O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDesabafo - Retentor do mancal- vazamento ( Resolvido)

38 mensagens
  • 1
  • 2
Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Desabafo - Retentor do mancal- vazamento ( Resolvido)

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 16:49

Pois é pessoal!

Ca estou eu um tanto desanimada. Meu Vectra B CD 2002 2.2 16 V AUTOMATICO com 156 mil km esta com um novo vazamento _ Digo novo , porque todos ate agora eu mandei arrumar e o motor esta otimo e cambio tbm. Porem vi um vazamento de oleo de motor na garagem e.. meu mecanico disse: ta vazando entre o motor e o cambio AT,... deve ser mancal.... leva num cara de cambio AT porque do carter nao é.. ta sequinho em cima e sequinho no carter... e no mancal...

Levei num cara que mexe em cambio AT e...: Diz ele que e o mancal e retento.. que tem que tirar o cambio AT para mexer ali,... e com isso trocar algumas peças que estao vazando... Preco da mao de obra: MIL REAIS!!!!!!!!!!!!!! mais as peças que seriam necessarias para troca: ele nao sabe me dizer.. tem que abrir.... e ai completou: Ja que vai abrir ja te digo como esta sem conversor de torque: Eu ja nervosa: ele esta otimo!! :103:

Bom, e isso... tenho que arrumar mais esse vazamento... mas nao entendo nem o que e mancal, nem o que e retentor e nem se essa mao de obra esta cara ou nao ( pra mim um absurdo)... e muito gasto!!!!!!! :55:

Nao sei se vendo... se compro uma bicicleta... alguem consegue me ajudaR? Sabe o que seria esse serviço? Que tipo de vazamento e esse??

Preciso da ajuda da galera, porque to tao desanimada com mais esse gasto que to quase vendendo :55: :103:

Diz que tenho que trocar: O oleo do cambio AT - So ai ja se vao R$250,00
As juntas do carter inferior e superior ( vai ter que desmontar...)
O tal retentor
E sabe Deus la mais o que...

Obrigada!!
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Desabafo - Retentor do mancal- vazamento

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 17:03

que sinuca ...

mas o certo e so mexer no que esta precisando no caso o vazamento e trocar o óleo

tem de deixar isto claro na autorização do serviço, caso a oficina trabalhe desta forma

fica mais tranquilo

e sai fora facada ... :38:

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 17:05

Arquiteto escreveu:que sinuca ...

mas o certo e so mexer no que esta precisando no caso o vazamento e trocar o óleo

tem de deixar isto claro na autorização do serviço, caso a oficina trabalhe desta forma

fica mais tranquilo

e sai fora facada ... :38:

Pois e.. mas pelo que entendi.. para baixar o cambio vai ter que esgotar o oleo.. - nesse caso posso reutilizar.. mas ja e melhor colocar um novo mesmo!

E as juntas.. vai ter que desmontar ali.. entao tem que ter junta nova...

Mas mao de obra de mil reais??? Gente .. sei la... preciso que alguem me explique que serviço e esse e se encontro mais barato... Porque hoje em dia tenho andado com as maos para o alto com tanto assalto que venho sofrendo!

socorroooooooo

:61:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 17:08

Não entendi muito bem Paty ele disse que o vazamento é entre o carter e o câmbio ou no câmbio? :47:

Se não for no carter pode ser o retentor do volante, ali é danado para dar vazamento, e se for ali ele vai sacar o câmbio porém não vai mexer nele (abrir o mesmo).
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por dennis_suzano » 25 Jun 2014, 17:10

não sei se esta caro mas meu macanico trocou somente retentor volante
e me cobrou 600 r$ somente a mão de obra isto um ano atrás ...
então creio que seu seja mais caro ....

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 17:16

Entao, e assim rs... o vazamento nao esta no carter! Esta entre o cambio AT e o motor... naquela junção ali.... e ele disse algo de retentor e mancal hahaha parece que vai sacar o cambio apenas para ter acesso mesmo no vazamento.. que precisa tirar para arrumar.. mas realmente nao vai abrir o cambio ( apenas se eu quiser aproveitar e revisar ja o cambio..)

Mas para isso ele ta me cobrando mil reais!!!!!! Para mim, esta caro...

Fora as peças.. e o oleo do cambio...

E agora? Alguem ja passou por isso? Sabe se o valor consigo mais em conta? :103:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Jun 2014, 17:18

Realmente dá um trabalhão danado para fazer isto, e as peças não são caras e o preço varia entre 400 a 600, possa ser que por ser o seu automático, seja mais caro mesmo. Sobre o carter, eu de voce não trocaria a junta que realmente é bem cara. Hoje tem produtos que pode ser usado na junta de metal bem limpa e eu usei no meu e faz quase 10 anos e está seco. Compre este do link abaixo, peça ao mecanico a lavar a junta velha e passar este em cima da borracha da junta e colocar no lugar, ficará perfeito e é bem barato. Tem muitos que usam sem a junta e fica bom também, mas eu prefiro usar com a junta para manter a distancia em milimetro do carter para o pescador. Existe um preto que é absurdamente melhor que este, mas não é necessário e se precisar tirar outra vez, a junta será destruida. Experiencia própria, pode usar o vermelho e economizar um qualquer.

http://www.centrodasferramentas.com/pro ... lho-siloc/
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 17:21

Almeidão escreveu:Realmente dá um trabalhão danado para fazer isto, e as peças não são caras e o preço varia entre 400 a 600, possa ser que por ser o seu automático, seja mais caro mesmo. Sobre o carter, eu de voce não trocaria a junta que realmente é bem cara. Hoje tem produtos que pode ser usado na junta de metal bem limpa e eu usei no meu e faz quase 10 anos e está seco. Compre este do link abaixo, peça ao mecanico a lavar a junta velha e passar este em cima da borracha da junta e colocar no lugar, ficará perfeito e é bem barato. Tem muitos que usam sem a junta e fica bom também, mas eu prefiro usar com a junta para manter a distancia em milimetro do carter para o pescador. Existe um preto que é absurdamente melhor que este, mas não é necessário e se precisar tirar outra vez, a junta será destruida. Experiencia própria, pode usar o vermelho e economizar um qualquer.

http://www.centrodasferramentas.com/pro ... lho-siloc/

Sabio Almeidao! Muito obrigada!

Sabe que , eu vou ver se levo o carro em outros mecanicos de cambio AT nas minhas ferias... porque esse e sempre mUITO careiro!!!! Sei la.. acho que uns 600 eu pagava mas mil? Ta louco! Nao custa procurar ne? Se alguem ja fez esse serviço em cambio AT me passa o contato!

Enquanto isso o pretinho fica parado! :61:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 17:22

e o que seria esse retentor??? :9:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 17:30

Ouyra pergunta: O que faz chegar a vazar ali? Algum problema no motor? Pressao no mesmo? O que evitaria tudo isso? E bom olhar alguma outra coisA? :61:
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 17:44

Paty1521 escreveu:e o que seria esse retentor??? :9:

paty acho que esta peça ...

90280462 ANEL-VEDADOR traseiro da árvore de manivelas ... na accioly R$40,01

mil reais pra trocar uma peça de 40 pratas

:13:

Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 25 Jun 2014, 18:38

caraca!!!!

Ta certo que tem que valorizar mecanico! Mas mil reais? Quase o preço da mao de obra para se fazer um motor inteiro!

Ai arruma isso, e.......

Sei nao hahahahha

Se pelo menos a porto seguro fizesse! Seria em 10 vezes em juros! No meu mecanico so divide em 3! :61:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 25 Jun 2014, 18:44

Arquiteto escreveu:
Paty1521 escreveu:e o que seria esse retentor??? :9:

paty acho que esta peça ...

90280462 ANEL-VEDADOR traseiro da árvore de manivelas ... na accioly R$40,01

mil reais pra trocar uma peça de 40 pratas

:13:

Imagem

Bem, dos dois lados do eixo tem um retentor e é necessário porque o eixo fica dentro do óleo do carter se não tiver um retentor cada lado ele vai vazar. O do lado da polia é pequeno, um pouco maior que uma moéda de um real, já este deste lado é grandão.

Com o tempo de uso, certamente eles estragam e por sorte estragam mais o menor que é mais fácil para trocar, pelo menos não precisa tirar o motor fora.

Há algo que previne, e a primeira coisa é evitar o excesso de óleo que normalmente sem querer todos colocam no Vectra (menos eu heheheh). Na verdade sem limpar o carter, todos deveriam colocar somente 4.3 de óleo e não 4.5 mesmo com o filtro. Na verdade eu limpo o fundo do carter do meu e ainda coloco somene 4.3 litros.

Outra prevenção, é a limpeza do suspiro, tampa e as saidas da tampa da válvula, isto deve ser feito no mínimo a cada 40 mil KM, embora tenha manual pedindo a fazer com 10 mil.

Isto acima prolonga e bem a vida deles, mas não 100%.

Sds
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 26 Jun 2014, 09:38

Muito obrigada Almeidao!

Vou ter que mandar arrumar claro! Afinal, tenho que dar o bom exemplo hahahaha

So que como o carro nao anda muito - quem anda diariamente e o GT, eu vou fazer um pouco mais para frente. Quero pesquisar em outros mecanicos a mao de obra! :61:
Imagem

leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leandro Anselmo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leandro.anselmo » 26 Jun 2014, 10:13

Paty, não desanima não! Tem algumas coisas que realmente dão uma "broxada" na gente...

Há 3 meses tive que fazer a junta do cabeçote... 1200 reais...
Há um mês atrás gastei aproximadamente + 1300 reais com sistema de freios...

Porém, o carro vai ficando redondinho...
Quando você encosta a nave pra abastecer, lavar, vai num mecânico ou algum lugar que tenha alguém que reconhece o fino trato do carro... é só elogios... e essa sensação, pelo menos pra mim não tem grana que pague!

São manutenções que você faz e depois fica tranquila, pois sabe que a próxima vai demorar por muitos anos!
Muitas das manutenções que fiz, foi a primeira ou segunda.... e o carro tem 14 anos... se for pensar bem, é pouco!

A idade vai chegando... e algumas coisas dão problemas mesmo... como borrachas e mangueiras que ressecam e aí vai...

Segura firme, nem que você faça como eu... fico uns 2 meses com a banheira na garagem e junto a grana pra fazer um serviço bem feito... vá comprando as peças aos poucos pra não pesar no bolso... e aí depois só mandar fazer.
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 10:40

leandro.anselmo escreveu:Paty, não desanima não! Tem algumas coisas que realmente dão uma "broxada" na gente...

Há 3 meses tive que fazer a junta do cabeçote... 1200 reais...
Há um mês atrás gastei aproximadamente + 1300 reais com sistema de freios...

Porém, o carro vai ficando redondinho...
Quando você encosta a nave pra abastecer, lavar, vai num mecânico ou algum lugar que tenha alguém que reconhece o fino trato do carro... é só elogios... e essa sensação, pelo menos pra mim não tem grana que pague!

São manutenções que você faz e depois fica tranquila, pois sabe que a próxima vai demorar por muitos anos!
Muitas das manutenções que fiz, foi a primeira ou segunda.... e o carro tem 14 anos... se for pensar bem, é pouco!

A idade vai chegando... e algumas coisas dão problemas mesmo... como borrachas e mangueiras que ressecam e aí vai...

Segura firme, nem que você faça como eu... fico uns 2 meses com a banheira na garagem e junto a grana pra fazer um serviço bem feito... vá comprando as peças aos poucos pra não pesar no bolso... e aí depois só mandar fazer.

Isso ae :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

por rgapski » 26 Jun 2014, 12:15

Paty,

Minha opinião é a seguinte:

Carro é um negócio meio traiçoeiro.
Todo carro, seja zero km ou com 50 anos de idade, exige muita atenção e principalmente dinheiro para as manutenções!

Ter mais que um carro é mais complicado ainda.
São duas torneiras de dinheiro abertas...

Eu já tive essa experiência de ter dois carros.
O resultado é que um era super bem cuidado, e outro, por sua vez, rodava até onde dava... e quando quebrava, era só remendo.

Pra ter um carro de estimação, a primeira coisa a fazer é desmontar tudo e fazer tudo o que precisa de uma vez só.
Isso te poupa muito em mão de obra. Mas, ainda assim, não custa barato.
A ideia é tê-lo no estado de zero km e depois zelar pela sua conservação.

Veja bem, eu quando comprei o Challenge, fiz a desmontagem e montagem trocando tudo o que tinha que ser trocado, funilaria onde precisava, etc.
Gastei uma boa grana em peças, porém um valor baixo de mão de obra.
O carro ficou em estado de zero km.

Mas não me livrei dos gastos... Depois disso tudo, outras peças começam a desgastar.
Eu havia trocado toda a suspensão do meu carro, porém, depois que passei em uma cratera, estou com um pivô com a borracha cortada e um terminal de direção com folga.
Fiz a funilaria toda, mas um gaiato já conseguiu ralar o parachoques...

E olha que rodo muito com o carro!

Sei que esses não serão os primeiros e nem últimos gastos!
Sempre terei despesas com ele, mas por ser filho único, dedico total atenção e orçamento para ele!

Como você tem dois carros, talvez seja melhor adotar um como seu carro de estimação, usá-lo diariamente, dando tudo do bom e do melhor pra ele.
Carro que não dá encheção é carro que roda, lembre-se disso. Carro que fica muito tempo parado só dá dor de cabeça.

Em casa tínhamos um celta pra rodar por ai! Nunca me deu chateação!
Ele que rodava, tava sempre bom. Já o Challenge, que quase não saia, vivia arreando bateria, murchando pneu...

Eu não venderia o B. Faria diferente:
Se você ainda ta disposta a ficar com o B, vá usando do mesmo jeito que vem fazendo!
Ta vazando óleo? Deixa pra lá!
É só verificar se dentro do motor e cambio ainda tem óleo. Vazamento não te faz perder o motor.
Só não relaxa nas revisões (correia, óleo, etc).
Não adianta ficar encucando com vazamento, riscos na pintura, etc... Faça isso depois que "zerar" ele!

Vai "tocando" assim até você ter uma grana pra encostar ele e mandar desmontar todinho e montar de novo em estado de zero km!

Pra vc ter ideia, o que estão de cobrando pra afastar o cambio e trocar o retentor do mancal, eu paguei pro meu mecânico descer tudo e colocar de volta substituindo o que estivesse ruim.
É mais fácil tirar tudo fora e montar trocando do que fazer um serviço específico desse.
Ahh, e mais, ainda tem o risco de não ficar 100%, pois fazendo serviço com tudo no lugar, alguma coisa pode não ficar bem encaixada e passar despercebido pelo mecânico.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 26 Jun 2014, 14:39

Poxa pessoal!

Fiquei ate emocionada heheh

E animada tbm! Falo isso na hora da raiva mas meu pretinho nao tenho coragem de vender ainda ahaha

E de estimação!

Na verdade, eu peguei ele bem judiado.. com isso muitas coisas eu fui arrumando aos poucos! Tirei 3 vazamentos, troquei toda a parte de mangueiras e sistema de arrefecimento, escapemnto, forro interno, varios detalhes de acabamento e etc etc etc juntas e mais juntas hahahah!

Mas ainda tem algumas coisas que quero fazer e que realmente nao fiz porque ainda nao deu R$ tempo.

Eu tenho 2 Vectras. O GT e o do dia a dia. Isso ha uns 6 meses. Uso ele por ser mais novo ! afinal rodo 500 km por FDS no minimo!! Em 6 meses ja rodei 20 milkm com o GT e sinceramente tenho do de fazer isso com o CD, mesmo porque a manuteção ia subir muito! peças mais antigas consequentemente iam dar problemas!

O Cd roda, mas roda em cidade com a minha mae. As vezes ( uma vez por mes) eu trazia ele pra estrada comigo! mas depois esse vazamento, parei de trazer com medo de piorar ou danificar algo a mais!

Se tem uma coisa que me irrita e ver carro melado igual ta o meu! Gosto dele sequinho!

Teria que fazer para deixar zerado:

Esse vazamento
Pintura completa _ isso pk sou chata
Jogo de pneus e buchas hidraulicas traseiras
Alarme que so funciona na chave

A principio seria isso!

mas se fosse fazer igual vc, descer o motor, acho que no minimo uns 5 mil ne? :61:
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 26 Jun 2014, 20:37

Sabias palavras do rgapski, estou a 2 anos com o meu e ate hj nao consegui tirar os vazamentos, e nem estou preocupado assim, pois de la pra ca foram cabeçotes, radiadores, pneus; a/c (ainda não concluiu) suspensão. Enfim estou indo nos problemas que impedem o carro de andar e prejudican seu funcionamento, bem como a segurança.

Ponho um jornal todo dia na garagem e confiro o nivel dia sim dia não, completo e sigo feliz pois sei que e só do vazamento e não fumaça.

Ainda espero tirar meus vazamentos assim que o resto estiver bem.

Sobre Mo, aqui mecânicos super faturam serviços assim com esses carros por medo de mexer, do tipo, vou meter a faca ai não aprovam. Procure outra oficina. Deve ter algum membro aqui perto de vc que tenha um bom mecânico.

Boa sorte

Paty1521
Administradora
Administradora

por Paty1521 » 27 Jun 2014, 10:46

Se eu rodar com essa vazamento no mancal, nao vai piorar o mesmo? Tipo aumentar? E nao estraga nada? Nnehum outra peça? So suja o chao mesmo?

Porque ai eu vou rodando com ele normalemnte ( admito que sinto falta dele hahaah)

:38:

E realemnte, depois que parei de usar muito ele e que começaram os probleminhas!

:103:

rapha, qto vc pagou para descer o motor e trocar tudo? Pensei em fazer isso de uma vez! :88:
Imagem

38 mensagens
  • 1
  • 2