O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CMuita rotação pra pouca velocidade - Vectra C

31 mensagens
  • 1
  • 2
Ricardo25
Member
Member
Nome Completo: Ricardo schiestl
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Muita rotação pra pouca velocidade - Vectra C

por Ricardo25 » 11 Mai 2022, 17:20

chirola escreveu:Fuente del Mensaje A marcha esta engatando errada , a embreagem esta patinando ou algo no painel !arca errado

boa noite chirola..esse problema apareceu depois de fazer um trabalho no cambio q tinha quebrado..foi trocado embreagem esta nova! e o cambio o mecanico diz estar certo ...mas acho estranho ....sobre o painel tambem esta marcando certinho pois fiz teste com gps no celular....

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 11 Mai 2022, 17:37

Ricardo25 escreveu:Fuente del Mensaje .foi trocado embreagem esta nova!

entendo a embreagem pode estar nova mais o volante do motor pode ter um desgaste e a embreagem não te suficiente preção .
o teste simples para a embregem em uma subida em 3ra marcha e acelera rapido a ver se o carro sobe o giro e não aumenta a velocidade .
ou como aonde moro não tem muita subida pode testa com o carro parado e o freio de mão puxado pisa a embreagem coloca uma cuarta ou quinta marcha e vai acelerando e soltando a embreagem e da para ver se patina o caro vai subir o giro se não patina o carro vai baixar a rotação ate apagar .
não sei se foi retificado o volante do motor mais ja aconteceu na santana de um amigo de colocar embreagem nova e não deu a embregem patinaba o volante estaba fora de medida .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 11 Mai 2022, 17:39

no meu carro ja teve problema com o trambulador cansado e ao tentar colocar cuarta marcha engataba terceira , um sinal para eu achar o defeitofoi que so aumentaba o giro cuando eu achaba que estaba rodando em cuarta e ao engatar quinta o giro voltaba ao normal . .
o que foi arrumado no cambio?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 12 Mai 2022, 07:38

Este tipo de cambio por cabos de aço é muito bom, mas tem um problema, a haste não é lubrificada em cima, existem duas buchas ao longo da haste e a da frente fica dentro da caixa de marcha com óleo contante e a de cima totalmente seca e colocam ali graxa quando sai de fábrica e nunca mais colocam nada. Com o tempo a torre do trambulador que é um tubinho que aliás vende separado fica todo folgado e a haste passa a se mover também na inclinação com folga excessiva e se o mecanico não for expert não consegue regular bem esta alavanca. Mas mesmo assim eu acharia muito estranho alguem sair de quarta para quinta, colocar uma terceira e não sentir o tamanho erro feito. Eu ficaria com problemas na embreagem, tem tipos de problemas que apresenta, somente na alta, ou é sentido muito na alta e não em marchas fortes, neste caso estando em quinta por exemplo seria mais sentido.

Sobre o reparo do cambio, este link tem um jogo e basta consultar o modelo do carro se serve ou não, o meu usa esta haste e a torre que é um tubinho o resto é diferente e eu gastava uma haste desta e um tubinho por ano.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1-2012-_JM

E tem mais, no link abaixo o melhor fabricante desta haste, produto original. Industria ou usinagem sei lá, mas é Marca Tomé e se vê claramente que ela é diferente tendo uma saia como guarda pó na parte de cima da haste.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dbd12fc7d4
Imagem

Ricardo25
Member
Member

por Ricardo25 » 13 Mai 2022, 14:37

chirola escreveu:no meu carro ja teve problema com o trambulador cansado e ao tentar colocar cuarta marcha engataba terceira , um sinal para eu achar o defeitofoi que so aumentaba o giro cuando eu achaba que estaba rodando em cuarta e ao engatar quinta o giro voltaba ao normal . .
o que foi arrumado no cambio?

faz um tempinho q foi arrumado o cambio...nao intendo muito mas se nao me engano foi rolamento e pinhão (me mostrou um eixo q estava danificado ) ...alias desisti de levar o carro la por ter levado 3x para arrumar a caixa do cambio e continuou assim com problema....
na primeira vez que levei o carro o cambio ficou show 100% mas começou a roncar e fazer uns barulhos ..ai levei lá abriram e trocaram as mesmas peças ...depois disso só decepção ... fui fazer uma viagem e vazou óleo da caixa danificou a caixa denovo...voltei la arrumaram e o carro esta assim agora sem força(parece um carro 1.0 )
Até pensei q poderiam ter trocado minha caixa e colocado de outro carro mas o dono disse q e a minha ... q esta certo ...

Ricardo25
Member
Member

por Ricardo25 » 13 Mai 2022, 14:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este tipo de cambio por cabos de aço é muito bom, mas tem um problema, a haste não é lubrificada em cima, existem duas buchas ao longo da haste e a da frente fica dentro da caixa de marcha com óleo contante e a de cima totalmente seca e colocam ali graxa quando sai de fábrica e nunca mais colocam nada. Com o tempo a torre do trambulador que é um tubinho que aliás vende separado fica todo folgado e a haste passa a se mover também na inclinação com folga excessiva e se o mecanico não for expert não consegue regular bem esta alavanca. Mas mesmo assim eu acharia muito estranho alguem sair de quarta para quinta, colocar uma terceira e não sentir o tamanho erro feito. Eu ficaria com problemas na embreagem, tem tipos de problemas que apresenta, somente na alta, ou é sentido muito na alta e não em marchas fortes, neste caso estando em quinta por exemplo seria mais sentido.

Sobre o reparo do cambio, este link tem um jogo e basta consultar o modelo do carro se serve ou não, o meu usa esta haste e a torre que é um tubinho o resto é diferente e eu gastava uma haste desta e um tubinho por ano.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1-2012-_JM

E tem mais, no link abaixo o melhor fabricante desta haste, produto original. Industria ou usinagem sei lá, mas é Marca Tomé e se vê claramente que ela é diferente tendo uma saia como guarda pó na parte de cima da haste.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dbd12fc7d4

boa tarde Almeidao, o carro esta com as marchas mais curtas ...de primeira a quinta ..

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 13 Mai 2022, 16:55

Ricardo25 escreveu:Fuente del Mensaje nao intendo muito mas se nao me engano foi rolamento e pinhão

o eixo que mostro e como o da foto?
Imagem
se for como o da foto e pelo seu relato é posivel que tenham colocado um que não era o do carro , este eixo junto com a enfrenagem da coroa faz a relação de diferencial do carro .
o X da questão é que tem este eixo com o pinhão nele que na chevrolet tem com diferente cuantidades de dentes e muda a relação de todas as machas se trocar esta relção de diferencial entende , por exemplo o corsa tem o mesmo eixo so que a engenagem muda a cuantidade de dentes se não to enganado a do vectra tem 16 dentes e a do corsa tem 18 dentes e tem mis medidas de engrenagens dependendo da cilindrada do carro .
uma ipotesis é que se trocaram este eixo piloto tenham colocado um com a cuantidade de dentes errada e iso afeta todas as marchas deixando as relação mais curtas

Ricardo25
Member
Member

por Ricardo25 » 13 Mai 2022, 19:46

chirola escreveu:
Ricardo25 escreveu:Fuente del Mensaje nao intendo muito mas se nao me engano foi rolamento e pinhão

o eixo que mostro e como o da foto?
Imagem
se for como o da foto e pelo seu relato é posivel que tenham colocado um que não era o do carro , este eixo junto com a enfrenagem da coroa faz a relação de diferencial do carro .
o X da questão é que tem este eixo com o pinhão nele que na chevrolet tem com diferente cuantidades de dentes e muda a relação de todas as machas se trocar esta relção de diferencial entende , por exemplo o corsa tem o mesmo eixo so que a engenagem muda a cuantidade de dentes se não to enganado a do vectra tem 16 dentes e a do corsa tem 18 dentes e tem mis medidas de engrenagens dependendo da cilindrada do carro .
uma ipotesis é que se trocaram este eixo piloto tenham colocado um com a cuantidade de dentes errada e iso afeta todas as marchas deixando as relação mais curtas

Boa noite chirola ...achei o vídeo q o mecânico mostra as peças com problema e sim é esse eixo!! Sacanagem se for isso aí...vou ter q levar em outro mecânico e fazer esse cervico aí :23:

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Mai 2022, 01:16

Ricardo25 escreveu:Fuente del Mensaje vou ter q levar em outro mecânico e fazer esse cervico aí

Tem mecânico que não sabe ou nem se liga nos detalhes mais imagino que posa ser o seu problema por todas as marchas terem ficção curtas .
Nunca gostei de mexer em câmbios ,não por ser difícil mais por causa de que muitas das vezes fica vazamentoou fica barulho porque se não troca o casal de engrenagens podem ter difer ente folga de desgaste.
Conselho
Compara o preço de arrumar a sua caixa e o preço de uma usada com garantia , não deve ser grão diferença de preço bgasta mais no cambio mais economiza em tempo e mao de obra , se for re pra frente a caixa não e muito cara e só estraga se o motorista for ignorante , meu caro da com 25 anos a caixa com mais de qutmil km e não tem barulho não ronca nem tem sinal de vazamentos e só facer manutenção certa e ra ate mais do que o carro kakakka

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 14 Mai 2022, 07:08

Algo que ajuda numa manutenção e troca de peças é saber qual caixa de marcha seu carro usa:

Se a ré dele é posicionada ao lado da 1ª marcha - pra frente, é a caixa F17 WR;

Se a ré fica pra trás da 5ª marcha (onde seria a 6ª), é a caixa F23.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

douglascmartins123
Member
Member
Nome Completo: Douglas Cabral Martins
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por douglascmartins123 » 17 Mai 2022, 07:47

Pessoal vejam a caixa de cambio de voces. Isso nao é embreagem nada disso. Quando é embreagem ela patina e sobe só o giro.

Com certeza tambem meteram a 5a dos Corsa, etc.... Relaçao da 5a marcha errada.

31 mensagens
  • 1
  • 2