O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Varios sensores danificados, como proceder?

23 mensagens
  • 1
  • 2
Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Resolvido] Varios sensores danificados, como proceder?

por Ramon Neves » 22 Abr 2014, 18:50

Galera hoje eu consegui consertar o painel do meu Vecão, e fiz o diagnóstico pelo conector da central eletrônica e me deu os seguintes códigos:
13 - Sonda Lambda
14 - Sensor de temperatura da água
16 - Sensor de detonação
71 - Alta tensão sensor de temperatura do ar (não sei o que é)
82 - Baixa tensão do bico 2
119 - Sensor MAP
144 - Falha no imobilizador (não sei o que é isso)

Galera preciso da ajuda de vocês, imobilizador e esse sensor de temperatura do ar, o que são e onde ficam, o que vocês acham melhor fazer, devo apaguar os erros pelo scanner e verificar se o problema continua ou posso ir comprando os sensores, quais as marcas originais de cada sensor ou a marca que também funcionam bem, preciso da ajuda de vocês!!
OBS: o bico ja foi trocado...
Editado pela última vez por Ramon Neves em 29 Jun 2014, 23:25, em um total de 1 vez.
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

Re: Varios sensores danificados, como proceder?

por Ives » 22 Abr 2014, 18:55

esse do imobilizador acho q mostra sempre :P agora o carro ta funcionando normal??? me parece q pode ser erro em apenas 1 deles, ou algum fusivel geral queimado.....vale a pena tentar limpar os alarmes, e ver quais retornam....pois um sensor lendo errado pode fazer com que acuse demais inadvertidamente, pois ele considera q a leitura q um mostra nao condiz com o q os demais deveriam estar lendo.....

baixa tensao do bico provavelmente é a bateria do carro ja meio ruim....a tensão de respouso deve ser sempre maior q 12,4 idealmente....12V é o limite....e abaixo de 11,5 ai ja tem algum vaso danificado......pooode ate ser o responsavel por diversos erros, pq depois q vc liga o carro o alternador entra e normaliza o nivel de tensao, e pode ser q os erros somem, e o carro funcione normalmente....aconselharia começar levando em auto eletrica pra passar aqueles scanners de bateria, q tiram o relatorio do estado atual da bateria.....se reprovar, recomendo substituir a bateria, e entao começar a caçar os erros novamente.....
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 22 Abr 2014, 23:23

Ives escreveu:esse do imobilizador acho q mostra sempre :P agora o carro ta funcionando normal??? me parece q pode ser erro em apenas 1 deles, ou algum fusivel geral queimado.....vale a pena tentar limpar os alarmes, e ver quais retornam....pois um sensor lendo errado pode fazer com que acuse demais inadvertidamente, pois ele considera q a leitura q um mostra nao condiz com o q os demais deveriam estar lendo.....

baixa tensao do bico provavelmente é a bateria do carro ja meio ruim....a tensão de respouso deve ser sempre maior q 12,4 idealmente....12V é o limite....e abaixo de 11,5 ai ja tem algum vaso danificado......pooode ate ser o responsavel por diversos erros, pq depois q vc liga o carro o alternador entra e normaliza o nivel de tensao, e pode ser q os erros somem, e o carro funcione normalmente....aconselharia começar levando em auto eletrica pra passar aqueles scanners de bateria, q tiram o relatorio do estado atual da bateria.....se reprovar, recomendo substituir a bateria, e entao começar a caçar os erros novamente.....

Ives muito obrigado pela sua atenção!
O carro esta longe de estar funcionando normalmente, a começar pela forma que ele pega, a rotação vai em 2000 giros e vai caindo e depois de uns 10~15 segundos normaliza na lenta em 800~900 RPM, depois que estabiliza começa o restante dos problemas, a luz da injeção não apaga e o motor funciona como se tivesse pipocando, o motor funciona tipo po po po po po po po po po po... e a bateria acabei de fazer um teste, antes de ligar o motor e com tudo desligado ela mede 11.97v e no momento da partida a tensão chega a cair para 8.02v realmente ela esta fazendo hora extra no carro, vou providenciar uma nova de 70A, agora o que é esse sensor de temperatura do ar???
Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Forster » 23 Abr 2014, 17:57

Tenta ver se não tem alguém com um vectra igual o teu pra testar alguns desses componentes, mas primeiro troca a bateria...
Alimentação elétrica tem que estar em dia
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

timmVCD
GL Member
GL Member
Nome Completo: miqueias nornberg
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por timmVCD » 23 Abr 2014, 20:25

O meu volta e meia o giro sobe pra 2000 rpm , as vezes acende a luz da injeçao.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 23 Abr 2014, 21:22

O pior é que eu não conheço ninguém que tenha um Vectra do modelo do meu :62:
Hoje retirei o sensor MAP para dar uma olhada e o fundo do sensor estava com crostas de óleo, limpei ele com CAR 80 e o "bichinho" ficou brilhando de novo, saiu muito óleo, mas enfim, montei ele no lugar depois de seco, chequei o fundo do coletor de admissão e esta limpo, tomara que depois de resetar a central não acuse erro nele novamente, amanhã é a vez de checar a sonda lambda, mas ainda estou intrigado com esse sensor de temperatura do ar ... :47:
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 23 Abr 2014, 22:25

to vendendo um sensor map usado original bosch...troquei preventivamente

esta funcionando 100%,

sensores de temperatura vale a pena trocar ...são os mais baratos

acrescenta an sua lista de peças a testas o sensor de rotação

este po po po po po po po po po po, pode ser bobina velas ou cabos falhando ...

tem como testar ...

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 24 Abr 2014, 01:22

Arquiteto escreveu:to vendendo um sensor map usado original bosch...troquei preventivamente

esta funcionando 100%,

tem como testar ...
Obrigado Arquiteto pela atenção!!
Bom hoje eu dei uma limpeza caprichada no sensor MAP e consegui salvar ele :102:
Agora o lance do "po po po po po po po" os cabos de velas são novos e as velas também, tem 4 dias que troquei, só a bobina que ainda não troquei, o que você acha, melhor trocar os sensores que podem alterar a ignição (sonda lambda e detonação) ou troca a bobina logo de uma vez???
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 24 Abr 2014, 07:37

A luz da injeção aposto no sensor de temperatura, ali na testa da válvula termostatica.

Os popopopopopopo se ele nao tiver com síndrome da galinha louca é falha de cilindros, veja se há centelha nos cabos de vela.

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 24 Abr 2014, 12:23

Amigo João obrigado pela atenção!
O sensor de temperatura é do ar, o da água nos 16v acho que é perto da valvula EGR, vou ver se faço um vídeo mostrando o que está acontecendo no carro, acho que ficaria muito mais esclarecido, sábado estarei em casa e vou fazer esse vídeo!!
Imagem

THIAGO96/97
Member
Member
Nome Completo: thiago anschau pauli
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por THIAGO96/97 » 24 Abr 2014, 22:29

Galera aproveitando o tópico... Estou com uma dúvida/problema....
Fiz o auto diagnostico com o curto circuito dos conectores 5 e 6 e acusou o código
12,
13 - Revisar circuito de sonda lambda;
45 - Sensor de oxigênio indica mistura rica; (a minha marcha lenta está oscilando);
135 - Baixa tensão no circuito da lampada de verificação.

As perguntas são...
Meu carro usa GNV.
1) Devido ao código 45, será que tenho que substituir a sonda lambda ou tem alguma limpeza ou algo do tipo???
2) Devido ao uso do GNV será que esse código 45 pode ser de algum problema no emulador de sonda (o meu é da marca vertpro)?
3) E esse código 135 é o que?????

Aguardo comentários!!!!!!

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 24 Abr 2014, 23:14

Ramon Neves escreveu:
Arquiteto escreveu:to vendendo um sensor map usado original bosch...troquei preventivamente

esta funcionando 100%,

tem como testar ...
Obrigado Arquiteto pela atenção!!
Bom hoje eu dei uma limpeza caprichada no sensor MAP e consegui salvar ele :102:
Agora o lance do "po po po po po po po" os cabos de velas são novos e as velas também, tem 4 dias que troquei, só a bobina que ainda não troquei, o que você acha, melhor trocar os sensores que podem alterar a ignição (sonda lambda e detonação) ou troca a bobina logo de uma vez???

bobina sem duvida ... o sintoma de falhamento com o motor frio esta mais ligado a ela ,

se vc nunca trocou ja esta na hora de trocar ainda mais usando gnv

ja os sensores podem ser testados ok

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 27 Abr 2014, 07:16

Beleza Arquiteto vou providenciar a bobina, agora me tira outra dúvida, aquele sensor de ABS que é usado para o velocimetro, esse sensor tem na roda dianteira esquerda, direita ou nas duas???
Imagem

timmVCD
GL Member
GL Member
Nome Completo: miqueias nornberg
Estado: Rio Grande do Sul

por timmVCD » 27 Abr 2014, 10:59

dianteira esquerda

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina

por Ives » 27 Abr 2014, 11:05

se o carro tem ABS, todas as rodas vao ter sensores, inclusive as traseiras....se nao tem ABS, somente a roda do lado do motorista (q é a utilizada pra velocidade)....
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 27 Abr 2014, 17:25

Ramon,

a bobina da magnetti marelii e boa tambem e mais em conta que da bosch ...

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 27 Abr 2014, 18:15

Ramon Neves escreveu:
Ives escreveu:esse do imobilizador acho q mostra sempre :P agora o carro ta funcionando normal??? me parece q pode ser erro em apenas 1 deles, ou algum fusivel geral queimado.....vale a pena tentar limpar os alarmes, e ver quais retornam....pois um sensor lendo errado pode fazer com que acuse demais inadvertidamente, pois ele considera q a leitura q um mostra nao condiz com o q os demais deveriam estar lendo.....

Ives muito obrigado pela sua atenção!
O carro esta longe de estar funcionando normalmente, a começar pela forma que ele pega, a rotação vai em 2000 giros e vai caindo e depois de uns 10~15 segundos normaliza na lenta em 800~900 RPM, depois que estabiliza começa o restante dos problemas, a luz da injeção não apaga e o motor funciona como se tivesse pipocando, o motor funciona tipo po po po po po po po po po po... e a bateria acabei de fazer um teste, antes de ligar o motor e com tudo desligado ela mede 11.97v e no momento da partida a tensão chega a cair para 8.02v realmente ela esta fazendo hora extra no carro, vou providenciar uma nova de 70A, agora o que é esse sensor de temperatura do ar???

É, a bateria está ruim não pode cair para menos de 9v na partida. Já checou também todo o chicote principal da bateria, motor de partida e etc ? Pode estar dando algum tipo de interferência visto que em nossos vectras b eles são subdimensionados e com o tempo oxidam. Por que vai colocar uma bateria de 70 ah ? A recomendação no manual é de 55h, mas na tabela da HELIAR E MOURA recomenda a de 60 ah, é claro que acho que não tem problemas em colocar uma mais forte. Boa sorte sorte :88:

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 28 Abr 2014, 16:15

Galera ontem eu descobri que meu vectrozzo tem ABS, porém acho que o antigo dono tava querendo desativar o módulo do ABS não sei por que, os sensores das rodas estão todos com os cabos cortados :62:

Arquiteto fiz uma revisada no serviço do mecânico que fez a retifica no motor e descobri que o barulho não é da bobina e sim de uma montagem relaxada do motor, a correia dentada esta mal tensionada, a sonda lambda está frouxa e fazendo um barulho horrivel, o silenciador traseiro além de não ser o original está furado e o carro está muito barulhento e pra fechar está faltando 4 parafusos de fixação da trasmissão ao bloco do motor, ta complicado...

A bateria de 70ah seria para durar mais e gerar uma partida mais firme!!
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 05 Mai 2014, 22:46

Galera hoje eu comprei o sensor de detonação e coloquei ele com cuidado para não apertar d+ e nem d- e mesmo assim ele continua acusando erro de sensor de detonação, o que eu faço???
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 05 Mai 2014, 22:58

Ramon me passa seu emai por MP , vou te mandar um material para testar os principais componentes

do sistema de injeção ....

23 mensagens
  • 1
  • 2