O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha sempre ligada ao desligar o carro

33 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 06:08

Boa noite pessoal sou novo aqui no fórum e estou passando por um problema com meu Vectra CD 2.0 16V 97, ao desligar o carro com a ventoinha ligada a mesma permanece ligada e não desliga nunca, hoje fuo na auto elétrica e fizemos o teste desliguei o carro com a ventoinha ligada e ela permaneceu ligada, foi retirado o rele da ventoinha e colocado outro novo permaneceu ligada, foi desligado o cebolão e permaneceu ligada, se eu depois de constatar que a ventoinha permaneceu ligada ao desligar o carro eu somente virar a chave de ignição sem dar partida e desligar a ventoinha desliga, outro detalhe se tiver com a ventilação ligada e desligar o carro a ventilação permanece ligada qdo o correto seria cortar tudo. Desconfio da central da injeção ou da chave comutadora da partida, sendo que posso ligar o carro e retirar a chave da ignição o que não pode acontecer o que demonstra que o cilindro da partida já está com problemas. Alguem com um problema parecido e que possa me dar uma ajuda? Desde já agradeço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 13 Mai 2015, 08:15

Anderson Seiler + escreveu:Boa noite pessoal sou novo aqui no fórum e estou passando por um problema com meu Vectra CD 2.0 16V 97, ao desligar o carro com a ventoinha ligada a mesma permanece ligada e não desliga nunca, hoje fuo na auto elétrica e fizemos o teste desliguei o carro com a ventoinha ligada e ela permaneceu ligada, foi retirado o rele da ventoinha e colocado outro novo permaneceu ligada, foi desligado o cebolão e permaneceu ligada, se eu depois de constatar que a ventoinha permaneceu ligada ao desligar o carro eu somente virar a chave de ignição sem dar partida e desligar a ventoinha desliga, outro detalhe se tiver com a ventilação ligada e desligar o carro a ventilação permanece ligada qdo o correto seria cortar tudo. Desconfio da central da injeção ou da chave comutadora da partida, sendo que posso ligar o carro e retirar a chave da ignição o que não pode acontecer o que demonstra que o cilindro da partida já está com problemas. Alguem com um problema parecido e que possa me dar uma ajuda? Desde já agradeço.



Amigo, voce tem mais de um problema e de longe será difícil de ajudar. Acrerdito que voce tenha um relê errado na caixa embaixo do volante, um deles é para exatamente cortar a energia ao desligar a chave e para desligar compressor ou farol ao ligar o carro.

Sobre a ventoinha, só estando perto mesmo para ajudar porque o funcionamneto dela é muito simples, recebe negativo para um relê e manda positivo para ela, se o eletricista não acertar isto, ele pode parar.

Sobre o comutador, sim é possivel que ele tenha problema, mas não em nada a ver com a chave folgada ou não, porque o comutador fica fora da ignição e não dentro dela. Esta peça, só serve se for Original ou ARTEB
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 09:22

Certo não sabia que tinha relé junto a chave comutadora pensei que a própria chave possuía diversos contatos para arranque, corte de faróis, corte de compressor e comandos da ventilação, pode ser que seja um rele que fica colado ao desligar a chave mantendo a ventoinha ligada pois ate onde sei desligou o carro corta a ventoinha, diferente de uma parati que tinha antes que a ventoinha permanecia ligada apos desligar o carro ate baixar a temperatura. A possibilidade de ser a central da injeção está descartada pq meu carro controla a ventoinha pelo cebolão correto??? Já fiquei sem bateria por 3 vezes e acabei de colocar uma moura se 70A zero paguei R$450 e nao quero deixar ela zerar a carga, pq qdo isso acontece a bateria nao é mais a mesma. Obrigado pela ajuda, já tenho da onde partir final de semana irei desmontar e conferir já que tenho que retirar o MID mesmo.

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por RicardoGLS » 13 Mai 2015, 09:41

No Vectra B, é normal a ventoiinha ficar ligada aproximadamente uns 10 há 12 segundos, para a temp. baixar para +- 85ºC
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 11:09

Certo mais o meu permanece ligado direto do desliga se virar e desvirar a chave no contato caso contrário permanece ligada até zerar a bateria.

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 11:28

Foi retirado na elétrica o segundo rele da direita para a esquerda e ela parou colocado o outro rele novo e voltou a ligar, mais foi desligado o cebolão e a ventoinha permaneceu ligado, vou fazer o teste retirando o primeiro rele da direita agora, não foi feito nada no carro antes estou com ele a apenas um mês e fiquei sem bateria 3 vezes por esse motivo, mais só agora descobri o verdadeiro defeito.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 13 Mai 2015, 11:39

Anderson Seiler + escreveu:Certo não sabia que tinha relé junto a chave comutadora pensei que a própria chave possuía diversos contatos para arranque, corte de faróis, corte de compressor e comandos da ventilação, pode ser que seja um rele que fica colado ao desligar a chave mantendo a ventoinha ligada pois ate onde sei desligou o carro corta a ventoinha, diferente de uma parati que tinha antes que a ventoinha permanecia ligada apos desligar o carro ate baixar a temperatura. A possibilidade de ser a central da injeção está descartada pq meu carro controla a ventoinha pelo cebolão correto??? Já fiquei sem bateria por 3 vezes e acabei de colocar uma moura se 70A zero paguei R$450 e nao quero deixar ela zerar a carga, pq qdo isso acontece a bateria nao é mais a mesma. Obrigado pela ajuda, já tenho da onde partir final de semana irei desmontar e conferir já que tenho que retirar o MID mesmo.


Quer dizer que ao desligar a chave a ventoinha para? Muito estranho porque a primeira velocidade da ventoinha não precisa da chave ligada. Alguem mexeu no seu carro e não colocou como deveria.

Sobre a comutadora ela tem diversos contatos sim, e o mais forte sai para o arranque, aliás no meu coloquei um relê porque o arranque por ser forte estraga ela com facilidade. Todos os contatos mais forte usam relês, um exemplo o farol alto, neste caso o contato dela libera energia para o relê e o relê como ponte transporta outra energia para o farol. Já o relê que desliga o farol, ventoinha, ar condicionado ao ligar o carro, assim que liga a chave ele já dá um click embaixo do volante por ser acionado, ao ligar o carro ele dá um outro desligando o para matar o que tiver ligado neste momento e ao voltar a chave para posição normal com o carro ligado ele volta a ser ligado com outro click. Verifique este relê, é um de 5 pinos que fica ali na caixa de relês.

Bem, ainda não é o problema total, primeiro acho que o cebolão esteja estragado também, mas antes saber porque este relê está recebendo carga com a chave ligada.

Tenho ainda uma grande dúvida, se está funcionando a ventoinha em alta velocidade ou na baixa. Se for na alta, está correto o sistema e nestre caso o problema é o cebolão. Para testar isto, voce fica na frente da bateria, tira a tampa desta caixinha de relês, conta da direira para esquerda o terceiro e com a ventoinha ligada voce tira ele fora. Veja se ela para. Se ela parar, pode ir correndo comprar um cebolão MTE 760 ou um MTE 763.
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 11:44

Fica ligada na velocidade baixa somente, esse rele é na caixa de relrs lado esquerdo do volante embaixo ou fica debaixo do volante que trabalha junto com a comutadora para o corte???

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 16:55

Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 13 Mai 2015, 16:59

Retirei o terceiro relé da esquerda para a direita relé preto adaptado não eh original ventoinha permaneceu ligada ao retirar o segundo marrom desligou e ao te conectar o marrom ligou novamente. Fiz o teste com o farol ligado e a ventilação no maximo e dei a partida não corta nada nem o farol e nem a ventilação só dá aquela abaixada na luz mesmo. Provavelmente eh o relé debaixo do volante que trabalha em conjunto com a chave comutadora, não escuto nem um clica de relé ao virar a chave.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 13 Mai 2015, 17:50

Anderson Seiler + escreveu:Retirei o terceiro relé da esquerda para a direita relé preto adaptado não eh original ventoinha permaneceu ligada ao retirar o segundo marrom desligou e ao te conectar o marrom ligou novamente. Fiz o teste com o farol ligado e a ventilação no maximo e dei a partida não corta nada nem o farol e nem a ventilação só dá aquela abaixada na luz mesmo. Provavelmente eh o relé debaixo do volante que trabalha em conjunto com a chave comutadora, não escuto nem um clica de relé ao virar a chave.


Tire o relê verde também e veja se desliga e confira se ele tem 4 terminais também. Se ele for 4 terminais e ao ser tirado fora, desligar a ventoinha, pode comprar um cebolão MTE 760 ou 763 e colocar no lugar e já ficará resolvido o problema da ventoinha. Depois veremos o resto.
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 14 Mai 2015, 17:24

Retirei o rele verde e a ventoinha desligou ao reconectar o rele verde a ventoinha não voltou a ligar, rele com 4 pinos me parece ser original ainda, não entendi o pq da troca do cebolão se funciona tudo certinho a primeira velocidade entra em 90°C cravado e qdo liga o AC entra a segunda velocidade temperatura do carro sempre no meio.ImagemImagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 15 Mai 2015, 06:38

Com o AC ligado a temperatura fica em torno de 80°C.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 15 Mai 2015, 08:17

Desculpa eu confundi com alguma outra informação, se voce desconeta o cebolão e ela continua funcionando, o problema não é ele.

É algum diodo queimado ou uma adpatção que tinha um diôdo e ele foi tirado. A ventoinha ao começar funcionar ela joga de retorno energia para armar o relê, aliás ela gera energia e retorno, sendo assim se não tiver o diôdo barrando esta energia ele não desliga nunca e é por isto que voce tirou o relê e ela parou. Os relês tem diôdo e muitas vezes pode ser ele, mas como eu disse se tem uma adaptação só descobrindo onde foi. Para testar o relê é fácil, basta tirar o preto e colocar no lugar do verde e saberás se o problema é relê ou não.

Sobre este diôdo, eu tenho algumas adaptações no meu onde quando ligo o ar eu mudo o primeiro estágio apra segundo e tive que colocar diôdos no relê caso contrário entra a ventoinha e só desliga se tirar o relê fora, este componente não deixa voltar negativo de um lado e nem positivo do outro, dependendo da forma que é colocado ele cerca a energia positiva e se colocar ao contrário cerca a energia negativa.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 15 Mai 2015, 08:39

Hoje vou passar na elétrica e colocar outro rele no lugar do verde pra ver como vai se comportar, sou tecnico em eletrônica e no rele verde tem um diodo desenhado no esquema de ligação que é o diodo de roda livre vai na bobina do rele para evitar a queima ao desernegizar devido a tensão gerada na bobina do rele o que me parece é que o rele permanece ligado apos não ter tensão na bobina como se colasse o contato a possibilidade se ser o rele marrom está descartada pois troquei ele na auto elétrica e continuou da mesma forma e com o cebolão desligado a ventoinha tbm permaneceu ligada. E qto não realizar o corte se farol e ventilação interna ao dar a partida estou em duvida pq acho que o problema da ventoinha pode estar relacionado a isso tbm, não escuto um clack de rele ao virar a chave, esse rele que trabalha em conjunto com a comutadora fica debaixo do volante só retirar as 2 proteções plásticas e tenho acesso a ele? Muito obrigado pela ajuda Almeidão esta sendo muito proveitoso e estou entendendo o funcionamento do sistema de arrefecimento, hoje estou andando somente com agua futuramente irei revisar o sistema todo de colocar fluido de arrefecimento, obrigado por enquanto.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 15 Mai 2015, 13:08

Anderson Seiler + escreveu:Hoje vou passar na elétrica e colocar outro rele no lugar do verde pra ver como vai se comportar, sou tecnico em eletrônica e no rele verde tem um diodo desenhado no esquema de ligação que é o diodo de roda livre vai na bobina do rele para evitar a queima ao desernegizar devido a tensão gerada na bobina do rele o que me parece é que o rele permanece ligado apos não ter tensão na bobina como se colasse o contato a possibilidade se ser o rele marrom está descartada pois troquei ele na auto elétrica e continuou da mesma forma e com o cebolão desligado a ventoinha tbm permaneceu ligada. E qto não realizar o corte se farol e ventilação interna ao dar a partida estou em duvida pq acho que o problema da ventoinha pode estar relacionado a isso tbm, não escuto um clack de rele ao virar a chave, esse rele que trabalha em conjunto com a comutadora fica debaixo do volante só retirar as 2 proteções plásticas e tenho acesso a ele? Muito obrigado pela ajuda Almeidão esta sendo muito proveitoso e estou entendendo o funcionamento do sistema de arrefecimento, hoje estou andando somente com agua futuramente irei revisar o sistema todo de colocar fluido de arrefecimento, obrigado por enquanto.


Os relês quando disse embaixo do volante, eu quis dizer abaixo do volante, este da caixa de relês mesmo, tire esta tampona que voce verá 5 relês se não tiver faltando nenhum.
1º - da esquerda - é o que ao ligar a chave ele arma fazendo um clik. Auxiliar 4 terminais - original marron
2º - da esquerda para direita - 4 terminais auxiliar - original verde
3º - da esquerda para direita - 5 termianis auxiliar - original preto

De quialquer forma se não ouve adaptação estes relês não tem nada a ver com a ventoinha, mas tem a ver com alguma outra coisa errada se não estiverem assim.

Estes são os que voce deve conferir - Eu tenho duvidas se ali os com 4 termianis funcionaria um auxiliar armando em paralelo, o original não arma em paralelo. Te explico abaixo o que seria paralelo ou não

PARALELO - Todos armam com 85 e 86, voce olhando os terminais que está representado em numeros abaixo, seria o 2 como 85 e o 3 como 86
NÃO PARALELO - voce olhando os terminais 1 seria 86 e o 2 o 85. Assim é original, mas muitos estão preparados para funcionar os dois relês, incluo os das ventoinhas que são como não em paralelo e funcionam com o paralelo também.

1
2 3
4



O relê marron la na bateria é somente para habilitar o preto a funcionar com a chave ligada caso ele entrar em funcionamento por excesso de temperatura. O que ele fá é exatamente o que o outro não faz, digamos que aventoinha da alta esteja funcionando direto ao desligar a chave ela para de funcionar. Esta é a função do relê marrão que pode ter outras cores desde que seja 5 terminais e com saidas 87A e 87B.

Se voce entende de eletronica já sabe o que eu quero dizer sobre diôdo, mas isto não quer dizer que seja este o problema do seu carro que pode ser testado até com este preto que já está ai, ou seja tirar ele, deixar sem e colocar no lugar do verde somente para um teste.

Está parecendo alguma adaptação ou alguma ligação errada onde o relê se mantem ligado sempre e como este relê é independente ligando com chave ou não ligada, logo que ele arma ele não está desarmando mais. Com certerza tem algo a ver com o retorno da ventoinha não está sendo bloqueada, por isto comentei sobe um diôdo ou uma ligação mal feita.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Diego89 » 15 Mai 2015, 17:43

Almeidão escreveu:
Anderson Seiler + escreveu:Hoje vou passar na elétrica e colocar outro rele no lugar do verde pra ver como vai se comportar, sou tecnico em eletrônica e no rele verde tem um diodo desenhado no esquema de ligação que é o diodo de roda livre vai na bobina do rele para evitar a queima ao desernegizar devido a tensão gerada na bobina do rele o que me parece é que o rele permanece ligado apos não ter tensão na bobina como se colasse o contato a possibilidade se ser o rele marrom está descartada pois troquei ele na auto elétrica e continuou da mesma forma e com o cebolão desligado a ventoinha tbm permaneceu ligada. E qto não realizar o corte se farol e ventilação interna ao dar a partida estou em duvida pq acho que o problema da ventoinha pode estar relacionado a isso tbm, não escuto um clack de rele ao virar a chave, esse rele que trabalha em conjunto com a comutadora fica debaixo do volante só retirar as 2 proteções plásticas e tenho acesso a ele? Muito obrigado pela ajuda Almeidão esta sendo muito proveitoso e estou entendendo o funcionamento do sistema de arrefecimento, hoje estou andando somente com agua futuramente irei revisar o sistema todo de colocar fluido de arrefecimento, obrigado por enquanto.


Os relês quando disse embaixo do volante, eu quis dizer abaixo do volante, este da caixa de relês mesmo, tire esta tampona que voce verá 5 relês se não tiver faltando nenhum.
1º - da esquerda - é o que ao ligar a chave ele arma fazendo um clik. Auxiliar 4 terminais - original marron
2º - da esquerda para direita - 4 terminais auxiliar - original verde
3º - da esquerda para direita - 5 termianis auxiliar - original preto

De quialquer forma se não ouve adaptação estes relês não tem nada a ver com a ventoinha, mas tem a ver com alguma outra coisa errada se não estiverem assim.

Estes são os que voce deve conferir - Eu tenho duvidas se ali os com 4 termianis funcionaria um auxiliar armando em paralelo, o original não arma em paralelo. Te explico abaixo o que seria paralelo ou não

PARALELO - Todos armam com 85 e 86, voce olhando os terminais que está representado em numeros abaixo, seria o 2 como 85 e o 3 como 86
NÃO PARALELO - voce olhando os terminais 1 seria 86 e o 2 o 85. Assim é original, mas muitos estão preparados para funcionar os dois relês, incluo os das ventoinhas que são como não em paralelo e funcionam com o paralelo também.

1
2 3
4



O relê marron la na bateria é somente para habilitar o preto a funcionar com a chave ligada caso ele entrar em funcionamento por excesso de temperatura. O que ele fá é exatamente o que o outro não faz, digamos que aventoinha da alta esteja funcionando direto ao desligar a chave ela para de funcionar. Esta é a função do relê marrão que pode ter outras cores desde que seja 5 terminais e com saidas 87A e 87B.

Se voce entende de eletronica já sabe o que eu quero dizer sobre diôdo, mas isto não quer dizer que seja este o problema do seu carro que pode ser testado até com este preto que já está ai, ou seja tirar ele, deixar sem e colocar no lugar do verde somente para um teste.

Está parecendo alguma adaptação ou alguma ligação errada onde o relê se mantem ligado sempre e como este relê é independente ligando com chave ou não ligada, logo que ele arma ele não está desarmando mais. Com certerza tem algo a ver com o retorno da ventoinha não está sendo bloqueada, por isto comentei sobe um diôdo ou uma ligação mal feita.


Meu carro esta assim adaptado mas esta funcionando normal, tirando a parte que relés e fusíveis da ventoinha esquentam a ponto de queimar o dedo (acredito que seja por conta do sistema ter sido adaptado para o segundo estágio) e de que eles eventualmente dão problema por conta do calor excessivo. Esse tem sido meu maior problema nos últimos tempos, preciso arrumar uma forma de dissipar o calor da caixa de fusíveis em frente a bateria, alguma sugestão? Esses dias troquei o cebolão por um de 82º-87º, mas percebi que no painel a ventoinha dispara somente com 92º, acredito que o sensor de temperatura esteja com problemas, mas qual deles é o sensor de temperatura?

Meu carro tem um com conector azul parecido com esse:

Imagem

Esse fica acima da VT.

E tem um igual a esse:

Imagem

Esse fica do lado e um pouco mais abaixo do sensor de conector azul. Os dois são sensores de temperatura?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 15 Mai 2015, 18:50

Amigo, os relês esquentam mesmo e o segundo estágio não é para funcionar sempre, somente com o ar ligado e em alguns momentos quando a temperatura no painel ultrapassar os 91º, se ele funcionar direto este re~lê não durará uma semana. O sensor azul é o da temperatura da agua para central, ele determina a aceleragem quando o carro está frio, isto nos carros que tem cebolão nos mais novos ele alem de fazer este trabalho ele comanda também as ventoinhas. O segundo sensor é que manda leitura no painel.

Se seu carro tem duas velocidades de ventoinha ele precisa ter dois cebolões ou um com dois estágio tipo o MTE 760 e MTE 763.
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 15 Mai 2015, 19:09

Troquei os relés na elétrica tanto na caixa na frente da bateria como na caixa de fusíveis e nada ventoinha ligada sempre após desligar a chave e ventilação ligada apos desligar a chave tbm, amanhã vou na auto elétrica tentar solucionar o problema, obrigado por enquanto se resolver posto aqui o defeito.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Diego89 » 15 Mai 2015, 21:00

Almeidão escreveu:Amigo, os relês esquentam mesmo e o segundo estágio não é para funcionar sempre, somente com o ar ligado e em alguns momentos quando a temperatura no painel ultrapassar os 91º, se ele funcionar direto este re~lê não durará uma semana. O sensor azul é o da temperatura da agua para central, ele determina a aceleragem quando o carro está frio, isto nos carros que tem cebolão nos mais novos ele alem de fazer este trabalho ele comanda também as ventoinhas. O segundo sensor é que manda leitura no painel.

Se seu carro tem duas velocidades de ventoinha ele precisa ter dois cebolões ou um com dois estágio tipo o MTE 760 e MTE 763.


Justamente, quem mexeu no carro deixou a ventoinha com dois fios apenas, consequentemente uma única velocidade. Trocaram a resistência por uma maior e o ventilador tem apenas a rotação alta. Com isso, qualquer cebolão de dois pinos que encaixe no radiador já serve para disparar a ventilação. O meu dispara entre 90º-92º e desliga com 80º.

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 244 visitantes

Bem-vindo: 04 Jun 2024, 21:43