras diminui a emissão de CO2 na atmosfera.

3- Verde. Onde está quebrado? É a tampa que quebrou? Esta mangueira tem uma valvula que não permite que o oleo do motor entre no coletor de admissão. Se está quebrado, pode estar vazando óleo ali e os gases de dentro do motor não estão indo para o coletor, ae o coletor puxa diretamente o ar externo. Isso dá um problema danado, a rotação do motor fica variando e até muito alta, hora baixa demais, uma loucura só. Seu problema de falha pode vir dai também.

4- amarelo. Esse é o sensor de temperatura que envia os dados para o painel do carro. O outro mais acima também é sensor de temperatura, ma envia os dados para a central eletrônica.

Espero ter ajudado um pouco, se eu estiver errado em algum item, logo mais os "mecânicos" aqui do clube me corrigirão.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 10 Abr 2014, 08:43

Ah, olhando a foto da pra ver claramente q sua bobina estaria ligada errada.....corrija a ligacao conforme dito no outro topico....creio q era isso mesmo o motivo de falhar...
Imagem

Kiko
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Kiko » 10 Abr 2014, 08:52

Ives escreveu:Ah, olhando a foto da pra ver claramente q sua bobina estaria ligada errada.....corrija a ligacao conforme dito no outro topico....creio q era isso mesmo o motivo de falhar...

Ives, essa foto peguei na net, mas minha bobina estava ligada assim tambem, to dando um jeito agora.

Se é que eles virão"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 10 Abr 2014, 08:53

GIOVANNIRNP escreveu:Vamos lá, vou tentar te ajudar.
1- Vermelho. Esse fio que vai aterrado ali se não me engano faz parte do aterramento dos bicos injetores. Não tenho certeza disso, jajá alguem aqui te confirma ok.

2- Azul. Esse "caninho" que você diz faz parte do sistema que aciona a EGR, se ele está solto e derretido é pq alguem desligou sua EGR, provavelmente o diafragma dela está furado. A EGR serve para liberar os gases de escape para voltar a camara de combustão, ou seja, em, poucas palavras diminui a emissão de CO2 na atmosfera.

3- Verde. Onde está quebrado? É a tampa que quebrou? Esta mangueira tem uma valvula que não permite que o oleo do motor entre no coletor de admissão. Se está quebrado, pode estar vazando óleo ali e os gases de dentro do motor não estão indo para o coletor, ae o coletor puxa diretamente o ar externo. Isso dá um problema danado, a rotação do motor fica variando e até muito alta, hora baixa demais, uma loucura só. Seu problema de falha pode vir dai também.

4- amarelo. Esse é o sensor de temperatura que envia os dados para o painel do carro. O outro mais acima também é sensor de temperatura, ma envia os dados para a central eletrônica.

Espero ter ajudado um pouco, se eu estiver errado em algum item, logo mais os "mecânicos" aqui do clube me corrigirão.

Exato, um é o terra dos bicos.

Caninho a EGR é o cano do vácuo dela, o meu nem tem esta peça, ou seja alguns motores nem tem.

Este cano verde é o sugador de excesso de óleo para evitar que a mangueira grossa do lado dele libere o excesso de ar pressurizado no interior do motor com ele misturado. Resumo rápido, sem esta mangueirinha, a da esquerda que é grossa ia liberar o ar gerado pelos pistões em movimento misturado com um pouco de óleo e por isto o óleo é sugado ali e o ar sai do outro lado entrando outra vez na TBI e assim diminuindo os poluentes do carro´.

Na verdade, esta mangueirinha nunca fez o serviço 100%, mas ajuda bastante.

Se está falhando muito seu carro, acho que não é ai o problema. Tem algo a ver com velas ou valvulas mal assentadas ou até mesmo um serviço mal feito e ainda continua pasando agua e indo para uma câmara.

Sobre a bobina, se vê claramente na foto uma forma de ser ligada o meu não é assim. Não sei o seu como é, mas este não está na sequencia que o meu usa que é a forma (1), este está na segunda opção que passarei abaixo. Se o seu usa assim, não importa a bobina que voce vai usar que ele será assim e se for da forma (1), também não importa a bobina que voce vai usar que será da forma (1)

FORMA 1 -
2 3
1 4

FORMA 2
1 4
2 3

Estas são as duas formas de usar a bobina, tente as duas se uma der certo, ai será o problemas. Como já infomrei, feches os ólhos para os numeros que estiver na bobina, simplesmente coloque os cabos nestas posições.

Sds
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 10 Abr 2014, 12:17

pior q agora olhando na internet por fotos de motores 2.2 8V, todos eles mostram essa sequencia diferente, como ligado na foto mesmo.....creio q entao a bobina pro 2.0 seja bem diferente do 2.2......acho q no final das contas, a ligação dos cabos foi feita de acordo com o que deveria ser para o motor 2.2 do carro dele....creio q essas duas configurações que voce menciona Almeidao, sejam apenas para os 2.0 como os nossos, pois o meu segue a forma 1 que voce menciona
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 10 Abr 2014, 12:32

Ives escreveu:pior q agora olhando na internet por fotos de motores 2.2 8V, todos eles mostram essa sequencia diferente, como ligado na foto mesmo.....creio q entao a bobina pro 2.0 seja bem diferente do 2.2......acho q no final das contas, a ligação dos cabos foi feita de acordo com o que deveria ser para o motor 2.2 do carro dele....creio q essas duas configurações que voce menciona Almeidao, sejam apenas para os 2.0 como os nossos, pois o meu segue a forma 1 que voce menciona

Sim, o meu também é a forma 1, mas eu posso usar a bobina da forma 2 sem problemas, basta fazer vista grossa para os numeros e colocar ela como na forma 1. Ao mesmo tempo quem usa a forma 2 e usar a bobina 1, fechar os olhos e colocar de acordo com a forma 2.
Ao colocar outa bobina no carro, basta saber como era os cabos do seu carro e seguir igual que dará certo.

No caso do nosso amigo, basta usar um jeito não deu certo, use forma 2 não deu certo então o problema será outro e esperemos que não seja válvula presa. Caso seja, só desmontando outra vez para checar.

Sds
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 10 Abr 2014, 13:43

Movendo para área de mecânica.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Kiko
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Kiko » 11 Abr 2014, 13:12

A forma 1 não deu certo, agora a 2 funcionou, mas a forma que estava antes tambem tinha funcionado.
Mas o carro esta falhando mesmo, fui dar uma volta com ele e percebi que sao os bicos mesmo, ou algum problema que nao esteja alimentando pelo menos 2 bicos.
Vamos ver na oficina de injeção o que eles dizem.

Valeu!!!!

Se é que eles virão"

Danielrj
Member
Member
Nome Completo: Daniel Santos
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Danielrj » 18 Abr 2014, 09:52

Fala Kiko, boa sorte, tomara que vc resolva esse problema, carro falhando é muito chato!
Depois posta o resultado pra gente.

Abraço.

10 mensagens   •   Página 1 de 1