O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[AJUDA] Carro pipocando e 2 velas sujando

9 mensagens   •   Página 1 de 1
leandrofviana
GL Member
GL Member
Nome Completo: leandro ferreira viana
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[AJUDA] Carro pipocando e 2 velas sujando

por leandrofviana » 18 Abr 2014, 20:09

Galera,
Levei meu carro na terça-feira para trocar a correia e o esticador. Serviço feito. Andei cerca de 200km (trabalhoxcasa, trabalhoxcasa) e hoje, andando com ele normal o carro do nada, sem nenhum estouro ou anormalidade, o carro começou a pipocar parecendo motor de moto. Ficou muito fraco a ponto de eu ter que forçar pra andar. Então parei e chamei um mecânico local. Ele retirou as velas que estavam meio avermelhadas, limpou, colocou no lugar e o carro ficou da mesma forma. Checou o ponto do carro e estava certo. Usou uma ferramenta para medir a compressão dos pistões e o 1 e 2 ficaram acima de 150 e o 3 e 4 ficam por volta dos 50. As velas nesta segunda retirada estavam molhadas de óleo. Segundo ele, as valvulas dos pistões 3 e 4 empenaram. Agora fico na dúvida: É normal empenar as válvulas assim, andando normal sem nenhuma anormalidade? O motor não fazia barulho nenhum, estava show de bola, forte pra caramba. Me cobrou 250 reais de mão de obra e disse que na retífica fica 280 + as válvulas se precisar comprar. O que acham?
VECTRA 2.0 1997 MPFI 8V.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [AJUDA] Carro pipocando e 2 velas sujando

por Almeidão » 18 Abr 2014, 20:32

Se realmente empenou, a hipótese é que quem fez a cagada foi quem trocou sua correia dentada e o valor do trabalho está correto. O que pode ter acontecido foi que ao trocar a correia houve uma falha e girarom o motor sem correia e estando em cima parado o pistão atropelou as valvulas destes dois cilindros. Não precisa ser ligando o carro, pode ser com a mão mesmo e estando meio empenado, pode ser que ao funcionar ele piorou empenando de vez neste espaço de tempo que voce andou com ele, se tentarom ligar o carro sem a correia no local, ai o empeno é certo e normalmene isto pode acontecer se na oficina tiver a péssima mania de deixar a chave na ignição e deixando a esmo para os curiosos que ali vão. Isto é uma hipótese.

E se o teste apresenta isto, com certeza empenou mesmo e dificilmente posso confirmar que mudaria o ruido do carro no pré problema, ou melhor muda sim e eu ouviria algo diferente, mas nem todos tem esta percepção e quem usa som automotivo, aí que nnão sente mesmo. Não sei se é seu caso.

Saia da tentação de plainar o cabeçote, nada de aceitar esta opção, o restante tipo valvulas, guias e retentores precisam ser trocados.

Se puder, posta aqui por favor o serviço como ficou e quais as valvulas empenarom e o preço final.
Imagem

GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

por GIOVANNIRNP » 18 Abr 2014, 22:34

Isso aí Almeidão, num caso desses não precisa de forma alguma plainar o cabeçote, e tem que ficar esperto, tem retificadoras que cobram esse serviço sem ter o feito, ta cheio de picaretas por ai.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 19 Abr 2014, 09:30

Obrigado pelas respostas. Como não tive muita escolha, tive que deixar neste mecânico local mesmo (tem boas referências). Ele já desmontou, agora vou lá buscar pra tentar levar a alguma retífica hoje. Ele disse que na retifica vão fazer uma geral, trocar retentores, "limpar"(Não sei se é este o nome) as válvulas, trocar as que forem preciso e etc. Não vi ele falar em plainar mas vou ficar atento lá na retífica. Vou postando os resultados. Vou aproveitar e passar no mecânico que trocou a correia e esticador.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 19 Abr 2014, 14:12

Galera o mecânico retirou o cabeçote e para minha alegria era a junta do cabeçote que tinha quebrado entre dois cilindros. Com isso, segundo o mecânico, passou passou óleo para as velas. As juntas eram da marca "Universal" que segundo o mecânico são de péssima qualidade. Comprei as juntas da marca Taranto, que segundo ele são boas. Agora é esperar pra ver. A mão de obra foi a mesma, R$250,00 e o conjunto de juntas(só vendia o conjunto com várias juntas) custou 90 reais.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 19 Abr 2014, 14:27

Só para constar, enquanto estava fraco pipocando eu escutava um barulho tipo varetando quando acelerava. Será que agora ele vai ficar com este barulho?

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 19 Abr 2014, 18:07

Peguei o carro ficou show. Sem barulhos. Ficou perfeito. Vecão de volta a ativa.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 20 Abr 2014, 08:32

Acompanhe a temperatura dele, normalmente a junta queima e não sei o que aconteceu na sua e se queimou possa ser um problema de temperatura e se for isto, não tem marca de junta que dá jeito e queimará outra vez.

Uma temperatura ideal é de 82 a 88 e sempre oxilando sem o ar ligado, ou seja oxila chegando em 88 e logo desce para 82 e na estrada não passa de 82 estando livre, sobre um pouco em subidas.

Com o Ar ligado, fica muito nos 90 e se vai para 92, logo baixa para 85.

Se tiver assim, está normal, caso contrário há problemas.
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 21 Abr 2014, 12:10

Almeidão, a temperatura dele fica ali entre 78. O mecânico disse que eu tenho que trocar aquela valvula termostática (não tenho certeza se é este o nome) pois meu carro antes dos 80 arma a ventoinha no estágio mais forte e fica ali por muito tempo. Isso não é normal, certo? Se tiver que trocar qual coloco? Sinto que ele não é muito econômico, ta fazendo 110 km com gnv de 16M. Está forte que é uma beleza, voando. Sobre o problema, segundo o mecânico, ele disse que foi colocado uma junta Universal no cabeçote e por isso ocorreu este problema.

9 mensagens   •   Página 1 de 1