Anderson Seiler + escreveu:Boa noite pessoal sou novo aqui no fórum e estou passando por um problema com meu Vectra CD 2.0 16V 97, ao desligar o carro com a ventoinha ligada a mesma permanece ligada e não desliga nunca, hoje fuo na auto elétrica e fizemos o teste desliguei o carro com a ventoinha ligada e ela permaneceu ligada, foi retirado o rele da ventoinha e colocado outro novo permaneceu ligada, foi desligado o cebolão e permaneceu ligada, se eu depois de constatar que a ventoinha permaneceu ligada ao desligar o carro eu somente virar a chave de ignição sem dar partida e desligar a ventoinha desliga, outro detalhe se tiver com a ventilação ligada e desligar o carro a ventilação permanece ligada qdo o correto seria cortar tudo. Desconfio da central da injeção ou da chave comutadora da partida, sendo que posso ligar o carro e retirar a chave da ignição o que não pode acontecer o que demonstra que o cilindro da partida já está com problemas. Alguem com um problema parecido e que possa me dar uma ajuda? Desde já agradeço.
Anderson Seiler + escreveu:Certo não sabia que tinha relé junto a chave comutadora pensei que a própria chave possuía diversos contatos para arranque, corte de faróis, corte de compressor e comandos da ventilação, pode ser que seja um rele que fica colado ao desligar a chave mantendo a ventoinha ligada pois ate onde sei desligou o carro corta a ventoinha, diferente de uma parati que tinha antes que a ventoinha permanecia ligada apos desligar o carro ate baixar a temperatura. A possibilidade de ser a central da injeção está descartada pq meu carro controla a ventoinha pelo cebolão correto??? Já fiquei sem bateria por 3 vezes e acabei de colocar uma moura se 70A zero paguei R$450 e nao quero deixar ela zerar a carga, pq qdo isso acontece a bateria nao é mais a mesma. Obrigado pela ajuda, já tenho da onde partir final de semana irei desmontar e conferir já que tenho que retirar o MID mesmo.
Anderson Seiler + escreveu:Retirei o terceiro relé da esquerda para a direita relé preto adaptado não eh original ventoinha permaneceu ligada ao retirar o segundo marrom desligou e ao te conectar o marrom ligou novamente. Fiz o teste com o farol ligado e a ventilação no maximo e dei a partida não corta nada nem o farol e nem a ventilação só dá aquela abaixada na luz mesmo. Provavelmente eh o relé debaixo do volante que trabalha em conjunto com a chave comutadora, não escuto nem um clica de relé ao virar a chave.
Anderson Seiler + escreveu:Hoje vou passar na elétrica e colocar outro rele no lugar do verde pra ver como vai se comportar, sou tecnico em eletrônica e no rele verde tem um diodo desenhado no esquema de ligação que é o diodo de roda livre vai na bobina do rele para evitar a queima ao desernegizar devido a tensão gerada na bobina do rele o que me parece é que o rele permanece ligado apos não ter tensão na bobina como se colasse o contato a possibilidade se ser o rele marrom está descartada pois troquei ele na auto elétrica e continuou da mesma forma e com o cebolão desligado a ventoinha tbm permaneceu ligada. E qto não realizar o corte se farol e ventilação interna ao dar a partida estou em duvida pq acho que o problema da ventoinha pode estar relacionado a isso tbm, não escuto um clack de rele ao virar a chave, esse rele que trabalha em conjunto com a comutadora fica debaixo do volante só retirar as 2 proteções plásticas e tenho acesso a ele? Muito obrigado pela ajuda Almeidão esta sendo muito proveitoso e estou entendendo o funcionamento do sistema de arrefecimento, hoje estou andando somente com agua futuramente irei revisar o sistema todo de colocar fluido de arrefecimento, obrigado por enquanto.
Almeidão escreveu:Anderson Seiler + escreveu:Hoje vou passar na elétrica e colocar outro rele no lugar do verde pra ver como vai se comportar, sou tecnico em eletrônica e no rele verde tem um diodo desenhado no esquema de ligação que é o diodo de roda livre vai na bobina do rele para evitar a queima ao desernegizar devido a tensão gerada na bobina do rele o que me parece é que o rele permanece ligado apos não ter tensão na bobina como se colasse o contato a possibilidade se ser o rele marrom está descartada pois troquei ele na auto elétrica e continuou da mesma forma e com o cebolão desligado a ventoinha tbm permaneceu ligada. E qto não realizar o corte se farol e ventilação interna ao dar a partida estou em duvida pq acho que o problema da ventoinha pode estar relacionado a isso tbm, não escuto um clack de rele ao virar a chave, esse rele que trabalha em conjunto com a comutadora fica debaixo do volante só retirar as 2 proteções plásticas e tenho acesso a ele? Muito obrigado pela ajuda Almeidão esta sendo muito proveitoso e estou entendendo o funcionamento do sistema de arrefecimento, hoje estou andando somente com agua futuramente irei revisar o sistema todo de colocar fluido de arrefecimento, obrigado por enquanto.
Os relês quando disse embaixo do volante, eu quis dizer abaixo do volante, este da caixa de relês mesmo, tire esta tampona que voce verá 5 relês se não tiver faltando nenhum.
1º - da esquerda - é o que ao ligar a chave ele arma fazendo um clik. Auxiliar 4 terminais - original marron
2º - da esquerda para direita - 4 terminais auxiliar - original verde
3º - da esquerda para direita - 5 termianis auxiliar - original preto
De quialquer forma se não ouve adaptação estes relês não tem nada a ver com a ventoinha, mas tem a ver com alguma outra coisa errada se não estiverem assim.
Estes são os que voce deve conferir - Eu tenho duvidas se ali os com 4 termianis funcionaria um auxiliar armando em paralelo, o original não arma em paralelo. Te explico abaixo o que seria paralelo ou não
PARALELO - Todos armam com 85 e 86, voce olhando os terminais que está representado em numeros abaixo, seria o 2 como 85 e o 3 como 86
NÃO PARALELO - voce olhando os terminais 1 seria 86 e o 2 o 85. Assim é original, mas muitos estão preparados para funcionar os dois relês, incluo os das ventoinhas que são como não em paralelo e funcionam com o paralelo também.
1
2 3
4
O relê marron la na bateria é somente para habilitar o preto a funcionar com a chave ligada caso ele entrar em funcionamento por excesso de temperatura. O que ele fá é exatamente o que o outro não faz, digamos que aventoinha da alta esteja funcionando direto ao desligar a chave ela para de funcionar. Esta é a função do relê marrão que pode ter outras cores desde que seja 5 terminais e com saidas 87A e 87B.
Se voce entende de eletronica já sabe o que eu quero dizer sobre diôdo, mas isto não quer dizer que seja este o problema do seu carro que pode ser testado até com este preto que já está ai, ou seja tirar ele, deixar sem e colocar no lugar do verde somente para um teste.
Está parecendo alguma adaptação ou alguma ligação errada onde o relê se mantem ligado sempre e como este relê é independente ligando com chave ou não ligada, logo que ele arma ele não está desarmando mais. Com certerza tem algo a ver com o retorno da ventoinha não está sendo bloqueada, por isto comentei sobe um diôdo ou uma ligação mal feita.
Almeidão escreveu:Amigo, os relês esquentam mesmo e o segundo estágio não é para funcionar sempre, somente com o ar ligado e em alguns momentos quando a temperatura no painel ultrapassar os 91º, se ele funcionar direto este re~lê não durará uma semana. O sensor azul é o da temperatura da agua para central, ele determina a aceleragem quando o carro está frio, isto nos carros que tem cebolão nos mais novos ele alem de fazer este trabalho ele comanda também as ventoinhas. O segundo sensor é que manda leitura no painel.
Se seu carro tem duas velocidades de ventoinha ele precisa ter dois cebolões ou um com dois estágio tipo o MTE 760 e MTE 763.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 116 visitantes